Curiosidades Auto

Puxa, puxa, puxa! Estes são os campeões a rebocar

Eles puxaram qualquer coisa de muito (mas mesmo muito) pesado, e nós puxámos pela cabeça, para fazer um ranking. Conclusão: puxa, que ninguém bate a Land Rover – e um Tesla Model X já entra na lista!

Goste-se ou não da Tesla (e de Elon Musk, em particular), a verdade é que a marca norte-americana de veículos eléctricos não perde uma oportunidade para demonstrar que a mobilidade zero emissões em nada fica atrás dos tradicionais veículos com motor de combustão interna.

O mais recente exemplo disso chega-nos da Austrália, onde um Model X P100D estabeleceu um novo recorde mundial, devidamente certificado pelo Guinness, ao rebocar um Boeing 787-9, durante 300 metros. Foi assim:

Propriedade da Qantas Airlines, o avião de passageiros pesa 130 toneladas, descarregado e com o mínimo de combustível nos tanques. Ou seja, está muito – mas mesmo muito – além da capacidade oficial de reboque anunciada pela Tesla para o seu SUV, que se cifra nas 2,5 toneladas.

Comparando um “monstro” com o outro, fica-se com a ideia de que, entre a realidade e os números, há sempre margem para surpresas. Afinal, um Boeing 787-9 pode transportar até 236 passageiros, enquanto o SUV eléctrico tem como lotação máxima sete ocupantes. O primeiro faz 14.500 km devidamente atestado, o outro fica-se pelos 565 km entre recargas. Posto isto, seria muito mais fácil imaginar um Boeing a rebocar um Tesla, do que o contrário. Ou talvez não…

O que determina a capacidade de rebocar de um veículo é a potência do seu motor mas, sobretudo, a resistência da sua embraiagem ao esforço, sendo que isto é ouro sobre azul para os carros eléctricos. Primeiro, porque os seus motores oferecem muita força e a um regime muito baixo – só o Tesla Model X P100D fornece 967 Nm quase a partir de “parado” – e, como se isso não bastasse, não têm embraiagem, pelo que não há material de fricção que possa aquecer em excesso quando submetido a um esforço excessivo e a degradar-se.

Veja na fotogaleria quem conquistou as proezas e decida qual a que mais o impressiona, sabendo desde já que há oito marcas representadas neste top 10, isto porque a Land Rover chamou a si três desses recordes.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)