Foram comprometidos 50 milhões de perfis de Facebook na passada sexta-feira, a Cambridge Analytica andou a recolher dados indevidamente da mesma rede social para manipular eleições, entre outros casos recentes. De quem é a culpa? Podíamos dizer que a culpa é da Internet, mas para Tim Berners-Lee — o inventor da World Wide Web — a resolução destes problemas está na forma como a Internet está construída. Solução? Solid, uma ferramenta que quer dar ao utilizador um verdadeiro controlo sobre os seus dados pessoais.

Como explica o Engadget, esta ferramenta permite aos programadores utilizar vários formatos de linguagem da Web para dar aos utilizadores a escolha de separar a sua informação pessoal — como localização ou outros dados — dos sites e apps que utiliza. Ou seja, em vez de os sites a que os utilizadores acedem recolherem a informação automaticamente, passa a existir uma opção para configurarem manualmente que informação é recolhida e onde será guardada.

Para esta nova ferramenta funcionar, é preciso que as aplicações e os sites integrem o Solid nos serviços que disponibilizem. Como descreve Berners-Lee, este projeto “concebe a Web como originalmente foi pensada e cria uma plataforma para a próxima geração de aplicações realmente inovadoras”. Agora, o mais complicado, vai ser convencer grandes empresas como a Google, o Facebook, a Amazon ou a Microsoft a mudarem a forma recolhem informação.

Estas propostas em que o Solid se baseia seguem as normas do World Wide Web Consortium, a maior comunidade internacional para o desenvolvimento da Web (criada e gerida por Berners-Lee). A ferramenta vai passar a estar disponível para programadores durante o próximo mês e as primeiras aplicações e sites que utilizam o Solid já estão a ser desenvolvidos.

Tim Berners-Lee vai estar em Portugal dia 6 de novembro para participar na Web Summit, que decorre entre os dias 5 e 8 de novembro, em Lisboa. O “pai” da Internet vai falar dos obstáculos que ainda é preciso ultrapassar para conectar todo o mundo à rede.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR