O presidente do Benfica repudia a acusação do Ministério Público da qual foi esta quarta-feira notificado. Numa comunicação sem direito a perguntas por parte dos jornalistas, Luís Filipe Vieira diz que não consta no documento qualquer comportamento ilícito por parte da SAD e prova disso é que nenhum membro do Conselho de Administração foi acusado de qualquer crime.

Luís Filipe Vieira reagiu assim à acusação do processo etoupeira, que acusa a SAD e o seu assessor jurídico, Paulo Gonçalves, de crimes de corrupção ativa, de oferta indevida de vantagem e de crimes de falsidade informática. Segundo o Ministério Público, terão oferecido bilhetes para a zona VIP do estádio da Luz e camisolas do Benfica a dois oficiais de justiça que acediam ao sistema informático dos tribunais para obter informações privilegiadas de processos em segredo de justiça contra o Sporting e o Porto.

“A Benfica SAD não pode deixar de repudiar e indignar-se com esta acusação”, disse Luís Filipe Vieira numa breve comunicação aos “sócios, adeptos e simpatizantes” do Benfica, esta noite. Segundo o responsável, não existe no despacho de acusação qualquer facto ou indício que “permita a imputação à Benfica SAD de qualquer crime”. Diz mesmo que não existe qualquer  “conduta circunstanciada no tempo, modo e lugar que relacione o Benfica SAD” com os crimes descritos. “Penso que terá sido por esse motivo que não foi deduzida acusação contra qualquer um dos membros do Conselho de Administração”, disse.

Na acusação, a que o Observador teve acesso, Luís Filipe Vieira é referido como tendo conhecimento das ofertas feitas aos oficiais de justiça, sem nunca as ter impedido. No entanto, não é acusado de qualquer crime. O presidente garante que vai continuar a defender a “reputação” da SAD, como aliás tem feito noutros processos, e que acredita que os tribunais vão provar a inocência.

Toupeira acedeu mais de 600 vezes a processos criminais em segredo para ajudar o Benfica

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR