A 74º edição dos Globos de Ouro abre as hostilidades do novo ano para distinguir o melhor que o cinema e a televisão fizeram em 2016 mas os vestidos também foram a prémios. A cerimónia, decorrida esta segunda-feira de madrugada, estendeu a passadeira vermelha no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, para homenagear os vestidos dos contos de fada com silhuetas fluídas, ombros descobertos e bordados em tons metálicos.

Ao estilo Cinderela, a atriz Lily Collins — do filme Rules Don’t Applydesfilou com metros de tule cor-de-rosa desenhados por Zuhair Murad Couture. Na falta dos sapatos de cristal, escolheu joias Harry Winston e foi eleita uma das mais bem vestidas da noite. Hailee Steinfeld (The Edge of Seventeen) seguiu o mesmo exemplo mas trocou o príncipe por uma fada madrinha que fez questão de proteger o longo vestido assinado por Vera Wang da chuva que ameaçava cair.

Debaixo de uma tenda montada para o efeito, Blake Lively sorriu para os fotógrafos com toda a sua graciosidade em Atelier Versace. Nos bolsos estavam as lantejoulas douradas que, ao lado de Amy Adams em Tom Ford e Ruth Negga em Louis Vuitton, brilharam tanto quanto o próprio galardão da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. Mas foram os bordados em tons metálicos (especialmente em prateado) que trouxeram elegância e sofisticação à lista das mais bem vestidas dos Globos de Ouro — leia-se Emma Stone e Sofia Vergara.

A exceção à regra trouxe vestidos bem coloridos como o Prada azul de Jessica Chastain e o amarelo Atelier Versace de Reese Witherspoon ou Michael Kors de Viola Davis. O mesmo não se pode dizer do Gucci cor-de-rosa da atriz Zoe Saldana ou o amarelo Dolce & Gabbana da colega Kerry Washington que, desde os Óscares, só tem surpreendido pela negativa. Sarah Jessica Parker (Vera Wang) evocou a sua eterna Carrie Bradshaw mas acabou a ser eleita um dos piores vestidos da noite.

À parte dos prémios do cinema e da televisão, compilámos os grandes vencedores e derrotados da passadeira vermelha em fotogaleria. Do melhor ao pior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR