Quando jovem, Ferris Rezvani tinha a ambição de seguir a carreira do pai, piloto de aviões de caça. Chegado à idade adulta, considerou que a melhor forma de viver emoções semelhantes às de pilotar um avião supersónico seria fundar, na Califórnia, uma marca de automóveis com o seu nome, e produzir modelos de carácter eminentemente desportivo – como o Beast, nas suas diversas declinações.

Agora, a Rezvani decidiu enveredar por um caminho totalmente diferente, e anunciou a sua intenção de produzir um SUV. Mas não podia ser um SUV qualquer, ainda que, para já, sejam poucas as informações oficiais disponibilizadas acerca do modelo: lançamento no final deste ano (já é possível efectuar uma pré-reserva, mediante um depósito reembolsável de mil dólares), robusta configuração chassi-carroçaria, duas opções de motor (por especificar), elevada altura ao solo, tracção integral, carroçaria de quatro portas para cinco ocupantes, em opção… blindada!

Esta possibilidade, em conjunto com as imagens divulgadas do veículo, e o seu slogan de produção (“Inspiração militar. Construído para civis”) acaba por dizer algo mais sobre as pretensões do pequeno fabricante norte-americano. Atente-se, pois, nas formas modernas, mas assumidamente quadrangulares, de uma carroçaria ao estilo coupé (em que não são visíveis os puxadores das portas traseiras), onde pontifica uma enorme entrada de ar no tejadilho, que se adivinha que seja destinada ao habitáculo, já que o motor deverá estar montado na frente.

Sobre a mecânica nada foi ainda desvendado, mas tudo aponta para que este SUV permita optar entre uma versão base e uma outra mais poderosa, tal como acontece com o desportivo Beast – que monta um motor 2.5 turbo de origem Cosworth, com 400 cv na versão de acesso, mas capaz de disponibilizar 535 cv na variante “X”. A capacidade para evoluir nos pisos mais demolidores será assegurada por uma suspensão própria para o todo-o-terreno, com uma generosa altura ao solo, pela tracção integral e pelas várias protecções inferiores da carroçaria.

Quem optar pela versão blindada pode contar com vidros à prova de bala B6, painéis da carroçaria em Kevlar e um depósito de combustível construído no mesmo material. Tudo para que o Rezvani SUV esteja apto, segundo o seu criador, a oferecer protecção contra armamento como espingardas de guerra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR