Olá

861kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Arbitragem

Sem Falta

Há falta sobre Safira antes do empate

O golo do empate não podia ter intervenção do VAR de acordo com o protocolo mas houve falta sobre o Safira. Bem na disciplina e na gestão do jogo. Nota 5 em 10.
Sem Falta

João Pinheiro precisou muito do VAR

Um penálti e um golo anulado (decisões corretas) onde a equipa de arbitragem precisou do VAR. Falhou no penálti não assinalado sobre Trincão. Nota 5 em 10.
Sem Falta

Tudo certo nos golos e nas áreas

Arbitragem positiva mas não totalmente segura. 23 faltas e 6 amarelos com os 3 golos todos legais e boas decisões nos pedidos de penálti. Nota 6 em 10.
Sem Falta

Os três golos foram todos legais

Jogo tranquilo e bem dirigido com apenas dez faltas e um amarelo. No caso de jogo tudo correto. Ruben Dias não fez penálti sobre Pasalic. Nota 7 em 10.
Sem Falta

Arbitragem ao mais alto nível

Luís Godinho fez uma arbitragem de grande nível. 21 faltas, 6 amarelos e 59% de tempo útil. O caso de jogo, penálti de Otávio sobre Gyokeres, foi uma decisão correta. Nota 9 em 10.
Sem Falta

Antes do penalti houve braço de Marcos

O caso de jogo é o penálti que dá o empate ao Benfica é que antes da falta sobre Barreiro houve um braço claro e óbvio de Marcos Leonardo. Nota 4 em 10.
Resposta Pronta

"Luís Godinho tem estatuto e experiência"

O ex-árbitro, Pedro Henriques, acredita que foi uma boa decisão por parte da Federação Portuguesa de Futebol nomear Luís Godinho para dirigir o Clássico entre Sporting e FC Porto. 
Sem Falta

Golo a Pavlidis foi bem anulado

Arbitragem irregular no capitulo disciplinar onde Carreras deveria ter visto o segundo amarelo ('39). Golo de Pavlidis foi bem anulado. Nota 5/10
Sem Falta

Expulsão de Patrick William: boa decisão

O caso de jogo foi a expulsão por acumulação de amarelos de Patrick William que foi correta. Bem tecnicamente irregular na disciplina. Nota 6/10.
Sem Falta

Arbitragem de serviços mínimos

Teve boas decisões nas áreas, mas o penalty (37') assinalado a favor dos leões foi incorreto e o VAR tinha razão. Nota 5 em 10 para Tiago Martins.
Arbitragem

"Episódio curto, fugaz e descontextualizado"

Depois de anunciar o fim da carreira, Soares Dias esteve com Pinto da Costa e rapidamente estalou a polémica. Quanto ao futuro, não confirmou a candidatura à Liga por "respeito" a Proença.
Resposta Pronta

Soares Dias: "Não é momento" para falar sobre Liga

Ex-árbitro não esconde que quer continuar no futebol, agora como gestor. Sobre polémica com Pinto da Costa, garante que "não mancha carreira". E os timings da saída, da UEFA ao Conselho de Arbitragem.
Sem Falta

Jogo sem casos, Iancu Vasilica saiu por cima

Em jogo fácil e sem casos com apenas 16 faltas e 1 amarelo, Iancu Vasilica não complicou e saiu por cima. Falhou num amarelo acertou nas áreas. Nota 7 em 10.
Sem Falta

Arbitragem positiva em jogo fácil

Poucas faltas (19), 2 amarelos e 57% de tempo útil foram os dados principais de uma arbitragem positiva onde o penálti bem assinalado foi o caso maior. Nota 7 em 10 para Luís Godinho. 
Futebol

Artur Soares Dias termina carreira

Soares Dias, o mais cotado árbitro nacional que arbitrou três encontros no Euro2024, pôs fim à carreira profissional, aos 45 anos. O árbitro é filiado na Associação de Futebol do Porto.
Sem Falta

Não houve penálti sobre Pavlidis

Poucas faltas (21), muitos amarelos (7), mas sempre com boas decisões. Primeiro golo sem fora-de-jogo e Pavlidis não sofreu penálti. Nota 7 (em 10).
Sem Falta

VAR teve de entrar em ação

O videoárbitro ajudou no lance de penalty que desbloqueou o jogo no Dragão. Mais um penalty e uma expulsão correta. Deixar jogar não é não assinalar faltas. Nota 6 em 10
Sem Falta

Arbitragem entrou com o pé direito

23 faltas e 4 amarelos foram os números de um jogo bem dirigido por João Gonçalves. Acertou nos lances de não penálti e nos golos legais sem fora de jogo. Nota 7 em 10. 
Liga dos Campeões

Árbitros de VAR detidos antes de jogo

Os árbitros Bartosz Frankowski e Tomasz Musial foram detidos em estado de embriaguez após terem roubado um sinal de trânsito de uma rua em Lublin, Polónia.
Sem Falta

Caso de jogo o segundo golo dos Dragões

Nas areas esteve sempre bem, controlou disciplinarmente as incidências entre os amarelos e o bom senso. O segundo golo portista foi precedido de infração. Nota 5 em 10 para João Pinheiro.
Sem Falta

As notas à arbitragem de Benfica e FC Porto

Pedro Henriques analisa a arbitragem de João Gonçalves no FC Porto x Al Nassr e de Luís Godinho no Benfica x Feyenoord, com especial enfoque na nova "regra do capitão".
Sem Falta

"Só o capitão fala... vai dar problemas"

Em jogo sem VAR, destaque para o golo bem anulado aos Bascos por fora de jogo e para a confusão que ainda existe sobre só o capitão poder falar com o árbitro. Nota 6 em 10.
Sem Falta

François Letexier "passou com distinção"

Sem grandes casos de jogo, a equipa de arbitragem francesa esteve "em plano elevado" na final do Europeu. Nota 8 (em 10) para o mais jovem árbitro a apitar um jogo desta natureza.
Sem Falta

"VAR bem no penálti a favor de Inglaterra"

Mais um jogo em que o VAR e a tecnologia da linha de golo "foram decisivos para a verdade desportiva". Lance semelhante ao de Trincão (Sporting) esta época. Nota 7 (em 10) para as novas tecnologias.
Sem Falta

Mudanças no futebol. Cartão azul e cronómetro

Pedro Henriques destaca um "amarelo alaranjado" a Jesús Navas aos 14' e reforça a introdução do cartão azul. O cronómetro para "evitar quebras de jogo", como fez Espanha. Ainda, nota 3 para Ceferin.
Sem Falta

Penáltis marcados mais à frente? "Têm sido legais"

Pedro Henriques indica que as regras mudaram. Agora é permitido mudar a posição da bola, "desde que a projeção da bola esteja em contacto com a marca" do penálti. Ainda, o número reduzido de faltas.
Sem Falta

"Arbitragem sem influência no resultado"

Com 20 faltas e 2 amarelos, a equipa de arbitragem acaba por ter uma arbitragem globalmente positiva, embora com erros no capítulo disciplinar. Nota 6 em 10.
Três Toques

Artur Soares Dias veio mais cedo para casa

Artur Soares Dias foi o primeiro português a voltar para casa, mas esperamos que seja o único e que Portugal fique até ao fim. Ainda o valor da transferência recorde de Kika Nazareth para o Barcelona.
Sem Falta

"Artur Soares Dias vai ter mais uma nomeação"

Em 3 jogos apitados neste Euro, tem médias "de nível europeu" até agora: 18 faltas e 3 amarelos. "Sem erros com influência" nos jogos, "discreto e muito seguro". Nota 9 (em 10) para as prestações.
Sem Falta

Penálti sobre Diogo Jota? "Foi uma boa decisão"

Num jogo com 21 faltas e 7 amarelos, Daniele Orsato "esteve bem na mais difícil decisão" do Eslovénia-Portugal dos oitavos-de-final. Nota 7 (em 10).
Sem Falta

Fora-de-jogo de Morata? "O golo é legal"

O avançado espanhol, em fora-de-jogo posicional, "afasta-se da bola e não está entre o guarda-redes e a bola". Também, a nota 8 (em 10) para Artur Soares Dias, nomeado pela terceira vez neste Europeu.
Sem Falta

Euro'24. VAR, VAR... e mais VAR

"Determinantes, assertivas e tecnológicas" as intervenções no Alemanha-Dinamarca. Dois golos anulados e um pénalti. Nota 8 (em 10) para o VAR. Ainda, a explicação da interrupção devido ao mau tempo.
Sem Falta

"CR7 foi agarrado e puxado. Era penálti"

VAR que esteve bem no penálti de António Silva falhou na ajuda que não deu no penálti sobre CR7. Nota 3 em 10 para o árbitro helvético e respetiva equipa.
Sem Falta

Polónia. Repetição do penálti? "Cumpriu-se a lei"

No Europeu, todos os relvados "são de grande qualidade e com as dimensões standards" (105×68). Na Copa América, os relvados "têm má qualidade e as dimensões mínimas da lei" (100x64), nota 4 (em 10).
Sem Falta

"VAR bem" no penálti por mão de Frattesi (Itália)

Nova boa intervenção do VAR neste Euro. Destaque ainda para as palavras "simplesmente deploráveis" proferidas pelo selecionador escocês para com o árbitro argentino. Nota 0 (em 10) para Steve Clark.
Sem Falta

Europeu. Tiago Martins completou 4 jogos como VAR

No jogo Alemanha-Suíça, houve dois golos anulados por fora-de-jogo que "só a tecnologia permite", de forma clara e sem polémica. Nota (8 em 10) para o VAR. Destaque para um árbitro argentino no Euro.
Sem Falta

"Arbitragem segura e competente"

24 faltas e cinco amarelos (todos no 1.º tempo) numa prestação de bom nível com todos os casos de área bem resolvidos. Assistentes em bom plano também. Nota 7 em 10 para Felix Zwayer. 
Sem Falta

Golo anulado a Países Baixos? "Excelente decisão"

Dumfries mesmo não tocando na bola, acabou por ser penalizado por fora-de-jogo. A página 99 da lei 11 explica o porquê. Nota 7 (em 10) para o árbitro assistente e para o VAR nesta decisão importante.
Sem Falta

Soares Dias "garantiu lugar" nos oitavos-de-final

Com apenas 18 faltas e 4 amarelos, a equipa liderada por Artur Soares Dias teve novamente uma "arbitragem segura e competente". Nota 8 (em 10) para esta "prestação de alto nível".
Arbitragem

Morreu árbitro de futebol Carlos Valente

Carlos Valente, natural de Setúbal, foi árbitro internacional entre 1984 e 1992 e um dos oito árbitros portugueses em Mundiais de futebol, tendo arbitrado um jogo no México1986 e dois no Itália1990.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.