454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Arbitragem

Sem Falta

Penalty a favor da Suíça. "Pepe nem toca na bola"

Pedro Henriques considera que ficou por assinalar um penalty para a Suíça, por falta de Pepe. O ex-árbitro dá nota positiva ao árbitro deste jogo, mas refere que "não é um árbitro de primeira linha".
Arbitragem

João Pinheiro considerado melhor árbitro da época

O árbitro da Associação de Futebol de Braga ficou com a nota final de 9,385. Em segundo lugar ficou Nuno Almeida do Algarve e em terceiro Artur Soares Dias do Porto.
Liga das Nações

Tiago Martins dirige jogo entre Albânia e Israel

O árbitro português Tiago Martins vai dirigir o jogo entre Albânia e Israel, do Grupo 2 da Liga das Nações B, marcado para sexta-feira. João Pinheiro será o VAR.
Sem Falta

Portugal-Suíça. "VAR impede arbitragem desastrosa"

Análise do ex-árbitro Pedro Henriques ao Portugal-Suíça. Ficaram cartões vermelhos por mostrar a João Palhinha "podia ter visto cartão amarelo três vezes" e Schar "devia ter visto segundo amarelo".
Sem Falta

"Nota claramente positiva" no Espanha-Portugal

O ex-árbitro Pedro Henriques e "áudio-árbitro" da Rádio Observador dá nota 7 em 10 ao juíz inglês Michael Oliver, na partida entre Portugal e Espanha para a Liga das Nações. 
Desporto

Râguebi. Portugal-Itália com equipa de árbitras

O jogo entre Portugal e Itália em râguebi vai ser arbitrado por uma equipa totalmente feminina, pela primeira vez num jogo internacional masculino.
Sem Falta

"Árbitro e VAR vão ao Mundial: Fico preocupado"

O ex-árbitro Pedro Henriques entende que houve "má interpretação da videoarbitragem no golo anulado ao Real Madrid". O comentador revela alguma preocupação, porque "este árbitro e VAR vão ao Mundial".
Sem Falta

"Fica claramente penalty por marcar para o Porto"

Pedro Henriques entende que ficou por assinalar um penalty sobre o portista Pepê logo ao minuto oito. O ex-árbitro internacional atribui nota 5 à equipa de arbitragem liderada por Rui Costa.
Três Toques

Sadio Mané não troca o seu telemóvel partido

O jogador Sadio Mané anda com um telemóvel todo partido porque foi uma prenda do seu colega Georginio Wijnaldum. E ainda as seis mulheres árbitros nomeadas para dirigir jogos do campeonato do mundo.
Arbitragem

Mundial. APAF triste com ausência de portugueses

Luciano Gonçalves considera que o momento exige "pensar e ver porque é que estas coisas acontecem, se a meritocracia funciona".
Mundial 2022

Mundial do Qatar sem árbitros portugueses

FIFA anunciou a lista de árbitros selecionados para o Mundial do Qatar e nenhum português está presente, tal como já tinha acontecido em 2018. Pela primeira vez, seis árbitras vão estar na competição.
Sem Falta

Qual a avaliação da arbitragem portuguesa em 21/22

Com o campeonato encerrado o ex-árbitro internacional Pedro Henriques faz a avaliação da época 2021/2022. Notas para prestação internacional, prestação nacional, VAR e Conselho de Arbitragem. 
Sem Falta

"Quando o árbitro teve de decidir, decidiu bem"

Pedro Henriques considera que a equipa de arbitragem do jogo entre Sporting e Santa Clara teve uma prestação "claramente positiva". Nota sete para o árbitro Hugo Miguel neste encontro.
Sem Falta

"Arbitragem positiva, mas o contexto é diferente"

Pedro Henriques atribui nota seis à equipa de arbitragem liderada por António Nobre. O antigo árbitro internacional considera que foi uma prestação positiva, num jogo sem dificuldades.
Sem Falta

"34 faltas são muitas para um jogo destes"

Pedro Henriques considera que Hugo Silva "podia ter deixado passar algumas situações de contacto". Nota 7. O ex-árbitro diz que os golos foram legais e que o "contexto do jogo" facilitou a arbitragem.
Sem Falta

"Golos do Sporting são legais"

O Sem Falta do Portimonense - Sporting. Pedro Henriques analisa os lances dos três golos dos leões e os vários cartões amarelos mostrados durante a partida. Nota 6 (de 0 a 10) para a arbitragem.
Sem Falta

"Golo de Darwin é bem anulado"

A análise à arbitragem do Clássico, com destaque para o golo anulado ao Benfica. Pedro Henriques critica ainda cartões vermelhos ao banco: "Falta diálogo. Merece reflexão". Nota 5 (de 0 a 10).
Sem Falta

"Há um problema estrutural com a arbitragem"

Nota 6 para o jovem árbitro Miguel Nogueira no SCP x GVFC. Pedro H. elogia a prestação do árbitro mas critica a falta de experiência com que os árbitros portugueses atingem o patamar internacional. 
Sem Falta

"Num jogo decisivo, mais uma boa arbitragem"

Numa fase em que está próxima a decisão quanto ao novo campeão nacional, Pedro Henriques considera que "era importante o jogo correr bem em termos de arbitragem, e correu". Nota 7 para Manuel Mota.
Sem Falta

"Árbitro esteve bem, mas pode ter mais calma"

Pedro Henriques elogia a a prestação do árbitro Hélder Malheiro neste encontro, mas critica a postura: "Com aquela forma agressiva de falar para os jogadores, perde-os para o resto do encontro". 
Sem Falta

"Jogo acessível, mas o árbitro está de parabéns"

Pedro Henriques concorda com a validação do segundo golo do Sporting, mas diz que "falta a tecnologia da linha de golo". Num jogo que "não foi muito difícil", o ex-árbitro dá nota positiva ao árbitro.
Noticiário

23h. Sérgio Conceição deixa críticas ao árbitro

O treinador do FC Porto não poupou nas palavras contra a arbitragem de Hugo Miguel na derrota em Braga por 1-0. Também Pepe entende que ficaram três penaltis por assinalar a favor dos dragões.
Sem Falta

"Há penalty claro sobre Evanilson"

Pedro Henriques considera claro que ficou por assinalar um penalty sobre Evanilson ao minuto 3. O ex-árbitro internacional dá nota negativa à equipa de arbitragem liderada por Hugo Miguel.
Sem Falta

"Ficou por mostrar o segundo amarelo ao Weigl"

Pedro Henriques entende que o médio alemão devia ter sido expulso neste encontro. O antigo árbitro internacional considera ainda que "não havia motivos para penalti a favor do Benfica", ao minuto 82.
Sem Falta

"Vou dar a nota mais alta que dei até agora"

De 0 a 10, Pedro Henriques dá nota 9 a Nuno Almeida. O ex-árbitro comentou também os casos pré-jogo. "Em Inglaterra, o que prevalece não é a Justiça Civil aplicada ao Desporto, que isso é ridículo".
Arbitragem

Nuno Almeida arbitra clássico da Taça de Portugal

Nuno Almeida vai dirigir pela quarta vez um clássico entre "grandes" do futebol português. No videoárbitro vai estar Bruno Esteves.
Sem Falta

Dérbi. Ficou vermelho por mostrar a Nuno Santos

Pedro Henriques dá nota 5 a Fábio Veríssimo depois do dérbi. Pontapé "claro e óbvio" de Nuno Santos a Gilberto por punir. Erro único "acaba por reduzir uma nota que podia ter sido muito superior."
Sem Falta

"Penalty por marcar, mas sem qualquer impacto"

Pedro Henriques dá nota positiva à equipa de arbitragem. Ainda assim, o ex-árbitro aponta ainda o dedo a algumas situações, que mostram que "há muito caminho a percorrer no futebol profissional".
Sem Falta

"Decisões globais foram perfeitas"

Nota alta para a equipa de arbitragem (7), Pedro Henriques elogia a qualidade e as decisões de Serdar Gözübüyük. Tira um ponto pela intervenção do VAR.
Arbitragem

Árbitros defendem mais medidas de proteção

Devido ao aumento das agressões durante os jogos, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol defende como solução a volta do policiamento obrigatório e o aumento da moldura penal desportiva.
Sem Falta

"Penalty para o FC Porto foi bem assinalado"

Para Pedro Henriques, o lance que dá a vitória ao FC Porto foi bem assinalado pelo árbitro. O ex-árbitro dá nota positiva à equipa de arbitragem porque "a maior parte das decisões foram corretas".
Sem Falta

"Uma boa arbitragem, os jogadores facilitaram"

Para Pedro Henriques, o jogo praticamente não teve casos, e o árbitro soube gerir bem a partida. O ex-árbitro internacional sublinha ainda o baixo número de faltas, em comparação com a média da liga.
Sem Falta

"Árbitro bem, mas há cartões muito exagerados"

Para Pedro Henriques, a equipa de arbitragem "esteve bem nos lances mais importantes". Ainda assim, o ex-árbitro internacional defende que foram mostrados cartões amarelos "claramente exagerados".
Sem Falta

"Fico com ideia clara que há penálti sobre Darwin"

Pedro Henriques considera que van Dijk "estica o braço e coloca-o no peito" do avançado encarnado. Ainda assim, o ex-árbitro elogia Jesús Gil Manzano. "É um dos melhores árbitros da Europa". Nota 5.
Sem Falta

"Números anormais pela positiva. Este é o caminho"

Jogo entre FC Porto e Santa Clara (3-0) é considerado por Pedro Henriques como "raríssimo", na ótica da arbitragem. António Nobre com nota 8, elevada, pela "maneira como geriu jogo".
Sem Falta

"É penalty, mas surpreendeu-me intervenção do VAR"

Pedro Henriques ficou surpreendido com a intervenção do VAR no lance do penalty, ainda que concorde com a decisão. O ex-árbitro internacional atribui nota cinco à equipa de arbitragem deste jogo.
Sem Falta

"Livre mal assinalado no primeiro golo do Braga"

Pedro Henriques aponta erro de Luís Godinho e acrescenta que o árbitro "não conseguiu decidir sozinho dois lances sem ajuda (correta) do VAR" no golo anulado e no penálti do Benfica. Nota 5.
Sem Falta

"Golos de Portugal são legais"

O Sem Falta do jogo que vale o apuramento para o Mundial do Qatar. Destaque para os golos de Bruno Fernandes e para o lance de Pepe com Elmas: "Não há penálti". Nota 6 (de 0 a 10) para a arbitragem.
Sem Falta

Árbitro alemão "esteve bem nos golos de Portugal"

Pedro Henriques diz que é preciso "valorizar esta prestação" de Daniel Siebert na arbitragem do Portugal 3-1 Turquia. Nota 7. Destaque ainda para o VAR, que "auxiliou bem" no penálti contra Portugal.
Sem Falta

“Eu daria cartão vermelho ao Mbemba”

Para o ex-árbitro internacional Pedro Henriques o jogo foi muito difícil para o árbitro Artur Soares Dias. Apesar dos erros, o comentador dá nota 6 ao árbitro do encontro entre FC Porto e Boavista.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.