A 11 de maio a responsável por beleza na edição norte-americana da revista Cosmopolitan publicou um post no Instagram onde fazia publicidade ao Botox — marca de toxina botulínica tipo A, comercializada pela farmacêutica Allergan. Fotografada na companhia do filho de poucos meses, Carly Cardellino referiu-se ao Botox como um tratamento recorrente e, na legenda da imagem, incluiu um longo aviso médico, onde se lia a seguinte nota: “Não se sabe se o Botox passa para o leite materno”.

Antes disso, Heather Muir Maffei, editora de beleza para a Real Simple and Health, partilhou um post semelhante. O mesmo fez April Franzino, editora de beleza nas publicações Good Housekeeping, Woman’s DayPrevention, apesar de já ter eliminado o conteúdo. O apanhado é feito pela Business of Fashion (BOF) que, num artigo publicado a 20 de maio, cita uma fonte anónima que dá conta que o pagamento feito pela marca Botox a estas editoras de beleza foi “bem acima da média” quando comparado com o que as influenciadoras com números semelhantes de seguidores recebem.

À publicação citada, Cardellino, através de um representante, recusou-se a comentar. Heather Muir Maffei e April Franzino não responderam e a farmacêutica Allergan também não quis comentar. Fontes conhecedoras do processo afirmaram que os negócios com Cardellino e com Franzino foram feitos de forma individual e não foram parte de um acordo maior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A situação levanta uma questão moral e ética, e está no centro de uma batalha travada no Instagram — onde se encontra o público alvo deste mercado em particular, isto é, mulheres na casa dos 20 e dos 30 anos apostadas em trabalhar a própria imagem. Isto porque pela primeira vez em 10 anos a Botox tem concorrência direta: a marca Jeuveau, da Evolus Inc., foi aprovada este ano, está disponível desde meados de maio e pode ser uma ameaça real às receitas lucrativas da Botox.

A notícia de que editoras de beleza foram pagas para publicitar a marca surge, então, numa altura em que a Botox procura manter-se atraente num mercado em rápido crescimento. A Business of Fashion (BOF) acrescenta que a Botox representa 70% de um mercado de mais de 1 mil milhões de dólares nos EUA — nos bolsos da Allergan caíram 907 milhões de dólares só no ano passado, um valor correspondente à categoria de estética facial. “O número de procedimentos para reduzir as rugas nos EUA aumentou 3% em 2018, totalizando 7.4 milhões, de acordo com a American Society of Plastic Surgeons”, continua a BOF (as injeções custam aos pacientes uma média de 397 dólares por sessão).

Se em janeiro a Allergan arrancava com uma campanha com a participação de influenciadoras, a Evolus está agora a “cortejar” médicos — no início de maio levou cirurgiões plásticos e dermatologistas a participarem numa operação de charme no Ritz Carlton em Cancún, no México, para uma celebração extravagante com direito a fogo-de-artíficio e confetti, a qual chegou às redes sociais de muito dos médicos convidados, tal como contou o The New York Times.

Há que ressalvar que publicitar tratamentos médicos nas redes sociais pode ser algo arriscado e em nada semelhante ao lançamento de produtos de cosmética. Além da necessidade legal de assumir as publicações como anúncios, a BOF esclarece que tanto o Botox como o Jeuveau exigem prescrição médica “e não são seguros para todos os consumidores”.

A necessidade de transparência no universo onde a beleza se cruza com as redes sociais é cada mais real, tanto que o The Huffington Post destacou num artigo um conjunto de influenciadoras de beleza que “são brutalmente honestas” nas críticas de produtos que fazem. Curiosamente, recentemente a atriz e blogger portuguesa Vanessa Martins confessou à revista Cristina que “faz Botox desde os 26 anos de idade”:

Tinha rugas de expressão que me incomodavam imenso. E fiz. Faço toxina e botox no rosto, como prevenção, desde os 26 anos de idade e as pessoas ficam admiradas por eu continuar com a mesma cara.

Neste universo não são só as influenciadoras que marcam presença. Segundo James Nord, diretor executivo da agência Fohr, as editoras de beleza trazem valor acrescentado a este negócio. “Estas são as mulheres que influenciam a indústria. São vistas como líderes nos seus espaços e há valor nisso”, continuou. Ao BFO, a editora de beleza do The Cut, da New York Magazine, afirmou ainda que as editoras de beleza e as influenciadoras não podem ser igualadas, até porque os leitores têm expetativas diferentes quando a ler uma revista por oposição ao feed do Instagram.

Do contorno dos lábios às maçãs do rosto. Como os mais jovens “procuram cada vez mais” intervenções estéticas

Em Portugal não existe este cruzamento, ainda que Susana Chaves, ex-editora de beleza da Vogue, agora dedicada ao projeto 100% digital Miranda, tenha cerca de 11 mil seguidores no Instagram. “Uma jornalista de beleza não é diferente de um jornalista que escreve sobre comida, automóveis ou hotéis”, diz, explicando que, apesar de ser natural que se estabeleçam “relações íntimas” com determinadas marcas de maneira a experimentar os respetivos produtos, a escolha que um jornalista torna pública resulta única e exclusivamente do seu trabalho. “Em Portugal, o papel da editora de beleza ainda não se confunde com a de influenciadora”, conclui.