A PSP registou mais de duas dezenas de ocorrências entre as 23h30 de terça-feira e as 7h10 desta quarta-feira relacionadas com incêndios em ecopontos e caixotes de lixo na Grande Lisboa e em Setúbal.

Em comunicado, a PSP esclareceu que foram registados incêndios em 13 ecopontos e um caixote do lixo em Massamá, Cacém e Queluz e três ecopontos em Loures. Na Bela Vista, concelho de Setúbal, foram registados sete pequenos incêndios em caixotes de lixo e uma viatura ficou danificada.

Em Camarate houve incêndios em quatro viaturas, mas sem origem criminosa e que foram causados por uma anomalia no sistema elétrico de uma delas, segundo a PSP. “A pronta intervenção conjugada dos polícias e dos bombeiros de várias corporações permitiu controlar todos os focos de incêndio e evitar males maiores”, sublinha a PSP na nota.

A PSP adianta que está a investigar estes casos e até ao momento não há suspeitos identificados.

No comunicado, a PSP lembra que “as ações criminosas relatadas constituem crimes de dano qualificado e incêndio que afetam diretamente o bem-estar e qualidade de vida das populações, e passíveis de ser punidos com pena de prisão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por isso, aquela força de segurança apela às pessoas para que “denunciem imediatamente às autoridades todas as ações idênticas que presenciem ou de que tenham conhecimento, de forma a possibilitar a identificação e detenção dos suspeitos da prática dos crimes”.

Num comunicado anterior, a PSP esclareceu que “nada indicia, até ao momento, que [estes incidentes] estejam associados à manifestação” de protesto contra uma intervenção policial no bairro da Jamaica, no Seixal (distrito de Setúbal), no domingo. O Ministério Público abriu um inquérito aos incidentes no bairro da Jamaica e a PSP abriu um inquérito para “averiguação interna” sobre a “intervenção policial e todas as circunstâncias que a rodearam”.

Ministro da Administração Interna diz ter “toda a confiança” na polícia portuguesa

Detidos na Avenida da Liberdade tinham antecedentes criminais

Três dos quatro detidos durante os confrontos com a polícia na Avenida da Liberdade tinham quase todos cadastro ou ficha na polícia, avançou esta quarta-feira o Diário de Notícias. Segundo fonte policial, um dos detidos tem mais de 40 registos de crimes ou incidentes e todos têm problemas com a polícia, desde ofensas à integridade física a desacatos.

Do grupo que foi detido, apenas há um português, sendo os restantes dois guineenses (um deles não estava referenciado na polícia) e um cabo-verdiano. Nenhum é do bairro da Jamaica: dois são do Cacém, um de Paço de Artos, outro da Póvoa de Santo Adrião e outro de Paio Pires.