A mesatenista Fu Yu venceu esta quarta-feira a final feminina de ténis de mesa nos Jogos Europeus que decorrem em Minsk, na Bielorrússia, e conquistou a segunda medalha de ouro para Portugal. A atleta de 40 anos bateu a alemã Han Ying por 4-2 numa partida muito equilibrada: Fu Yu venceu os dois primeiros sets (11-5 e 11-8), Ying respondeu nos dois seguintes (11-9 e 11-9) mas a portuguesa conseguiu selar a vitória final no quinto e sexto sets (11-6 e 11-7).

Fu Yu, que é atualmente a 34.ª do ranking mundial feminino de ténis de mesa, tinha garantido desde logo uma medalha ao vencer a luxemburguesa Lian Ni Xia na meia-final (4-2). Mais do que isso, e ao chegar à final dos Jogos Europeus, a mesatenista portuguesa assegurou também o apuramento para o Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Com a vitória de Fu Yu, a comitiva portuguesa tem agora 11 medalhas nesta segunda edição dos Jogos Europeus: duas de ouro, por intermédio de Carlos Nascimento, nos 100 metros, e agora Fu Yu, e cinco de prata, pela equipa de judo na prova mista, pelo ciclista Nelson Oliveira (contrarrelógio), pelas ginastas acrobatas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia, em combinado e no exercício dinâmico, e Fernando Pimenta na canoagem, já esta quarta-feira.

Na prova de equilíbrio, as ginastas ainda conseguiram uma medalha de bronze, também alcançada pela judoca Telma Monteiro (-57 kg), pela estafeta mista dos 4×400 metros (Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, João Coelho e Rivinilda Mentai) e por Diogo Ganchinho nos trampolins.

Décima medalha para Portugal: Fernando Pimenta é prata na final de K1 1.000 metros nos Jogos Europeus

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR