Moda

Amoreiras oferece experiência de moda e tecnologia

133

A partir de uma instalação de arte urbana, com esculturas pintadas com as cores da estação, o Amoreiras Shopping Center presenteia os visitantes com uma verdadeira experiência de moda.

Tudo começa com uma moderna instalação formada por 12 esculturas suspensas, vestidas com as cores da estação. Depois, a um simples toque no ecrã gigante de alta resolução, transformam-se em modelos que desfilam e posam para uma fotografia com o visitante. A experiência pode durar apenas alguns minutos, mas é imortalizado com a partilha da fotografia no facebook do Amoreiras e no email do participante, sempre com muita diversão.

Este é um projecto inovador que oferece, aos visitantes, uma experiência de realidade aumentada que junta moda com tecnologia e cultura a que se deu o nome de Fashion In The Sky.

A experiência acontece

A realidade das imagens é impressionante. As esculturas, em fibra de vidro e inicialmente vestidas apenas com as cores da estação, estão suspensas na clarabóia de um dos corredores mais movimentados do Amoreiras. Através de um monitor touch, com 2 metros de altura e elevada resolução (4 k), a instalação ganha vida e assume uma nova realidade.

Adicionalmente, uma câmara, também com 4 k de resolução, simula a transparência do monitor e emite o sinal de vídeo em contínuo. Tudo isto permite que a experiência aconteça: o participante toca numa das esculturas, esta transforma-se num modelo vestido com um dos looks da estação, que desfila pela passerelle e, em pose, espera que o participante se junte para uma fotografia. No final, o modelo torna a subir para incorporar a escultura de onde veio. A fotografia é partilhada no facebook do Amoreiras e enviada para o e-mail que o participante indica. Depois pode partilhar nas redes sociais usando os hashtags #amoreirasshoppingcenter, #amoreirasinspire ou #amoreirasfashioninthesky.

Este é um projeto partilhado

No Fashion In The Sky a vertente de partilha não se resume às fotografias que documentam a experiência. O projeto, na verdade, envolve todo o universo Amoreiras: os lojistas, que dão mais visibilidade aos seus produtos e têm as suas lojas identificadas potenciando as visitas; os visitantes, que antevêem a moda da estação e, ao mesmo tempo, participam numa experiência imersiva e inédita na moda em Portugal; e o próprio Shopping que, mais uma vez, se coloca na vanguarda da moda e da cultura e enriquece a sua oferta enquanto ícone da cidade de Lisboa.

Uma complexa simplicidade

A facilidade de utilização, o realismo das imagens e a simplicidade da participação no Fashion In The Sky são indiretamente proporcionais à complexidade da sua execução.

Da concepção até à concretização foram necessários cerca de quatro meses de trabalho. Os parceiros foram fundamentais, desde a empresa de tecnologia byAr que criou o suporte tecnológico necessário e com os standards de qualidade Amoreiras, até aos coreógrafos que ajudaram os modelos a perceber quais os gestos para simular com realismo a sua descida da escultura suspensa, o desfile, a paragem para posar com o participante e, por fim, a sua subida até se transformar novamente numa escultura. A quantidade de ensaios é incalculável e o realismo do resultado faz parecer tudo tão simples que dificilmente se imagina o número de horas gasto neste trabalho.

Todos os dados pessoais são protegidos

Uma das componentes fundamentais num projeto como este é a proteção de dados pessoais e o Amoreiras não descurou a nova legislação. Tanto a partilha como o envio da imagem por e-mail só têm lugar quando o participante dá a sua autorização.

Participar no Fashion In The Sky é possível a todos os visitantes do Amoreiras, seja individualmente ou em grupo, em casal ou em família,  até 23 de maio. No entanto, durante estes dois meses, os looks dos manequins vão sendo alterados, permitindo conhecer ainda melhor a coleção primavera – verão 2018.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Conteúdo produzido pelo Observador Lab. Para saber mais, clique aqui.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: obslab@observador.pt
Cancro

Dia Internacional das Crianças com Cancro

João de Bragança
2.483

O mundo doloroso das crianças e jovens com cancro é isto: a falta de leis, de apoios sociais, de condições ou de políticas, o excesso de protagonismos ou de pequenas lutas próprias.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)