Segurança

Alemanha

Colónia. Sequestrador detido na estação

Em atualização
A polícia da cidade de Colónia, na Alemanha, resgatou a jovem refém que foi capturada, na estação central de comboios da cidade. O sequestrador já foi detido.
Trânsito

Polícia à civil travou camião em contramão

Em atualização 245
Camião em contramão levou ao corte total da Segunda Circular esta manhã, em Lisboa, e fez três feridos -- acabou imobilizado por um polícia à civil. Condutor foi detido. Circulação já foi retomada.
CDS-PP

Cristas quer higiene urbana como "prioridade"

282
Os vereadores do CDS-PP na Câmara de Lisboa querem que a higiene urbana seja uma "prioridade política" e, por isso, vão apresentar um pacote de medidas.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Tiroteio com ladrões de gado bovino

A polícia do comando de Bula, norte da Guiné-Bissau, envolveu-se esta sexta-feira num tiroteio com ladrões de gado bovino, noticiou a rádio nacional guineense, emissora estatal.
INTERPOL

Mulher de ex-diretor da Interpol revela ameaças

As autoridades chinesas indicaram na segunda-feira que Meng Hongwei estava a ser investigado judicialmente por aceitar subornos e por outros crimes resultantes da sua "vontade".
GNR

GNR. Associação de Sargentos quer saída de Cabrita

236
A associação que representa os sargentes da GNR acusou o ministro da Administração Interna de adiar a sua reorganização e de se "escusar ao diálogo" com os militares da corporação.
PSP

Brasileira baleada. PSP agiu em legítima defesa

IGAI concluiu que os polícias da Divisão de Loures agiram em "legítima defesa" quando dispararam sobre uma viatura na qual seguia uma cidadã brasileira, baleada mortalmente, na zona da Encarnação.
INTERPOL

Interpol. Meng Hongwei apresentou a demissão

103
A organização policial internacional anunciou a demissão "com efeito imediato" do seu presidente, o chinês Meng Hongwei. Pequim deteve Hongwei por suspeita de ter "violado a lei estatal".
INTERPOL

China confirma detenção do presidente da Interpol

China confirma detenção do presidente da Interpol no país, Meng Hongwei, por alegada e "grave violação da legislação estatal", noticiou o diário South China Morning Post.
INTERPOL

Interpol.Mulher do presidente desaparecido receosa

A mulher do presidente da Interpol, o chinês Meng Honwei, desaparecido há vários dias, acredita que o seu marido está em perigo e pediu à comunidade internacional que intervenha.
Futebol

Doze adeptos detidos antes do Benfica—FC Porto

Doze adeptos foram detidos este domingo pela PSP horas antes do Benfica—FC Porto, no Estádio da Luz, para a sétima jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Polícia

Marinha apreende 40 quilos de haxixe no mar

A apreensão aconteceu na região do Algarve, junto à fronteira com Espanha. Os 40 quilos de haxixe foram apreendidos pela Marinha portuguesa, não tendo sido identificados os traficantes.
INTERPOL

Presidente da Interpol na China desaparecido

A Interpol endereçou um pedido formal às autoridades chinesas para obter informações sobre o desaparecimento de Hongwei Meng, que preside àquela organização policial internacional na China.
Venezuela

Regime venezuelana cria polícia migratória

O Governo da Venezuela anunciou que vai criar uma polícia administrativa migratória para controlo nas fronteiras, portos e aeroportos do país.
GNR

GNR reforça patrulhamento a partir das 20h

Devido às altas temperaturas, o reforço do patrulhamento prolonga-se até domingo e vai ser feito em coordenação com os meios de vigilância aéreos, adianta a Guarda Nacional Republicana.
Segurança

Marinha aconselha precaução nas idas à praia

A Autoridade Marítima Nacional recomenda que a população opte por praias que ainda disponham de assistência permanente e que adotem sempre "uma cultura de segurança e prevenção".
Polícia

Polícias marcam manifestação conjunta para dia 25

252
Os sindicatos e associações consideram que o Orçamento do Estado perspetiva "mais um ano" em que as carreiras especiais dos polícias podem ficar de fora do processo de descongelamento das carreiras.
Parlamento

PSD chumba projeto de apoio a forças de segurança

Um projeto do PAN para reforçar as condições de apoio psicológico a agentes de forças e de serviços de segurança foi esta quinta-feira rejeitado no parlamento pelo PSD, com abstenções do PS e CDS-PP.
PSP

PSP recusa acusações de tolerância ao racismo

A PSP "promove uma cultura de respeito e de tolerância interagindo com todos os setores da sociedade portuguesa de forma transparente", diz a direção nacional da polícia.
PSP

"Verão Seguro". PSP deteve quase 3.000 pessoas

Entre 15 de junho e 30 de setembro, a PSP refere que foram feitas 2.926 detenções, 1075 por condução sob efeito de álcool e 515 das quais através de mandados de detenção.
Racismo

PSP e IGAI acusadas de tolerância ao racismo

180
A Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância acusa a hierarquia da PSP e a Inspeção-geral da Administração Interna de serem tolerantes ao racismo.
Carta de condução

Autoridades identificam 7.712 cartas irregulares

Desde novembro de 2017 que os condutores apanhados a conduzir com a carta por revalidar há pelo menos 5 anos têm de voltar à escola de condução para obter novo título de condução.
Segurança

Seguranças privados vão ganhar mais 135 euros

A AES diz que o acordo é "histórico" e que, "a refletir-se no Contrato Coletivo de Trabalho, contemplará aumentos salariais de quase 20% a serem aplicados faseadamente ao longo dos próximos dois anos"
GNR

GNR. 900 guardas vão estar em funções até dezembro

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, assinalou que os 900 novos formandos, em formação na Figueira da Foz e Portalegre, é "o maior conjunto de efetivos desde há cerca de uma década".
António Costa

Palavra dada não é palavra honrada /premium

1.087
Costa foi apanhado na demagogia do seu próprio anzol. Morreu pela boca, como os peixes. A frase bonitinha “palavra dada tem de ser palavra honrada” tem ido por água abaixo a cada dia que passa.
País

Guia anti-roubo: aprenda a esconder bens em casa

A possibilidade de assalto existe até nas casas mais protegidas. Assim, é sempre um risco deixar dinheiro e outros bens à vista dos assaltantes. Até porque há formas bem criativas de os esconder.
Polícia

Polícias anunciam protestos diários

O anúncio foi feito pela Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), após uma delegação se ter encontrado com um representante do Ministério das Finanças e não ter obtido respostas.
Polícia

Polícias protestam no Ministério das Finanças

Os polícias reivindicam o cumprimento da decisão que considera ilegais os cortes feitos aos subsídios atribuídos como suplementos especiais de serviço de patrulha e de turno em período de férias.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

8 documentos falsos detetados no aeroporto

O SEF detetou, num só dia, no aeroporto de Lisboa, oito passageiros com documentos falsos ou falsificados, indicou esta quarta-feira aquele serviço de segurança.
Protestos

Protesto policial pela reposição de subsídios

Os polícias protestam, frente ao Ministério das Finanças, devido à ausência de respostas do Governo quanto à reposição dos vários subsídios em período de férias e passagem à pré-aposentação.
Transportes Aéreos

O “Big Brother” do ar

A proposta de Lei n.º 137/XIII vem determinar a obrigação das transportadoras aéreas transmitirem ao Estado os dados relativos a cerca de 20 itens do registo pessoal dos seus passageiros.
Segurança Rodoviária

Mortes de peões aumentaram 50% em seis meses

Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, entre 1 de janeiro e 30 de junho, morreram 50 peões, mais 17 (51,5%) do que no mesmo período de 2016.
PSP

Efetivo da PSP diminuiu 3,10% em 2017

A PSP, adianta que, comparativamente a 2016, o efetivo diminuiu em 669 trabalhadores (3,10%), tendo em conta que também entraram alguns agentes. No total, somavam 21.559.
Brasil

Milícias. 15 pessoas detidas no Rio de Janeiro

Pelo menos 15 pessoas foram presas desde a manhã desta segunda-feira no Rio de Janeiro, numa operação da Polícia Civil e do Ministério Público brasileiros.
Santarém

Detidos 3 suspeitos de agredirem militares da GNR

Três suspeitos de agredirem dois militares da GNR, na quinta-feira, no parque de estacionamento de um supermercado em Benavente, Santarém, ficaram em prisão preventiva.
Praia

Autoridade Marítima alerta para cuidados na praia

Devido à previsão de calor para o próximo fim de semana, a Autoridade Marítima prevê que aumente a afluência às praias em todo o país e alertou para a população sobre os cuidados a ter.
PSP

Pirotecnia. PSP vasculhou festas em agosto

A PSP apreendeu 7 armas e 66 artigos piroténicos nas fiscalizações às festas de agosto. A Operação Focus resultou em duas detenções. Missão é baixar o número de acidentes com materiais pirotécnicos.
Forças Policiais

PSP é alvo da maioria das queixas contra polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna recebeu 772 queixas contra a atuação das forças e serviços de segurança em 2017, mais de metade das quais foi dirigida à ação da PSP.
Incêndios

Moura. GNR detém suspeito de atear fogo florestal

A GNR deteve, em flagrante delito, um homem de 43 anos que estava a atear fogo junto à berma de uma estrada no concelho de Moura, distrito de Beja.
Marcelo Rebelo de Sousa

Estudante detido na última aula de Marcelo

2.180
Um jovem de 22 anos foi detido à entrada da Aula Magna quando pediu a Marcelo para acabar com as propinas. PSP justifica detenção com a recusa do estudante em identificar-se.
Ministério Administração Interna

Queixas contra forças de segurança aumentam

117
Inspeção-geral da Administração Interna diz que o número atual de queixas contra elementos da PSP e da GNR é "altamente preocupante". Casos de ofensas à integridade física correspondem a 35% do total.
Cabo Verde

Cabo-Verde ratifica acordo de segurança com EUA

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, ratificou o acordo de defesa e segurança com os Estados Unidos da América, uma decisão há muito aguardada.
Porto

Ameaça de bomba no Hotel Vila Galé do Porto

Uma ameaça de bomba obrigou a evacuação do Hotel Vila Galé na Avenida de Fernão de Magalhães, no Porto. Mas, após avaliação das unidades policiais, revelou-se falso alarme.
Europol

Europol alerta para cibercrimes sexuais

308
A Europol alertou hoje para o aumento e a criação de novas técnicas de cibercrime e qualificou de "inquietante" o elevado número de delitos de exploração sexual infantil que existem na internet.
Segurança

PSP atenta a ameaças de morte a suspeito

107
Família da criança agredida promete vingança e na internet já circula a morada do suspeito. A PSP não recebeu qualquer pedido para fazer segurança pessoal, mas diz que está atenta.
Táxis

Lisboa. PSP alerta para greve de taxistas

A PSP alertou para condicionamentos de trânsito em várias artérias na cidade, na quarta-feira, na sequência da concentração de taxistas em protesto contra a lei que regula as plataformas como a Uber.
Segurança

Urban Beach. Começa fase de instrução de agressões

Os três ex-funcionários da empresa que prestava serviço de segurança na discoteca estão acusados de tentativa de homicídio de dois homens, agredidos com violência em novembro de 2017.
Explosão

EUA. Explosões causam dez feridos e um morto

113
As explosões e os incêndios deram origem à evacuação de vários bairros nos quais a população sentiu cheiro a gás. Dez pessoas estão hospitalizadas e há, pelo menos, uma vítima mortal.
Estoril

PSP identificou segurança envolvido em agressões

Vídeo divulgado há uma semana mostra segurança do Tamariz a agredir jovem deitado no chão, no exterior da discoteca. Empresa diz ter suspendido o autor das agressões e a PSP pediu imagens à empresa.
Polícia

Polícias anunciam protesto para 26 de setembro

538
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou que vai realizar uma concentração de protesto em frente ao Ministério das Finanças devido a ausência de respostas do Governo.
França

Sete feridos em ataque à facada em Paris

880
Homem de nacionalidade afegã atacou as pessoas que passavam pela rua, com uma faca e uma barra de ferro. Já foi detido pelas autoridades, que de momento descartam possibilidade de atentado terrorista.
Cão

Mais de 740 ataques de cães nos últimos 3 anos

361
Mais de 740 ataques de cães na via pública foram registados desde 2016 e até ao momento, revelou este sábado a Guarda Nacional Republicana.
País

Os melhores alarmes não servem para acordar, sabia

Não desfazendo a utilidade de um despertador, os alarmes que podem, de facto, mudar a vida de uma pessoa são outros: aqueles que avisam o proprietário em caso de assalto, incêndio ou inundação.
Crime

Capturado suspeito de raptar menina no Seixal

203
Suspeito de ter raptado uma menina de sete anos no Seixal foi capturado esta terça-feira pela polícia.
Acidentes e Desastres

Acidentes rodoviários já provocaram 329 mortos

A ANSR, que reúne dados da PSP e da GNR, adianta que se registaram, entre 1 de janeiro e 31 de agosto, 86.290 desastres, mais 1.440 do que no mesmo período do ano passado.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Estrangeiras detidas mais expostas a assédio

A Provedora de Justiça recomenda a separação das alas femininas e masculinas e a criação de um espaço exclusivo para as famílias. Os advogados denunciam pagamento de taxa à ANA para ver clientes.
Turismo

Como se disfarçam os caça-carteiristas da PSP /premium

1.796
Mais de 60% dos crimes contra turistas são praticados por carteiristas, estrangeiros e portugueses, e há uma brigada especial na PSP para os combater. Mas também há crimes mais graves: até violações.
Bombeiros

Militares admitem "falha partilhada" em Mourão

291
Houve uma “subvalorização” do fogo que consumia uma zona de pasto e que avançou a grande velocidade. Três militares da GNR ficaram feridos com gravidade e continuam hospitalizados.
Cabo Verde

Cabo Verde. PJ detém suspeitos de burla

A Polícia Judiciária de Cabo Verde deteve cinco cidadãos cabo-verdianos e estrangeiros suspeitos de crimes de burla qualificada, ameaças de morte, falsificação e passagem de moeda.
Brasil

Brasil. 2 mortos e 8 feridos em operação militar

A ação faz parte da intervenção decretada pelo Presidente brasileiro, Michel Temer, que deixou nas mãos do exército a segurança do Rio de Janeiro, com o objetivo de fazer frente à vaga de violência.
Desaparecimentos

Quem é a mulher misteriosa a tocar à campainha?

Câmaras de vídeo-vigilância filmaram uma mulher descalça e com o que parecem ser algemas partidas nos pulsos a tocar a campainha antes de desaparecer num bairro no Texas, EUA.
Incêndios

Oito feridos dos incêndios ainda estão internados

Oito pessoas, cinco das quais membros Grupo de Intervenção Proteção e Socorro da GNR, mantém-se internados na sequência dos incêndios rurais este mês no Alentejo, no Algarve e na região Centro.
Crime

Quiaios. Capturado o homem suspeito de homicídio

A GNR já encontrou o homem de 53 que terá matado a mulher esta segunda-feira na localidade de Ervedal, em Quiaios, na Figueira da Foz. Estava em casa de familiares.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)