Filmes de Ai Weiwei, Guillermo Del Toro, George Clooney e Alexander Payne integram a competição do Festival de Cinema de Veneza, que começa 30 de agosto em Itália e cuja programação foi anunciada esta quinta-feira em Roma. A abertura da 74.ª mostra de cinema ficará por conta de Downsizing, sátira de Alexander Payne protagonizada por Matt Damon e que integra a competição oficial pelo Leão de Ouro.

A competição anunciada pelo diretor executivo, Alberto Barbera, incluirá os documentários Human Flow, de Ai Weiwei, sobre a crise global dos refugiados, e Ex-libris – The New York Public Library, de Frederick Wiseman, a fantasia The shape of water, de Guillermo del Toro, e Suburbicon, de George Clooney, escrito com os irmãos Coen e no qual entra também Matt Damon.

Da lista oficial fazem parte também filmes que são potenciais candidatos aos Óscares, sublinha a publicação The Hollywood Reporter, como Mother, de Darren Aronofsky, The Leisure Seeker, primeiro filme americano de Paolo Virzì, e Mektoub, My Love: Canto Uno, de Abdellatif Kechiche.

Fora de competição, Veneza acolherá Zama, de Lucrecia Martel, Victoria & Abdul, de Stephen Frears, e algumas produções Netflix, como a série italiana Suburra, a série Wormwood, do realizador Errol Morris, e o filme “Our souls at night, de Ritesh Batra e com Robert Redford e Jane Fonda, que receberão este ano o Leão de Ouro de carreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alberto Barbera anunciou ainda um novo concurso dedicado à realidade virtual, com o júri a ser presidido pelo realizador John Landis. “Não será o futuro do cinema, mas outra coisa. É um setor de experimentação”, disse o diretor de Veneza na conferência de imprensa.

A secção Horizontes abrirá com Nico 1988, de Susanna Nicchiarelli, sobre a modelo e cantora Nico, que integrou os Velvet Underground e foi musa de Andy Warhol.

O 74.º festival de cinema de Veneza decorrerá de 30 de agosto a 9 de setembro. O júri da competição oficial será presidido pela atriz Annette Bening.