270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Arbitragem

Sem Falta

"Boa gestão, bom controlo do jogo e dos jogadores"

Pedro Henriques atribui nota 7 à arbitragem do inglês Anthony Taylor, no Portugal 2-4 Alemanha. Ex-árbitro indica que "todas as decisões foram corretas" e que o "VAR foi bem utilizado".
Sem Falta

"Fica um vermelho por mostrar no penálti"

Apesar dos erros, Pedro Henriques atribui nota 6 à equipa de arbitragem pela "pouca influência" no jogo. Para o ex-árbitro, "Cenet Çakir é candidato a arbitrar a final".
Sem Falta

Mão? Vermelho? O que muda na arbitragem do Euro

A UEFA mudou as regras da arbitragem (novamente) e algumas das alterações entram já em vigor no Europeu. Saiba o que muda, com o ex-árbitro Pedro Henriques.
Futebol

Artur Dias: nomeação é "reconhecimento"

Artur Soares Dias diz que a nomeação é "o reconhecimento do trabalho, do desempenho desenvolvido pela arbitragem portuguesa e, sem dúvida, um momento especial" para si e para a equipa.
Futebol

UEFA anuncia nova regra para mão na bola

Os lances em que o braço está ligeiramente afastado do corpo, mas "num movimento natural", tocando na bola sem a intenção de a intercetar, deixam de ser falta.
Noticiário

7h. JJ atira-se ao árbitro: "Isto tem que acabar"

142
Benfica perde Taça para o Sporting de Braga por 2-0 num jogo que fica marcado pela expulsão do guarda-redes da equipa de Jorge Jesus aos 17 minutos. Lucas Piazon e Ricardo Horta foram os marcadores
Sem Falta

"Expulsão foi bem decidida, mas com enorme dúvida"

788
Pedro Henriques dá o benefício da dúvida à equipa de arbitragem no lance capital da Final da Taça, mas indica que protocolo do VAR devia mudar nos lances de "zona cinzenta", de grande dificuldade.
Sem Falta

"Um jogo tão simples com 38 faltas?"

Para o especialista, Gustavo Correia apitou demasiado no jogo "mais fácil da carreira". Pedro Henriques dá nota 6 (em 10) ao juiz de 29 anos que arbitrou o Sporting-Marítimo.
Sem Falta

"Todas as decisões foram positivas"

Pedro Henriques dá nota 7/10 à arbitragem e explica que não há motivos para reparos na arbitragem.
Sem Falta

"Árbitros têm o vício de apitar muitas vezes"

Pedro Henriques dá nota positiva à arbitragem, 6/10 e deixa críticas à prestação dos árbitros.
Sem Falta

"Decisões foram acertadas num jogo com 40 faltas"

Pedro Henriques faz uma análise positiva da arbitragem de Rui Costa no Porto-Rio Ave, mas lamenta que o encontro tenha registado perto de 40 faltas. 
Sem Falta

"Veríssimo tinha de ver cartão amarelo"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, Tiago Martins acertou nos penaltis, mas falhou em aspetos disciplinares relevantes. 5/10.
Sem Falta

"Golo de Paulinho é legal"

Pedro Henriques explica que avançado recebe passe de Nuno Santos atrás da linha de bola. Destaque ainda para os lances entre Porozo e Hamache com Pote. Nota 6 para a arbitragem do jogo do título. 
Sem Falta

"Há mão de João Vigário, mas não é penálti"

A análise do ex-árbitro Pedro Henriques aos principais lances do Nacional - Benfica. Destaque para o "golo legal" de Pedrão e golo "bem anulado" a Nuno Tavares. Nota 7 (de 0 a 10) para a arbitragem.
Sem Falta

"Estas mãos têm de ser penalizadas, há penálti"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, a equipa de arbitragem liderada por Tiago Martins recebe nota 5, a mínima positiva. Críticas ainda para a gestão dos cartões.
Sem Falta

"Pepe devia ter visto segundo cartão amarelo"

431
Nota 5 atribuída à equipa de arbitragem do clássico entre Benfica e FC Porto (1-1). O ex-árbitro Pedro Henriques diz que central Pepe devia ter visto segundo amarelo e elogia intervenções do VAR.
Sem Falta

"Fábio Veríssimo precisa de atitude diferente"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, a equipa de arbitragem esteve bem, mas a linguagem ambígua de Fábio Veríssimo não permitiu controlar o jogo.
Futebol

A génese do terrorismo do futebol português /premium

A construção fictícia de inimigos externos ultra-poderosos permite não só esconder incapacidades, como também unir as massas em torno da direcção do clube, como se disso dependesse a sua sobrevivência
Sem Falta

"Má arbitragem, faltaram 2 vermelhos e 2 penáltis"

1204
O ex-árbitro Pedro Henriques dá nota negativa à equipa de arbitragem liderada por Manuel Oliveira. Em causa dois penáltis e dois vermelhos que prejudicaram o Sporting.
Sem Falta

"Equipas de arbitragem estão de parabéns"

Num Sem Falta duplo, de análise dos jogos de Benfica e FC Porto, o ex-árbitro Pedro Henriques iguala a nota máxima já dada no programa por duas vezes. Deixa ainda apelos no cuidado às nomeações.
Comentário

Conceição suspenso. "Não esperava outro desfecho"

Sérgio Conceição suspenso por 21 dias. Bruno Roseiro, editor de Desporto do Observador, defende que o técnico "poderá não fazer assim tanta falta" e que "desfecho é natural para o que aconteceu".
Sem Falta

"Três penáltis por assinalar para o FC Porto"

2445
Pedro Henriques afirma que penálti que deu golo do empate para os dragões "foi bem assinalado" e que golo de Toni Martínez "foi bem anulado". Ainda assim, nota 2 para a arbitragem da partida.
Sem Falta

"Amarelo por mostrar a Weigl" em lance com Cryzan

Nota 6 para a arbitragem "coerente" do Benfica-Santa Clara (2-1). O ex-árbitro Pedro Henriques diz ainda que "seria um erro assinalar penálti" em lance com Lucas Veríssimo e Cryzan.
Sem Falta

"Segundo amarelo bem mostrado a Gonçalo Inácio"

Pedro Henriques dá nota 6 em 10 à equipa de arbitragem do jogo entre o Sporting de Braga e o Sporting chefiada por Artur Soares Dias.
Futebol

Árbitro defende que surdos são igualmente capazes

450
Pedro Costa é árbitro e surdo profundo desde que nasceu. Assegura que a surdez pode ter vantagens no desempenho das suas funções e que surdos são "fisicamente tão capazes" como os outros juízes.
Sem Falta

Golo de Darwin "ilegal" na reviravolta encarnada

174
Num Sem Falta especial com análise aos jogos de Benfica e FC Porto, o ex-árbitro Pedro Henriques dá duas notas 5. Em causa está um golo ilegal de Darwin e um penálti por marcar para o FC Porto.
Arbitragem

Soares Dias no Euro e JO é "momento histórico"

Para o presidente da APAF, a nomeação do árbitro de 41 anos da associação do Porto, reflete o "reconhecimento pelo trabalho que tem sido realizado ao longo dos últimos anos".
Sem Falta

Penáltis do Sporting corretos valem nota máxima

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, o árbitro Nuno Almeida esteve bem no controlo do jogo e principalmente nos lances de área. Nota 8 em 10, igualando a melhor de sempre.
Futebol

Frappart, a 1.ª mulher num Europeu masculino 

A árbitra gaulesa, de 37 anos, faz parte das escolhas do organismo para a competição que vai decorrer entre 11 de junho e 11 de julho, tendo sido nomeada para as funções de quarto árbitro.
Futebol

Artur Soares Dias nomeado para o Euro 2020

Árbitro de 41 anos da AF Porto vai marcar presença numa grande competição pela quinta vez na carreira. Os assistentes Rui Licínio e Paulo Soares, assim como João Pinheiro (VAR), também foram nomeados.
Sem Falta

CDN-FCP. João Pinheiro acerta todas as decisões

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, o árbitro João Pinheiro acertou todas as grandes decisões, mas num jogo sem elevado nível de dificuldade. Elogios para a equipa de arbitragem.
Sem Falta

"Jesus não tem razão sobre antijogo de hoje"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, Fábio Veríssimo controlou bem o jogo e esteve bem nos lances de área. Sobre as críticas ao antijogo, Pedro Henriques concorda com o problema, mas não neste jogo.
Sem Falta

Casos de penálti no SCF-SCP? "Decisões certas"

1229
Para o ex-árbitro Pedro Henriques, a equipa de arbitragem liderada por Hugo Miguel acertou nos lances capitais do jogo. Por isso mesmo merece nota 7 em 10.
Sem Falta

"Não gostei nada da arbitragem: nota 4"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, a equipa de arbitragem francesa em Sevilha não esteve bem e merece nota negativa. Ainda assim, acertou no lance de Evanilson: "não há penálti".
Sem Falta

"Não há penalty sobre Jovane"

Na análise ao Sporting frente ao Famalicão, o antigo árbitro Pedro Henriques diz que não há motivo para grande penalidade sobre Jovane Cabral, ao cair do pano. 
Sem Falta

"VAR e árbitro funcionaram em parceria hoje"

Na análise ao Tondela-Porto e ao Paços de Ferreira-Benfica, Pedro Henriques destaca o "bom funcionamento do VAR e do árbitro Hugo Miguel" na expulsão do pacense Stephen Eustáquio. 
Sem Falta

Lance com Marega. "Há infração, mas não penálti"

233
O ex-árbitro Pedro Henriques entende que lance com Marega e Azpilicueta é "claramente fora da área", mas fica "livre direto por assinalar". Nota 5 à equipa de arbitragem do FC Porto-Chelsea (2-0).
Sem Falta

Lesão de Nuno Mendes. "Ficou cartão por mostrar"

311
Pedro Henriques dá nota 5 à arbitragem "irregular" de João Pinheiro e explica os golos anulados ao Sporting. Nuno Mendes sai lesionado, o ex-árbitro considera que lance merecia "cartão amarelo"
Sem Falta

"Penálti bem marcado, Hermes pontapeia pé de Rafa"

Pedro Henriques dá nota 6 à arbitragem de Luís Godinho, num jogo com "37 faltas". Primeiro penálti a favor do Benfica esta época foi "bem assinalado" depois de "Hermes pontapear pé de Rafa".
Sem Falta

"É uma das melhores notas que já dei"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, o árbitro Hugo Miguel "usou a experiência" para controlar a partida e acertou em todos os grandes lances. Merece nota 8 em 10.
Sem Falta

"Foi uma arbitragem desastrosa"

Nota negativa por parte de Pedro Henriques à arbitragem de Sergei Ivanov. "Houve falta de condição física, más colocações e más decisões", argumenta o ex-árbitro.  
Sem Falta

Golo anulado a CR7 vai ter "repercussão mundial"

A análise do ex-árbitro Pedro Henriques ao empate da Seleção Nacional frente à Sérvia. "Um resultado que pode ter consequências". A conclusão é simples: "Não pode não haver vídeo-árbitro".
Futebol

Frappart, a 1ª arbitra num jogo de qualificação

Stéphanie Frappart será a primeira mulher a arbitrar um jogo de qualificação para o mundial de futebol — Países Baixos e Letónia. A francesa está também nomeada para o jogo entre Portugal e Rússia.
Sem Falta

"Em poucos lances, acaba por falhar 2 vezes"

Nota 6 para o árbitro da partida, Daniel Siebert. O ex-árbitro Pedro Henriques lembra que "não foi um jogo difícil de arbitrar" devido à "pouca intensidade".  
Sem Falta

"Falta de Fransérgio existe, mas não para cartão"

164
Pedro Henriques dá nota negativa à arbitragem de João Pinheiro por causa do lance que ditou a expulsão de Fransérgio. "Análise errada, mas neste lance o VAR não pode fazer nada"
Sem Falta

"Golo do Sporting aos 22 minutos foi bem anulado"

Pedro Henriques considera que a equipa de arbitragem tomou a decisão certa ao anular o golo do sporting aos 22 minutos e que esteve bem ao validar o golo de Inácio. Nota muito positiva
Sem Falta

Treinadores "complicaram trabalho do árbitro"

Num jogo com vários casos Pedro Henriques considera que ficou um penalti por marcar a favor do FCP e que os treinadores, que foram expulsos, complicaram ainda mais este encontro
Sem Falta

"Não havia penálti sobre Taremi"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, a equipa de arbitragem liderada por Tiago Martins esteve bem e recebe nota alta: 7 em 10.
Sem Falta

"VAR correto: não havia penálti e havia vermelho"

127
Para o ex-árbitro Pedro Henriques, a equipa de arbitragem liderada por Manuel Mota esteve bem no Benfica - Boavista e merece nota 7 em 10.
Sem Falta

"Faltou um vermelho e um penálti para o Sporting"

569
Para o ex-árbitro Pedro Henriques, Coates devia ter sido expulso com duplo amarelo. Contudo, um minuto depois, devia ter havido penálti para o Sporting. Nuno Almeida tem nota 4 em 10.
Sem Falta

"Ficou penálti por marcar sobre Ronaldo"

2404
Para o ex-árbitro Pedro Henriques, a equipa de arbitragem holandesa merece nota 4 em 10: "Não gostei da arbitragem". Comentador do Observador diz que Björn Kuipers "não esteve seguro".  
Sem Falta

"Foi uma arbitragem muito positiva"

O ex-árbitro Pedro Henriques dá nota 7 em 10 à prestação da equipa de arbitragem liderada por Tiago Martins no Jamor.
UEFA

UEFA: arbitro de PSG-Basaksehir não foi racista

139
O Comité de Ética e Disciplina da UEFA acusou o árbitro Sebastian Coltescu de "comportamento impróprio" durante o jogo, suspendo-o, mas ilibou-o de conduta racista ou discriminatória.
Sem Falta

Lance com Diogo Leite. "Há falta, mas não penálti"

"Falta de Diogo Leite sobre Pedro Marques é no limite, mas fora" da área, por isso "não há penálti" para o Gil Vicente. O ex-árbitro Pedro Henriques analisa a vitória do FC Porto por 2-0 em Barcelos.
Sem Falta

"Não há penáti no lance de Inácio"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, a equipa de arbitragem de Manuel Oliveira mereceu nota 7 em 10, apesar das muitas paragens no jogo.
Sem Falta

Exibição tranquila na Luz vale nota 7

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, uma arbitragem tranquila no jogo entre Benfica e Estoril vale nota positiva.
Sem Falta

"Livre do terceiro golo do Braga mal assinalado"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, a equipa de arbitragem de Artur Soares Dias merece nota 6 em 10 no jogo do Dragão. Apesar da boa decisão da expulsão de Borja, terceiro golo do Braga causa impacto.
Sem Falta

Puxão a Seferovic "não é razão para penálti"

156
Pedro Henriques dá nota 7 à equipa de arbitragem do Benfica-Rio Ave (2-0). Sobre lance a envolver Seferovic, o ex-árbitro diz que "não é pelo simples facto de agarrar o adversário que isso é falta".
Sem Falta

"João Pinheiro é o melhor árbitro português"

103
Nota 8 para a arbitragem do FC Porto - Sporting. Pedro Henriques comenta ainda a possibilidade de árbitros estrangeiros poderem apitar jogos da I Liga - a ideia pode ser positiva, mas o timing falha.
Arbitragem

Conselho não passará "atestado de incompetência"

"Temos a certeza que o presidente do Conselho de Arbitragem [José Fontelas Gomes] não aceitará que possa ser passado um atestado de incompetência aos nossos árbitros", disse Luciano Gonçalves.
Sem Falta

Benfica eliminado "sem influência da arbitragem"

Benfica x Arsenal "com poucas faltas", equipa de arbitragem decidiu com "grande nível". "Equipa portuguesa eliminada, mas sem qualquer influência da arbitragem".
Sem Falta

"Para mim é penálti claro". Nota 4 nos Barreiros

122
Para o ex-árbitro Pedro Henriques, a equipa de arbitragem no Estádio dos Barreiros recebe nota 4 em 10. Nota negativa, mas decisão acertada no lance capital do jogo.
Liga dos Campeões

Artur Soares Dias arbitra jogo do Manchester City 

O juiz da partida será apoiado por uma equipa de arbitragem portuguesa na Puskas Arena, em Budapeste. O jogo terá de ser disputado em campo neutro devido às imposições às viagens do Reino Unido.
Sem Falta

"Dois pontapés de penálti ficam por assinalar"

150
Para Pedro Henriques, ficaram por marcar duas grandes penalidades, uma para cada lado. Por essa razão, a equipa de arbitragem do Farense-Benfica merece nota 4 em 10.
Sem Falta

"Amarelo devia ter sido mostrado ao Willyan"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, Willyan devia ter recebido amarelo por "entrada negligente" sob Coates, na segunda parte do Sporting x Portimonense. Ainda assim, nota 6 dada à equipa de arbitragem.
Sem Falta

"Grande arbitragem, tecnicamente perfeita"

Pedro Henriques elogia a arbitragem de Cüneyt Çakir ao Benfica - Arsenal. Destaca ainda a "ajuda preciosa" do VAR.
Benfica

Benfica recorre para ter Weigl contra o Farense

Os encarnados enviaram o recurso para o Conselho de Disciplina da Federação, que decidiu manter o quinto cartão amarelo de Weigl depois do primeiro pedido de despenalização apresentado pelo clube.
Fact Check

Espanha e França não querem árbitros portugueses?

Publicação de Facebook refere que Espanha e França indicaram à FIFA que não querem árbitros portugueses nas competições europeias. Presidente da APAF garante que é "completamente falso".
Sem Falta

"Ficou um penalti por assinalar sobre Ronaldo"

751
Em análise à arbitragem do FCP-Juventus, Pedro Henriques considera que o árbitro Carlos Del Cerro conseguiu controlar o jogo apesar de ter falhado ao minuto 94, "Penalti por assinalar para a Juventus"
Sem Falta

"Dois penáltis e duas expulsões em falta"

773
Para o ex-árbitro Pedro Henriques, o critério de André Narciso foi "desenquadrado", com uma má gestão disciplinar. Igualada a pior nota de sempre dada no Sem Falta, pelo segundo jogo consecutivo.
Benfica

Benfica deixa três questões sobre arbitragem

Na newsletter do clube, o Benfica faz três perguntas sobre a arbitragem do jogo com o Moreirense, sobre lances de eventuais penáltis sobre Weigl e Vertonghen. "Resposta urgente", exigem os encarnados.
Sem Falta

"Erro claro": 2 penáltis por marcar para o SLB

6227
Para o ex-árbitro Pedro Henriques, o penálti assinalado sobre Weigl não devia ter sido revertido e ficou ainda outro por marcar. Nota 2 em 10, a pior de sempre já dada no Sem Falta.
Sem Falta

"Canto no golo do Boavista era pontapé de baliza"

Para o ex-árbitro, Manuel Mota controlou bem a partida e acertou nos lances capitais. Falha maior surge na origem do golo do Boavista, que abriu o jogo. 
Explicador

"É um problema social, não só desportivo"

162
Um debate com o ex-árbitro Pedro Henriques, o ex-secretário de Estado do Desporto Alexandre Mestre, o presidente da APAF Luciano Gonçalves e o coordenador do PNED José Lima.
Sem Falta

"Nota 7" para a arbitragem do Estoril - Benfica

Pedro Henriques destaca que, numa fase em que a arbitragem está debaixo de fogo em Portugal, é importante "descomplicar" nas decisões.
Futebol

Conselho de Arbitragem visa também Jorge Coroado

2000
Conselho de Arbitragem quer que Jorge Coroado deixe de ser sócio de mérito da Federação após críticas feitas no jornal O Jogo na análise ao trabalho de Luís Godinho no jogo Sp. Braga-FC Porto.
Arbitragem

Luís Godinho ameaçado de morte após jogo do Porto

1881
Logo após o final da partida para a meia final da Taça de Portugal, o árbitro Luís Godinho e a sua família foram ameaçados de morte, obrigando mesmo a PSP a monitorizar a viagem do árbitro até casa.
Sem Falta

"Luis Díaz foi mal expulso"

2509
Para Pedro Henriques, a equipa de Luís Godinho iguala a pior nota já dada no Sem Falta: nota 3 em 10. O ex-árbitro apela ainda ao bom senso dos adeptos e pede ação: "Reunião de Emergência já".
Sem Falta

GVFC x SCP. Golos bem validados, penáltis corretos

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, a equipa de arbitragem liderada por Nuno Almeida acertou nas decisões capitais. Nota elevada só escapa por ausência de cartão vermelho.
Futebol

Sp. Braga fala em "fenómeno paranormal" com o VAR

Minhotos aproveitaram a newsletter semanal para criticar a arbitragem, focando-se no VAR e em dois lances com Ricardo Horta. Clube questiona empresa que faz as calibragens das linhas de fora de jogo.
Premier League

Árbitro salta jornada depois de ameaças de morte

Mike Dean, árbitro da Premier desde 2000, sofreu ameaças de morte depois de expulsar Souček, jogador do West Ham. Não vai arbitrar este fim de semana e o futebol inglês pede reações das redes sociais.
Futebol

Farense: presidente com "sentimento de revolta"  

O presidente do Farense reafirmou o "sentimento de revolta" do clube, 18.º e último classificado da I Liga de futebol, contra as arbitragens."Esta revolta não é só deste jogo."
Sem Falta

Gilberto fica em risco com amarelo "mal mostrado"

O ex-árbitro Pedro Henriques dá nota 7 em 10, nota positiva, à equipa liderada por Hugo Miguel. Fala numa "gestão equilibrada", apenas perturbada por duas más decisões disciplinares.
Sem Falta

"1º cartão a Corona é mal mostrado, mas o 2º não"

232
O antigo árbitro Pedro Henriques analisa os lances do jogo entre o Braga e o FC Porto e considera que Corona não devia ter visto o primeiro cartão amarelo. O jogador do Porto acabou por ser expulso.
Sem Falta

"Não há penálti no lance de Pizzi"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, Hugo Miguel - na Madeira - e Nuno Almeida - na Luz - tiveram um bom desempenho. Dupla nota 7, numa noite de muito futebol.
Sem Falta

"Não há penálti no choque de Kritciuk com Nanú"

1768
Para o ex-árbitro Pedro Henriques, Fábio Veríssimo esteve bem nos lances técnicos e acertou em todos os lances de penálti. Mas o mau critério disciplinar leva à nota mínima positiva: 5 em 10.
Sem Falta

"Gilberto devia ter recebido o 2º amarelo"

Na analise à arbitragem do dérbi entre Sporting e Benfica, Pedro Henriques dá nota positiva a Artur Soares Dias apesar do erro ao minuto 64, quando devia ter mostrado o 2º cartão amarelo a Gilberto
Sem Falta

FC Porto - Rio Ave. Faltou amarelo a Manafá

A análise de Pedro Henriques ao FC Porto 2 - 0 Rio Ave. Nota 7, arbitragem falhou ao não mostrar amarelo a Manafá. Os dois golos do Porto foram legais, diz.
Sem Falta

Falta sobre Taremi "para cartão vermelho"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques "há claro corte numa clara oportunidade de golo", em lance entre Rodrigo e Taremi. E "VAR podia ter intervindo". Análise à arbitragem do Gil Vicente-FC Porto (0-2).
Arbitragem

Artur Soares Dias arbitra o dérbi em Alvalade 

Árbitro arbitrará pela quinta vez entre águias e leões. Da última vez que dirigiu o clássico, o clube da Luz derrotou a formação verde-branca por 4-2 em Alvalade. Jogo será disputado na segunda-feira.
Sem Falta

"João Pinheiro é neste momento o melhor árbitro"

Nota 7 em 10 para a equipa de arbitragem liderada por João Pinheiro, esta noite no Estádio da Luz, com elogios para o árbitro principal.
Sem Falta

"Amarelo a Palhinha foi mal mostrado"

490
Para o ex-árbitro Pedro Henriques, o erro capital de Fábio Veríssimo foi mesmo o cartão amarelo mostrado a João Palhinha, que o retira do dérbi. Ainda assim, nota positiva esta noite.
Sem Falta

Um penálti em falta para cada lado vale nota 3

Para Pedro Henriques, a equipa de arbitragem liderada por Manuel Mota merece nota 3 em 10, igualando a pior nota já dada no Sem Falta. Em causa, dois penáltis por assinalar.
Sem Falta

"Ficou por assinalar um penálti a favor do Benf...

1081
O ex-árbitro Pedro Henriques analisa os principais lances do Benfica-Nacional (1-1) e dá "nota negativa" à equipa de arbitragem (4 em 10). "Sem assinalar o penálti a nota tem de ser negativa".
Sem Falta

Salvador errado: "Golo do Sporting é legal"

1743
O ex-árbitro Pedro Henriques dá a nota mínima positiva (5 em 10) à equipa de arbitragem liderada por Tiago Martins e deixa críticas quanto à atitude do árbitro durante a partida.
Liga dos Campeões

Árbitro acusado de racismo voltou a dirigir jogo

324
"O negro está ali, vai lá ver quem é. O negro que está ali, não pode agir desta forma". Quarenta e seis dias depois do encontro onde proferiu esta expressão, Sebastian Coltescu regressou aos relvados.
Sem Falta

"Weigl tinha que ver o segundo cartão amarelo"

Nota positiva para a arbitragem do Sporting de Braga - Benfica, mas Pedro Henriques deixa críticas à decisão de não se mostrar o segundo amarelo a Weigl.
Sem Falta

"Palhinha devia ter visto segundo amarelo"

A análise de Pedro Henriques à arbitragem do clássico entre Sporting e FC Porto. Nota 5 para a equipa de João Pinheiro por não ter mostrado o segundo amarelo a Palhinha.
Sem Falta

"Ficou o segundo amarelo por mostrar a Pizzi"

244
A análise de Pedro Henriques ao Sporting - Rio Ave e ao FC Porto - Benfica. Nota 5 para a arbitragem do clássico, já que o árbitro devia ter expulsado Pizzi, diz.
Sem Falta

"Não gostei da arbitragem" do Nacional 2-4 Porto

O ex-árbitro deu nota negativa à arbitragem liderada por António Nobre no duelo do Porto e Nacional. Quanto ao jogo do Benfica frente ao CF Estrela, Pedro Henriques dá nota sete à arbitragem.
Sem Falta

"Isto vai piorar. Temo pelo futuro do VAR"

Pedro Henriques dá nota 5 à arbitragem liderada por Manuel Oliveira, mas deixa duras críticas ao comportamento do vídeo-árbitro nos últimos jogos.
Sem Falta

Nota alta na Choupana e na Luz. Porto prejudicado

Num Sem Falta triplo, o ex-árbitro Pedro Henriques deixa elogios às arbitragens dos jogos do Sporting e do Benfica, mas dá apenas nota 5 ao árbitro do Famalicão - FC Porto.
Sem Falta

Equipa de arbitragem "bem em todas as decisões"

A análise de Pedro Henriques à arbitragem "claramente positiva" no jogo entre Santa Clara e Benfica (1-1). O ex-árbitro dá nota 7 (em 10) à equipa chefiada por Hélder Malheiro.
Sem Falta

"Se é 3 centímetros é 3 centímetros, confiamos"

A análise ao FC Porto - Moreirense. Pedro Henriques explica ainda as regras em torno da interrupção do Santa Clara - Benfica, e o que pode acontecer se houver novo adiamento da partida.
Sem Falta

"Por assinalar dois penáltis a favor do Sporting"

1963
O comentário de Pedro Henriques à arbitragem de Fábio Veríssimo, que merece nota 4. Sporting venceu em casa o Braga por 2-0.
Sem Falta

"Erro claro e óbvio". Pior nota até agora na Luz

3890
O ex-árbitro Pedro Henriques dá nota 3 em 10 à equipa de arbitragem do jogo da Luz. Já em Guimarães, Hélder Malheiro mereceu nota 5, a mínima positiva.
Sem Falta

"Não há motivos para o penálti contra o Sporting"

843
O ex-árbitro considera que "não há motivo para se ter marcado o penálti para o Belenenses SAD", num lança que nem o VAR poderia intervir. Ouça aqui a explicação de Pedro Henriques.
Sem Falta

Supertaça. "Hugo Miguel está de parabéns"

Nota 8 para o árbitro Hugo Miguel, considera Pedro Henriques. "Era muito importante que num jogo deste impacto a discussão não se ficasse pela arbitragem, e isso foi conseguido", diz o antigo árbitro.
Sem Falta

"Gilberto e Leautey deviam ter sido expulsos"

O ex-árbitro Pedro Henriques avalia as equipas de arbitragem que estiveram nos relvados do Dragão e do Cidade de Barcelos. Jogadores do Benfica e do Gil Vicente "deviam ter vindo para a rua".
Sem Falta

"Não há penálti sobre Feddal. Há sobre Coates"

1234
No lance mais polémico do Sporting-Farense, Pedro Henriques entende que foi assinalado o penálti errado. Coates é que sofreu falta. Defendi não devia ter sido expulso. Falhou o VAR. Nota 4.
Futebol

Portugal mantém 36 árbitros internacionais em 2021

Artur Soares Dias, Tiago Martins, João Pinheiro, Hugo Miguel e Luís Godinho integram a categoria internacional do vídeo árbitro. A arbitragem nacional permanece com 22 árbitros e 14 assistentes.
Sem Falta

"Helton Leite tocou a bola fora de área"

127
O ex-árbitro Pedro Henriques dá nota positiva às equipas de arbitragem que estiveram nos relvados da Luz e do Dragão.
Sem Falta

"Árbitro não complicou, boa nota"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, a equipa de arbitragem do Sporting - Mafra merece nota positiva, com boas análises durante o jogo.
Sem Falta

Nota 6 no Dragão, nota 7 na Luz

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, Fábio Veríssimo, André Narciso e as suas equipas merecem notas positivas na arbitragem dos jogos desta noite na Luz e no Dragão. 
Sem Falta

"Foi uma arbitragem quase perfeita"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, a arbitragem desta noite em Alvalade foi tranquila e "quase perfeita". João Pinheiro e a sua equipa recebem nota 7 em 10.
Sem Falta

"Não devia ter sido penálti para o Benfica"

167
O ex-árbitro dá nota negativa, 4 em 10, à equipa de arbitragem bielorussa, muito por culpa do lance que deu o empate aos encarnados: uma grande penalidade que considera mal assinalada.
Sem Falta

"Como árbitro não assinalava, como comentador sim"

A equipa de arbitragem alemã mereceu nota 6 em 10 por parte de Pedro Henriques. Nota positiva, com dois lances de grande penalidade por ajuizar: um bem assinalado, outro mal.
Sem Falta

"Este quarto árbitro acabou para o futebol"

Em edição especial do Sem Falta, o ex-árbitro explica como funcionam as comunicações da equipa de arbitragem, que, diz, deviam ser divulgadas. Deixa ainda uma garantia: esta linguagem não é habitual. 
Futebol

Associação de árbitros repudia críticas

624
Dois dias após as declarações de Frederico Varandas, a associação dos árbitros revela que "já encaminhou para o Conselho de Disciplina as declarações proferidas após os jogos do fim de semana".
Sem Falta

"O golo do Paços devia ter sido anulado"

521
Pedro Henriques dá nota 5 (em 10) à prestação da equipa liderada pelo árbitro Rui Costa no jogo entre Benfica e Paços de Ferreira.
Sem Falta

"O golo de Coates foi bem anulado"

1674
Pedro Henriques dá 8 (em 10) à equipa de arbitragem do Famalicão-Sporting. Já no jogo entre FC Porto e Tondela, o ex-árbitro atribui nota 4.
Sporting

Conselho de Arbitragem concorda com golo anulado

2017
Conselho de Arbitragem entende que Luís Godinho, árbitro do Famalicão-Sporting, fez bem em anular golo de Coates aos 90' por falta sobre Luiz Júnior, contrariando assim protestos verde e brancos.
FIFA

VAR "está a ajudar o futebol", diz a FIFA

O presidente da FIFA afirmou que "é preciso ter em conta que o VAR só foi introduzido há dois anos e não há vinte anos" e que o sistema "está a ajudar o futebol, não o está a prejudicar ou danificar".
Sem Falta

"Houve agarrão sobre Pizzi, mas não há penálti"

O ex-árbitro Pedro Henriques atribui nota 6 à equipa de arbitragem do Benfica-Lech Poznan (4-0). "Tecnicamente esteve muito bem, mas disciplinarmente teve duas falhas, num jogo facilitado".
Sem Falta

Árbitro Manuel Mota "não está em forma".

444
Pedro Henriques analisa a arbitragem do Marítimo - Benfica. Acredita que golo de Everton resulta de uma falta assinalada "ao contrário". Foi Gabriel que fez falta sobre Jean.
Sem Falta

"Há ilegalidade no golo de Pote"

O antigo árbitro Pedro Henriques analisa a arbitragem do FC Porto/Santa Clara e do Sporting/Moreirense, com notas divergentes para os dois juízes. 
Sem Falta

"Obviamente que Vertonghen faz penálti"

A equipa de arbitragem romena recebe nota 4 em 10, negativa, do ex-árbitro Pedro Henriques. Em causa, uma grande penalidade não assinalada para o Rangers por mão de Vertonghen.
Sem Falta

"Fica por assinalar um penálti para o FC Porto"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, a equipa de arbitragem recebe nota 5 em 10, a nota mínima. O lance mais prejudicial foi um penálti por assinalar para os "dragões": "Há claramente um empurrão".
Sem Falta

Sacavenense - SCP. Golo de Nuno Santos "é legal"

O Sacavenense - Sporting pelo olhar do antigo árbitro Pedro Henriques. Partida terminou com goleada dos leões, por 7-1.
Sem Falta

Porto tem nota positiva. Benfica leva chumbo.

Dois jogos em análise num Sem Falta duplo. E com classificação diferente: se no jogo dos dragões houve nota positiva, na partida do Benfica há chumbo: "Houve penálti por assinalar" para os encarnados.
Sem Falta

Nota negativa no Croácia - Portugal: 4 em 10

O ex-árbitro Pedro Henriques dá nota 4 em 10 à equipa inglesa liderada por Michael Oliver. Em causa, dois lances na grande área da Croácia.
Sem Falta

"Golo teria de ser validado", diz Pedro Henriques

Pedro Henriques dá nota negativa, 4 em 10, por um golo mal anulado e um penálti não marcado a favor de Portugal. Deixa ainda um recado aos árbitros que apitam "amigáveis".
Sem Falta

"Braço de Otamendi é intencional"

"Se tivéssemos cartão laranja, era o correto a mostrar", defende o ex-árbitro Pedro Henriques, sobre lance em que Otamendi atinge Galeno com o braço. Análise à arbitragem do Benfica-Sp. Braga (2-3).
Sem Falta

"Golo de Mbemba duplamente bem validado"

Nota 8 atribuída por Pedro Henriques à arbitragem do FC Porto-Portimonense. Protestos por golo de Mbemba foram "mais um faits divers à boa maneira portuguesa, em que tentamos culpar a arbitragem".
Sem Falta

"Equipa de arbitragem geriu bem o jogo"

Com vários lances de pedidos de grande penalidade, Hugo Miguel geriu bem as dificuldades. É a opinião do ex-árbitro Pedro Henriques, que dá nota 7 à equipa de arbitragem.
Sem Falta

"Não concordo com os dois minutos de compensação"

O Benfica empatou a três golos com o Rangers. A análise de Pedro Henriques ao jogo e à expulsão de Otamendi: "Kent estava em jogo". O ex-árbitro pontou a equipa de arbitragem com um sete (em 10).
Sem Falta

"Discordo de Jorge Jesus sobre a arbitragem"

Pedro Henriques defende que "houve critério uniforme na arbitragem" do Boavista-Benfica e que os "amarelos foram todos bem mostrados". O ex-árbitro discorda ainda de Jesus na análise da partida.
Sem Falta

"Claramente uma nota positiva"

Para o ex-árbitro Pedro Henriques, o árbitro António Nobre não complicou o jogo e aproveitou a tranquilidade da partida para ter uma boa prestação.
Sem Falta

"Foi uma noite infeliz da arbitragem"

430
Nota 3 em 10, a pior até agora no Sem Falta. É assim que Pedro Henriques classifica uma arbitragem que "prejudicou o Paços" e que precisa urgentemente de uma bolsa para VAR.
Sem Falta

SLB-LIE. Arbitragem recebe pior nota já dada

Nota 3 para equipa de arbitragem francesa, dada pelo ex-árbitro Pedro Henriques. Em destaque vários erros nas grandes penalidades. 
Futebol

Um cancro chamado futebol português

Entre dirigentes apelidados de "bandidos" e outros indiciados por vários crimes reconduzidos no cargo, somos cúmplices de um sistema que revela uma parcialidade atroz e um assustador terceiro-mundismo
Sem Falta

"Olympiacos abusou da displicência do árbitro"

O ex-árbitro Pedro Henriques dá nota 6 em 10 à equipa de arbitragem alemã no FC Porto - Olympiacos.
Sem Falta

"Não há falta de Seferovic no golo do Benfica"

Ex-árbitro dá nota 7 em 10 à equipa de arbitragem liderada por Rui Costa. No golo do Benfica admite contacto, mas insuficiente para ser falta.
Sem Falta

"Sérgio Conceição devia ter sido expulso"

115
Hélder Malheiro "não conseguiu decidir um lance fundamental" e, por isso, Pedro Henriques dá nota 6 (em 10) à arbitragem da partida entre dragões e gilistas.
Sem Falta

"Esteve bem e teve casos para analisar"

O ex-árbitro Pedro Henriques dá nota 8 (em 10) à equipa de arbitragem liderada por Manuel Mota no jogo entre Santa Clara e Sporting.
Sem Falta

"Vertonghen devia ter sido expulso"

O ex-árbitro Pedro Henriques dá nota mínima positiva: nota 5 para a equipa de atrbitragem do Montenegro, na estreia do Benfica na competição, frente ao Lech Poznan.
Sem Falta

Pedro Henriques: "A arbitragem não foi feliz"

278
O ex-árbitro Pedro Henriques dá nota negativa à equipa de arbitragem. Nota 3 em 10, numa noite de muitas críticas do FC Porto na derrota em Manchester.
Sem Falta

RAFC X SLB. Pedro Henriques dá nota 7 à arbitragem

O ex-árbitro Pedro Henriques elogia a equipa de João Pinheiro e explica como são atribuídos os centímetros nos lances fora-de-jogo. 
Sem Falta

Não é penálti. Mas o VAR normalmente não intervém

O ex-árbitro Pedro Henriques estreia-se no podcast Sem Falta com a análise aos muitos casos do clássico. E também ao ataque de Varandas à arbitragem: "Um presidente não é para isto".
Rádio Observador

Ouça aqui a emissão especial sobre o clássico

Políticos, músicos, humoristas: vários duelos na emissão especial da Rádio Observador para acompanhar este Sporting - FC Porto. E ainda o comentador Carlos Alberto Diniz e o ex-árbitro Pedro Henriques
Futebol

Luís Godinho arbitra clássico Sporting-FC Porto

Luís Godinho, de 34 anos, árbitro da associação de futebol de Évora, terá o primeiro "clássico" da sua carreira, apesar de já ter dirigido dois dérbis entre Sporting e Benfica.
Sem Falta

"Final da Champions com uma excelente arbitragem"

Neste Sem Falta de noite milionária, Jorge Faustino destaca a boa arbitragem de Daniele Orsato, a quem dá nota 9 (em 10). "Disciplinarmente esteve muito bem", afirma.
Emissão Especial

Penálti sobre Coman? "Decisão do árbitro correta"

Perto do fim da primeira parte, jogador do Bayern queixou-se de falta na área. Jorge Faustino admite um contacto, mas afirma que não há penálti e elogia arbitragem na primeira parte da partida.
Pinto da Costa

Críticas à arbitragem. Pinto da Costa suspenso

109
Presidente do FC Porto foi punido com 45 dias de suspensão pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência das críticas à arbitragem do jogo com o Rio Ave, em março.
Arbitragem

Artur Soares Dias é o melhor árbitro da época

Artur Soares Dias, que dirigiu a recente final da Taça de Portugal, ficou ligeiramente à frente de João Pinheiro. Teve uma classificação de 9.310 pontos.
Sem Falta

"Jogo difícil para Artur Soares Dias"

O antigo árbitro Jorge Faustino analisa o desempenho de Artur Soares Dias na final da Taça de Portugal entre Benfica e FC Porto.
Sem Falta

Sérgio Conceição foi expulso. "O jogo está quente"

Ainda a recuperar da expulsão de Luis Díaz, Sérgio Conceição viu o segundo amarelo por protestos e abandona o relvado. Pinto da Costa desceu ao balneário.  
Sem Falta

"Nota 10 para a carreira de Jorge Sousa"

Jorge Faustino elogia a carreira do árbitro internacional português e analisa os lances polémicos do dérbi Benfica e Sporting e do clássico entre Braga e FC Porto na pedreira. 
Sem Falta

Mão de Bruno Morais? "Penálti mal sancionado"

Jorge Faustino explica diferença entre volumetria e posição natural do braço neste lance, criticando a decisão do árbitro. Segundo golo de Gonçalo Ramos? "Bem validado". Arbitragem com nota 6 (em 10).
Sem Falta

Lance de Pedro Mendes e Carlinhos: "Sem infração"

Jorge Faustino considera que árbitro foi "iludido" neste lance. Penálti de Quaresma sobre Hildeberto? "Lance de interpretação." Arbitragem recebe nota 6 (em 10). Eis o Sem Falta do nulo em Alvalade.
Sem Falta

"Carreira de Carlos Xistra merece nota 10"

Na despedida de Carlos Xistra dos relvados, Jorge Faustino elogia carreira do árbitro: "É sempre bom quando desempenhamos bem a função pela qual estamos apaixonados".
A página está a demorar muito tempo.