771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

João Távora

Convidado

Artigos publicados

Natal

Luzes de Natal

Mesmo que a maior parte das pessoas não tenha real interesse em conhecer o protagonista do Natal, certo é que a Natividade merece todo o espalhafato que uma incomensurável alegria transborda e irradia
Guerra

A paz no mundo

Só há uma coisa pior que a desconcertante e trágica natureza humana: aqueles que acham possível mudá-la através da lei ou de sistemas políticos.
Monarquia

Um casamento para o bem comum – a meta-política

Esperemos que Portugal não tenha de chegar ao estado a que conduziu o regime comunista a Roménia para darmos mais valor a uma instituição como a Casa de Bragança e as suas raízes profundas.
Monarquia

O Casamento Real e “A Liberdade portuguesa”

Este, o primeiro casamento dos nossos infantes, Afonso, Maria Francisca e Dinis, é desde já promessa da continuidade desta Instituição, valioso activo identitário da nossa sempre periclitante pátria.
JMJ 2023

A conversão à Liberdade

Neste tempo com tantas formas de alienação a escravizar as almas crédulas, apoucando-lhes as existências, a Liberdade, no sentido de consciência livre e responsável, é a grande outorga de Jesus Cristo
História

A coroação do rei Carlos e o síndrome de Estocolmo

Os portugueses, capturados pelo “progressismo” que assassinou os seus reis, destruiu as suas tradições e truncou o ensino da sua História, foram, há gerações, acometidos pelo Síndrome de Estocolmo.
Páscoa

O Anjo de Getsémani

Hoje, salta-nos aos olhos a incapacidade da sociedade do bem-estar acompanhar, com um mínimo de profundidade, a densa questão filosófica e existencial que emana da inquietante Páscoa de Jesus Cristo.
Jesus Cristo

Natal, o mais importante legado

O Natal é o prenúncio do Novo Mandamento: «Amarás o teu próximo como a ti mesmo». É pela adesão a esta revolução que interpela tanta gente – que mesmo sem saber está a comemorar o Presépio de Belém.
Igreja Católica

Uma reflexão sobre a Igreja e a Fé Católica

Ainda nos arrependeremos de termos metódica e progressivamente desbaratado uma Igreja que se confunde com as nossas raízes históricas, que em Portugal é dos últimos redutos a fazer frente ao estatismo
Monarquia

A pátria com figura humana

As monarquias existem porque a esmagadora maioria pessoas não comungam dos ressentimentos sociais e das ideias políticas dos danieis oliveiras e das carmos afonsos da vida.
Autárquicas 2021

Os monárquicos e a minha querida cidade de Lisboa

Interessava mesmo saber como, e se algum dia, poderemos inverter esta dinâmica de morte, atrair novas gerações para uma cidade sem economia, sem vida própria.
Presidência da República

Um monárquico e as eleições presidenciais

A fama de Marcelo se comportar como um monarca constitucional é um enorme equívoco, que nada abona a favor das dinastias reinantes: a actuação do Príncipe caracteriza-se por uma equidistância rigorosa
Monarquia

A actualidade e imperativo da Casa Real Portuguesa

Independentemente da arquitectura da «forma de Estado» hoje vigente, e nestes tempos de atomização social, parece-me urgente que o espectro político moderado valorize e acarinhe a Casa Real Portuguesa

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos