Rádio Observador

Vodafone Paredes de Coura

Spiritualized atuam no festival Vodafone Paredes de Coura em 2019

A banda de Jason Pierce, que editou um novo álbum há três meses, vai atuar no festival de Paredes de Coura no próximo verão. New Order, Mitski, Father John Misty e The National estavam já confirmados.

O vocalista e guitarrista Jason Pierce, antigo membro da banda Spacemen 3, é o líder dos Spiritualized, formados nos anos 1990

Tristan Fewings/Getty Images

A banda britânica Spiritualized, liderada pelo guitarrista e vocalista Jason Pierce, vai atuar a 16 de agosto do próximo ano no festival de música Vodafone Paredes de Coura, na vila homónima do distrito de Viana do Castelo. Com oito álbuns de originais gravados e editados em quase 30 anos de carreira, os Spiritualized lançaram há três meses o seu mais recente disco, And Nothing Hurt, o primeiro em seis anos e mais um aclamado pela crítica, como tem sido apanágio das edições do grupo.

Embora seja o novo disco a motivar a nova digressão europeia dos Spiritualized, que atuaram pela última vez em Portugal em 2015, no festival NOS Primavera Sound, no Porto (onde tinham atuado já em 2012), o grupo costuma reservar parte dos alinhamentos a algumas canções mais antigas, como “Shine a Light” (do álbum Lazer Guided Melodies, de 1992) e “Come Together” (do disco Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space, de 1997).

O ritmo de edições da banda tem sido esparso ao longo dos últimos 28 anos, oscilando entre os dois a três álbuns lançados por década. Com três discos lançados nos anos 1990, outros três editados nos anos 2000 e mais dois discos lançados já esta década (um dos quais o mais recente, de setembro passado), os Spiritualized têm mantido o estatuto de uma das bandas mais relevantes do rock independente norte-americano.

[“I’m Your Man”, ‘single’ do álbum mais recente dos Spiritualized:]

A formação da banda tem mudado ao longo dos anos, mantendo-se apenas o guitarrista e vocalista Jason Pierce e o baixista Will Carruthers como membros fundadores ainda na banda. Os dois músicos já tinham trabalhado juntos noutra importante banda britânica que antecedeu os Spiritualized, o grupo de rock psicadélico Spacemen 3.

Para o dia 16 de agosto, o terceiro dia do festival, estava já anunciada uma atuação do cantor e compositor norte-americano Father John Misty. Foi ainda confirmada a presença da banda The National para o primeiro dia do Vodafone Paredes de Coura (14 de agosto), a atuação dos grupos New Order e Car Seat Headrest no segundo dia, 15 de agosto e as presenças do teclista Kamaal Williams e da cantora e compositora Mitski (cujo mais recente disco, Be The Cowboy, tem sido considerado pela imprensa especializada um dos melhores álbuns editados este ano) no dia de encerramento, 17 de agosto.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: gcorreia@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)