Os acidentes, por vezes fatais, que acontecem a tirar fotografias (e selfies) são um problema bem real. Por isso, está a ser criada uma aplicação capaz de detetar e proibir os utilizadores de tirar selfies em lugares perigosos. O NBC News conta que a pesquisa está a ser feita por Ponnurangam Kumaraguru, doutorado em Computação pela Universidade de Carnegie Mellon.

A aplicação promete detetar quando as pessoas se aproximam de lugares perigosos e faz com que a câmara se desligue para impedir as pessoas de tirar fotografias. Kumaraguru, em declarações à NBC, afirma que “este projeto pode vir a ter um grande impacto na tecnologia ao evitar que as pessoas tirem selfies em lugares de perigo e prevenir mais mortes”.

A maioria dos acidentes associados às selfies está ligada a afogamentos. Existem, também, vários relatos de pessoas atropeladas por comboios. Foi ao ler estas notícias que os criadores da app tiveram a ideia. A julgar pelas notícias na imprensa, houve 127 mortes devido a selfies perigosas, entre 2014 e 2016, a nível mundial. Em cidades como Bombaim, na Índia, as autoridades chegaram já a proibir selfies em 16 locais.

Outras maneira comuns de morrer nestas situações é a tirar fotos em cima de edifícios ou montanhas. No entanto, nos Estados Unidos e na Rússia, isto regista-se mais frequentemente quando as pessoas tiram selfies com uma arma de fogo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o NBC News, a morte de um jovem espanhol de 21 anos, provocada por uma selfie, foi o primeiro caso a ser registado. O rapaz, que vivia na cidade espanhola de Jaén, morreu eletrocutado, em 2014, quando subiu para um vagão de um comboio para tirar uma fotografia a si mesmo.

A russa que arrisca a vida por fotos

Quanto mais perigoso for o sítio, melhor é a foto. Este parece ser o lema de Angela Nikolau.

A russa tem 23 anos, é fotógrafa e parece não ter medo de pôr a sua vida em risco só para conseguir uma boa foto. Telhados, arranha-céus e postes são alguns dos cenários que fazem parte dos retratos de Angela.

Veja na fotogaleria algumas das mais impressionantes imagens da fotógrafa.

10 fotos