O acne nas mulheres adultas (e homens também) é uma condição mais comum do que se imagina. O The International Dermal Institute diz que cada vez mais adultos estão a ser confrontados com problemas de pele oleosa e acneica e, em mulheres, esse número chega aos 54%. Ou seja, uma em cada duas mulheres tem acne facial após os 25 anos.

Uma das principais causas que o The International Dermal Institute atribui ao acne na idade adulta é o stress crónico. Não aqueles picos de stress que todos temos de vez em quando mas, antes, o stress contínuo que aumenta os níveis hormonais. No caso das mulheres, o Instituto refere a combinação do stress no local de trabalho com as responsabilidades domésticas mas não descarta os cosméticos errados e as flutuações hormonais mensais. Chama-lhe os três ingredientes que criam um caldo perfeito para o aparecimento de acne adulto.

Neste artigo, já tínhamos falado sobre o acne adulto e alguns tratamentos que podem ajudar. Mas qualquer pessoa que sofra com esta condição sabe que depois do acne vêm as marcas e as cicatrizes. E com elas já é mais difícil lidar. Falamos das marcas vermelhas ou castanhas que podem durar semanas ou, para quem tem mesmo pouca sorte, vários meses até terem desaparecido totalmente. Os dermarollers têm mostrado bons resultados ao longo do tempo mas para quem tem marcas e cicatrizes já muito profundas, por vezes só mesmo os tratamentos a laser as conseguem erradicar totalmente. Mas também não é preciso sermos demasiado drásticos. Para as marcas comuns do dia a dia — de quem vai sofrendo de acne hormonal e mensal — há no mercado bons produtos que fazem um trabalho brilhante no seu desvanecimento.

Antes e depois. Depois de ver estas fotografias vai querer um dermaroller

Os produtos que atuam nas cicatrizes e marcas de acne não as previnem, atenção. Mas o acto de espremer uma borbulha deixa invariavelmente uma marca. O ideal seria, mal começar a aparecer uma borbulhar, colocar imediatamente um produto tópico para reduzir a inflamação e deixá-la sarar sozinha. Mas somos todos humanos. E ninguém gosta de sair de casa com pontinhos brancos no rosto. Por mais cuidados que se tenha, espremer uma borbulha pode sempre deixar uma cicatriz porque é uma espécie de ataque que se faz à pele. E não há nenhum ingrediente milagroso que a faça desaparecer do dia para a noite.

A boa notícia? Muito daquilo que nós achamos serem cicatrizes de acne são, na verdade, apenas hiperpigmentações (manchas vermelhas ou castanhas) em vez de mudanças reais na textura da pele. E para isso, há bons produtos no mercado que ajudam a reduzir as descolorações do acne.

Na fotogaleria, conheça alguns produtos que têm tido bons resultados na redução de marcas e manchas de acne.