Na noite de quinta-feira, vários passageiros ficaram apeados em Afife depois de o comboio que fazia a ligação Porto-Valença ter deixado cair um motor em andamento. Segundo o Jornal de Notícias, que avança a história, o incidente — que não fez vítimas — ocorreu com uma automotora alugada pela CP à espanhola Renfe pelas 22h08.

Já perto da meia-noite foram enviados vários táxis para o local para fazer o transbordo dos passageiros e levá-los ao seu destino final. Segundo o mesmo jornal, a CP acionou um comboio de socorro de Contumil, Porto, para proceder ao reboque da automotora.

A CP esclareceu entretanto em comunicado que o comboio com partida de Porto Campanhã às 20h15 e chegada prevista a Valença às 22h20, “ficou imobilizado junto à localidade de Afife, por avaria. “Esta ocorrência terá ficado a dever-se à fratura do veio de transmissão entre um motor diesel e a caixa de transmissão que terá originado a quebra de um dos apoios do motor diesel.”

A unidade envolvida foi rebocada por comboio socorro, de madrugada, e está a ser encaminhada para a oficina de Contumil, local onde as equipas técnicas da CP e da EMEF farão as necessárias analises técnicas para apurar as circunstâncias e causas desta ocorrência, bem como eventuais medidas preventivas e corretivas que se revelem necessárias, acrescentou a empresa.

Fonte da CP, citada pelo JN, disse que a automotora que saiu do Porto às 20h15 horas e tinha chegada prevista a Valença às 22h30. Seria a última ligação do dia na Linha do Minho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR