Ambiente

Porsche

Dieselgate. Justiça passa Porsche a pente fino

Investigadores do Ministério Público alemão realizaram um 'raid' sobre várias instalações da Porsche. Vários funcionários estão sob escrutínio, alguns deles executivos, em relação ao Dieselgate.
Ambiente

União Europeia prepara-se para próximo Dieselgate

A VW pagou 24 mil milhões de euros, sobretudo nos EUA, pois na Europa escapou entre os pingos da chuva, tal como as outras marcas envolvidas. Para evitar que se repita, a União Europeia alterou a lei.
Ambiente

Emissões. Afinal, quem é que nos anda a enganar?

109
Se as vendas dos diesel caem, sobem as emissões de CO2 e as marcas arriscam-se a sanções. Relatório diz que é mentira: fabricantes andam a enganar-nos, vendendo (enquanto podem) carros mais poluentes.
Mercado

Carros podem aumentar em Setembro até 3.000€

692
Em Setembro arranca o novo método para determinar as emissões dos veículos, que vai elevar o valor anunciado de CO2 e, logo, de ISV. Como o Governo manteve a base de cálculo, vêm aí aumentos brutais.
Ambiente

Alemanha quer fabricantes a pagar conta do diesel

O Der Spiegel revela que a Alemanha continua a tentar lidar com a manipulação das emissões dos diesel. Em vez de proibir a circulação, em cima da mesa está obrigar os construtores a pagarem a factura.
PSA

PSA. Multas devidas ao CO2 vão favorecer chineses

O português Carlos Tavares, CEO da PSA, grupo que tem um forte accionista chinês, avisa que as pesadas multas devido aos limites de CO2 vão prejudicar os construtores europeus e ajudar os chineses.
Ambiente

Gasolina em vez de diesel obriga a pagar milhões

327
Os fabricantes de automóveis estão condenados a perder. Ou investem milhões a construir motores diesel melhores, absorvendo parte dos custos, ou arriscam a pagar milhares de milhões em multas.
Audi

e-gasolina, sabe o que é? Está já a ser testada

735
Estamos a falar de uma gasolina que não depende do petróleo, é compatível com a infra-estrutura existente e oferece a perspectiva de um ciclo fechado de carbono. A Audi já a produz e está a testá-la.
Ambiente

Você gasta mais 75% de combustível do que devia

101
Esta é uma constatação baseada nos mais recentes dados avançados pela Carly, cujo estudo mostra que a diferença mais gritante entre consumo real e consumo anunciado reside nos diesel a partir de 2016.
BMW

Dieselgate. BMW foi alvo de buscas da polícia

126
Ontem, um grupo de 100 investigadores invadiu a BMW, em busca que elementos que permitam às autoridades confirmar que a marca alemã recorreu a software ilegal similar ao utilizado pela Volkswagen.
Ambiente

Alemanha. Quem tiver um BMW diesel pode devolvê-lo

506
Como qualquer cidade alemã tem agora autoridade para banir os diesel, se assim o entender, a BMW decidiu tranquilizar os clientes. A devolução de modelos a gasóleo é possível, mas em certas condições.
Ambiente

Bruxelas critica Espanha por não taxar os diesel

Espanha está na berlinda, pelo menos no que respeita a Bruxelas, com a União Europeia a criticar o país vizinho por não penalizar mais os veículos com motores a gasóleo e este tipo de combustível.
Volkswagen

Volkswagen muda de ares para os lados de Wolfsburg

Serão investidos 400 milhões de euros na modernização da fábrica de Wolfsburg, o que reduzirá as emissões de CO2 em 1,5 milhões de toneladas por ano – o correspondente à poluição de 870 mil veículos.
Ambiente

Roma é a 1ª a correr com os diesel. Faz sentido?

820
Virginia Raggi, presidente da câmara de Roma, surpreendeu os romanos e também os colegas do C40, anunciando o banir dos diesel em 2024, um ano antes de Paris, Madrid e Cidade do México.
Tesla

Difícil de acreditar? Tesla multada por poluir

458
Confesse que parece difícil de acreditar que a empresa que só produz carros eléctricos, que não poluem enquanto se deslocam – na fabricação, é outra conversa –, seja multada precisamente por poluir.
Volvo

Volvo. Actuais motores de combustão são os últimos

Que a Volvo pretende ser uma marca 100% electrificada já não é novo, embora o construtor sueco continue a apresentar modelos com motores de combustão. Mas o fim destes não tarda, garante o seu CEO.
Fiat Chrysler Automobiles

FCA pondera abandonar o diesel já em 2022

Depois da Toyota e da Porsche, o grupo ítalo-americano Fiat Chrysler Automobiles está a estudar a possibilidade de acabar com os motores a gasóleo, na sua gama de veículos de passageiros, já em 2022.
Ambiente

Tribunal chuta para canto. Banir diesel só dia 27

Era hoje, mas o tribunal alemão empurrou a decisão de banir os diesel para dia 27. Em causa está igualmente a possibilidade de as principais cidades proibirem a circulação a este tipo de motorização.
Ambiente

Os carros eléctricos ameaçam Reino Unido

117
A decisão de banir os motores a combustão do Reino Unido vai custar mais do que o inicialmente estimado. São milhares de milhões de euros de investimento a sobrepor-se ao adeus ao carvão e ao nuclear.
BMW

O M3 morreu e o M550i só se safa com filtro extra

102
A troca dos métodos de determinação de consumos, do ineficaz NEDC para o novo WLTP, matou o BMW M3. E o M550i apenas sobrevive com o recurso a um filtro de partículas, apesar de ser a gasolina.
Elétricos

Os eléctricos são mais amigos do ambiente, mas…

A European Climate Foundation afirma que os veículos eléctricos são duas a três vezes melhores para o ambiente, considerando o ciclo completo, mas há muito para fazer e evoluir. Ideias não faltam.
Ambiente

Criar portagens nas cidades para afastar carros

350
Depois reduzir a velocidade máxima de 90 para 80 km/h, o Governo francês vai criar portagens à entrada das cidades para afastar carros. E tudo indica que esta é uma moda que veio para ficar.
Ambiente

Galp constrói quatro novos postos de GNC e GNL

Procurando reforçar a aposta na mobilidade sustentável, a Galp vai avançar com a construção de mais quatro postos de carregamento de gás natural veicular, em Portugal e Espanha. Já em 2019.
Ambiente

EUA. Transportes são os maiores poluidores 

Pelo segundo ano consecutivo, os transportes foram o sector que mais dióxido de carbono emitiu nos EUA, país que terá de apressar o passo, se quiser cumprir as metas fixadas pelo Acordo de Paris.
Ambiente

Reino Unido. Estudo pede carros menos poluentes

A conclusão é de um estudo agora divulgado: três em cada quatro carros vendidos, em 2030, no Reino Unido, terão de ser de emissões reduzidas, para que o país possa atingir as metas definidas.
Ambiente

Madrid. O ar que se respira está cada vez pior

137
Dos 24 sensores espalhados por Madrid, 15 detectaram níveis perigosos de NOx, quase o dobro de 2017 e os responsáveis são os automóveis. Vêm aí mais restrições. E multas, da União Europeia.
Ambiente

Consumos. Sabe quem tem os carros mais económicos?

169
Duas pistas: é uma marca que não está no “top of mind“ dos portugueses e que bate, pela quinta vez consecutiva, todos os seus concorrentes no que toca a consumos em modo real de utilização e emissões.
Ambiente

Microondas poluem tanto quanto automóveis

653
Os carros estão na berlinda quanto o tema é a má qualidade do ar que respiramos. Mas investigadores concluíram que, na Europa, os microondas poluem tanto quanto 6,8 milhões de carros convencionais.
Peugeot

Peugeot estreia três motores Euro 6.2d em Portugal

Antecipando-se em dois anos à entrada em vigor da nova norma europeia anti-emissões 6.2d, a Peugeot lançou no mercado português três novos motores, para o modelo 308, cumpridores desta exigência.
Ford

Mais um: Ford (também) acusada de manipular diesel

Depois do Grupo Volkswagen, da FCA e de outras marcas, agora é um construtor norte-americano, a Ford, a ser acusado de falsear as emissões dos seus veículos a gasóleo. Novo Dieselgate à vista?
Ambiente

Ingleses querem taxar camiões por quilómetro

135
O Governo britânico está a considerar criar um imposto sobre cada quilómetro percorrido pelos veículos pesados. O objectivo é levá-los a optimizar as deslocações e a diminuir as emissões poluentes.
Ambiente

Bruxelas começa ano a proibir motores de combustão

165
Capital da Bélgica e berço do Parlamento Europeu, Bruxelas acordou para 2018 com mão pesada para os veículos equipados com motores poluentes. Para já, os mais antigos. Mas não vai ficar por aqui.
Ambiente

Carros eléctricos podem circular mais depressa

920
Será a nova moda? A Áustria vai limitar a velocidade máxima dos veículos com motor a combustão a 100 km/h, para reduzir as emissões. Mas pondera permitir aos eléctricos continuar a rodar a 130 km/h.
Ambiente

Audi e Mercedes fora. China proíbe 553 modelos 

361
Determinada a baixar os níveis de poluição, a China vai proibir, já a partir do dia 1 de Janeiro, 553 modelos de serem fabricados no país. Audi, Mercedes e Chevrolet estão entre as marcas afectadas.
Fiat Chrysler Automobiles

Emissões. FCA tenta acordo com proprietários

Acusado de recorrer a expedientes ilegais para falsear dados de consumos e emissões, o grupo Fiat Chrysler Automobiles pretende chegar a acordo, com vista à indemnização dos proprietários lesados.
Subaru

Subaru pode ter mentido nos consumos. A sério?

Recentemente envolvida num escândalo relacionado com o insuficiente controlo de qualidade dos seus veículos, a Subaru está agora a braços com falsas declarações relacionadas com consumos (e emissões).
Tech Auto

iDisc. Travam melhor, duram mais e poluem menos

Os discos de travões transformam a velocidade em calor mas, de caminho, libertam partículas (muitas), desgastam-se e degradam-se. Mas não os novos iDisc, que travam melhor e não poluem o ambiente.
Subaru

Adeus WRX STi. Emissões expulsam Subaru da Europa

É um dia triste: frequentemente apontado como um dos melhores sedans desportivos da "velha escola", o Subaru WRX STi vai deixar a Europa. Culpa de uma política de emissões cada vez mais restritiva.
Ambiente

Hidrogénio pode representar 20% menos de emissões

Apontado como fundamental no processo de transição energética, o hidrogénio pode contribuir para uma redução de 20% nas emissões de CO2, até 2050. A conclusão é do estudo "Hydrogen, Scaling up".
Tech Auto

Como diria o prof. Marcelo: polui, mas não polui

142
E se fosse possível produzir gasóleo que, na queima, não emitisse CO2? Ou seja, emitia apenas o que retirava da atmosfera para ser produzido. Como diria o professor Marcelo: poluía, mas não poluía.
Audi

Emissões. Audi admite chamar 5.000 A8 às oficinas

A Audi pode vir a chamar às oficinas 5.000 unidades do A8 produzidas entre 2013 e 2017, devido a emissões excessivas de NOx. Neste momento, tudo depende das autoridades alemãs que analisam o tema.
Ambiente

Portugal exige corte de emissões acima do planeado

Numa altura em que a Comissão Europeia prepara uma nova regulamentação em termos de emissões de CO2, sete Estados-membros terão exigido já limites especialmente restritivos: 40%. Portugal é um deles.
Ambiente

Híbridos gastam muito mais do que o que anunciam

1.121
Um estudo australiano concluiu que, ao contrário do que afirmam os fabricantes, até mesmo os veículos ditos mais eficientes, como os híbridos, chegam a consumir até 59% mais que o anunciado.
Ambiente

Carros antigos prestes a serem expulsos da capital

992
Entre as propostas do Plano de Melhoria da Qualidade do Ar da Região de Lisboa e Vale do Tejo constam o alargamento das zonas onde os carros antigos não podem circular e a regulação dos ‘tuk tuk’.
Elétricos

Rede de carregamento de elétricos pronta em 2018

O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente José Mendes diz que até ao início de 2018 estarão colocados os 1.600 postos de carregamento de veículos elétricos em todos os municípios.
Ambiente

Holanda. Adeus aos combustíveis fósseis até 2030

413
Depois de países como a França, o Reino Unido ou a China, agora é a Holanda a anunciar que vai proibir a venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo. A partir de 2030, adeus combustíveis fósseis.
Ambiente

Paris decreta fim da gasolina e diesel até 2030

341
As autoridades de Paris acabam de fixar um prazo para acabar com a circulação de veículos com motores de combustão na Cidade-Luz: 2030. Sejam eles a gasóleo ou a gasolina.
Ambiente

Emissões. UE prepara sistema de créditos

Apostada em cortar em 40% a emissão de gases que contribuem para o efeito de estufa, até 2030, a União Europeia vai propor um sistema de créditos, para que as marcas atinjam as novas metas.
Ambiente

Começa a contestação: nada de restringir emissões

185
O estado alemão de Baden-Wuerttemberg, sede da Mercedes e da Porsche, não aceita a proibição de circulação de automóveis a gasóleo em Estugarda, já em 2018. Vai recorrer judicialmente da decisão.
Ambiente

Preso antigo responsável pelos motores da VW

232
O ex-responsável pelo desenvolvimento de motores da Volkswagen, Wolfgang Hatz, foi preso para interrogatório, segundo o Süddeutsche Zeitung. Era um dos conselheiros do antigo CEO, Martin Winterkorn.
Elétricos

China obriga fabricantes a produzirem eléctricos

235
Determinada a reduzir os índices de poluição, a China prepara já quotas de produção obrigatória de veículos eléctricos para os construtores automóveis. Volkswagen e Ford serão dos mais afectados.
Ambiente

Diesel em queda. França garante apoios à indústria

Anunciada a decisão de agravar os impostos relativamente ao diesel e aos carros que utilizam este combustível, a França promete agora apoios aos fabricantes que sairão prejudicados com a medida.
Ambiente

Vêm aí multas milionárias para as marcas poluentes

Os construtores de automóveis, que em 2016 eram obrigados a emitir um máximo de 118 g de CO2, vão ser obrigados a baixar para apenas 95 g em 2021. Muitos não o vão conseguir e as multas são tremendas.
Ambiente

Califórnia quer acabar com motores de combustão

257
A Califórnia, um dos estados norte-americanos mais receptivos às energias alternativas, pode vir a juntar-se a países como França ou a China, decretando o fim dos motores de combustão.
Ambiente

Emissões. Alemanha terá auto-estrada electrificada

139
Visando uma mobilidade cada vez mais sustentável, a Alemanha anunciou a construção do seu primeiro troço de auto-estrada electrificada para camiões. O projecto deverá estar pronto já em 2018.
Ambiente

Madrid fecha centro ao trânsito já em 2018

Os responsáveis pela capital espanhola anunciaram o fecho do centro da cidade à circulação de motores de combustão já em 2018. E a partir de 2020 só os veículos menos poluentes podem entrar na cidade.
Ambiente

França reforça apoios contra veículos poluentes

Depois de ter anunciado a intenção de acabar com os carros a gasolina e diesel até 2040, o Governo francês promete agora novos incentivos, como forma de retirar das estradas os carros mais poluentes.
PSA

Consumo. Método da PSA tem só 3% de margem de erro

Já com o novo ciclo WLTP em vigor, a PSA reafirma a fiabilidade dos resultados dos testes ao consumo feitos com o seu próprio protocolo. Cuja margem de erro, garante o grupo, não ultrapassa os 3%.
Mercedes-Benz

Emissões. Mercedes suspende vendas do Classe E350d

Para já na Alemanha, a Mercedes vai retirar do mercado um dos seus Classe E a gasóleo, mais precisamente o E350d. Tudo por excesso de emissões de NOx.
Ambiente

Fim dos consumos irrealistas? WLTP entrou em vigor

Entrou hoje em vigor o novo ciclo WLTP de medição de consumos e emissões. Objectivo: obter valores o mais próximos possível da realidade. Mas o novo método não está isento de críticas.
Ambiente

Madrid corre com os táxis poluentes

1.349
A partir de 1 de Janeiro de 2018, na capital espanhola só serão aceites, como táxis, veículos eléctricos, híbridos ou a gás natural. E depois de 2023, todos os restantes serão proibidos de operar.
Ambiente

Reino Unido vai testar em 2018 tecnologia de 1939

Os ingleses vão testar em 2018 o sistema de comboios de camiões, para reduzir o consumo e as emissões. Mas esta solução, bem antiga, complica a vida aos restantes automobilistas em tráfego intenso.
Audi

Dieselgate. Gestores de topo “sabiam de tudo”

120
Detido sob a acusação de responsabilidades no escândalo Dieselgate, o ex-engenheiro da Audi Zaccheo Giovanni Pamio decidiu "pôr a boca no trombone". Acusa todos os gestores de topo de saberem de tudo.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site