Ambiente

Ambiente

VW e Opel dão 8.000€ por um diesel. Mas não a si

Para retirar do mercado os diesel mais velhos e mais poluentes, Opel e VW oferecem até 8.000€ por um carro velho, caso adquira um novo. É uma proposta tentadora, mas não para os portugueses.
Opel

Opel e Ministério alemão dos Transportes em guerra

O Ministério dos Transportes alemão anunciou que cerca de 100.000 Opel vão ser chamados à oficina, por suspeitas de terem dispositivos para manipular emissões. Opel nega e baixa número para 9.200.
Ambiente

Tribunal alemão põe 200.000 carros fora de Berlim

116
Esta semana, um tribunal alemão autorizou Berlim a proibir a entrada de veículos com motores diesel até Euro 5, ou seja, carros anteriores a 2009. A medida deverá afastar 200.000 veículos.
Ambiente

UE aperta as emissões de CO2. O que vai acontecer?

298
O Parlamento Europeu foi palco de uma batalha entre o ambiente e a indústria automóvel. As emissões de CO2 foram apertadas e vai haver alterações nos veículos a gasolina, diesel e eléctricos.
Volkswagen

VW cedeu à pressão e vai recuperar diesel antigos

Numa reunião com o ministro alemão dos Transportes, o CEO do Grupo Volkswagen comprometeu-se a instalar sistemas de tratamentos de escape mais eficientes em modelos com motores diesel mais antigos.
Nissan

Nissan conta tudo. Até como mexeu com as emissões

A Nissan foi apanhada a falsificar consumos e emissões de alguns veículos, em Julho, e ficou de apresentar uma investigação aos erros cometidos. O que fez de forma tão completa que surpreendeu.
Ambiente

BMW, Mercedes, Porsche e VW ficam sem híbridos

211
A nova norma de homologação de consumos e emissões WLTP alterou o modo como se determinam os dados dos híbridos plug-in, colocando muitos acima dos 50g de CO2, impedindo-os de aceder a incentivos.
Peugeot

Peugeot pede regresso de incentivos para “plug-in”

Um dia depois de apresentar os seus modelos, a Peugeot está a pressionar o Governo francês para reintroduzir os incentivos à compra de automóveis híbridos plug-in. E, idealmente, aumentar o apoio.
Porsche

Pode a Porsche abandonar os motores diesel?

Oliver Blume, o CEO da Porsche, afirmou ao jornal alemão Bild am Sonntag, que a marca não vai produzir mais modelos com motor diesel. Como não é a primeira vez, será que é desta? E será viável?
Volkswagen

Executivos da VW e Bosch recusam falar em tribunal

O processo dos pequenos accionistas contra os grandes (a família Porsche, que controla o grupo VW) continua. Mas todos se recusam falar, para não se incriminarem. E vêm aí mais processos.
Renault

Adeus fósseis. Renault cria nova ilha inteligente

Depois de Porto Santo, agora é a vez de Belle-Ile-en-Mer acolher o programa de transição energética promovido pelo Grupo Renault. Objectivo é criar ilhas inteligentes, livres de combustíveis fósseis.
Volkswagen

Processo contra VW mais 'animado'. Até pelo juiz!

Os pequenos accionistas do Grupo VW exigem 9,2 mil milhões de euros, reclamando terem sido mantidos no escuro face à dimensão do Dieselgate. E o juiz parece cada vez mais inclinado a dar-lhes razão.
Ambiente

União Europeia aperta ainda mais emissões de CO2

Os fabricantes estão à beira de um ataque de nervos. A União Europeia quer aprovar objectivos ainda mais restritos para as emissões de CO2 e os fabricantes já deram a resposta habitual: é impossível!
Ambiente

Fabricantes descobriram forma de enganar o WLTP?

Apenas três anos depois do escândalo do Dieselgate, há fortes suspeitas que a maioria dos fabricantes entraram em conluio para enganar a nova norma WLTP. E há provas disso, segundo a T&E.
Volkswagen

Dieselgate. Volkswagen despede vários responsáveis

Segundo a imprensa alemã, a Volkswagen prepara-se para despedir uma série de responsáveis, entre administradores e engenheiros, por questões relacionadas com o escândalo do Dieselgate.
Volkswagen

Motores VW que não forem actualizados não circulam

Os proprietários de veículos do Grupo VW equipados com sistema de manipulação de emissões, que decidam não actualizar o software, arriscam ser impedidos de circular. Avisou a KBA, na Alemanha.
Ambiente

Suíços banem Porsche Cayenne e Macan diesel

139
Neutrais em tempo de guerra, mas decididos na protecção do ambiente. Assim são os suíços, que acabaram de proibir as vendas dos Porsche Cayenne e Macan a gasóleo, bem como do Mercedes Vito.
Ambiente

Que marca de automóveis polui menos em Portugal?

Sendo já conhecidos os dados relativos às vendas de novos automóveis de Janeiro a Julho, a Associação do Comércio Automóvel de Portugal apurou o “ranking” de construtores por valores de emissões.
SEAT

Este é o maior e mais eficiente camião a circular 

Depois do megatruck, a Seat e o Grupo Sesé estreiam o duotrailer, um camião com 30 metros de comprimento, que reduz em 20% as emissões de CO2 e representa uma poupança de 25% nos custos logísticos.
Ambiente

Estugarda afasta os diesel de 2009. E Lisboa?

Estugarda, sede da Mercedes e Porsche, vai banir em Janeiro os motores diesel anteriores a 2009, aqueles sem filtro de partículas. E o que acontecerá em Lisboa, que está 50% acima do limite dos NOx?
Ambiente

Motores diesel melhores que gasolina com WLTP

527
O novo método para determinar consumos e emissões vai obrigar a subidas de preços e grandes novidades. A começar pelo facto de os motores diesel passarem a ser menos poluentes que os gasolina.
Ambiente

Passear na cidade faz pior aos filhos que aos pais

Um estudo da ONG Global Action Plan prova que um simples passeio por uma cidade muito movimentada e poluída faz pior à saúde das crianças do que aos adultos. Os mais novos inspiram 30% mais poluentes.
Ambiente

Há motores que excedem 18 vezes os limites de NOx

Um estudo realizado por uma entidade independente, que analisou 375 mil carros em condições reais, com um método “à prova de bala”, revela que marcas mais poluem. Surpresa: VW está entre as melhores.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Ambiente lamenta ter ficado fora do debate do ISP

O ministro do Ambiente lamentou esta sexta-feira que ninguém tivesse apresentado um argumento ambiental para manter o adicional do imposto sobre produtos petrolíferos.
Volkswagen

VW perdoa responsável por experiências com macacos

A Volkswagen patrocinou o instituto alemão que realizou testes em animais e seres humanos para beneficiar a aceitação dos diesel. Pediu desculpa e afastou o responsável. Mas, agora, quere-lo de volta?
Daimler

Ministro ameaça multar Mercedes: 3,75 mil milhões

Depois de uma reunião à porta fechada, entre o ministro alemão dos Transportes e o CEO da Mercedes, o primeiro ameaçou o segundo, segundo o Spiegel, de o multar em 3,75 mil milhões de euros.
Mercedes-Benz

774.000 Mercedes “apanhados” com engenhos ilegais 

630
As autoridades alemãs descobriram cinco sistemas de manipulação das emissões de poluentes em motores diesel da Mercedes. Construtor admite que vai ter de chamar à oficina, na Europa, 774.000 veículos.
Mercedes-Benz

Mercedes chama 600.000 carros? Spiegel diz que sim

101
A Der Spiegel afirma que a Mercedes vai recolher 600.000 veículos, devido à manipulação das emissões dos seus motores diesel. A Mercedes não comenta mas, a acontecer, será de uma dimensão colossal.
SEAT

Seat reduziu em 35,5% o seu impacto ambiental 

Comparativamente à média dos fabricantes do sector automóvel na Europa, a marca espanhola consome cerca de metade da energia na produção de um veículo, menos 23% de água, e emite menos 65% de CO2.
Audi

Crise dos diesel ainda não acabou, diz CEO da Audi

Rupert Stadler, o homem actualmente à frente dos destinos da Audi, não tem dúvidas em afirmar que a crise dos diesel está longe de terminar. Mas está decidido a comandar a empresa até acabar com ela.
Ambiente

Hamburgo: a primeira cidade alemã a banir o diesel

1.079
A segunda maior cidade alemã vai ser a primeira a impedir a circulação de veículos com motores diesel. A partir de 31 de Maio, automóveis e camiões com motores anteriores à norma Euro 6 estão fora.
Porsche

Não há mais Porsche para ninguém. Saiba porquê

575
Não acredita? Então, entre num concessionário Porsche, em qualquer cidade europeia, e tente encomendar um desportivo. A resposta será desconcertante – qualquer coisa como “não há carro para ninguém”.
Peugeot

WLTP mata o Peugeot 308 GTi? Pelo menos, atordoa

A lista de carros liquidados pelo WLTP, o mais restritivo método de homologação de consumos, é cada vez maior. Depois do BMW M3 e Série 7, eis que também o 308 GTi vai ver a produção interrompida.
Porsche

Porsche apanhada com mais 60.000 veículos ilegais

171
O Ministério dos Transportes alemão descobriu que a Porsche montou sistemas ilegais para defraudar as autoridades, no que respeita ao NOx. A fraude vai obrigar o fabricante a recolher 60.000 veículos.
Porsche

Porsche acusada de mentir nas emissões do Cayman

Apesar dos erros do passado, certos fabricantes teimam em não aprender. A Porsche foi acusada de mentir, agora nas emissões de CO2 do Cayman no Reino Unido. Para poupar nos impostos.
Volkswagen

Alemanha. Alteração de lei põe Volkswagen sob fogo

108
“Um por todos”, todos contra o Grupo VW: o Governo alemão alterou a lei, abrindo uma porta até aqui fechada. Cerca de 2 milhões de clientes podem agora mover uma acção colectiva contra o fabricante.
Ambiente

Audi admite irregularidades no software do AdBlue

A produção e venda dos velhos A6 e A7 parou. A Audi descobriu software ilegal na gestão da injecção de AdBlue, que poupava no líquido e prejudicava o ambiente, por motivos indescortináveis.
Ambiente

Bosch diz ter solução barata para salvar os diesel

389
Tecnologia da empresa alemã garante emissões de NOx 10 vezes inferiores aos limites propostos para 2020. “Há futuro para o diesel. Em breve, as emissões não serão um problema”, afirma o CEO da Bosch.
Ambiente

Ministra não acredita na reparação dos diesel

Svenja Schulze é ministra alemã do Ambiente e transformou-se num dos mais importantes elementos do Dieselgate, ao anunciar que não acredita nos “remendos” para os diesel ilegais. E não está só.
Porsche

Dieselgate. Justiça passa Porsche a pente fino

Investigadores do Ministério Público alemão realizaram um 'raid' sobre várias instalações da Porsche. Vários funcionários estão sob escrutínio, alguns deles executivos, em relação ao Dieselgate.
Ambiente

União Europeia prepara-se para próximo Dieselgate

A VW pagou 24 mil milhões de euros, sobretudo nos EUA, pois na Europa escapou entre os pingos da chuva, tal como as outras marcas envolvidas. Para evitar que se repita, a União Europeia alterou a lei.
Ambiente

Emissões. Afinal, quem é que nos anda a enganar?

109
Se as vendas dos diesel caem, sobem as emissões de CO2 e as marcas arriscam-se a sanções. Relatório diz que é mentira: fabricantes andam a enganar-nos, vendendo (enquanto podem) carros mais poluentes.
Mercado

Carros podem aumentar em Setembro até 3.000€

692
Em Setembro arranca o novo método para determinar as emissões dos veículos, que vai elevar o valor anunciado de CO2 e, logo, de ISV. Como o Governo manteve a base de cálculo, vêm aí aumentos brutais.
Ambiente

Alemanha quer fabricantes a pagar conta do diesel

O Der Spiegel revela que a Alemanha continua a tentar lidar com a manipulação das emissões dos diesel. Em vez de proibir a circulação, em cima da mesa está obrigar os construtores a pagarem a factura.
PSA

PSA. Multas devidas ao CO2 vão favorecer chineses

O português Carlos Tavares, CEO da PSA, grupo que tem um forte accionista chinês, avisa que as pesadas multas devido aos limites de CO2 vão prejudicar os construtores europeus e ajudar os chineses.
Ambiente

Gasolina em vez de diesel obriga a pagar milhões

327
Os fabricantes de automóveis estão condenados a perder. Ou investem milhões a construir motores diesel melhores, absorvendo parte dos custos, ou arriscam a pagar milhares de milhões em multas.
Audi

e-gasolina, sabe o que é? Está já a ser testada

735
Estamos a falar de uma gasolina que não depende do petróleo, é compatível com a infra-estrutura existente e oferece a perspectiva de um ciclo fechado de carbono. A Audi já a produz e está a testá-la.
Ambiente

Você gasta mais 75% de combustível do que devia

101
Esta é uma constatação baseada nos mais recentes dados avançados pela Carly, cujo estudo mostra que a diferença mais gritante entre consumo real e consumo anunciado reside nos diesel a partir de 2016.
BMW

Dieselgate. BMW foi alvo de buscas da polícia

126
Ontem, um grupo de 100 investigadores invadiu a BMW, em busca que elementos que permitam às autoridades confirmar que a marca alemã recorreu a software ilegal similar ao utilizado pela Volkswagen.
Ambiente

Alemanha. Quem tiver um BMW diesel pode devolvê-lo

506
Como qualquer cidade alemã tem agora autoridade para banir os diesel, se assim o entender, a BMW decidiu tranquilizar os clientes. A devolução de modelos a gasóleo é possível, mas em certas condições.
Ambiente

Bruxelas critica Espanha por não taxar os diesel

Espanha está na berlinda, pelo menos no que respeita a Bruxelas, com a União Europeia a criticar o país vizinho por não penalizar mais os veículos com motores a gasóleo e este tipo de combustível.
Volkswagen

Volkswagen muda de ares para os lados de Wolfsburg

Serão investidos 400 milhões de euros na modernização da fábrica de Wolfsburg, o que reduzirá as emissões de CO2 em 1,5 milhões de toneladas por ano – o correspondente à poluição de 870 mil veículos.
Ambiente

Roma é a 1ª a correr com os diesel. Faz sentido?

820
Virginia Raggi, presidente da câmara de Roma, surpreendeu os romanos e também os colegas do C40, anunciando o banir dos diesel em 2024, um ano antes de Paris, Madrid e Cidade do México.
Tesla

Difícil de acreditar? Tesla multada por poluir

458
Confesse que parece difícil de acreditar que a empresa que só produz carros eléctricos, que não poluem enquanto se deslocam – na fabricação, é outra conversa –, seja multada precisamente por poluir.
Volvo

Volvo. Actuais motores de combustão são os últimos

Que a Volvo pretende ser uma marca 100% electrificada já não é novo, embora o construtor sueco continue a apresentar modelos com motores de combustão. Mas o fim destes não tarda, garante o seu CEO.
Fiat Chrysler Automobiles

FCA pondera abandonar o diesel já em 2022

Depois da Toyota e da Porsche, o grupo ítalo-americano Fiat Chrysler Automobiles está a estudar a possibilidade de acabar com os motores a gasóleo, na sua gama de veículos de passageiros, já em 2022.
Ambiente

Tribunal chuta para canto. Banir diesel só dia 27

Era hoje, mas o tribunal alemão empurrou a decisão de banir os diesel para dia 27. Em causa está igualmente a possibilidade de as principais cidades proibirem a circulação a este tipo de motorização.
Ambiente

Os carros eléctricos ameaçam Reino Unido

117
A decisão de banir os motores a combustão do Reino Unido vai custar mais do que o inicialmente estimado. São milhares de milhões de euros de investimento a sobrepor-se ao adeus ao carvão e ao nuclear.
BMW

O M3 morreu e o M550i só se safa com filtro extra

102
A troca dos métodos de determinação de consumos, do ineficaz NEDC para o novo WLTP, matou o BMW M3. E o M550i apenas sobrevive com o recurso a um filtro de partículas, apesar de ser a gasolina.
Elétricos

Os eléctricos são mais amigos do ambiente, mas…

A European Climate Foundation afirma que os veículos eléctricos são duas a três vezes melhores para o ambiente, considerando o ciclo completo, mas há muito para fazer e evoluir. Ideias não faltam.
Ambiente

Criar portagens nas cidades para afastar carros

350
Depois reduzir a velocidade máxima de 90 para 80 km/h, o Governo francês vai criar portagens à entrada das cidades para afastar carros. E tudo indica que esta é uma moda que veio para ficar.
Ambiente

Galp constrói quatro novos postos de GNC e GNL

Procurando reforçar a aposta na mobilidade sustentável, a Galp vai avançar com a construção de mais quatro postos de carregamento de gás natural veicular, em Portugal e Espanha. Já em 2019.
Ambiente

EUA. Transportes são os maiores poluidores 

Pelo segundo ano consecutivo, os transportes foram o sector que mais dióxido de carbono emitiu nos EUA, país que terá de apressar o passo, se quiser cumprir as metas fixadas pelo Acordo de Paris.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)