785kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Contámos 79. Todos os arraiais que vão invadir Lisboa nos Santos Populares

Este artigo tem mais de 5 anos

Da Madragoa à Bica, passando por Alfama, Marvila e Parque das Nações. Porque em junho todos os caminhos vão dar aos Santos Populares, reunimos os arraiais com sardinha assada e cerveja fresquinha.

i

Maria Gralheiro e Andreia Reisinho Costa / Observador

Maria Gralheiro e Andreia Reisinho Costa / Observador

Ó-i-ó-ai, fui comprar um manjerico / Ó-i-ó-ai, vou daqui pró bailarico

É a sardinha e o chouriço assado, a febra servida quente no pão e a cerveja gelada de mão em mão. É o manjerico, o fado castiço e a música popular que convencem lisboetas e forasteiros a um pezinho de dança. As ruas de Lisboa já começaram a ser invadidas pelos Santos Populares, mas a partir de dia 1 os arraiais arrancam em força. A pensar na folia dos Santos Populares que se prolongam durante o mês de junho, reunimos todos os bailaricos e festas — tradicionais e modernos — que vão invadir a cidade. É de anotar os preferidos e preparar a agenda social.

O Santos à Campolide está mesmo aí à porta. De 30 de maio a 1 de julho há sardinhas assadas e manjericos à venda em Campolide. Pelo palco da Quinta do Zé Pinto passam Rosinha, Herman José, Quim Barreiros, Toy e Ruth Marlene, que vão meter os lisboetas (e não só) a dançar noite dentro. A Junta de Freguesia promete boas petiscadas e um grande arraial no centro da cidade.

Também o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa organiza este ano o Arraial dos Santos Populares do CCDTML 2018, em Sete Rios, no dia 22 de junho, das 19h30 às 02h.

No dia 1 de junho, o Arraial de Santo António regressa — para contentamento de muitos — à Praça da Alegria, a partir das 12h. A música ao vivo, as bebidas e os petiscos estão prometidos até dia 17 do mesmo mês (de domingo a quinta, das 12h às 22h; às sextas, sábados e vésperas de feriados, das 12h às 00h). Destaque para 10 de junho, dia para o qual está agendada uma tarde de fados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um ambiente familiar e tipicamente alfacinha é o que vai poder encontrar no Arraial da Academia de Santo Amaro. A Banda Compacto — banda residente — vai dar muita música a partir do próximo dia 1 de junho. Não há que enganar, na rua da Academia de Santo Amaro, o arraial faz-se sempre a partir das 20h com muitos petiscos e bebida para animar a malta.

A entrada na Vila Berta é, como de costume, livre. A antiga vila operária, no bairro da Graça, volta a receber multidões àvidas de uma boa sardinhada e de música popular para servir de ritmo à folia. Desta vez, o arraial acontece nos dias 8 a 16 de junho. Não há muitos detalhes referentes ao cartaz, mas o espírito — a julgar pela respetiva página de Facebook — está em grande.

Em Alvalade, os arraiais começam no 8 dia de junho e prolongam-se até 17 do mesmo mês. A animação está a cargo da respetiva Junta de Freguesia, que volta a organizar as festas dedicadas ao santo mais popular. Os diferentes convívios (às quintas e aos domingos, das 17h às 22h30, e às terças, sextas e sábados, das 17h às 24h) realizam-se no Parque de Jogos 1º de maio, na rua Silva e Albuquerque. Sardinhas, bifanas, caracóis e farturas fazem parte do cardápio e acompanham um cartaz carregadinho de música. O arraial estreia com Herman José, no dia 8, que marca presença a partir das 21h30. No mesmo dia, pode espreitar o Arraial de Santo António do Centro Social e Paroquial São João de Brito a partir das 16h, onde vai poder encontrar sardinhas e chouriços assados, bifanas, o tradicional caldo verde e várias sobremesas. A entrada é gratuita e a família está toda convidada para esta festa cheia de animação.

Os Santos saem à rua Mem de Sa, uma organização que cabe ao GDC Fonsecas e Calçada. Durante todo o mês de junho — literalmente — há vários grupos musicais que passam pelo palco, mas também há espaço para muita comida e bebida não estivéssemos a falar dos Santos Populares.

Também o Lumiar recebe os Santos Populares de braços abertos. A 2 de junho o largo da Igreja de São Baptista enche-se de animação com o Arraial Jovem. E não se esqueça de que, se passar por lá, pode ainda dar um saltinho à rua Luís de Freitas Branco, onde os escuteiros organizam o Arraial 66 do Lumiar, no mesmo dia. Mas a festa continua: o Arraial do Paço começa a 9 de junho e termina a 16 (dura cinco dias, incluindo o 12 e 13 de junho), sempre no largo do Paço do Lumiar. Ali, o ambiente é do mais tradicional que há. Entre as sardinhas na brasa e as bifanas, pode ainda encontrar rifas e o já característico cheirinho a manjerico. Já o Arraial do Alto do Lumiar acontece no dia 22 de junho, a partir das 20h, na rua Helena Vaz da Silva.

O Arraial de S. Tomás, na Quinta das Conchas, começa pelas 17h no dia 16 de junho. Organizada pelo Colégio de S. Tomás, a festa vai contar com inúmeras barraquinhas, tendas, rifas e sardinhas, neste que promete ser um verdadeiro arraial de bairro. Não se esqueça de que pode assistir à missa que se realiza pelas 16h50; a animação, essa, acontece pela noite dentro.

Em Odivelas, a festa dos Santos faz-se no largo da Escola Secundária da Ramada, no dia 3 de junho. As portas abrem-se às 12h e o Arraial do 11 termina pelas 21h. O Grupo 11 dos Escoteiros de Odivelas organiza o evento onde sardinhas, febras e caracóis não vão faltar.

© Júlio Lobo Pimentel / Global Imagens

A chegar ao final do mês de junho, a festa continua no Grande Arraial de Benfica, marcado para os dias 21, 22, 23 e 24 de junho. Entre os artistas convidados para as festas populares estão nomes como Quim Barreiros, Matias Damásio e Jorge Palma. Também a Associação de Moradores do Bairro do Calhariz de Benfica organiza o Arraial do Calhariz de Benfica, no dia 9 de junho, das 16h às 02h, junto à Estação de Benfica. A entrada é livre e há várias atuações, entre as quais da tuna da Escola Superior de Comunicação Social e dos StattusDuo, mas também danças tradicionais de Cabo Verde e muito kizomba.

No dia 21 de junho há Arraial Sénior +55 na Quinta da Alfarrobeira, entre as 13h e as 17h, mas atenção porque se quer participar nas festividades a inscrição deve ser feita entre 7 e 14 de junho e tem o custo de 2,5 euros. A iniciativa é da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.

A Associação de Moradores do Bairro do Charquinho, em Benfica, também não quis deixar os Santos passarem ao lado e, por isso, organiza o Grande Arraial do Charquinho, nos dias 8, 9, 10 e 12 de junho, com a música quase sempre a cargo de David Mattos, exceto no dia 9, em que há Tributo Popular. No Largo do Escondidinho vai haver muita diversão, comida e bebida. Também o Bairro da Boavista celebra os Santos nos dias 13, 15, 16 e 17 de junho.

Também em Carnide há festa: seja ela organizada pelo Clube de Carnide, com animação no Largo do Coreto (na rua Neves da Costa), ou pelo Grupo dos 16, com arraiais no Bairro Padre Cruz, em frente ao Centro Cultural de Carnide — em ambos os casos, os eventos acontecem durante o mês de junho.

A 2.ª Companhia de Lisboa organiza mais um Arraial das Guias, no Externato Marista de Lisboa. A festa — que acontece a 9 de junho entre as 18h30 e as 23h30 — faz-se com amigos e família, pelo que animação não vai faltar.

Pode ser um dos mais pequenos, mas só tem a ganhar precisamente por isso. O arraial de Santa Catarina — Santos de Santa é mais discreto do que os outros, muito embora partilhe todo o espírito dos Santos Populares, seja pelas bancas de comida, pelas mesas de jantar sempre cheias ou pela música ao vivo. Por cá há animação de 1 de junho a 1 de julho.

Já o Clube Atlético de Arroios organiza quatro dias de festa na rua de Arroios, bem perto da Almirante Reis, com quatro bandas que vão presentear moradores e visitantes com muita animação nos dias 8, 9, 10 e 12 de junho. O cartaz partilhado no Facebook, onde se vê um Santo António com um manjerico numa mão e uma cerveja na outra, pode ser consultado aqui.

O Espaço Baião — Centro Cultural e Escola de Dança — abre portas às “festas juninas” em pleno coração de Lisboa no dia 2 de junho, das 19h até à meia-noite. No Arraial do Baião, os assadores saem à rua, onde o Trio de Forró vai atuar até o sol raiar. As sardinhas, bifanas, cervejas e caipirinhas não vão ficar de parte nesta comemoração.

No Jardim da Alameda D. Afonso HenriquesArraial Popular do Areeiro no dia 22 de junho. A partir das 20h há, para além da tradicional sardinhada, atuações da Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico e da marcha do Alto do Pina. Mais para o final da noite, a música fica ao cargo do grupo musical Diapasão.

É nos arredores de Campo de Ourique que vai encontrar os 12 dias de festa que o Grupo Dramático e Escolar “Os Combatentes” tem planeados para o mês de junho. Sardinhas, bifanas e muitos outros petiscos vão dar a energia necessária para dançar ao som dos vários artistas que por aqui vão passar — escusado será dizer que a música de baile (ou o pimba, como há quem lhe chame) será o fio condutor de todas estas experiências musicais. Não se esqueça é de reservar já uma mesa para o dia que mais lhe convier: não existem muitas e a procura será alta.

O Arraial CACO acontece de 8 a 17 de junho e de 22 a 24 do mesmo mês, sendo que a organização está a cargo do Clube Atlético de Campo de Ourique. O arraial, que começou por ser um segredo de Campo de Ourique, anda agora nas bocas do mundo.

Todas as sextas e sábados (com vésperas de feriados e alguns domingos à mistura) há sardinha assada e febra na grelha no Vendedores de jornais Futebol Clube, na Madragoa. A música pode não ser ao vivo, mas a aparelhagem promete não desiludir.

©PATRICIA DE MELO MOREIRA /Getty

O nome “Ingleses Futebol Clube” pode remeter a terras de Sua Majestade, mas quando toca à festa, os responsáveis pelo Arraial dos Olivais não podiam ser mais portugueses. A programação oficial estende-se ao longo de 12 dias do mês de junho e inclui tanto as habituais petiscadas da época, como muita animação musical. Um pormenor: lembra-se dos Excesso? Sim, aquela banda que nos anos 90/2000 era o sonho de qualquer adolescente. Pois saiba que Fernando Melão, um dos membros dessa boys band portuguesa, vai subir ao palco nos dias 9 e 23.

A Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais também não quis passar ao lado da festa e está a organizar arraiais todas as sextas e sábados de junho, incluindo os dias 12 e 13, na rua Quinta de Santa Maria. A entrada é livre e as portas abrem às 20h (à exceção dos dias 13 e 15, cuja festa termina às 00h, sendo que nos restantes dias a animação prolonga-se até às 02h). Como seria de esperar, também esta associação conta com grupos musicais e os tradicionais petiscos dos Santos Populares. Não muito longe estão os arraiais do Grupo Musical “O Pobrezinho”, com programação prevista para o mês de junho (às sextas e aos sábados). A festa acontece na sede do grupo, tem direito a cantoria ao vivo, a farturas e muitas sardinhas. A entrada é livre.

A Associação de Moradores do Condado de Marvila organiza quatro dias de festa durante o mês de junho. Os Santos Populares iniciam-se a 2 de junho, mas a 9, 12 e 23 também se faz a festa. A música fica a cargo do DJ Xoné, a partir das 19h e até meia-noite.

O Clube Sportivo de Pedrouços é o responsável pelo Arraial de Belém, festa que já tem quase 30 anos de história. Como em qualquer arraial popular que se preze, sardinhada e música de bailarico são imperativos incontornáveis. Troque o famoso pastel por uns passos de dança e tome nota da programação musical para os 12 dias de festa que se avizinham.

Engana-se se pensa que o Arraial do Marquês é em pleno centro de Lisboa. Na verdade, é na Ajuda que se faz a festa, nos dias 14, 15 e 16 de junho — sempre a partir das 18h. A Junta de Freguesia diz que “o melhor está na Ajuda” e convida-o a comprovar.

No dia 15 de junho, o pátio do Centro Social Paroquial S. Miguel de Queijas enche-se de um cheirinho a manjericos para comemorar as festividades dos Santos com o Arraial Popular. A partir das 19h, a música é certa, bem como as atuações dos utentes do centro. Mas eles não se esqueceram dos comes e bebes. Pois é, à semelhança dos restantes arraiais, este oferece uma bela carta: sardinhas, febras, caldo verde, chouriço assado e bebidas. Mas não se esqueça de que tem de se inscrever até dia 5, na secretaria, se quiser participar na festa.

A Praça da Armada, em Alcântara, festeja os Santos com música ao vivo, cerveja e sardinhas para animar o convívio, que esse também é certo. É já neste primeiro de junho que os Santos se celebram lá para aqueles lados.

Os Santos Populares também chegam à Alameda da Encarnação. O Arraial do 67 fica apenas por três dias, mas promete “muita animação” no adro da Igreja de Santo Eugénio, nos dias 1, 2 e 3 de junho. No primeiro dia, a festa começa às 19h30 e pode ver Tonecas & os Fradinhos; no sábado há Hélio & Tuna Académica de Lisboa, numa festa que se prolonga até às 02h. No dia em que se encerra a festividade por aquelas bandas, o agrupamento de escutas do Bairro da Encarnação serve almoço, a partir das 12h30, e fará uma apresentação.

©AFP/Getty Images

Pelo terceiro ano consecutivo, o Mercado de Sapadores acolhe o Mega Arraial: A Minha Penha é Linda. Os Escuteiros da Penha de França — CNE42 garantem sardinha assada, bifanas, moelas e até mesmo caracóis nos dias 8, 9 e 12 de junho. A entrada é livre e não há reserva de mesas.

A Estrela está em festa com Santos em Santos. Este ano, as comemorações são em grande, com quatro palcos espalhados por vários locais. A 2 de junho Quim Barreiros atua no Jardim de Santos e a 12 de junho a Dupla Musical Maxi&Som pode ser vista na Rua Vicente Borga. Carregado de animação, mas também de iguarias — não se esqueça de que há Feira do Fumeiro por esta altura –, o arraial promete momentos musicais para todos os gostos durante nove dias.

A Sociedade Musical Ordem e Progresso, na Estrela, não só tem arraiais à porta da coletividade todas as sextas e sábados de junho, das 16h às 02h, como porco assado (2 de junho). No dia de Santo António, de 12 para 13, a festa prolonga-se até às 04h. Caracóis, chouriços, sangria, cerveja, etc., vão fazer parte do cardápio.

No dia 1 de junho o Mercado do Rato recebe o Arraial AASUL, que promete muita animação, música e jogos para toda a família. A organização fica a cargo da Associação de Ação Social da Universidade Lusíada. A entrada é de cinco euros e a festa faz-se a partir das 18h.

O Bairro de Santos ao Rego, nas Avenidas Novas, volta a receber o Arraial’in 2018, de 8 a 22 de junho. Este ano, os Santos Populares comemoram-se na sede do Grupo Excursionista “Os Económicos”, onde não vão faltar “atuações, petiscos e espaços para todos os gostos” e claro, muita folia.

Na zona de Santa Maria Maior há festas a cargo da Associação Recreativa Amigos de São Miguel, na rua de São Miguel e zonas envolventes, em vários dias ao longo do mês de junho. À semelhança de anos anteriores, também o Grupo Sportivo Adicense organiza festas populares ao longo de junho, na Calçadinha da Figueira. Também o Centro Cultural Dr. Magalhães Lima e o Grupo Desportivo da Mouraria organizam arraiais durante quase todo o mês de junho. Assim, pode dar um saltinho ao largo do Salvador e ao largo da Severa, mas também às ruas da Guia e da Mouraria.

Santos Populares e Alfama quase podiam ser sinónimos. Por muito que no dia de Santo António (12 de junho) seja quase impossível andar com os pés no chão — tal é a imensa multidão que neste bairro se reúne –, não deixa de haver arraiais para visitar: um deles, por exemplo, é o da Sociedade Boa União. Entre 1 e 30 de junho vai haver festa todas as sextas e sábados com muita música, claro, mas com ainda mais oferta de comidas. De entre os petiscos que vai poder provar há bifanas, sardinhas, moelas, chouriço, arroz doce e, lá está, o clássico caldo verde.

O Clube do Sargento da Armada também festeja a noite de Santo António — 12 de junho — na sede em Alfama. A festa começa pelas 19h e abre com sardinha assada, entremeada, bifanas, chouriço assado, caldo verde e a sangria e imperiais fresquinhas.

©AFP/Getty Images

No Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia, os arraiais arrancam a 2 de junho e vão por aí fora até dia 30. Destaque para o Arraial Paladin, no sábado 16, e para o Arraial Solidário, no dia 23. Estão todos convidados para beber, comer e dançar na Calçada dos Barbadinhos, junto ao Museu da Água.

Na Calçada da Bica Grande, o grupo Pão com Manteiga volta a ficar a cargo da música, nos diversos arraiais organizados pelo Marítimo Lisboa Clube em parceria com a Rosa da Bica. Este ano o Arraial da Escola do Chiado, no dia 7 de junho, das 18h às 22h30, é precisamente no Marítimo Lisboa Clube, que se inicia com uma Marcha em frente à Igreja de Chagas, seguida de comes e bebes e muita animação. Tanto neste, como nos restantes arraiais que acontecem durante todo o mês de junho, haverá sardinhas, caldo verde, chouriço, febra grelhada e até caracóis a harmonizar com música maioritariamente pimba. Também o Grupo Desportivo Zip Zip fica encarregue de alguns dos arraiais, na rua dos Cordoeiros e no Largo de Santo Antoninho.

Ainda na freguesia de São Vicente, há arraiais durante quase todo o mês a cargo da Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário. Entre 9 e 30 de junho, das 19h30 às 02h, a festa faz-se no Arraial Beco de Lisboa — ponto de encontro e de convívio para grupos de amigos e não só. Entre as músicas de arraial e as noites de fado, há ainda espaço para atuações de Alex Monteiro e para as Concertinas do Zêzere.

Este ano, a maior e mais colorida festa de Lisboa volta a celebrar a diversidade e o orgulho na igualdade. O Arraial Lisboa Pride — o maior evento LGBTI em Portugal que dá visibilidade à comunidade lésbica, gay, bissexual, trans e intersexo — acontece a 23 de junho e traz ao Terreiro do Paço muita música e animação entre as 16h e as 04h. As NONSTOP vão passar pelo palco da grande festa arco-íris, bem como Lila Fadista e João Caçador, com o projeto Fado Bicha. Mas há também vários DJ sets, como Afonso Peixoto, CasaDoCais e Thug Unicorn.

O Arraial Renovar Mouraria continua a acontecer no Largo da Rosa, mas este ano escreve-se com cinco R’s. Nesta 11.ª edição, a Associação Renovar a Mouraria tem como tema a sustentabilidade ambiental e o consumo responsável, por isso não se admire se vir por lá copos de plástico reutilizáveis, aventais de calças de ganga e senhas de papel reciclado. A festa que tem como lema “Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar” prolonga-se por 19 dias, durante o mês de junho, com ritmos tropicais, africanos e latinos à mistura. Nos dias 7, 8, 9, 10 e 12 de junho, a partir das 19h (dias 7 e 10 até às 23h; 8 e 9 até às 2h; e dia 12 até às 4h), o Bisca dos 3 — um novo pop up gastronómico que celebra a cozinha tradicional portuguesa — instala-se numa das esquinas do bairro e traz consigo a criação de menus inspirados em momentos gastronómicos que marcaram épocas.

E este ano volta a ser ano de Santos Veganos da Mouraria a cargo de The Food Temple. Pela terceira vez, o coração da Mouraria oferece uma alternativa aos Santos Populares no dia 12 de junho. É a oportunidade para provar cerveja artesanal, sangria da casa e o famoso barbecue vegano ao som de Ritmos Cholulteka e de Guillotina Cumbiera. A partir das 18h pode dar um saltinho ao Beco do Jasmim.

A Romaria de Santo Amaro, iniciativa da Junta de Freguesia de Alcântara, tem atividades que arrancam no dia 26 de junho e terminam a 1 de julho. A morada é fixa: junto à capela de Santo Amaro, em Alcântara. Quim Barreiros e Ruth Marlene fazem parte do cartaz.

No Regueirão dos Anjos não há Santos Populares, mas antes Anjos Populares. A diferença? Ali não vai encontrar as tradicionais sardinhas assadas, nem mesmo as bifanas no pão. Mas não pense que não há petiscos. No dia 12 pode encontrar várias bancas com comida japonesa, síria, indiana e caboverdiana, mas também música ao vivo a partir das 18h — Iguana Garcia, seguido de PeterGrabriel Duo (Pedro Alves Sousa e Gabriel Ferrandini) e Tofu. A festa continua no dia 13 em modo matiné hangover, à semelhança do ano passado. Jibóia, Quelle Dead Gazelle e Mazarin vão passar pelo palco do número 70 do RDA, a partir das 15h00 — e sim, a entrada é livre. Há ainda DJs, pintura de murais e live tattoos.

Na noite de 12 para 13, a Casa Independente tem um programa especial para celebrar os Santos Populares — ou Santos Independentes –, pelo que só encerra pelas 04h. Se for até lá, pode esperar uma noite temática com sardinhas e bifanas à mistura. Afinal de contas o espírito das festividades populares chega mesmo a todos os cantos da capital. Já no Largo do Intendente deverá encontrar esplanadas cheias. O Largo das Residências vai organizar um arraial no mesmo dia em conjunto com o café O das Joanas. Grelhados de carne e de peixe, cerveja e concertos fazem parte do programa das festas.

No dia 12 de junho, o Brickoven Palace Hostel, perto da Almirante Reis, festeja os Santos Populares a partir das 18h e até à meia-noite. Ali é garantida a animação, uns copos de sangria, caldo verde e febras no pão. E se é de cantorias, marque bem na agenda: dia 15 de junho há Karaoke n’A Voz. A sala associativa da Voz do Operário vai abrir as portas a quem gosta de cantarolar. A entrada é de um euro por pessoa.

O terraço do Torel Palace também vai ser palco de arraial. Um dos espaços mais icónicos de Lisboa — com vista sobre toda a cidade — promete ter o arraial “mais supimpo” da capital e nesta festa, claro está,  a sardinha assada e o porco no espeto são os elementos principais. Haverá também muita música para acompanhar o bailarico e, aponte bem: este é o único arraial de Lisboa a vender Bolas de Berlim recheadas com rabo-de-boi por 1 euro.

Celebrar os Santos num palácio: parece-lhe bem? Se sim, o Arraial de Santos da Filho Único é a festa para si. A editora independente lisboeta escolheu o Palácio do Machadinho, na Madragoa, para celebrar o dia 12 de junho com muita (e variada) música. Há ritmos africanos com Chalo Correia e a Banda Equador, assim como as sonoridades indie de Emé & Moxila e Migas. Depois dos concertos, a animação ficará garantida com a ajuda dos DJ sets de Varela, Rita Só e Hipster Pimba. Vai poder dançar cantar, comer e beber das 17h à 01h — e sem ter de pagar nada.

À semelhança do ano passado, a Peixaria Centenária abre a Sardinhada na Firma nesta época de Santos Populares. Este é para aqueles que querem um arraial à maneira, mas que não gostam de pôr as mãos na massa: é uma espécie de arraial ao domicílio. Há sardinha assada, grelhador, decoração de arraial, música de alto gabarito e bebida com fartura (tel.: 917 441 524; correio@peixariacentenaria.pt).

O Arraial À La Time Out realiza-se pelo sétimo ano consecutivo. O bailarico começa pelas 19h, no dia 2 de junho, e o melhor de tudo é que “é bar aberto”. Aproveite para encher a barriga com sardinhas, bifanas, pregos, hambúrgueres, gelados, waffles e muito mais — tudo isto nos jardins do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

O Arraial dos Navegantes — um dos maiores de Lisboa — está de volta ao Parque das Nações, de 1 a 3 de junho, numa festa que promete animação e bons petiscos. Aqui servem-se as tradicionais sardinhas e febras assadas, mas a paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes não se esquece dos mais modernos, pelo que vai também apostar em stands com comida alternativa e finger food. Os mais novos também são bem-vindos.

Em Marvila, a festa faz-se “aos molhos” no dia 2 de junho. O arraial promovido pela Sociedade Musical 3 d’Agosto de 1885 vai ter “zumba pimba” — seja lá isso o que for — e acontece na rua Amorim, Poço do Bispo. A festa começa às 20h e a entrada é livre.

O Arraial Campus Populares no Lumiar promete ser inesquecível. Com música e baile à mistura, a verdade é que também não vai faltar boa comidinha. Para além da sardinhada, há também porco no espeto e bailarico. No dia 8 de junho, a Associação Académica do ISEC Lisboa, em parceria com o seu Instituto e o ISTEC, prepara uma grande festa a partir das 18h.

E no dia 16 de junho, o Arraial B-Lust dá entrada na Ajuda para comemorar os Santos numa festa com muita música, dança, e comes e bebes. A festa começa a partir das 18h e prolonga-se noite dentro.

O Arraial Difama Alfama 2018 traz 24 dias de festa todas as semanas do mês de junho, de quarta-feira a domingo  e promete noites de verão animadas ao sabor de cervejas frescas e petiscos deliciosos e ao ritmo de música animada. E como Lisboa está repleta de estudantes universitários vindos dos mais diversos países, o Difama e a ESN Lisboa têm descontos especiais para os estudantes Erasmus. A partir de dia 1 de junho, a festa faz-se no Beco da Corvinha, das 16h às 02h.

O Rotaract Club de Lisboa diz que junho e Lisboa são sinónimos, pelo que organiza o VII Convívio dos Santos Populares num terraço privilegiado — longe da confusão citadina, mas bem no centro da capital (perto do Marquês de Pombal). A festa faz-se no dia 12, a partir das 19h30. A entrada está sujeita a inscrição e ao pagamento de 12 euros por pessoa e um medicamento que será enviado para a Venezuela. Música, animação, sardinha no pão, porco no espeto e sangria fazem parte do menu.

De 8 a 13 de junho, o Aquarium House Café também celebra os Santos Populares. À semelhança de anos anteriores, o Mercado de Sapadores vai receber o espírito que já invade as ruas da capital. O Santos serão celebrados no exterior e no interior (apenas com reserva).

E as Sardinhas Achadas? Essas pode encontrá-las no Campo Mártires da Pátria entre 8 e 13 de junho. Para além das típicas sardinhas no pão, do cheiro a manjerico e das multidões que se juntam para celebrar os Santos, este arraial oferece performances, documentários, curtas-metragens e concertos dos mais variados artistas, entre os quais Von Calhau (dia 8), Orchestra Elastique (dia 9), Forró Miór (dia 10), East Trio (dia 11), Lavoisier (dia 12) e Tó Trips (dia 13). O arraial realiza-se com o apoio da Junta de Freguesia de Arroios e abre portas às 19h.

No dia 12, a noite de Santo António celebra-se no Cineteatro Capitólio — Teatro Raul Solnado, naquele que é chamado Arraial do Capitólio e que acontece este ano pela primeira vez. O grupo musical “Deixem o Pimba em Paz” — composto por Bruno Nogueira e Manuela Azevedo — vai dar outra vida às tradicionais canções de arraial com “arranjos de jazz e pop” que seriam pouco prováveis. O DJ Fernando Alvim também vai estar por lá, mas o arraial abre com Susana Vinagre ao microfone. O valor de entrada (com jantar incluído) é de 30 euros por pessoa, mas pode apenas assistir aos concertos mediante o pagamento de 20 euros.

A Eco Vegan Concept Store também está a preparar Santos Populares Vegan para a noite de Santo António. A partir das 19h e até às 22h do dia 12 de junho, junto à Bica, há, entre outras coisas, bifanas de seitan em pão saloio, hambúrguer em bolo do caco, quadradinhos de chocolate e de coco, pastéis de nata, sangria e limonada.

A mercearia Comida Independente vai-nos trocar as voltas na noite de dia 12 de junho com o seu Arraial Independente. Para felicidade de todos os que não sejam fãs de sardinha, neste dia (o evento acontece entre as 13h e as 24h) quem manda é um enorme porco preto alentejano (criado ao ar livre na serra de Alcoutim) que será assado no espeto. Chouriço assado, pão “do bom” — como os próprios explicam — e cerveja também já confirmaram presença nesta festa. Só falta aparecer por lá.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos