Começa esta sexta-feira a 13ª edição do Fórum Fantástico, na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras, que decorrerá até domingo dia 14 com entrada gratuita. O programa inclui, como é habitual, uma série de painéis de discussão sobre ficção científica, de terror e fantasia em diversos meios culturais — da literatura, ao cinema, passando pela banda-desenhada e pelos videojogos.

A oferta formativa, igualmente gratuita, estende-se por workshops de escrita e banda desenhada, com algumas passagens pelos jogos narrativos, como os role-playing games. Um dos workshops será dado por um dos convidados internacionais, o escritor Chris Wooding, autor das séries Braided Path Malice, além de obras como The Haunting of Alaizabel Cray, publicadas em Portugal pela Presença. A segunda convidada internacional é Gillian Redfearn, publishing director da mítica editora britânica Gollancz, que partilhará com o público a sua experiência na edição literária internacional.

Nas artes, o grande destaque vai para a comemoração dos 25 anos da criação de Filipe Seems, o protagonista dos emblemáticos livros de banda desenhada escritos por Nuno Artur Silva e desenhados por António Jorge Gonçalves, que se estreou em 1993 no álbum Ana. A exposição Nos 25 Anos de Filipe Seems marca uma parte importante da banda desenhada nacional.

Ricardo Correia, Rubber Chicken

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR