Segurança

Brasil

Polícia faz buscas em casa do atirador em S. Paulo

A polícia civil brasileira apreendeu cadernos, anotações e o computador do autor do crime. O atirador matou quatro pessoas na terça-feira durante uma missa em São Paulo.
Brasil

Polícia faz buscas a propriedades de Aécio Neves

Os investigados nesta operação são suspeitos da prática dos crimes de corrupção passiva, organização criminosa, branqueamento de capitais e associação criminosa.
Transtejo

Grupo força entrada em barco de Seixal para Lisboa

583
Um grupo de passageiros invadiu um barco que tinha atingido a lotação máxima no Seixal. Um dos barcos que faz a ligação entre Cacilhas e Lisboa foi desviado para o Seixal para normalizar a circulação.
Transportes

Capacete para e-bicicletas. Como é lá fora?

181
PSP, EMEL e Câmara de Lisboa não se entendem sobre se o uso de capacetes em bicicletas elétricas e trotinetes é obrigatório. Lá fora, quase ninguém tem de usar capacete. Mas há exceções.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF notifica 32 jogadores para saírem do país

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras identificaram 47 futebolistas em situação irregular no país, 32 dos quais foram notifcados a sair do país, informa um comunicado esta sexta-feira.
PSP

Vídeo. Polícia imobiliza homem que agrediu grávida

2.280
O homem ter-se-á colocado em cima da barriga da mulher grávida, tentando asfixiá-la. As agressões terão levado o agente da PSP que estava de folga a intervir. O agressor foi detido e libertado.
Transportes

Trotinetes. Lime lança programa de boas práticas

A norte-americana Lime lançou uma campanha de incentivo para resolver as questões relacionadas com a segurança e utilização das trotinetes elétricas. Utilizadores têm de assinar um compromisso.
Forças Policiais

27 casos de gastroenterite na GNR de Portalegre

Um total de 27 guardas provisórios que frequentam o 40.º curso de formação de guardas, em Portalegre, apresentaram sintomas coincidentes com um quadro de gastroenterite.
Corrupção

Lava Jato. Investigadas fraudes de 27,3 milhões

Esta nova fase da operação foi apelidada de "Sem Limites" e investiga um suposto esquema de corrupção que teria começado em 2009 e foi descoberto no aprofundamento das investigações decorrentes da 44.
INTERPOL

Interpol nega investigação a Venezuela

A Interpol nega investigação ao alegado financiamento do regime venezuelano a partidos europeus, entre eles o partido espanhol Podemos. Em causa estão as declarações do juíz do STJ da Venezuelo.
Manifestações

Polícias ameaçam manifestar-se fardados

1.079
Em causa, segundo o comunicado do Sinapol terça-feira divulgado, estão 12 anos de serviço ainda congelados que estes profissionais da polícia querem ver restituídos.
Natureza

Governo dá 47 viaturas para proteção da natureza

125
O ministro da Administração Interna quer defender o país e a qualidade de vida dos portugueses do "desafio de um mundo sustentável, equilibrado ambientalmente, em que haja futuro para a humanidade".
Ministério Administração Interna

MAI: cinco instalações da PSP vão a concurso

As intervenções representam um investimento estimado em quatro milhões de euros e inserem-se na Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviços e Segurança.
GNR

Portalegre. Exonerado diretor da formação da GNR

Ministro da Administração Interna confirmou que o Governo aceitou a exoneração do diretor do centro de formação da GNR em Portalegre. Decisão surge após notícias de alegadas agressões a formandos.
Itália

Novo chefe da máfia siciliana detido em Itália

O novo chefe da máfia siciliana e dezenas de suspeitos foram detidos na Sicília. Os detidos são acusados, entre outros crimes, de conspiração criminosa, extorsão, porte de armas e incêndios.
Taiwan

Em apoio a Taiwan como país observador na INTERPOL

Manter a segurança global e a justiça social deve estar acima de barreiras como território, raça ou política. Por isso solicitamos que Taiwan possa participar como Membro Observador na AG da INTERPOL.
GNR

O que é a "prova de bastão extensível" da GNR?

Dez formandos ficaram feridos durante o 40º curso de formação da GNR, que decorre em Portalegre. O Ministério Público decidiu abrir um inquérito criminal para apurar se houve abusos.
GNR

Ministério Público vai investigar agressões na GNR

O Ministério Público está já a investigar o alegado espancamento a dez formandos da GNR, em treinos em Portalegre. As agressões terão sido registadas em vídeo e as imagens já estarão na posse da PGR.
Organizações de Socorro

Bombeiros e GNR procuram homem desaparecido

O corpo do homem terá sido visto a boiar no rio Côa, nas proximidades de Vila Nova de Foz Côa. O alerta foi dado pelas 16h13 e as buscas, que foram suspensas pelas 20h00, foram retomadas esta manhã.
GNR

Sargentos da GNR afastam cenário de agressões

Associação Nacional de Sargentos da Guarda afasta cenário de agressões na formação em Portalegre, mas diz que, a haver lesões, "é grave" e que deve haver apuramento de responsabilidades.
GNR

Dez recrutas sofrem lesões graves em curso da GNR

1.235
Cerca de dez recrutas sofreram lesões graves durante um curso de formação da GNR, tendo alguns chegado a ser hospitalizados. Terão sido agredidos por formador durante um módulo sobre uso do bastão.
Justiça

Manuel Godinho condenado a mais 3 anos de prisão

O sucateiro de Ovar foi condenado em dois novos processos, que resultaram de certidões extraídas do caso "Face Oculta". A pena de três anos será efetiva.
País

Incêndios e explosões? Só no cinema, em casa não

Uma sala de jantar em chamas, uma cozinha que só cheira a gás: eis dois cenários que ninguém quer presenciar na sua habitação. Saiba como preveni-los ou agir, caso aconteçam.
GNR

Agrediu mulher à frente da GNR e foi detido

148
Militares foram chamados a casa do suspeito na sequência de uma queixa por agressões físicas e verbais e acabaram por testemunhar a violência do suspeito. Antes de ser detido, ameaçou as autoridades.
Macau

Videovigilância com reconhecimento facial em Macau

A medida do Executivo de Macau está ao serviço do reforço do policiamento através das novas tecnologias. As câmaras com reconhecimento facial deverão ser instaladas sobretudo nos postos fronteiriços.
Aveiro

Moradores e turistas atacados por cães em Aveiro

3.369
Os relatos de pessoas atacadas por cães na via pública são cada vez mais frequentes. A Câmara Municipal terá dado indicação de recolha dos animais, cujo serviço será articulado com a GNR.
Greve

Greve nacional da polícia com adesão média de 90%

Duas centenas de polícias municipais de todo o país realizaram, em Lisboa, um protesto para pedir a revisão do estatuto da carreira, num dia de greve nacional que teve uma adesão média de 90%.
Polícia

Polícias municipais concentram-se por estatuto 

Os polícias municipais realizam em Lisboa uma concentração na quarta-feira durante a qual exigem a revisão e regulamentação da respetiva carreira, parada há 10 anos.
França

França. Circulação de trotinetes com novas regras

271
O Governo francês apresentou um decreto-lei que proíbe as trotinetes de andarem pelos passeios, após o grande descontentamento dos parisienses pelo elevada circulação de trotinetes na cidade.
Forças de Segurança

Forças de segurança manifestam-se no Funchal

A ação de protesto reuniu vários sindicatos da PSP, da GNR, dos Guardas Prisionais, da Polícia Marítima e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Protestos

Timor. Polícia detém dois estudantes em protesto

Foram incendiados dois pneus num protesto em frente ao Parlamento, durante mais um dia de manifestações contra a compra de viaturas para os deputados, a preços muito mais baixos do que o mercado.
Sindicatos

Sindicato da PSP: 600 novos agentes é pouco

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) considera que o atual efetivo da PSP está envelhecido e é reduzido, defendendo que deviam ser admitidos 1.000 novos polícias.
Ministério Administração Interna

Ministro anuncia formação de 600 novos agentes

O ministro da Administração Interna anunciou, em Torres Novas, a abertura de um novo curso de formação de agentes da PSP com 600 vagas, sublinhando que a aposta na renovação da polícia "é decisiva".
Crime

Rixa em Alcântara faz um morto e dois feridos

A PSP e a PJ procuram o suspeito que fugiu do local do crime na madrugada desta sexta-feira após ter esfaqueado uma das pessoas que tentou interromper a luta, que acabou por morrer no hospital.
PSP

PSP conta com 400 novos agentes

A PSP vai ter a partir desta sexta-feira um reforço policial de cerca de 400 agentes. Os novos agentes vão ter um período experimental e os restantes dez vão ser integrados na Banda de Música.
Tráfico de Droga

Polícia brasileira apreende 23 milhões de euros

Operação desarticulou uma organização criminosa ligada a um grande traficante internacional que está preso, mas mantém negócios milionários no Paraguai.
PSP

PSP vai destruir 2.511 armas de fogo e brancas

Com esta ação, a Polícia de Segurança Pública totaliza a destruição de 35.583 armas, enquanto, em 2017, foram destruídas 26.473 armas.
Violação

PJ deteve três violadores. Um deles matou a vítima /premium

210
Sintra, Loures e Beja. Em comum, três mulheres que foram vítimas de predadores sexuais em circunstâncias diferentes. Uma delas resistiu ao agressor e acabou morta por asfixia.
Segurança

Ex-seguranças do Urban Beach vão a julgamento

Os três ex-funcionários da empresa de segurança na discoteca tinham pedido a abertura de instrução, fase facultativa na qual um juiz de instrução criminal decide se leva os arguidos a julgamento.
INTERPOL

Candidato russo falha presidência da Interpol

O antigo ministro do Interior russo Alexander Prokopchuk era o favorito ao cargo, mas acabou preterido por se suspeitar que pudesse usar o cargo para uma ação concertada com Vladimir Putin.
Transportes

Lisboa vai ter regras de circulação de trotinetes

136
A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou esta terça-feira uma recomendação do CDS-PP para a criação de regras e boas práticas para as trotinetes elétricas na cidade.
Presidente Trump

Ivanka usou email pessoal para questões oficiais

Depois das acusações de Donald Trump a Hillary Clinton, Ivanka também usou o seu email pessoal para questões oficiais da Casa Branca. Câmara dos Representantes vai investigar.
Defesa

Detetadas minas antipessoais desmilitarizadas

Uma ação de rotina preliminar ao fecho de contas da "holding" Empresa Portuguesa de Defesa detetou minas antipessoais desmilitarizadas em propriedade daquela entidade, sem risco para a segurança.
INTERPOL

Próximo diretor da Interpol deverá ser russo

Depois do chinês Meng Hongwei, investigado por suspeitas de corrupção, o presidente da Interpol deverá ser o russo Alexander Prokopchuk, que é atualmente vice daquela organização.
Lisboa

PSP deteve suspeitos de vaga de roubos a jovens

A PSP deteve, em Lisboa, duas pessoas acusadas de roubar com violência vários jovens entre os 15 e os 22 anos, a quem tiravam os telemóveis e todo o dinheiro que tinham.
Braga

Amares. GNR tira armas a homem que ameaçou família

A GNR de Braga apreendeu diversas armas e munições durante uma busca domiciliária, em Amares, após um homem de 60 anos ter alegadamente ameaçado familiares com recurso a uma arma de fogo.
GNR

Detidos quatro homens na posse de 150 munições

162
A GNR deteve na sexta-feira quatro homens que estavam na posse de 150 munições de diversos calibres, em Celorico da Beira.
Pornografia Infantil

Europol detecta pornografia infantil em Portugal /premium

1.561
Durante duas semanas, 8 horas por dia, inspetores de 21 países cruzaram várias bases de dados. A operação permitiu identificar 241 crianças — duas foram resgatadas de imediato na Alemanha.
Angola

Redução de mortes nas estradas é insatisfatória

Mais de 1.700 pessoas morreram em Angola nos últimos nove meses vítimas de acidentes rodoviários, valores menores do que em igual período de 2017 que, contudo, são ainda insatisfatórios.
PSP

Ministro demite agente da PSP filmado a roubar

538
Um agente da PSP foi apanhado pelas câmaras de vigilância a furtar produtos num supermercado de Viana do Castelo. O ministro da Administração Interna decidiu aplicar a "pena disciplinar de demissão".
Algarve

Albufeira Shopping evacuado por ameaça de bomba

195
O centro comercial Albufeira Shopping foi evacuado depois de uma ameaça de bomba. A ameaça, no entanto, foi falsa e os trabalhadores já começaram a voltar para dentro do centro comercial.
Angola

Operação Resgate com "resultados satisfatórios"

Iniciativa visa combater, por exemplo, a desordem e a insegurança, a violência urbana e a sinistralidade rodoviária e a imigração ilegal.
Crianças

Palavra-passe pode ter salvado criança

4.462
Um homem tentou convencer uma criança de 10 anos a entrar no carro onde seguia, no estado norte-americano do Arizona. Mas acabou por desistir quando a menina exigiu uma senha que só os pais sabiam.
PSP

PSP desmantela grupo suspeito de furto de rodas

A PSP deteve três homens suspeitos de pertencer a um grupo que se dedicava ao furto de rodas de viaturas na Área Metropolitana de Lisboa. Para já, estão indiciados por 14 crimes.
Crime

PSP detém dois militares de porta-aviões dos EUA

191
Dois militares da tripulação que acompanha o porta-aviões USS Harry S. Truman foram detidos de madrugada, por suspeita de agressão e roubo de telemóvel a um taxista, disse à Lusa fonte policial.
Angola

Angola. Mais de mil cidadãos estrangeiros expulsos

O Serviço de Migração e Estrangeiros de Angola expulsou 1.044 cidadãos estrangeiros na última semana, por "decisão judicial e administrativa", e deteve 365 cidadãos por "auxílio à imigração ilegal".
XI Convenção BE

A Convenção do Bloco de Esquerda em 25 imagens

Monitores para controlar o tempo dos discursos, cadeiras arrumadas em poucos minutos, lágrimas e abraços. As fotografias que resumem os dois dias da Convenção do Bloco de Esquerda.
INTERPOL

Interpol vai aceitar demissão do seu ex-presidente

O secretário-geral da Interpol, Jürgen Stock, considerou esta quinta-feira que a organização não tem outra escolha a não ser aceitar a demissão do seu ex-presidente, acusado de corrupção por Pequim.
PSP

PSP transfere 600 agentes para a Polícia Municipal

590
O ministro da Administração Interna disse que foram transferidos da PSP para a Polícia Municipal de Lisboa 600 elementos e avançou que está a ser discutida uma reorganização das instalações policiais.
Tráfico Humano

Desmantelada rede de tráfico de pessoas

A Polícia Judiciária e a Guarda Civil espanhola desmantelaram uma organização criminosa internacional dedicada ao tráfico de seres humanos. Foram libertados dez trabalhadores, 6 dos quais em Portugal.
GNR

Apostas ilegais rendiam 80 milhões de euros

A GNR investigou uma rede de apostas online ilegal, durante um ano, na qual estavam envolvidas mais de cem pessoas, das quais 20 foram detidas. O negócio rendeu 80 milhões em 2017.
Crime

Russo procurado pela Interpol tem um visto gold 

Valeriy Panov é procurado por uma alegada conspiração para matar um político. Está há 3 anos refugiado na Alemanha, com medo de ser apanhado. Se vier a Portugal, onde tem casa, pode ser preso.
Futebol

Adeptos do Benfica causam distúrbios em hotel

128
Os distúrbios aconteceram num hotel em Lisboa, onde estavam adeptos holandeses do Ajax, após o jogo da Liga dos Campeões em futebol, que terminou 1-1, disse à Lusa fonte policial.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)