51,825 milhões de euros em vendas, 30,95 milhões de euros em compras (a título definitivo e por empréstimo), 5,495 milhões de euros em comissões: é esta, de forma resumida, a radiografia das operações do Sporting no último mercado de transferências, segundo os números publicados esta quinta-feira no jornal do clube.

À semelhança do que tem sido habitual nas últimas temporadas, a administração da SAD liderada por Bruno de Carvalho fez questão de revelar publicamente todos os valores envolvidos nos negócios durante o defeso. Ao todo, foram contratados 14 jogadores a título definitivo e seis por empréstimo entre equipa A e B, que contrabalançaram com as saídas definitivas (21) e temporárias (18) também dos dois conjuntos profissionais.

Entre as contratações, o destaque vai para Acuña e Bruno Fernandes, que entraram no top-4 das contratações mais caras de sempre dos leões: o internacional argentino custou 9,67 milhões (800 mil euros em comissões com o empresário Alberto Simonian) num acordo que envolve também um protocolo de cooperação estratégica com o Racing Avellaneda onde o conjunto verde e branco garantiu o direito de preferência sobre mais três atletas, ao passo que o médio internacional sub-21 português foi contratado à Sampdória por 8,5 milhões de euros (10% relativos à comissão com a Position Number). De acrescentar que, à CMVM, o Sporting tinha comunicado a 27 de junho que os italianos ficaram ainda com uma percentagem de 10% de uma mais valia futura.

Bruno Fernandes está a ser a grande figura leonina, tendo já marcado seis golos nos nove encontros realizados

Rodrigo Battaglia (4,2 milhões de euros por 80%, ficando a restante percentagem do passe com o Sp. Braga), Piccini (2,87), Mattheus Oliveira (2), Mathieu (2 milhões de euros de comissão por estar livre, mais um milhão caso renove por mais uma temporada além de 2018/19), André Pinto (800 mil euros de comissão, por terminar contrato com o Sp. Braga), Leonardo Ruíz (500 mil), Pedro Mendes (300 mil), Salin (250 mil), Filipe Ribeiro (75 mil de comissão), Euclides Cabral (60 mil), Demiral (15 mil) e Echedey Verde (custo zero) foram as restantes contratações definitivas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre os emprestados, Fábio Coentrão foi cedido por uma temporada a troco de um milhão de euros sem opção de compra, ao contrário de Ristovski (1,1 milhões com opção de compra de 100% do passe por 1,15 milhões) e Doumbia (500 mil euros com opção de compra de 70% do passe por três milhões), que irão permanecer no plantel verde e branco após o final da época. Paulo Lucas (Fluminense), Kenedy Có (Sp. Espinho) e Sphephelo Sithole (KZN Football Academy) são os outros emprestados que têm opção.

No capítulo das vendas, Adrien e Rúben Semedo foram os grandes encaixes financeiros do Sporting na presente temporada: o médio foi vendido ao Leicester por 24,5 milhões de euros mais cinco de bónus e um de comissão com a Soccer Club Properties, num acordo que inclui “renúncia de direitos que se encontravam registados como passivos e passivos contingentes no valor de cerca de 4,5 milhões de euros” e 15% da mais valia futura, ao passo que o central saiu para o Villarreal por 14 milhões (1,4 milhões de comissão com a Buttonpath), ficando os leões com 20% de uma futura venda do internacional português Sub-21.

Adrien foi a maior venda do Sporting no Verão, mas aguarda ainda autorização da FIFA para se estrear pelo Leicester

Paulo Oliveira (3,5 milhões de euros, com bónus até mais 500 mil e 30% da mais valia), Marvin Zeegelaar (3 milhões e 30% da mais valia), Schelotto (2,2 milhões, com bónus até mais 800 mil euros e 12,5 da mais valia), Sacko (2 milhões e 20% da mais valia), Teo Gutiérrez (1,825 milhões por 70% do passe e a renuncia de uma comissão em dívida de 200 mil euros) e Ewerton (800 mil euros, com bónus até 500 mil e 30% da mais valia) foram as outras transferências com encaixe financeiro. Esgaio, Beto, Miguel Lopes, Azbe Jug, Fábio Martins, Joel Campbell, Bruno Paulista, Fidel Escobar, Bilel, Diogo Nunes, Chaby, Guilherme Oliveira e Mamadu Candé foram as restantes saídas, ficando os leões com percentagens do passe em alguns casos.

Castaignos (Vitesse), Slavchev (Legia Gdansk), Spalvis (Laiserslautern), Jefferson (Sp. Braga), Francisco Geraldes (Rio Ave), Ryan Gauld (Desp. Aves), Mama Baldé (Desp. Aves), Domingos Duarte (Desp. Chaves), Matheus Pereira (Desp. Chaves), Leonardo Ruíz (Boavista), Rosell (Portimonense), Heldon (V. Guimarães), André Geraldes (Belenenses), Luís Elói (Sintrense), Fokobo (Real Massamá), Jefferson Encada (Olhanense), Guima (Académica) e Bruno Lopes Fernandes (Oliveirense) foram os jogadores cedidos por empréstimo este Verão.