Cátia Dias e Margarida Almeida são amigas de infância e, desde 2009 que gerem o blogue “Style it Up”, que agrega os interesses de ambas: moda, beleza e viagens. Como trabalham em casa e, normalmente, quando se juntam é em trabalho, propusemos que fizessem uma viagem em conjunto e apreciassem as coisas boas que a vida pode oferecer: tempo para si, passado em boa companhia. Aceitaram o desafio, deixaram a família bem entregue e partiram para uma folga, cheia de mimos e descanso. No confortável SEAT Leon, seguiram para Évora, que fica a pouco mais de uma hora de Lisboa, mas a anos-luz de responsabilidades e preocupações.

Um piquenique no meio do campo

Até Évora leva-se cerca de uma hora e meia de viagem, o que quase não dá para ouvir um álbum completo dos U2 ou uma seleção de música online que a tecnologia Full-Link deste modelo permite. Mas dá para se pensar no local perfeito para um piquenique: uma excelente forma de se comer bem, com a melhor paisagem sobre a planície alentejana. Aqui, o contacto com a natureza é inevitável, seja na forma de pequenas formigas ou de oliveiras – umas plantadas recentemente, outras milenares. A oliveira do Convento do Espinheiro, onde Cátia e Margarida irão ficar, tem a idade aproximada de 1098 anos, segundo um método de datação único no mundo, desenvolvido por uma equipa de investigadores do Departamento  Florestal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Évora: uma cidade pré-histórica

Antes de chegar ao destino, a dupla do Style it Up passeou pelas ruas de Évora, onde teve oportunidade de visitar o Templo Romano, também conhecido como “Templo de Diana”, embora, na realidade, tenha sido dedicado ao Imperador Augusto. Nada disso lhe retira a extraordinária imponência, nem a surpresa por se manter ainda no

O dia completo

Mostrar Esconder
  • Convento do Espinheiro
    7002-502 Évora
    Telefone: 266 788 200
    Email: reservas@conventodoespinheiro.com
  • Cromeleques de Almendres
    Herdade dos Almendres, Nossa Senhora da Guadalupe (Évora)
    Contacto: Posto de Turismo de Évora – Telefone: 266 777 071
    Aberto 24 horas/dia
  • Templo Romano
    Largo do Conde de Vila Flor, 7000-863 Évora
    Aberto 24 horas/dia
  • Café Arcada
    Praça do Giraldo, nº 7, Évora
    Horário: 8h-22h
    Cozinha variada, serve pequeno-almoço, almoço, jantar, café e bebidas.
    https://www.facebook.com/Cafe.Arcada.Evora/

 

mesmo local há dois mil anos, sobrevivendo à passagem do tempo, à ação do Homem e até a alguns sismos. Este é, aliás, não só um dos mais grandiosos templos romanos da Península Ibérica, como o mais bem preservado. Em 1986 foi considerado Património Mundial pela UNESCO.

Mas o passeio na cidade alentejana, não se fica pelas suas ruas serpenteantes e fervilhantes de comércio ou pela paragem no Café Arcada da Praça do Giraldo, local emblemático e a funcionar (com um breve interregno) desde 1942. A poucos quilómetros do centro fica o Cromeleque dos Almendres, descoberto em 1964 pelo investigador Henrique Leonor Pina, classificado em 2015 como Monumento Nacional e parte integrante do Circuito Megalítico em Évora e no Alentejo. Construído entre o final do quarto e do terceiro milénio antes de Cristo, este cromeleque é mais antigo do que Stonehenge, na Escócia, o que faz dele um dos maiores e mais importantes monumentos megalíticos do mundo. Na sua “época de ouro” teria mais de uma centena de monólitos (nome dado às pedras em granito de diversos tamanhos, dispostas em forma circular ou em elipse). Duas curiosidades: do conjunto original restam noventa e cinco monólitos em perfeito estado de conservação; e pode visitar o local sempre que lhe apetecer, já que o acesso é livre e gratuito. Tem apenas de perder a vaidade na limpeza do carro e seguir por uma estrada de terra batida, levantando muito pó à sua passagem.

Olivoterapia: sabe o que é?

Continuemos viagem. E, da mesma forma que o SEAT Leon tem carregador por indução sem fios, que permite recarregar a bateria do seu telefone enquanto conduz, também Cátia e Margarida irão recarregar as suas energias nas mãos competentes das terapeutas do Convento do Espinheiro. A esfoliação hidratante com o azeite exclusivo da casa, ao qual se acrescenta o poder desintoxicante do sal marinho, limpa e hidrata a pele, deixando-a com um ar saudável e brilhante. E deixa também as duas amigas preparadas para continuar a descobrir as maravilhas da terra alentejana.

E há melhor coisa para conquistar a alma, do que uma prova de vinhos, acompanhada de pão acabado de fazer, de azeite e de queijo? Estimular os sentidos e alimentar o corpo e a alma, é essencial ao nosso bem-estar. Ganhamos nós e todos os que nos rodeiam. Cátia e Margarida sentem-no, enquanto se deliciam com os vinhos que o enólogo do Convento do Espinheiro selecionou para esta prova. Agora é tempo para parar, apreciar a oferta e descansar. Amanhã é outro dia e a realidade irá bater à porta. Mas, para já, nada como aproveitar o tempo e recuperar forças para os desafios de todos os dias.

Saiba mais em https://observador.pt/seccao/diarios-de-bordo/