A sul-coreana Han Kang, o norte-americano Teju Cole e o francês Laurent Binet vão estar presentes na Feira do Livro do Porto, que se realiza entre 1 e 17 de setembro. A notícia foi avançada pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, em Espanha.

O autarca esteve esta sexta-feira na abertura da Feira do Livro de Madrid para promover o evento portuense, que a autarquia organiza desde 2014, após uma rutura com a APEL. Anunciando “uma nova etapa” de maior “visibilidade internacional”, Rui Moreira revelou que uma das escritoras presentes será Han Kang, vencedora do Man Booker International Prize em 2016. Foi com A Vegetariana que Han Kang conquistou a distinção. O livro encontra-se editado em Portugal pela D. Quixote.

Outro dos destaques é Teju Cole, o escritor e fotógrafo nascido nos Estados Unidos em 1975 e criado na Nigéria. É autor de romances como Todos os dias são bons para roubar e Cidade aberta., ambos publicados em Portugal pela Quetzal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O francês Laurent Binet, vencedor do Prémio Goncourt em 2010 com HHhH (editado em Portugal pela Sextante). Em abril deste ano, chegou às livrarias portuguesas A Sétima Função da Linguagem (Quetzal), uma paródia do meio literário e intelectual francês, sob a forma de investigação criminal.

A brasileira Tatiana Salem Levy e os portugueses Ana Luísa Amaral, Gonçalo M. Tavares, Miguel Sousa Tavares, Frederico Lourenço e Tolentino Mendonça também já estão confirmados para a 4.ª edição da Feira do Livro do Porto — desde que é organizada pela autarquia.

Sophia de Mello Breyner Andresen será a escritora celebrada e grande parte da programação cultural — exposições, conversas, debates, um ciclo de cinema e atividades para crianças — será pensada em torno da vida e obra da poetisa que nasceu no Porto, em 1919. No dia 2 de setembro, o filho e também escritor Miguel Sousa Tavares estará nos jardins do Palácio para abrir o ciclo de debates. Haverá também sessões de spoken word, comissariadas por José Eduardo Agualusa e Anabela Mota Ribeiro.

Sophia de Mello Breyner vai estar em cada recanto da Feira do Livro do Porto

No ano passado, estiveram na Feira do Livro do Porto 69 editoras, 26 livrarias, 16 alfarrabistas, 12 instituições e 8 distribuidoras. As inscrições para 2017 abrem no verão.