459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Suécia

Noticiário

7h. Seca. Carrazeda de Ansiães pode ficar sem água

E podem ter um aumento no valor do consumo da água. São duas medidas que estão em cima da mesa, numa altura em que cinco barragens estão em situação crítica, no nordeste transmontano.
Guerra na Ucrânia

NATO. Finlândia e Suécia completam negociações

Esta terça-feira, os embaixadores junto da NATO dos 30 países que atualmente integram a Aliança vão assinar os protocolos de adesão dos dois Estados nórdicos.
Gabinete de Guerra

O que tem de tão importante a Ilha da Serpente?

Ilha importante para "bloquear o acesso a Odessa". O facto de ter sido vulnerável a ataques "não significa que a reocupação ucraniana seja fácil". Análise de Bruno Cardoso Reis e de Carlos Mendes Dias
NATO

NATO. Suécia garante independência da Justiça

Extradições avançadas por Erdogan serão decididas pela justiça sueca que se descreve como "independente" face às exigências da Turquia. "Apenas se for compatível com a lei sueca", diz Johansson.
Guerra na Ucrânia

Turquia ameaça voltar a vetar Suécia e Finlândia

Presidente turco disse que voltará a vetar a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO se não for cumprido o memorando que assinou com os dois países. O documento é "só um começo", garante.
NATO

Biden: NATO "mais forte do que nunca"

Joe Biden qualificou a cimeira da NATO como "histórica" e afirmou que a NATO vai ficar "mais forte do que nunca" com a adesão da Finlândia e da Suécia.
Noticiário

00h. Putin admite tensões com Suécia e Finlândia

O presidente russo diz que Moscovo vai responder “na mesma moeda” caso a NATO decida estabelecer infraestruturas nos dois países nórdicos.
Noticiário

16h. OMS. Monkeypox está a ganhar terreno

Um crescimento que se está a verificar nomeadamente nas crianças. Líder da OMS está preocupado. Ainda neste jornal, a NATO tem portas abertas para a adesão da Finlândia e Suécia na Aliança Atlântica.
Noticiário

15h. Nato. Finlândia e Suécia convidadas. Oficial

Jens Stoltenberg fala em decisão histórica. Turquia era o único entrave à adesão da Finlândia e Suécia à NATO, mas chegaram a acordo
Contra-Corrente

Ucrânia tem de estar a vencer para poder negociar

A Nato vai reforçar a frente leste, convidar a Suécia e a Finlândia e reafirmar as juras de apoio à Ucrânia, mas os líderes têm de perceber que antes de desejarem a paz têm de querer a vitória de Kiev
Gabinete de Guerra

"Acabar com a Ucrânia como Estado independente"

O historiador Bruno Cardoso Reis considera que o propósito inicial da invasão mantém-se. O major-general Isidro Morais Pereira diz que, com o alargamento da NATO, "ficam a ganhar todos".
Resposta Pronta

"Erdogan pode pedir a extradição de oponentes"

Victor Ângelo, ex-alto funcionário da ONU, explica que "é sobretudo a Turquia que ganha" no processo de alargamento da NATO. Mostra preocupação com os exilados curdos a viver na Suécia e Finlândia.
Noticiário

5h. NATO. Finlândia e Suécia vão receber convite

Convite vai ser entregue na Cimeira da NATO em Madrid. E o presidente ucraniano pede prisão para os responsáveis pelo ataque a um centro comercial e diz que as sanções não são suficientes.
NATO

Finlândia e Suécia aliadas da Turquia contra PKK

Finlândia e a Suécia cooperaram contra os combatentes curdos e aliados do PKK. Em troca, Erdogan deu o seu acordo à entrada dos dois países nórdicos na NATO.
Guerra na Ucrânia

NATO. No que cederam Finlândia e Suécia?

Memorando define fim do embargo à venda de armas entre Suécia, Finlândia e Turquia e que países nórdicos deixarão de apoiar PKK, considerado "terrorista" por Ancara. Convite formalizado esta quarta.
Noticiário

22h. Médio Tejo. Urgências de ginecologia fechadas

As grávidas são aconselhadas a dirigir-se para o Hospital de Santarém, e, caso se justifique, para outras unidades hospitalares da região.
Noticiário

21h. José Eduardo dos Santos. Situação agravou-se

O presidente de Angola, João Lourenço decidiu enviar o ministro das Relações Exteriores para Barcelona, onde José Eduardo dos Santos está internado.
Noticiário

20h. NATO.Turquia retira veto a Finlândia e Suécia

A Finlândia e a Suécia ficam agora mais próximas da adesão à organização militar. Ainda neste jornal, ouvimos a reação de Marcelo Rebelo de Sousa a esta notícia.
Guerra na Ucrânia

Erdogan vai reunir-se com líderes nórdicos

O Presidente turco vai encontrar-se com o seu homólogo finlandês e com a primeira-ministra sueca em Madrid na terça-feira, para discutir as candidaturas da Suécia e da Finlândia à NATO.
NATO

NATO. Turquia nega progressos na adesão da Suécia

O Presidente turco, Tayyip Erdogan, afirmou não ter havido progressos nas conversações com a Suécia com vista à adesão do país nórdico à Organização do Tratado do Atlântico Norte. 
Fact Check

Verão não aquece desde os anos 80?

Dois boletins meteorológicos da Suécia comparam as mesmas temperaturas no verão de 1986 e 2022. As datas não correspondem aos mapas partilhados
Guerra na Ucrânia

NATO. Suécia irá abordar preocupações da Turquia

O secretário-geral da NATO disse estar "feliz" por o governo sueco ter confirmado "prontidão para abordar as preocupações da Turquia como parte de assumir as obrigações da futura adesão" ao organismo.
NATO

Finlândia e Suécia. Líder da NATO confiante

A Cimeira de Madrid nunca foi vista como a última hipótese para a conclusão da ratificação da adesão da Finlândia e da Suécia.
NATO

Santos Silva apoia à adesão da Suécia à NATO

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, transmitiu às autoridades suecas o apoio de Portugal à adesão da Suécia à NATO e assegura ratificação rápida.
Suécia

Suécia vai enviar mais armamento para a Ucrânia

O Governo sueco anunciou a sua intenção de realizar um terceiro envio de armamento para a Ucrânia, que inclui sistemas de mísseis antinavio, lançadores de foguetes e munições.
Guerra na Ucrânia

Suécia garante não apoiar organizações terroristas

"Não damos dinheiro a organizações terroristas, ou armas", afirmou a primeira-ministra sueca no mesmo dia em que altos funcionários da Suécia e da Finlândia se reúnem com homólogos turcos.
Noticiário

3h. NATO. Veto turco atrasa adesão, diz Finlândia

Turquia ameaça vetar entrada da Suécia e da Finlândia na NATO, diz que têm ligações com Partido dos Trabalhadores do Curdistão. E ainda, Porto consegue dobradinha ao vencer Taça de Portugal.
Guerra na Ucrânia

Erdogan: Suécia deve cessar apoio a "terroristas"

O Presidente turco pediu à Suécia que "ponha fim ao seu apoio político e financeiro e entrega de armas a organizações terroristas", mantendo a sua oposição à entrada na Nato.
NATO

A guerra e o medo

Aprendamos com os estados “na linha da frente”, os que fazem fronteira com a Ucrânia ou a Federação Russa. Vencer o “medo nuclear” para assegurar um futuro mais seguro é a única possibilidade viável.
Guerra na Ucrânia

NATO. Finlândia e Suécia podem receber militares

NATO está disponível para destacar militares na Finlândia e na Suécia, mas a decisão será sempre dos dois países.
Noticiário

19h. Biden: "NATO é mais necessária do que nunca"

Na Casa Branca, onde recebeu o presidente finlandês e a primeira-ministra sueca, o presidente norte-americano referiu o orgulho do pedido de adesão à NATO por parte dos dois países.
Guerra na Ucrânia

Turquia bloqueia Suécia e Finlândia na NATO

A Turquia bloqueou o início do processo da adesão da Finlândia e da Suécia à NATO. Erdogan explicou posição relativa aos dois países: “Não nos devolvem terroristas”.
Guerra na Ucrânia

Resposta russa às adesões da NATO será "surpresa"

Moscovo tomará "medidas retaliatórias" após a adesão Suécia e da Finlândia à NATO. Responsável diplomática deixa aviso à Moldávia: "Deve abster-se de ações que possam prejudicar relações com Rússia".
Guerra na Ucrânia

NATO. Biden saúda pedido da Finlândia e Suécia

Biden "apoia totalmente" a adesão da Finlândia e da Suécia na NATO e garante que haverá "presença assinalável" no Mar Báltico. EUA estão "vigilantes" a possível agressão russa às duas nações nórdicas.
Guerra na Ucrânia

NATO. Falha consenso sobre novas adesões

Turquia continua a insistir nas suas objeções à adesão dos dois países nórdicos à Aliança Atlântica. NATO está determinada em "resolver todas as questões e chegar a uma conclusão rápida".
NATO

NATO. Adesão "melhorará segurança europeia"

Presidente da Assembleia da República considera que a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO "melhorará segurança europeia", negando que este possa ser um "fator de turbulência".
Guerra na Ucrânia

NATO. Rússia alerta Suécia para possíveis ameaças

A Rússia afirmou esta quarta-feira que a Suécia tem o direito a assegurar a sua segurança nacional se não constituir uma ameaça para os outros países. As declarações surgem aquando da adesão à NATO
Guerra na Ucrânia

NATO. Costa confirma apoio a Suécia e Filândia

Primeiro-ministro português, António Costa, salientou a confiança e apoio de Portugal à adesão da Finlândia e Suécia, tendo considerado que é um "passo na consolidação do bloco europeu".
Guerra na Ucrânia

Entrega de candidaturas em dia histórico

A Finlândia e a Suécia entregaram as candidaturas de adesão à NATO em dia "histórico", num momento em que se destaca a "importância do alargamento da NATO” e de manter a união.
NATO

NATO. Portugal crê que Turquia mude de posição

A ministra da Defesa disse esta terça-feira acreditar que os obstáculos colocados pela Turquia à adesão da Suécia e da Finlândia à NATO serão ultrapassados.
NATO

NATO. Adesão de Suécia e Finlândia começa esta 4ª

Pedido de adesão à NATO da Suécia e da Finlândia será efetivado esta quarta-feira em Bruxelas. Decisão é uma consequência da guerra na Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Alemanha reforça cooperação com Suécia e Finlândia

O chefe do governo alemão acrescentou que os dois países podem contar com o apoio da Alemanha "particularmente nesta situação muito especial" antes da sua esperada aceitação na NATO.
NATO

UE apoia candidatura de Finlândia e Suécia à NATO

Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia, afirmou esta terça-feira que a candidatura da Finlândia e da Suécia à NATO é apoiada pela organização "com firmeza".
Guerra na Ucrânia

Suécia assina candidatura de adesão à NATO

"É algo grande, sério, e alcançamos o que pensamos ser o melhor para a Suécia", disse Ann Linde enquanto assinava o documento de candidatura de adesão da Suécia à NATO.
E o vencedor é...

Mais uma vez, PCP/BE estão a ver tudo ao contrário

Há uma cronologia errada dos factos sobre o agravamento da tensão europeia no BE/PCP. Corrida às quotas nos sociais-democratas, ou seja, um PSD igual a si mesmo. Ainda as 1499 propostas para o OE.
O Bom, o Mau e o Vilão

O povo (da Finlândia e da Suécia) tem sempre razão

O Tribunal Constitucional (que elucidou Costa), o Governo (que tem mais uma greve no Metro) e o PCP e o BE (que não gostam das novas adesões à NATO) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

4h. NATO. Japão apoia Finlândia e Suécia

Hirokazu Matsuno, porta-voz do governo do Japão, lamenta ainda que a invasão da Ucrânia pela Rússia afeta não só a Europa, mas também a região do Indo-Pacífico.
Turquia

NATO. Erdogan ameaça vetar Finlândia e Suécia

Chefe de Estado turco já tinha dito que não via com bons olhos intenção dos dois países nórdicos de ingressar na NATO e acusa-os de política de "acolhimento de guerrilheiros curdos".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.