Bruno de Carvalho foi esta tarde até ao Complexo Desportivo do Ramal, no Porto, assistir ao encontro da equipa feminina de futebol do Sporting frente ao Boavista. Ainda assim, e na segunda parte, já estava mais distraído com o telefone do que outra coisa: estava a seguir o jogo dos juniores masculinos, na Academia, frente ao V. Guimarães. Na semana em que o presidente dos leões deu um murro na mesa via Facebook, exigindo que todas as equipas do clube começassem a ganhar mais, garantiu um Campeonato Nacional e já estava a acompanhar as incidências de outro.

21 anos depois, o futebol feminino regressou ao Sporting. Não só em seniores, mas também com equipas de juniores, juvenis e uma academia para as mais novas. No futebol masculino, em fevereiro, todas as ambições de ganhar pelo menos um troféu já se tinham esfumado. No Campeonato, na Taça de Portugal, na Taça da Liga, nas provas europeias. Ao invés, foi nesse mês que a formação feminina conseguiu dar um passo gigante para a conquista do Campeonato, ganhando por 1-0 ao Sp. Braga (o grande adversário das leoas na prova) com um penálti de Solange Carvalhas nos descontos. Esse jogo foi marcado por mais três curiosidades: realizou-se no estádio José Alvalade, bateu o recorde do jogo de futebol feminino com mais assistência de sempre em Portugal (mais de 9.000 espetadores) e teve como delegado ao jogo da parte das verde e brancas… Bruno de Carvalho.

Daí até à derradeira jornada, o Sporting foi somando goleadas atrás de goleadas: 10-0 ao CAC Pontinha, 8-0 ao Vilaverdense, 7-0 ao Estoril, 8-0 ao Atl. Ouriense, 5-0 ao Ferreirense. Na antepenúltima ronda do Campeonato, bastou a vantagem mínima para bater o Valadares Gaia. Faltava apenas mais um triunfo para carimbar o título e ele chegou hoje com mais uma goleada: 6-1 ao Boavista, com 4-0 ao intervalo… tal como o Benfica no último sábado.

No total, a formação verde e branca conseguiu 23 vitórias e apenas dois empates a uma ronda do fim, somando 121 golos marcados e 10 sofridos. Já o Sp. Braga, que jogava hoje com o Estoril, tem 21 triunfos, dois empates e uma derrota, a tal em Alvalade. Em paralelo, as minhotas têm, mesmo com apenas 24 jornadas, o melhor ataque (135 golos marcados) e a defesa menos batida (três golos consentidos). Agora, o próximo duelo está marcado para o Jamor, na final da Taça de Portugal, a 4 de junho.

Para completar a informação, os juniores do Sporting acabaram por não ganhar hoje o Campeonato Nacional, após empatarem sem golos com o V. Guimarães, mantendo ainda assim a liderança da prova com seis pontos de avanço a duas jornadas do fim. Mas nem tudo foi mau, na ótica verde e branca: apenas uns dias depois da duríssima mensagem deixada por Bruno de Carvalho no Facebook sobre as modalidades, o Sporting está dependente apenas de si para se sagrar campeão de andebol, depois do triunfo desta tarde do Benfica sobre o FC Porto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR