267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

O vídeo de 10 segundos de despedida de Zé Pedro dos Xutos: "Eu sei lutar e acreditar"

Este artigo tem mais de 3 anos

No início do mês, um momento emotivo entre Zé Pedro e os Xutos marcou o último concerto da banda. O vídeo de 10 segundos foi partilhado pelo guitarrista no Facebook. "Eu sei lutar e acreditar", dizia.

i

Paulo Spranger /Global Imagens

Paulo Spranger /Global Imagens

O público no Coliseu dos Recreios está todos aos saltos e a gritar olé, olé, olé, quando Zé Pedro vira costas e se abraça aos colegas. O vídeo, que o próprio Zé Pedro publicou na sua página oficial do Facebook, tem apenas 10 segundos mas ilustra a despedida do guitarrista da banda que ele próprio fundou.

Na mensagem partilhada pelo músico português, Zé Pedro escreveu que “entrar em qualquer sala com lotação esgotada é maravilhoso”. E prometia: “Como sabem tenho andado na luta da vida com alguns problemas de saúde. Tentei e tento dar sempre o melhor de mim”. Zé Pedro perdeu a luta: morreu esta quarta-feira aos 61 anos.

O concerto teve lugar a 4 de novembro, no Coliseu de Lisboa. Foi o último da última digressão dos Xutos. A casa estava cheia para receber a banda, dois dias antes do guitarrista iniciar novos tratamentos ao fígado: “Obrigado também a todos os que ontem gritaram o meu nome e fizeram com que tivesse força para continuar naquele palco até ao fim”, agradeceu o músico nas redes sociais no dia seguinte. Garantia ainda que iria “ganhar” a batalha: “Eu sei ganhar e acredito”. Mas Zé Pedro sucumbiu a uma hepatite C que em 2011 o tinha obrigado a um transplante de fígado e que reincidiu seis anos depois.

O vídeo foi a antepenúltima publicação de Zé Pedro antes de morrer. Depois disso partilhou uma fotografia creditada a Ulisses Pereira desse mesmo concerto, o último adeus dos Xutos e Pontapés ao lado do guitarrista. Antes da morte, a última publicação de Zé Pedro nas redes sociais fora feita há mais de duas semanas, a 12 de novembro, quando mostrou uma cassete da banda que encontrou guardada na casa de um amigo.

Após ser conhecida a morte, a sua página oficial no Facebook mostrava-o numa foto a preto e branco junto a um farol. Com uma simples palavra de adeus: “Obrigado”.

https://www.facebook.com/ZeMaduro/photos/a.102943889774359.4339.102913836444031/1574086095993457/?type=3&theater

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.