A banda britânica Spiritualized, liderada pelo guitarrista e vocalista Jason Pierce, vai atuar a 16 de agosto do próximo ano no festival de música Vodafone Paredes de Coura, na vila homónima do distrito de Viana do Castelo. Com oito álbuns de originais gravados e editados em quase 30 anos de carreira, os Spiritualized lançaram há três meses o seu mais recente disco, And Nothing Hurt, o primeiro em seis anos e mais um aclamado pela crítica, como tem sido apanágio das edições do grupo.

Embora seja o novo disco a motivar a nova digressão europeia dos Spiritualized, que atuaram pela última vez em Portugal em 2015, no festival NOS Primavera Sound, no Porto (onde tinham atuado já em 2012), o grupo costuma reservar parte dos alinhamentos a algumas canções mais antigas, como “Shine a Light” (do álbum Lazer Guided Melodies, de 1992) e “Come Together” (do disco Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space, de 1997).

O ritmo de edições da banda tem sido esparso ao longo dos últimos 28 anos, oscilando entre os dois a três álbuns lançados por década. Com três discos lançados nos anos 1990, outros três editados nos anos 2000 e mais dois discos lançados já esta década (um dos quais o mais recente, de setembro passado), os Spiritualized têm mantido o estatuto de uma das bandas mais relevantes do rock independente norte-americano.

[“I’m Your Man”, ‘single’ do álbum mais recente dos Spiritualized:]

A formação da banda tem mudado ao longo dos anos, mantendo-se apenas o guitarrista e vocalista Jason Pierce e o baixista Will Carruthers como membros fundadores ainda na banda. Os dois músicos já tinham trabalhado juntos noutra importante banda britânica que antecedeu os Spiritualized, o grupo de rock psicadélico Spacemen 3.

Para o dia 16 de agosto, o terceiro dia do festival, estava já anunciada uma atuação do cantor e compositor norte-americano Father John Misty. Foi ainda confirmada a presença da banda The National para o primeiro dia do Vodafone Paredes de Coura (14 de agosto), a atuação dos grupos New Order e Car Seat Headrest no segundo dia, 15 de agosto e as presenças do teclista Kamaal Williams e da cantora e compositora Mitski (cujo mais recente disco, Be The Cowboy, tem sido considerado pela imprensa especializada um dos melhores álbuns editados este ano) no dia de encerramento, 17 de agosto.