O futebol inglês vai ter este domingo uma jornada grande: o Liverpool joga frente ao Burnley, o Chelsea recebe depois em Londres o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo e restante armada portuguesa, a seguir há clássico entre Arsenal e Manchester United. No entanto, foi no Championship, equivalente ao segundo escalão, que se centraram atenções: durante a receção do Birmingham ao Aston Villa (duas equipas com história na Premier League), um adepto da casa invadiu o relvado e agrediu Jack Grealish, jogador dos villains, com um murro pelas costas antes de ser agarrado e detido pelos seguranças do recinto.

https://twitter.com/PremLeaguePanel/status/1104720073640562693

O incidente que está a chocar Inglaterra aconteceu logo aos dez minutos e, de acordo com a imprensa britânica, ainda houve uma minoria de adeptos a aplaudir o adepto que invadiu o campo para agredir o médio ofensivo no dérbi de Birmingham. A polícia de West Midlans já confirmou que o homem foi detido, deixando para as próximas horas mais informações sobre o caso.

De acordo com o The Guardian, o encontro tinha começado com os ânimos quentes dentro de campo mas antes, à volta do estádio St. Andrew’s, tinham existido problemas entre adeptos das duas equipas rivais. Pelo menos uma pessoa ficou ferida e necessitou de assistência médica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes do jogo já tinham existido problemas entre adeptos de Birmingham e Aston Villa à volta do St. Andrew’s (Nathan Stirk/Getty Images)

O jogo sofreu uma interrupção mas foi retomado, com o Aston Villa a vencer fora pela margem mínima com golo de… Jack Grealish (67′). Internacional Sub-21, o jogador de 23 anos fez toda a formação nos villains, tendo passado por empréstimo pelo Notts County durante uma temporada, e foi a grande figura de mais um dérbi de Birmingham, que deixou o Villa mais perto dos lugares que dão acesso ao playoff de apuramento de subida à Premier League.

“O Birmingham gostava de pedir desculpa a Jack Grealish e ao Aston Villa pelo incidente no dérbi. Consideramos o comportamento do indivíduo que cometeu este ato deplorável e podemos garantir que será banido para sempre do St. Andrew’s. O clube irá ainda suportar qualquer outra punição que possa enfrentar em termos legais. O clube vai também trabalhar com as autoridades para investigar todas as circunstâncias do que aconteceu e rever as medidas de segurança do estádio. O que se passou não tem lugar no futebol nem na sociedade”, destacou o Birmingham em comunicado.

Gary Neville, antigo internacional inglês que se destacou no Manchester United e é hoje comentador, pediu ações duras para o Birmingham no seguimento do incidente, como “dedução de pontos ou dez jogos à porta fechada”.

https://twitter.com/GNev2/status/1104718744608223232