O Benfica já avançou com uma providência cautelar no Tribunal Cível do Porto no sentido de travar a divulgação de mais emails por parte do FC Porto, mas enquanto não há decisão sobre o processo, o programa Universo Porto de Bancada, do Porto Canal, continua a colocar na praça pública alguma correspondência alegadamente trocada entre dirigentes do clube da Luz. Que, neste caso, teve a ver apenas e só com um jogador: Bernardo Silva.

Benfica quer um milhão de euros por cada email revelado pelo FC Porto

Na semana em que o internacional português deu uma entrevista exclusiva à Benfica TV, onde assumia a possibilidade de um dia regressar aos encarnados (“Joguei sempre no Benfica, foi lá que fiz a minha formação dos sete aos 19 anos, sempre fui benfiquista e o meu sonho sempre foi tornar-me jogador do Sport Lisboa e Benfica mas as coisas não aconteceram da maneira que esperava. A vida segue, estou muito contente pelo meu trajeto e quem sabe um dia talvez volte”, revelou), Francisco J. Marques, diretor de informação e comunicação do FC Porto, leu uma troca de emails de 2015 onde Luís Filipe Vieira, presidente das águias, recusa essa possibilidade. “É preciso primeiro correr com a atual direção para isso acontecer”, atirou o responsável azul e branco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“No dia 5 de janeiro de 2015, uma funcionária do Benfica, Ana Filipa Godinho, assistente da administração, enviou um email ao Paulo Gonçalves que dizia o seguinte”, começou Francisco J. Marques.

Bom dia,

Estou a receber pedidos para a inscrição de atletas mas que os mesmos não vão ficar disponíveis enquanto não for enviado à Liga Portuguesa de Futebol Profissional a documentação referente às infrações salariais e enquanto a situação do Bernardo Silva não ficar resolvida. Como fazemos?

“Daqui se percebe que havia um problema com o Bernardo Silva que fazia com que o Benfica estivesse impedido de inscrever jogadores. Costuma haver informação, neste caso nunca houve. O Paulo Gonçalves, diligente, decidiu tratar do assunto e enviou um email a Luís Filipe Vieira”, continuou o diretor de comunicação dos dragões.

Presidente,

Para poder demonstrar perante a Liga que temos a situação regularizada com todos os atletas vinculados ao SLB, sob pena de não se poder inscrever jogadores, temos apenas pendentes uma única situação, a que está relacionada com o Bernardo Silva. O atleta não assina a declaração de que o SLB nada lhe deve porque desde agosto que o seu pai vem reclamando o pagamento do salário de julho, uma vez que o contrato de empréstimo com o AS Mónaco só foi celebrado a 8 de agosto. Ainda que o jogador tenha declarado que nada mais tem a exigir do SLB relativamente à época desportiva 2014/15, porque o contrato de empréstimo refere que o Mónaco é responsável pelo pagamento dos salários desde o dia 8 de agosto, e diante da recusa do jogador em assinar qualquer declaração, não temos outra alternativa que não processar e pagar o mais urgente possível o salário de julho de 2014 no valor ilíquido de… [n.d.r. Francisco J. Marques não quis revelar o valor]

“E Luís Filipe Vieira respondeu”, prosseguiu Francisco J. Marques.

Processa. Este não volta a vestir a camisola do Benfica.

“O jogador-fetiche do Benfica, enquanto Luís Filipe Vieira lá estiver, não volta lá a meter os coutos. Isso é garantido porque está aqui, palavra de presidente. É mais uma fraude, uma fraudezinha. Este é o Benfica de hoje em dia, o quero, posso e mando num jogador que tem um salário a receber”, concluiu o responsável do FC Porto.

https://www.youtube.com/watch?v=by7AGLF47_8

Esta quarta-feira, o Benfica reagiu oficialmente através das redes sociais ao conteúdo do programa Universo Porto de Bancada mas disparando para uma outra troca de emails lida por Francisco J. Marques entre Júlio Manuel Loureiro, observador de árbitros e funcionário judicial, e Paulo Gonçalves, assessor jurídico dos encarnados.

“Após vandalização de mais uma casa de um árbitro, foi apresentada mais uma queixa crime por parte de um grupo de árbitros contra o diretor de comunicação do FC Porto. A coação e ameaças continuam. Luís Gonçalves no ano passado ameaçou Tiago Antunes de descida de divisão. Ontem, vendo os outros à sua imagem, puseram em causa a classificação dada a Marco Ferreira num célebre Sp. Braga-Benfica, uma má arbitragem reconhecida por toda a imprensa com influência no resultado. Este passado de triste memória acabou. Enquanto apresentamos lucros recorde outros estão intervencionados pela UEFA por descalabro financeiro. Não há cortinas de fumo que disfarcem a realidade”, refere o clube encarnado.