O Motel X, o festival de cinema de terror de Lisboa, associou-se à Cinemateca Portuguesa para criar uma programação especial que tem os 200 anos da publicação de Frankenstein, o famoso romance de Mary Shelley, como ponto de partida. São oito sessões ao ar livre, na Esplanada 39 Degraus da instituição, durante o mês de setembro, que irão incluir os dois clássicos com Boris Karloff — realizados por James Whale nos anos 30 para a Universal — e outros clássicos do terror que invocam a figura do “Prometeu moderno”.

De acordo com a informação divulgada pela Cinemateca, além de “Frankenstein” (1933) e “Bride of Frankenstein” (1935), serão exibidos dois dos filmes da série da Hammer Film, lançada em finais da década de 50, “The Revenge of Frankenstein” (1957) e “Frankenstein Created Woman” (1967), ambos de Terence Fisher. “Os restantes títulos derivam da mesma inspiração”, referiu a instituição, como é o caso de “The Body Snatcher” (1945), com Karloff e Bela Lugosi, a primeira escolha da Universal para o papel do monstro (Lugosi recusou por ter poucas falas e estar muito ligado à figura de Drácula).

“Near Dark” (1987), “The Monster Squad” (1987) e “Gods and Monsters” (1998) também serão exibidos na esplanada da Cinemateca em setembro. “À semelhança dos últimos anos, a colaboração da Cinemateca e do MOTELX estende-se ainda à programação da Cinemateca Júnior, via ‘Lobo Mau’”, revelou ainda a instituição.

O Motel X regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, nos dias 4 a 9 de setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR