Investigação
Saúde

Tecnologia portuguesa identifica nódulos no pulmão

Investigadores desenvolveram uma tecnologia que auxilia os médicos a identificar, caraterizar e classificar nódulos pulmonares. A tecnologia portuguesa evita que o "diagnóstico da doença seja tardio".
Veterinária

Vai ser criado um registo de cancro em animais

Vet-OncoNet é uma criação pioneira da Universidade do Porto com o objetivo de registar e de estudar a frequência e a distribuição dos tumores em animais de companhia por todo o país.
Farmácias

Outros poderes. Raio-X à Associação das Farmácias

Como funcionam as organizações mais poderosas do país? De onde vêm as receitas? Quem manda? Muito mais do que a associação das farmácias, a ANF é o segundo de uma série de artigos de investigação.
Saúde

Oncologia quer peritos externos nas comissões

O presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia defende que “tem de haver maior informação clareza e transparência" e a integração de "peritos externos” nas comissão dos medicamentos.
Aveiro

Estarreja. Autarca acusado de favorecer empresário

803
O Ministério Público acusa o vice-presidente da Câmara de Estarreja de transgredir princípios gerais da concorrência e da transparência, favorecendo as empresas geridas por António Reis.
Alzheimer

Mutação genética rara atrasa Alzheimer 30 anos

125
Além da mutação genética que a "condenava" a Alzheimer precoce, a mulher tem outra alteração que impediu a manifestação da doença durante 30 anos. Descoberta pode abrir a porta a novos tratamentos.
Alterações Climáticas

Projeto europeu para estudar alterações climáticas

O projeto europeu “TiPES – Tipping points in the earth system” visa estudar as "transições climáticas abruptas" que ocorreram no passado, de forma a compreender o que "poderá acontecer no futuro".
Aquecimento Global

Metas do aquecimento global devem ser antecipadas

Investigadores do Imperial College de Londres defenderam uma antecipação em várias décadas para cumprir o Acordo de Paris, sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa.
Saúde

Os últimos dias da Arte Médica?

143
Avaliar a Saúde pela produção não permite discernir qualidade: fazer mais não é fazer melhor; repetir não é fazer bem. Também avaliar os cuidados através de resultados binários é fácil, mas limitante.
Desastres Naturais

Tecnologia evita fugas de combustíveis na água

Investigadores desenvolveram uma solução que, através da monitorização remota e contínua de mangueiras submersas, permite detetar eventuais fugas de combustível e evitar desastres ambientais.
Crime

Casal acusado de matar professora conhece acórdão

Diana Fialho e Iúri Mata, casal acusado de matar a mãe adotiva da arguida em setembro de 2018, conhecem nesta sexta-feira acórdão no Tribunal de Almada, pelas 14h, arriscando a pena máxima de 25 anos.
Brasil

Brasil. PGR critica suspensão de investigações

O comunicado da PGR surge um dia após o presidente do Supremo determinar a suspensão de investigações que estejam em curso sem autorização judicial, na sequência do pedido de Flávio Bolsonaro.
Crime

Turistas vão afixar cartazes de Madeleine McCann

144
Turistas britânicos com viagens marcadas para o estrangeiro estão a ser encorajados a levar cartazes de Madeleine McCann pela campanha Find Madeleine na rede social Facebook.
Estados Unidos da América

Johnson & Johnson mentiu sobre o pó de talco?

115
Justiça norte-americana tem documentos em que especialistas, na década de 70, alertaram para a presença de amianto no produto. Autoridades investigam se a empresa escondeu a informação.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Juiz decide em breve se há julgamento

301
O Juiz de instrução do Tribunal de Leiria irá decidir se haverá julgamento e se todos os 13 arguidos que constam na acusação serão julgados.
Investigação

ISEC e Altice unem-se em projeto de investigação

O ISEC e a Altice Labs "irão ter projetos conjuntos de formação pós-graduada e mestrados, bem como estágios em projetos de Investigação & Desenvolvimento e intercâmbio de especialistas".
Investigação

Moita Flores acusado de cinco crimes 

366
O MP acusou Francisco Moita Flores pela prática, durante o mandato de presidência, de três crimes de prevaricação de titular de cargo político e de outros dois de participação económica em negócio.
Investigação

Chama-se Syn61 e o ADN é totalmente reestruturado

A investigação da Universidade de Cambridge foi publicada na revista Nature e abre um novo caminho para os organismos resistentes aos vírus e para o tratamento de doenças como o cancro e a diabetes.
Juízes

Número de processos disciplinares a juízes baixou 

O último relatório do CSM indica que entre 2017 e 2018 o número de processos disciplinares instaurados diminuiu face aos últimos cinco anos. Em 2018 foram 24, tendo sido inferior aos 28 de 2017.
Ciência

Carreiras e micro-ondas

208
A verdade é que quem tem qualidade mantém todas as reservas sobre o rumo da política de Ciência em Portugal. É que o clientelismo e o nepotismo são apenas parte de um sistema mal desenhado.
Universidades

Programa de Portugal e Espanha é modelo na Europa

O IACOBUS apoiou 798 projetos desde 2014 e está a ser procurado por outras regiões da Europa que querem replicar o programa.
Ciência

Reitores querem mais verbas europeias para ciência

Os reitores das Universidades Portuguesas vão reunir-se na próxima sexta-feira, em Aveiro, para discutir a possibilidade de aumentar a captação de verbas europeias para a ciência.
Política Científica

Posições permanentes na investigação? Assim não

Temo que as universidades deixem de ter margem de manobra para novas contratações. Aos que ficaram de fora, só porque sim, e à nova geração de cientistas, será suprimida qualquer réstia de esperança.
Ciência

Portugal tem capacidade de atrair investigadores

Ministro da Ciência diz que Portugal "voltou a ter capacidade de atrair e reter" investigadores e que é cada vez mais um destino para obter formação científica, apontando a Iniciativa Quantum.
Abusos na Igreja

Bastidores: A investigação aos abusos na Igreja

316
Milhares de quilómetros percorridos, meses de trabalho no terreno. Como se fez a investigação e a reportagem multimédia sobre os abusos na Igreja em Portugal.
Abusos na Igreja

Investigação. Abusos sexuais na Igreja em Portugal

104
Ao longo desta semana, o Observador publica a primeira de uma série de reportagens multimédia sobre a forma como os bispos portugueses lidaram com casos de abuso de menores por padres católicos.
CPLP

CPLP e Instituto Brasil África querem cooperar

O memorando assinado em Lisboa pela CPLP e pelo IBRAF tem em vista a promoção e desenvolvimento de parcerias nas áreas da formação, investigação e desenvolvimento de projetos conjuntos.
Global Shapers

Literacia em saúde, capacitação do cidadão

158
As plataformas de informação a que teremos acesso a partir de Janeiro de 2019 são uma ótima notícia. Numa linguagem simples e acessível, são uma importante ferramenta para os cidadãos.
Ciência

Bactérias podem aumentar resiliência das plantas

Uma investigadora de Coimbra desenvolveu e testou um método que pode reduzir o uso de agroquímicos com "resultados promissores" quanto à resistência das plantas às alterações climáticas.
Medicina

Cerveja sem álcool vai ser testada em diabéticos

Os investigadores estão à procura de 30 voluntários com diabetes mellitus tipo 2, entre os 40 e 75 anos, não fumadores para avaliar o efeito da cerveja sem álcool no seu perfil metabólico.
Ciência

Os limites da manobra de Sokal

119
As manobras de Sokal divertem, mas servem mais para favorecer agendas (como a luta contra os bastiões intelectuais da política identitária) do que para melhorar o modo como a ciência é publicada.
Ciência

Portuguesa vence prémio mundial de investigação

725
Raquel Gaião Silva, natural de Viana do Castelo, é a primeira portuguesa a ganhar o prémio mundial atribuído pela Global Biodiversity Information Facility Young Researchers Award (GBIF).
Tecnologia

Governo dá 100 milhões a programa de tecnologias

O Programa UT Austin Portugal vai receber 100 milhões de euros para focar-se nas áreas da computação avançada, nanotecnologia, interações espaço-terra, física médica e inovação e empreendedorismo.
Benfica

Toupeira ajudou o Benfica 600 vezes

1169
Paulo Gonçalves e Benfica são acusados de terem beneficiado dois oficiais de justiça para obterem informações confidenciais sobre o Sporting e Porto. MP diz que Luís Filipe Vieira sabia das ofertas.
Desaparecimentos

Quem é a mulher misteriosa a tocar à campainha?

Câmaras de vídeo-vigilância filmaram uma mulher descalça e com o que parecem ser algemas partidas nos pulsos a tocar a campainha antes de desaparecer num bairro no Texas, EUA.
Oceanos

Orca não larga cria morta no oceano há 16 dias

869
Cientistas estão habituados a ver orcas a carregarem as suas crias quando morrem, mas nunca viram nenhuma fazê-lo durante tanto tempo. Na costa do Canadá, é uma espécie que está a desaparecer.
Conservação da Natureza

Projeto visa proteger biodiversidade marinha

Uma investigadora do Porto e dois dos Açores integraram uma equipa internacional responsável por criar um conjunto de recomendações que visem a proteção da biodiversidade do mar profundo.
Universidades

Ciência e precariedade

350
Se as universidades já nem têm dinheiro para os salários dos seus professores de carreira, como podem contratar a tempo inteiro investigadores que a FCT produziu e não soube integrar na economia real?
China

China quer centro para clonar primatas

A China lançou um centro de investigação para clonar primatas, na cidade de Xangai, que permitirá avançar no diagnóstico e tratamento de doenças celebrais, informou a imprensa local.
Diplomacia

Putin preferia Trump e Trump mostrou porquê

113
Na conferência de imprensa após a cimeira, Putin admitiu que preferia Trump a Hillary, mas rejeitou interferência. Trump não responsabilizou Putin e guardou ataques para dentro de portas.
Donald Trump

12 espiões russos acusados de piratear Hillary

Os 12 espiões russos terão tido acesso a informações do Partido Democrata e da campanha de Hillary. A acusação surge nas vésperas do encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin.
Cancro

A frustração que fez Rita Fior investigar cancro /premium

1063
A investigadora da Fundação Champalimaud não consegue aceitar que os doentes sejam cobaias dos seus próprios tratamentos e quer arranjar maneira de prever como é que o tumor vai reagir aos fármacos.
Madeira

Madeira colabora na investigação à Zona Franca

O Governo da Madeira vai colaborar com "todos os esclarecimentos" que forem solicitados pela Comissão Europeia, no âmbito da investigação às isenções fiscais concedidas a empresas na Zona Franca.
António Costa

Costa faz voto de confiança a Moçambique

O primeiro-ministro, António Costa, fez um voto de confiança nas autoridades moçambicanas depois de terem anunciado a reabertura da investigação ao desaparecimento do empresário Américo Sebastião.
Ciência

Ministro da Ciência vaiado por bolseiros

105
Manuel Heitor apupado por bolseiros de investigação científica ao discursar na sessão de encerramento do encontro Ciência 2018, em Lisboa.
Ciência

Bolseiros. Marcelo: "É um filme que conheço bem"

O Presidente da República foi abordado por bolseiros de investigação científica que participavam num protesto contra a precariedade laboral e disse-lhes que esse "é um filme" que conhece bem.
Açores

Substância em chá dos Açores combate a demência

5595
Um especialista identificou, na sequência de uma investigação, que o chá verde dos Açores possui uma substância que fomenta as funções cognitivas e pode combater demências como Parkinson ou Alzheimer.
Ciência

Ciência. Precários protestam à porta de congresso

Envergando t-shirts pretas sinalizadas nas costas com um ponto de interrogação, cerca de uma centena de bolseiros de investigação científica pediram, em Lisboa, respostas para a precariedade laboral.
Impostos

Fisco investiga 46 milhões em vantagens ilícitas

O Fisco teve em mãos 35 processos de investigação criminal no ano passado, estimando no total a obtenção de uma vantagem patrimonial ilícita de cerca de 46,6 milhões de euros.
Proteção de Dados

Acesso irregular a dados no Hospital do Barreiro

122
A Comissão de Proteção de Dados e a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde vai investigar o caso de acesso irregular a dados clínicos no Hospital do Barreiro que pode não ser caso único.
Investigação

Investimento em investigação aumentou 1,33% do PIB

O investimento em investigação e desenvolvimento atingiu 1,33% do Produto Interno Bruto em 2017, um aumento de 175 milhões de euros num setor repartido principalmente entre empresas e universidades.
Investigação

Portugal acolhe centro de investigação de cancro

2336
Portugal vai acolher o terceiro centro líder na investigação sobre cancro e no desenvolvimento de novas terapêuticas START, que ficará instalado no Centro Hospitalar Lisboa Norte.
Diplomacia

Cimeira Trump e Putin a 16 de julho em Helsínquia

Os presidentes dos EUA e da Rússia reúnem-se em Helsínquia a 16 de julho para discutir as relações entre os dois países, numa altura em que a campanha de Trump ainda está sob investigação.
Corrupção

Férias do líder do Turismo do Norte sob suspeita

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, é suspeito de corrupção. A investigação começou depois de o gestor ter ido passar férias ao Algarve sem pagar.
União Europeia

100 mil milhões de euros para a ciência europeia

212
O comissário da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, anunciou que a União Europeia vai disponibilizar 97,6 mil milhões de euros e que vai criar o Conselho Europeu de Inovação.
Educação

Portugal precisa de "reforma", diz astrofísico

114
O astrofísico David Sobral considerou que Portugal necessita de "uma reforma profunda, que permita voltar a fundir a investigação e o ensino universitário".
EDP

Juiz trava acesso a contas e impostos no caso EDP

1696
Juiz travou acesso a dados bancários e fiscais de António Mexia e Manso Neto, que ficam assim fora da investigação do caso EDP que averigua suspeitas de corrupção envolvendo os CMEC.
Assédio Sexual

Investigação sobre Weinstein vai ser filme  

A investigação jornalística do New York Times que há uns meses revelou os comportamentos inapropriados e de alegado assédio do produtor Harvey Weinstein vai chegar ao grande ecrã.
Investigação

Mora em Lisboa mas recebe como se vivesse a 192 km

13146
Matos Rosa vive em Lisboa numa casa que a filha comprou em 2015, mas recebe o subsídio de transporte e ajudas de custo como se vivesse a 192 km, em Portalegre. Deputado do PSD diz que é tudo legal.
Investigação

Sardinha. Navio não sai sem acordo com Governo

Investigadores do IMPA exigem a reatribuição de um subsídio de embarque, de cerca de 50 euros, retirado aos trabalhadores em 2012. Navio devia ter saído esta quinta-feira do Porto de Lisboa.
Ciências Sociais

Universidade, fonte de vícios

A academia instiga a sobreposição entre atitudes analíticas e atitudes referenciadas a vários moralismos, para mais politicamente comprometidos, o que compromete a racionalidade do trabalho académico
Crime Económico

15 mil pedidos de quebra de sigilo bancário

Em 3 anos, o Banco de Portugal recebeu mais de 15 mil pedidos de quebra de sigilo bancário. Depois da alteração à lei em 2010, os investigadores têm maior acesso a informações bancárias de suspeitos.
Rússia

Rússia. Detidos responsáveis por atentado no metro

Foram detidos "o autor intelectual, o organizador e os executores do ataque" responsáveis pelo ataque que aconteceu há um ano no metro de São Petersburgo e onde morreram 16 pessoas.
Crime Informático

Espanha. Detido cérebro de ciberataques a bancos

O cérebro de ciberataques que prejudicaram bancos em mais de 40 países foi detido no passado dia 6 de março, em Espanha, anunciaram as autoridades espanholas e a Europol.
Ciência

ADN resolve mistério do alien do Atacama

109
O estudo do ADN do esqueleto com menos de 15 centímetros encontrado no Atacama revelou que Ata tinha muitas mutações. Aquele que se pensava ser um extraterrestre era afinal um humano.
Ciência

Aves envelhecem mais depressa na cidade

As aves das cidades envelhecem mais que as que vivem no campo. O estudo baseou-se na comparação dos telómeros - os mais curtos, ou seja mais envelhecidos, foram encontrados nas que vivem na cidades.
Investigação

Mosca da fruta prefere acasalar a dormir

O estudo da Universidade do Minho desenvolvido em parceria com a Universidade Thomas Jefferson, EUA, mostra que o cérebro da mosca macho ativa "amplificadores" neuronais que priorizam o acasalamento.
Espanha

Ana Julia era mãe de menina que morreu há 24 anos

703
O passado de Ana Julia Quezada, suspeita da morte de Gabriel, em Espanha, está a ser investigado. Polícia confirmou que menina que morreu há 24 anos, após queda de uma varanda, era afinal sua filha.
Ministério Público

E-mail reforça ligação entre Manuel Pinho e EDP

Investigação do Ministério Público teve acesso a e-mail em que o ex-ministro pediu informações à EDP para assessorar fundo canadiano que é também investidor do grupo energético.
Julgamentos

Comandos. Decisão de julgamento adiada para abril

A decisão de levar ou não os 19 arguidos no processo relativo à morte de dois instruendos nos Comandos foi adiada para 9 de abril. Antes tinha sido agendada para 6 de março.
Investigação

Descobertas nanopartículas que influenciam tumores

463
Equipa de cientistas, que inclui investigadores da Universidade do Porto, fez uma descoberta que pode agendar no diagnóstico e possivelmente no tratamento de tumores.
História

Neandertais foram os primeiros artistas na Terra

207
Um estudo publicado na revista Science revela que foram os neandertais que pintaram as primeiras figuras rupestres. E fizeram-no intencionalmente, o que significa que já pensavam de forma simbólica.
Europa

Portugal entre os cinco que pior trata os idosos

11329
A OMS analisa as agressões a idosos nos últimos cinco anos, num universo de 53 países europeus, e conclui que "Portugal tem um sério problema no que respeita aos maus tratos contra idosos".
Depressão

Antidepressivos são mais eficazes que o placebo 

149
Um estudo publicado na revista 'The Lancet" mostra que os antidepressivos funcionam, apresentando melhores resultados do que o placebo na cura dos sintomas de depressão aguda em adultos.
Investigação

A Shu Tian de Salgado e os ramos da família

436
Os membros da família Espírito Santo também receberam salários e prémios através da ES Enterprises. Recorrendo a quatro offshores, Ricardo Salgado foi o que recebeu mais: 16,3 milhões de euros.
Cancro

Comida ultraprocessada aumenta risco de cancro

Especialistas observaram que o acréscimo de consumo de alimentos ultraprocessados gerou um aumento de risco de cancro, mas afirmam que é um estudo apenas de observação e não há conclusões definitivas.
África do sul

Jacob Zuma demite-se se moção for aprovada

Jacob Zuma acabou por indicar que aceitará a decisão do Parlamento, de deixar o cargo, rejeitando, porém, a exigência do ANC para se demitir antes da votação de quinta-feira à tarde.
Angola

Mais de 21 quilos de marfim apreendidos em 3 meses

Foram apreendidos mais de 21 quilos de marfim, no valor de 60 mil euros. Os três cidadãos são acusados do crime de associação criminosa, agressão ao ambiente e contrabando, foram já entregues ao MP.
Ciência

Ciência. 20 milhões para investigação clínica

A criação de uma agência de financiamento para a investigação clínica será debatida no Conselho de Ministros na próxima quinta-feira, que será dedicado à Ciência.
África do sul

Jacob Zuma considera "injusta" ordem de demissão

O ANC indicou esta quarta-feira que, caso Zuma não se demita, está já marcada para a tarde de quinta-feira a apresentação, no parlamento, de uma moção de censura.
Biologia

Portuguesa descobre milpés mais profundo do mundo

113
A bióloga Ana Sofia Reboleira descobriu na Abecássia o milpés mais profundo do planeta, uma nova espécie que aumenta para 44 as espécies descobertas pela cientista da Universidade de Copenhaga.
Investigação

Junta do PS. Ajustes, assédio e uma casa de férias

2201
Presidente de uma das juntas de Lisboa, que é próximo de António Costa, já enfrentou queixas de assédio sexual e assédio moral e agora empregou o homem que lhe vendeu uma casa de férias com desconto.
Desporto

Árbitro diz que não houve nada fora do normal

Polaco arbitrou último combate do lutador português de MMA João Carvalho. Diz que o lutador parecia cansado, mas manteve punhos erguidos. Lutador morreria dois dias depois no hospital, em Dublin.
Ministro das Finanças

Centeno, o futebol e a justiça

204
Estamos mais exigentes com a classe política, pelo menos na lei e a classe política tem de se habituar a este novo grau de exigência que, apesar de tudo, ainda está longe do que vemos noutros países.
Rui Rangel

RAP lamenta nome do Benfica em casos judiciais

865
Ricardo Araújo Pereira lamentou, enquanto adepto benfiquista, ver o nome do Benfica envolvido em casos judiciais: "É uma mancha mais difícil de tirar" do que os maus resultados desportivos.
Investigação

Duas caras mediáticas e um ex-adjunto de Durão

371
Mais dois nomes dos beneficiários da ES Enterprises: uma empresa de Jaime Nogueira Pinto e Fernando Costa Freire. Patrick Monteiro de Barros foi remunerado por outra offshore do GES.
Inovação

Universidade de Coimbra cria novo algoritmo 

Investigadores da UC criaram "um novo algoritmo de inteligência artificial para a evolução das denominadas redes neuronais", que permite automatizar processos "no campo da visão computacional".
Investigação

GES: 20 milhões a mais de 50 altos funcionários

1334
56 mil páginas de documentos mostram que offshore secreta fez pagamentos desde 2006. Entre os beneficiários do saco azul está Martins Pereira, o homem que devia fiscalizar cumprimento da lei pelo BES
Investigação

Manuel Pinho recebeu 315 mil euros do 'saco azul'

1116
Ex-ministro da Economia de Sócrates recebeu valores como administrador do GES. Pereira Gonçalves, ex-diretor do BES que foi secretário de Estado do Governo Passos Coelho, recebeu cerca de 54 mil euros
Investigação

Frasquilho recebeu o dobro do 'saco azul' do GES

2409
'Saco azul' pagou cerca de 98 mil euros ao chairman da TAP, pais e irmão. Pagamentos a familiares eram frequentes no GES. Objetivo era a “dissimulação de fluxos”, diz o MP. Frasquilho garante que não.
Ciência

Já se sabe porque morreram os Aztecas?

1567
Uma das maiores epidemias, identificada como 'cocoliztli', levou ao desaparecimento de 80% da população Azteca, no México. 500 anos depois, os cientistas descobriram a causa do surto.
PSD

Ovar. Carrinha é de associação que recebe subsídio

422
O presidente da concelhia do CDS de Ovar diz que a carrinha utilizada pelos 'caciques' do PSD para transportar militantes é de uma associação que recebe subsídios da câmara, que é social-democrata.
Visão

Lente especial reduz progressão de miopia 

162
Uma equipa internacional conseguiu reduzir a progressão da miopia em crianças através da utilização de uma lente especial. A Universidade do Minho é uma das que está envolvida neste estudo.
Ciência

Dois meteoritos contêm 'ingredientes da vida'

Dois meteoritos são constituídos aminoácidos, hidrocarbonetos e vestígios de água. Os pequenos cristais que contêm estes 'ingredientes da vida' são mais finos do que um fio de cabelo.
Estudo Científico

Anestesia geral afeta comunicação entre neurónios

234
O investigador Bruno van Swinderen afirmou que o "mecanismo agora descoberto"pode levar a perceber "o que leva a anestesia geral a ser por vezes problemática para pessoas muito novas ou muito velhas."
Cabo Verde

Cabo Verde. Declarações de Ana Gomes são "graves"

208
Em causa está a denuncia por suspeitas de benefício pessoal e favorecimento na alegada compra de um terreno por José Manuel Pinto Teixeira, feita pela eurodeputada Ana Gomes.
Zimbabué

Grace Mugabe. Licenciatura vai ser investigada

144
A licenciatura em Filosofia da ex-primeira-dama do Zimbabué, Grace Mugabe, vai ser alvo de investigação. Na altura, a entrega do diploma provocou grande controvérsia.
Pesca

Apreendidos 5,6 quilos de meixão

O meixão é a designação pela qual normalmente é identificada a enguia bebé e é uma espécie protegida. O meixão apreendido foi devolvido ao seu habitat natural, por ainda estar vivo.
António Costa

Costa diz que Raríssimas não foi favorecida

António Costa não comentou o caso da associação Raríssimas, dizendo que não reage porque não tem "nenhum indício" de favorecimento político. Afirmou ainda confiar no trabalho de Vieira da Silva.
Peru

Odebrecht: Peru pede para levantar sigilo bancário

Pedro Kuczynsk vai pedir levantamento do sigilo bancário "para que analisem tudo o que quiserem". As declarações surgem na sequência das acusações de pagamentos pela Odebrecht a uma das suas empresas.
Álcool

Os copos de vinho estão sete vezes maiores

367
Um estudo mostra que os copos de vinho que utilizamos hoje são sete vezes maiores do que eram antigamente. Será que este facto influencia o aumento do consumo de álcool ao longo dos anos?
Crime

Operação "Vento Norte": polícia detém dez homens

290
A Polícia Judiciária deteve dez homens envolvidos numa rede organizada que se dedicaria ao exercício ilícito de segurança privada em espaços noturnos.
Presidente Trump

Dados de Trump não foram fornecidos, diz advogado

O advogado de Trump negou que o Deutsche Bank tenha dado informações sobre as suas contas bancárias. O porta-voz do banco disse apenas que está a "cooperar com as autoridades da investigação".
Tecnologia

Lisboa entre as melhores para começar um negócio

120
Lisboa está entre as melhores cidades para começar um negócio e, segundo Tom Wehmeier, é "um dos hubs mais atrativos na Europa".
Investigação

Os números que ajudam a entender a polémica

Mais de 1.100 refeitórios e acima de 53 milhões de refeições por ano, só nas escolas do 5.º ao 12.º. O Estado paga entre 1,18 e 1,47 euros por cada uma. Veja os grandes números das cantinas escolares.
Investigação

Investigação. O que está a falhar nas cantinas?

1349
Há falta de pessoal, falta de formação, falta de fiscalização e falta de multas. Mais: é possível ter boas refeições nas escolas por menos de 1,5 euros? Os resultados de uma investigação do Observador
Investigação

"Se a nós custa comer, o que fará às criancinhas?"

2746
Alface estragada, peixe e carne de fraca qualidade e funcionários a menos? Ou tudo "uma maravilha"? Cinco funcionários de empresas que servem as escolas contam como é o dia a dia nas cantinas.
Investigação

Alimentação escolar. Quanto vale este negócio?

113
A Uniself, que este ano ganhou a exploração de 602 refeitórios escolares de todo o país, existe desde 1981 e já celebrou contratos no valor de mais de 310 milhões de euros com o Estado.
Investigação

O que é que o Estado exige às empresas?

211
A cantina do seu filho tem uma mesa de saladas? Devia ter. Há fritos mais do que uma vez em cada duas semanas? Não devia.
Incêndios

Estudo sobre incêndios de outubro

A Comissão Técnica Independente (CTI) que investigou o incêndio de Pedrógão Grande vai analisar os incêndios florestais de outubro, um estudo que vai começar já no primeiro mês do ano.
Nigéria

Nigéria. Amnistia pede investigação de petrolífera

A Amnistia Internacional pede que Nigéria, Reino Unido e Holanda investiguem o envolvimentos da petrolífera Shell em grandes atrocidades como assassínios, violações e tortura, cometidas em Ogoniland.
Legionela

Veolia quer investigação a legionela alargada

A Veolia defende que investigação sobre a legionela deve ser alargada porque não detetou nada que pudesse ter causado um surto desta dimensão.
Crime

GNR apreende mais de sete mil litros de aguardente

Mais de sete mil litros de aguardente produzida de forma ilegal em Vila Real. Um homem de 50 anos foi constituído arguido.
Angola

Angola: detenção por desvio de gasóleo

O diretor-adjunto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Abel Wayaha, foi detido na província da Huíla, em causa está o desvio de 132 camiões cisterna de gasóleo.
China

Campanha anticorrupção na China

Antigo chefe do regulador chinês para a Internet é suspeito de "graves violações da disciplina", estando a ser investigado no âmbito de uma campanha anticorrupção do Partido Comunista da China.
União Europeia

Legislação para avaliar substâncias psicoativas

O Observatório Europeu vai realizar investigações científicas sobre qualquer nova substância que cause preocupação entre os estados-membros da União Europeia.
Ciência

A68, o iceberg que entrou mar adentro

227
Há fotografias inéditas do iceberg A68, que se desintegrou de Larsen C, na Península Antártica. A NASA divulgou fotografias que capturou durante a missão IceBridge.
Ciência

Há uma floresta fossilizada na Antártida

900
Foi descoberta uma floresta fossilizada na Antártida, um dos continentes mais frios e secos do planeta. A paisagem deste continente terá sido muito diferente daquilo que é hoje.
Francisca Van Dunem

Caso da mulher baleada não gerou alarme

A ministra da Justiça rejeitou esta sexta-feira a possibilidade de o caso da mulher baleada acidentalmente numa perseguição policial estar a gerar alarme social.
Ciência

Há um novo exoplaneta muito próximo da Terra

294
Foi descoberto um exoplaneta. Ross 128 b é o seu nome e encontra-se a apenas 11 anos-luz de distância. Estima-se que, dentro de 71 mil anos, Ross 128 vai ser o exoplaneta mais próximo da Terra.
Investigação

Investigação. FMP recebe 12 a 15 cadáveres por ano

A Faculdade de Medicina do Porto recebeu uma média anual de 12 a 15 cadáveres para estudo e investigação, no âmbito do Programa de Doação Cadavérica da Unidade de Anatomia da FMUP.
Angola

Ativista pede exoneração do presidente do FDSEA

O ativista angolano Rafael Marques exigiu a exoneração do presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, considerando que há incompetência na gestão do dinheiro.
Angola

Paradise Papers: UNITA pede comissão de inquérito

456
A UNITA vai exigir a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para averiguar "responsabilidades políticas e administrativas" no "descaminho de verbas" do Fundo Soberano de Angola.
Ciência

Ninguém pode parar a evolução, mas há quem resista

127
Existe uma séria necessidade de implementar uma verdadeira carreira científica em Portugal, pois só assim podemos aspirar a um real crescimento consolidado.
União Europeia

Malta. Grandes jornais querem investigação da UE

Diretores de oito prestigiados órgãos de comunicação social pedem uma "investigação exaustiva sobre a independência dos 'media'" em Malta após a morte da jornalista maltesa Daphne Caruana Galizia.
Inovação

Tornar Portugal um país mais inovador

206
O investimento de um país não se realiza por decreto ou por lei, nem se pode realizar para cumprir com objetivos generalistas e não alinhados com as necessidades das populações ou das empresas.
Educação

Universidade do Pará cria cátedra portuguesa

A Universidade do Pará criou uma cátedra em homenagem ao historiador português João Lúcio de Azevedo. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Camões e a Universidade Nova de Lisboa.
Global Shapers

O futuro do trabalho

498
Já há bots a resolver multas de trânsito, algoritmos a escolher tratamentos para cancro ou a selecionar profissionais. Próximas décadas serão desafiantes, mas há dois vetores a precisar de trabalho.
Cabo Verde

Cabo Verde. PJ investiga agentes por assaltos

A PJ fez buscas nas casas de três agentes suspeitos de participar em assaltos a casas na ilha de Santiago. Os polícias fazem parte da Brigada de Investigação Criminal e da Polícia Fiscal.
Estado

Oraclegate. Estado pagou viagem a quatro aos EUA

108
Em 2016, foram aos EUA ao evento da Oracle seis quadros dos SPMS. Quatro deles foram pagos pelo Estado, dois por um parceiro da Oracle. Há repetentes que foram à China. Os seis ouviram Sting.
Malária

Malária. Vacina portuguesa pode ser a primeira

1903
Portugal está "bem representado" na investigação da malária e uma vacina desenvolvida por cientistas portugueses pode até ser a primeira a ser lançada, já na próxima primavera.
Huawei

Huaweigate. Altos quadros do Estado foram à China

264
Aos nove nomes divulgados pelo Observador que viajaram a convite da Huawei para a China, juntam-se agora seis altos funcionários da Saúde e da Autoridade Tributária revelados pelo Expresso.
Brasil

Reaberto processo que envolve Lula e a PT

A PGR e a polícia federal do Brasil reabriram uma investigação Lula por factos relacionados com o pagamento de um suborno supostamente feito pela Portugal Telecom em 2005.
Investigação

Dirigentes do PS e PSD também viajaram com Huawei

685
Dirigentes partidários do PSD em Lisboa e Oeiras, a autarquia de Odivelas, liderada pelo PS, e mesmo um responsável da própria Segurança Social estão entre os convidados da Huawei nas viagens à China.
Investigação

PSD. Juntas adjudicam mais de 1 milhão a filiados

3363
Juntas de freguesia do Areeiro, Estrela e Santo António, lideradas pelo PSD, fizeram avenças a militantes ou contrataram empresas de militantes em valores que totalizam mais de um milhão de euros.
Investigação

'Huaweigate'. Vistas também fez viagem à China

529
Presidente da Câmara Municipal de Oeiras viajou em setembro de 2014 à China a convite da Huawei, que pagou voos e estadia. E também foi a Barcelona com a Philips.
Investigação

PSD. Huawei paga ida à China a deputado e autarcas

3863
Um ano antes do chamado Galpgate, a empresa tecnológica chinesa Huawei pagou viagens ao vice-presidente da bancada do PSD, ao presidente da junta da Estrela e a um vereador do PSD em Oeiras.
Ciência

Os Pobres Pupilos do Sr. Reitor

667
O senhor Reitor é de uma clareza cristalina: se não fugirem às obrigações fiscais, as universidades veem a aplicação de umas ridículas garantias laborais aos bolseiros como favorecimento aos privados.
Investigação

BICA: os caciques estão a destruir os partidos?

214
As tácticas para angariar votos. A cumplicidade dos notáveis. E como evitar que a política seja um pântano. José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro e Vítor Matos discutem o problema dos caciques
Investigação

O vídeo que mostra os caciques do PSD em acção

2485
Como é que os caciques angariam votos? Como funciona a recolha dos militantes em carrinhas? E como é que os notáveis entram no processo? O Observador filmou as eleições do PSD/Lisboa e mostra tudo.
Investigação

Bastidores: a investigação aos caciques do PSD

557
Três jornalistas e três câmaras, 379 mensagens trocadas no WhatsApp em 6 horas, três semanas a cruzar informações e a descodificar vídeos. Os detalhes sobre esta grande investigação do Observador.
Investigação

Caciques. Dentaduras por votos e outros esquemas

1026
As práticas não distinguem PSD e PS. São assim há anos. Fichas falsificadas, listas manipuladas, chapeladas eleitorais e compra de votos. Saiba como uma dentadura virou os votos num bairro do Porto.
Investigação

Carrinhas, listas e cacicagem na guerra do PSD

3077
Militantes que nunca pagaram quotas e votaram sem saber em quem. Carrinhas a descarregar eleitores à porta do hotel. As tácticas dos caciques. E as manobras das fações rivais na guerra pelo PSD/Lisboa
Investigação

Vídeos. Como os caciques do PSD angariam votos /premium

4395
O Observador filmou as eleições internas do PSD para mostrar o lado escondido dos partidos: as carrinhas de transporte de militantes, o controlo artificial das votações e a participação dos notáveis.
Justiça

Mais políticos suspeitos por viagens ao Euro

1281
Há mais deputados e autarca investigados por recebimento indevido de bilhetes ao Euro 2016. É um processo autónomo do Galpgate. Envolverá viagens de Montenegro e Hugo Soares.
Presidente Trump

EUA. Investigação às eleições poderá ser traição

O senador democrata Tim Kaine disse que a investigação à eventual interferência russa nas eleições presidenciais de 2016 está a "ir além" de possível obstrução à Justiça.
Educação

Mochilas. Medidas para aliviar o excesso de peso

174
Investigadores do Observatório dos Recursos Educativos apresentaram um conjunto de medidas para resolver o problema do excesso de peso em mochilas escolares, uma delas é a atribuição de um cacifo.
Ciência

Teste: como a privação de sono afeta o seu cérebro

7530
Investigadores da Universidade de Western, no Canadá, estão a fazer um estudo sobre como a falta de sono afeta o nosso cérebro. Qualquer pessoa pode participar. Como? Online, claro.
Londres

Incêndio na torre foi causado por um frigorífico

149
Já é conhecida a causa do incêndio que destruiu cerca de 150 apartamentos na Grenfell Tower, em Londres. Investigação concluiu o fogo teve início num frigorífico, diz a Polícia Metropolitana.
Saúde

Novo teste para a doença neurodegenerativa

Um novo teste sanguíneo pode prever o risco de desenvolver a doença neurodegenerativa de Huntington, revelaram investigadores, que consideram este um enorme avanço no tratamento de um problema fatal.
Universidades

Universidade da Beira Interior em programa da ONU

A Universidade da Beira Interior, sediada na Covilhã, vai integrar a "United Nations Academic Impact", programa que reúne academias e instituições de todo o mundo ligadas à investigação.
Investigação

Angola com apoio para investigar o cancro

A Universidade de Queen's Belfast, na Irlanda do Norte, vai criar uma equipa de investigação científica conjunta com a Universidade Agostinho Neto, Luanda, para estudar tratamentos e combate ao cancro
Investigação

Nova terapia pode retardar cancro da mama

121
Um tipo de cancro da mama hereditário está a ser alvo de um novo tratamento que pode retardar o seu crescimento. A doença que tende a afetar mulheres mais novas, neste momento, não tem cura.
EDP

Investigação à EDP resultou de denúncia anónima

395
Elétrica diz que António Mexia e João Manso Neto foram constituídos arguidos porque assinaram contratos. E revela que investigação teve origem em denúncia anónima. REN diz não é arguida.
Investigação

Porque é que os boys sempre existiram?

217
Porque existem os boys? Porque sempre existiram. E porque existem em todas as democracias. No terceiro artigo sobre o tema, o Observador conta a história do clientelismo e explica porque é inevitável
Investigação

Os partidos portugueses foram sempre do Estado

"O Estado é ainda uma grande fonte de rendimento e de estatuto. Os partidos tornaram-se a via através da qual o Estado é disputado e repartido", analisa Rui Ramos.
Investigação

O Governo PSD/CDS acabou com a nomeação de boys?

451
O Governo de Passos Coelho criou a CRESAP, uma comissão para selecionar dirigentes para o Estado. Veja se resultou. E descubra quem foi o ministro que nomeou mais boys
Investigação

Cartão partidário? Uma carreira de futuro

1077
Metade dos militantes do PSD e CDS que chegaram às short-lists da CRESAP acabaram nomeados. Cristas foi recordista na escolha de boys. A comissão criada para promover o mérito tem falhas, diz estudo.
Investigação

Vídeo: quem nomeou mais boys? PS ou PSD/CDS?

373
Uma investigação do Observador analisou 376 nomeações políticas, nos últimos dez anos, para cargos no Instituto do Emprego e na Segurança Social. Que governos nomearam mais boys? PS ou PSD/PP?
Investigação

Por dentro do assalto dos partidos ao Estado

256
Bastidores da investigação do Observador sobre "o assalto ao Estado": 50 semanas a pesquisar ligações de boys a PS, PSD e CDS, em 376 nomeações para o Instituto de Emprego e a Segurança Social
A página está a demorar muito tempo.