Pela primeira vez no futebol mundial, uma prova oficial vai contar com a utilização do vídeo-árbitro. Será na final da Taça de Portugal que se disputa no próximo dia 28 de maio no Estádio Nacional, no Jamor, entre Benfica e Vitória de Guimarães. A notícia foi confirmada pela própria Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que no seu site oficial já tem todas as informações sobre a inédita medida.

“O encontro entre Vitória SC e Benfica, a realizar a 28 de maio, no Jamor, será a primeira final alguma vez disputada, em todo o mundo, de uma prova de âmbito nacional a ter recurso a vídeo-árbitro”, pode ler-se no comunicado.

O presidente do órgão, Fernando Gomes também reagiu à medida e mostrou-se orgulhoso pelo feito de o futebol português ter uma ação pioneira nos novos recursos tecnológicos de auxilio à arbitragem.

O vídeo-árbitro vai assim funcionar em pleno na final da Taça, e poderá auxiliar a equipa de arbitragem (ainda a nomear) escolhida para a partida em lances que suscitem alguma dúvida. “A Taça de Portugal (…) 2016/2017 será também a primeira competição nacional a ser decidida com recurso à assistência do vídeo-árbitro”, sublinha ainda a FPF.

Veja aqui as declarações de Fernando Gomes:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR