Já são conhecidos os primeiros jogos da liga de futebol portuguesa para a época 2019/2020. O Palácio da Bolsa, no Porto, recebeu esta sexta-feira o sorteio das competições profissionais da Liga de Clubes e ficou-se a saber que o primeiro clássico da primeira vai ser entre Benfica, atual detentor do título nacional, e FC Porto logo na 3.ª jornada, em agosto.

Em relação à primeira jornada do campeonato, que arranca no dia 10 de agosto, o Benfica vai receber o Paços de Ferreira no Estádio da Luz. Já o FC Porto joga fora com o Gil Vicente e o Sporting vai defrontar o Marítimo, também fora. Há um Sporting-Sp. Braga logo na 2.ª jornada, no fim de semana de 18 de agosto.

Logo na 3.ª jornada há o primeiro clássico: o Benfica mede forças com o FC Porto no Estádio da Luz, num jogo marcado, para já, para o dia 25 de agosto. Nessa mesma jornada o Sporting vai a Portimão. Na 4.ª jornada há também um Sp. Braga-Benfica.

Doze jornadas depois, voltará a haver jogos entre os três grandes. O FC Porto vai ao Estádio de Alvalade para defrontar o Sporting na antepenúltima jornada da primeira volta, agendada para o fim de semana de 5 de janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na última jornada da primeira volta o Sporting vai medir forças em casa com o Benfica, no fim de semana de 18 de janeiro. Nessa mesma jornada, o FC Porto recebe o Sp. Braga. E isto significa um final do campeonato que promete, uma vez que na última jornada da Liga NOS haverá um Sporting-Benfica e um Sp. Braga – FC Porto, na Pedreira.

Liga define condicionantes e situações a “evitar” nos sorteios da I e II ligas

Ao mesmo tempo, a cerimónia serviu também para entregar os prémios para os melhores da última temporada de 2018/19, que teve Benfica e Paços de Ferreira como campeões da Primeira e da Segunda Liga.

Liga NOS
Melhor Jogador do Ano: Bruno Fernandes (Sporting)
Melhor treinador: Bruno Lage (Benfica)
Melhor marcador: Seferovic (Benfica)
Golo do Ano: Jovane Cabral (Sporting)
Jogador Jovem do Ano: João Félix (Benfica)
Fair Play Jogador: Éder Militão (FC Porto)
Fair Play: Belenenses SAD
Onze do ano: Iker Casillas (FC Porto), Éder Militão (FC Porto), Mathieu (Sporting) , Grimaldo (Benfica), Alex Telles (FC Porto); Bruno Fernandes (Sporting), João Félix (Benfica), Hector Herrera (FC Porto) ; Seferovic (Benfica), Rafa (Benfica) e Marega (FC Porto)

Ledman Liga Pro
Melhor jogador: Luiz Carlos (Paços de Ferreira)
Melhor treinador: Vítor Oliveira (Paços de Ferreira)
Melhor marcador: Pires (Penafiel)
Jogador Jovem do Ano: Jota (Benfica)
Melhor Guarda-redes: Ricardo Ribeiro (Paços de Ferreira)
Fair Play Jogador: Rúben Freitas (CD Mafra)
Fair Play: Benfica B

Prémio Prestígio: Joaquim Oliveira

(Em atualização)