Bibliotecas

Médio Tejo constitui rede intermunicipal de bibliotecas públicas para atrair novos públicos

Com o objetivo de "consolidar os públicos existentes e a atrair novos utilizadores", foi constituída formalmente em Abrantes a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas do Médio Tejo.

MIGUEL A.LOPES/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

Com o objetivo de “fomentar o trabalho cooperativo e em rede”, de modo a “consolidar os públicos existentes e a atrair novos utilizadores”, foi hoje constituída formalmente em Abrantes a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas do Médio Tejo.

“O acordo hoje assinado representa a consolidação de práticas já instituídas” nas bibliotecas do Médio Tejo, e que “visam criar as melhores condições para a promoção do conhecimento, da cultura e da educação, nestes domínios transversais”, disse aos jornalistas a presidente da CIMT, Maria do Céu Albuquerque, que também preside à Câmara de Abrantes.

O trabalho em rede é desenvolvido há cerca de dois anos pelas 13 bibliotecas dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), no distrito de Santarém, e que hoje formalizaram em Abrantes o acordo de cooperação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) para a constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo, envolvendo os 13 municípios da CIMT.

O acordo hoje assinado entre a presidente da CIMT e o Diretor Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre de Almeida Lacerda enuncia como objetivos o “promover e incentivar a leitura e melhorar os serviços prestados aos munícipes”, com destaque ainda para a “qualificação dos serviços” das bibliotecas públicas, e o “privilegiar a articulação com as bibliotecas escolares” e “fomentar o trabalho cooperativo e em rede, de modo a consolidar os públicos existentes e a atrair novos utilizadores”.

Maria do Céu Albuquerque destacou ainda a importância de as bibliotecas “saírem da sua esfera de conforto”, com o intuito de “fidelizar públicos” existentes, a par da criação de “instrumentos atrativos e renovadores de interesses”, para atrair novos utilizadores.

Em nota de imprensa, a CIMT refere que “o ano passado e neste ano letivo”, uma candidatura apresentada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo, tem possibilitado que os 13 concelhos “beneficiem de livros, peças de teatro e sessões com escritores”, num investimento global de perto de 100 mil euros.

Segundo a mesma nota, “foram verificadas as maiores fragilidades e os pontos fortes em termos documentais e informativos”, tendo sido “iniciado um caminho de partilha e cooperação, rentabilizando recursos” na região do Médio Tejo.

Hoje, em Abrantes, na Biblioteca municipal António Botto, foi ainda apresentado um site colaborativo da região do Médio Tejo – a Wiki Médio Tejo -, um repositório identitário que possibilita a divulgação, a edição e a partilha de conteúdos locais e regionais dos municípios do Médio Tejo, considerados relevantes para as aprendizagens.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
País

D de desmazelo /premium

Maria João Avillez
229

Se alguém procedesse à contabilidade dos estragos de dimensão nacional pelo “deixa andar–esqueci-me–tanto faz–logo se vê–espera-se um bocadinho–não há-de ser nada”, chegaria a resultados devastadores.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)