O Presidente da República foi abordado esta quarta-feira por bolseiros de investigação científica que participavam num protesto contra a precariedade laboral, o qual juntou uma centena de pessoas e disse-lhes que esse “é um filme” que conhece bem.

Em frente ao Centro de Congressos de Lisboa, onde decorre o encontro “Ciência 2018″, os cerca de cem manifestantes formaram duas filas, aguardando a chegada de Marcelo Rebelo de Sousa, mas o chefe de Estado saiu do carro um pouco mais à frente.

[FrameNews src=”https://s.frames.news/cards/contratos-a-termo-a-prazo/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”80″ slug=”contratos-a-termo-a-prazo” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/contratos-a-termo-a-prazo/thumbnail?version=1522167086673&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

Alguns deles dirigiram-se então a Marcelo Rebelo de Sousa e abordaram-no quando este caminhava para a entrada do edifício, entregando-lhe documentação sobre a situação como bolseiros de investigação científica em Portugal, enquanto ao fundo os outros manifestantes gritavam “contratos, sim, bolsas não”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Boa tarde, senhor Presidente, nós somos bolseiros de investigação científica. Estamos há muitos anos a trabalhar como bolseiros de investigação e merecemos um contrato”, queixaram-se.

Então não sei. Eu sei, eu conheço o problema, como imaginam”, foi a resposta do chefe de Estado, que continuou a andar até à porta do Centro de Congressos de Lisboa.

Numa curta conversa, sempre em andamento, os bolseiros alegaram que “as instituições e a tutela estão a boicotar” a regularização da sua situação e pediram ao Presidente da República que, “dentro da sua magistratura,” tente intervir.

Já no interior do edifício, enquanto subia as escadas, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou: “É um filme que eu conheço bem”.