Podia ter sido a bateria perfeita para os amigos mas apenas um acabou a sorrir: no segundo heat da quarta ronda, Gabriel Medina dominou por completo e assegurou com facilidade a passagem aos quartos de final do Meo Rip Curl Pro Portugal mas viu o amigo Frederico Morais ser eliminado, ao ficar atrás do taitiano Michel Bourez. Desta forma, o português terminou a prova em Peniche no nono lugar (igualando o resultado de 2017), somou um total de 3.700 pontos à frente de alguns adversários diretos e terá agora uma última etapa decisiva no Havai para confirmar a permanência no Circuito Mundial de surf para 2019.

Numa bateria que não contou com nenhuma onda acima da modesta pontuação de 2.40 pontos nos primeiros 15 minutos, Gabriel Medina arriscou mais e conseguiu dois 5.00 que não só colocaram o brasileiro na frente como “obrigavam” os dois adversários a terem de procurar duas notas para chegar à liderança. O português conseguiu apenas apanhar a sua primeira onda a meio do heat (1.63), agarrou na prancha, rumou ao areal e foi para uma zona mais a Norte para tentar responder ao 3.67 de Bourez. Enquanto isso, o líder do Circuito, que contou esta quinta-feira em Peniche com o apoio ao amigo Neymar, continuava a reforçar o primeiro lugar e respetiva qualificação para os quartos de final (fez um 6.67). No final, o antigo campeão mundial em 2014 venceu com 11.67, contra 7.84 de Bourez e 3.63 de Frederico Morais, que teve um 2.00 como a melhor de cinco ondas.

Neymar está em Peniche a apoiar o amigo Gabriel Medina

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No primeiro heat da quarta ronda, o brasileiro Ítalo Ferreira, atual quarto classificado do Circuito que leva já duas vitórias em 2018 nas etapas de Bells Beach (Austrália) e da Indonésia, terminou na frente com 14.60 pontos, à frente do australiano Matt Wilkinson (13.30) e do havaiano Ezekiel Lau, que foi assim eliminado e acabou na nona posição em Peniche.

Os resultados conhecidos esta quinta-feira da quarta ronda em Peniche foram os seguintes:

Heat 1: Ítalo Ferreira (14.60) x Matt Wilkinson (13.30) x Ezekiel Lau (6.00)

Heat 2: Gabriel Medina (11.67) x Michel Bourez (7.84) x Frederico Morais (3.63)

Heat 3: Joan Duru (11.50) x Kanoa Igarashi (9.10) x Wade Carmichael (7.93)

Com estes resultados, os emparelhamentos dos quartos de final estão assim ordenados:

Heat 1: Ítalo Ferreira x Michel Bourez

Heat 2: Gabriel Medina x Matt Wilkinson

Heat 3: Joan Duru x adversário a definir

Heat 4: Kanoa Igarashi x adversário a definir