O SummerStage de Nova Iorque apresenta, no próximo sábado, 24 de junho, no Central Park, em colaboração com o Arte Institute, uma noite portuguesa com os The Gift, Dead Combo, com o guitarrista Marc Ribot, e Sofia Ribeiro.

“É a primeira vez que no SummerStage há um dia dedicado a Portugal e à sua música. O Arte Institute tentou que fosse em junho para ser no mês em que se celebra o Dia de Portugal”, explicou à Lusa a diretora do Arte Institute, Ana Ventura Miranda.

A organização do SummerStage, um evento que acontece desde 1986 e oferece cerca de 100 espetáculos todos os verões, de graça, descreve a noite como “uma exploração dos sons portugueses, desde fado ao universo contemporâneo do rock indie, pop e jazz.”

Sobre os The Gift, a organização diz que é “uma oferta realmente generosa” e que “o tom da vocalista Sónia Tavares consegue levantar-te a novas alturas, puxar-te para lugares cavernosos, e trazer de novo para cima numa única frase.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Conhecidos pelos seus espetáculos cheios de coração, os The Gift têm levado públicos em montanhas russas de emoções desde que se formaram em 1994”, conclui a organização do maior festival de rua de Nova Iorque.

Sobre os Dead Combo, dizem que “a sua música é frequentemente descrita como visual, porque de forma vivida e lírica representa os tempos antigos da cena ‘underground’ de Lisboa e do cinema clássico.”

Na página do concerto, na internet, também é destacada a participação do guitarrista norte-americano Marc Ribot, como convidado de Tó Trips e Pedro Gonçalves.

Quanto a Sofia Ribeiro, uma cantora de jazz estabelecida em Nova Iorque, a organização diz que os “tons suaves da sua voz pristinamente lúcida lembram os talentos clássicos, verdadeiros, de outra era.”

“Ter a música portuguesa a fazer parte de um cartaz como o SummerStage é extraordinário para todos nós, portugueses, e para os nossos artistas. Poderá abrir muitas portas para uma maior internacionalização da música portuguesa”, explicou Ana Ventura Miranda à Lusa.

Para a responsável, o evento “é um grande momento para Portugal e para a cultura portuguesa contemporânea, que se alinha perfeitamente com a missão do Arte Institute, e que dará uma grande visibilidade ao país e à sua musica.”

O SummerStage deste ano vai ter espetáculos em 16 parques espalhados pelos cinco bairros da cidade e estão confirmados nomes como Elvis Costello & The Imposters, PJ Harvey, Umphrey’s McGee, Regina Spektor, All Time Low, SWMRS, Waterparks, The Wrecks e Young the Giant