771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Urgências

Urgências

Hospitais com dificuldade em captar médicos

Fim da atividade em enfermaria e exigência do trabalho na urgência estão a afastar os médicos do novo modelo de Centros de Responsabilidade Integrados. Indicadores de desempenho também criticados.
Serviço Nacional de Saúde

Urgências do Hospital de Évora com limitações

Perante o aumento significativo de doentes graves, até às 08h00 de quarta, a urgência "apenas receberá novas admissões de doentes encaminhados pelo CODU/INEM, outros médicos ou SNS 24".
Serviço Nacional de Saúde

Ordem: excluir pulseiras das baixas é inaceitável

Ordem dos Médicos refere que a exceção acaba por sobrepor a triagem, realizada por profissionais não médicos, à decisão clínica dos médicos, tratando-se por isso de uma "desvalorização inaceitável".
Serviço Nacional de Saúde

Viseu. Urgência pediátrica com perturbações

Urgência vai funcionar normalmente de segunda a quinta. Nos restantes dias, encerra entre as 20h00 e as 09h00 do dia seguinte, estando no entanto garantido o atendimento de situações emergentes.
Hospitais

Barreiro: urgência obstétrica encerrada até quarta

Urgência obstétrica e ginecológica/bloco de partos do Hospital do Barreiro vai manter-se encerrada até quarta-feira. Urgência encerrou no dia 19 de fevereiro e deveria reabrir esta segunda-feira.
Urgências

Menos médicos de família, mais falsas urgências

Peso das falsas urgências ronda já os 40% e tem vindo a aumentar desde 2015. Governo prepara-se para limitar o acesso dos doentes não urgentes às urgências hospitalares mas a medida divide os médicos.
Médicos

Portaria de equipas para urgências é "vazia"

FNAM defende que portaria é "vazia" em medidas "que melhorem o trabalho nos serviços de urgência" e na prestação de cuidados aos doentes e acusa Ministério de atribuição "perversa" de incentivos.
Noticiário

8h. Madeira. Alberto João Jardim defende eleições

Alberto João Jardim pede eleições antecipadas na Madeira. Ainda neste jornal, projeto piloto prevê aumentos salariais de 60 por cento para equipas de saúde dedicadas em exclusivo às urgências.
Hospitais

IGAS investiga caso de idosa que ficou em cadeirão

Idosa de 87 anos, que sofre de Alzheimer, passou três dias num cadeirão na urgência do Hospital Beatriz Ângelo. Família diz que não teve cuidados de higiene e alimentação adequados. Hospital nega.
Serviço Nacional de Saúde

Doentes na urgência da Póvoa são referenciados

81,6% dos doentes atendidos na urgência foram referenciados por outras entidades de saúde. Projeto "Ligue antes, salve vidas" quer retirar doentes menos graves da urgência.
Saúde

Baixas nas urgências e privado a 1 de março

Governo decidiu estender o tipo de emissores para garantir “uma resposta mais adequada às condições de saúde dos cidadãos, desburocratizando procedimentos".
Urgências

Bombeiros esperam resolução de problemas até março

Bombeiros adiaram novamente a cobrança de taxas aos hospitais pela acumulação de macas nas urgências, sob "compromisso" da direção executiva do SNS de que problemas estarão resolvidos em março.
Urgências

Projeto para reduzir uso de urgências na 2ª fase

Segunda fase do projeto-piloto "Ligue Antes, Salve Vidas", para reduzir o recurso inapropriado dos serviços de urgência, arranca terça-feira, após avaliação "extremamente favorável" na primeira fase.
Serviço Nacional de Saúde

Beatriz Ângelo. Urgências encerradas até às 8h

Urgências do Hospital Beatriz Ângelo encerraram às 20h devido à falta de médicos. Só deverão reabrir às 8h deste sábado. Doentes vão ser encaminhados para outros hospitais da região de Lisboa.
Hospital de Santa Maria

Santa Maria reduz cirurgias para internar doentes

Diretor clínico adiantou que “foi necessário aumentar a capacidade de internamento” para doentes de maior idade com gripe A e com infeções respiratórias, reduzindo as cirurgias não urgentes.
Resposta Pronta

"Há menos denúncias de violência nos hospitais"

Um conflito, se não for bem gerido, pode levar a violência. André Biscaia destaca que as instituições têm agora profissionais que sabem lidar com a situação e elogia o modelo que foi instituído. 
Urgências

O diabo não veio, veio a morte fazer horas extra

O governo PS é de facto responsável por o diabo não ter vindo. Ouvi dizer que o desgraçado está nas urgências do Beatriz Ângelo, com febre altíssima, à espera de ser atendido deste 6.ª feira passada.
Bombeiros

Aprovadas taxas aos hospitais por reterem macas

A Liga dos Bombeiros aprovou taxas a aplicar aos hospitais pela retenção de macas de ambulâncias nas urgências. A decisão foi que “por cada duas horas após a primeira hora são aplicados 50 euros”.
Noticiário

13h. Pizarro reconhece problema sério em urgências

Ministro da Saúde fala sobre dificuldades na resposta aos fluxos de doentes que recorrem às urgências. Ainda, Rui Moreira pode estar de saída da Câmara do Porto para assumir a liderança da EDP.
Noticiário

9h. Loures. Doentes urgentes esperam 14 horas

Hospitais Beatriz Ângelo, em Loures, e Doutor Fernando Fonseca, na Amadora, são os mais afetados. E ainda, António Costa despediu-se da liderança do PS com recados para a direita.
Noticiário

8h. Congresso PS. Pedro Nuno discursa hoje 

Daqui a uma hora e meia começa o segundo dia do congresso do Partido Socialista. Ontem António Costa despediu-se da liderança socialista, assegura que o PS não foi prejudicado com a crise política.
Noticiário

17h. PS rejeita acordos pré-eleitorais

O líder socialista garante que o PS vai a eleições sozinho. Ainda neste jornal, o Hospital Amadora-Sintra está sem vagas nos cuidados intensivos e nos cuidados intermédios.
Saúde

Morte de idosa em Penafiel. IGAS abre processo

Idosa encontrava-se a aguardar nas urgências do hospital de Penafiel, com pulseira laranja atribuída. Hospital diz que mulher já estava em fim de vida, mas IGAS vai averiguar circunstâncias da morte.
Noticiário

10h. Gripe. Mortalidade elevada acima dos 45 anos

São dados do Boletim do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge sobre a última semana. E Luís Filipe Menezes pede que António Costa seja proibido de participar em atos públicos até às eleições.
Resposta Pronta

"Há doentes nas urgências à espera de uma cama"

Faltam camas para internar doentes. O aviso é deixado pelo presidente da Associação Portuguesa dos  Administradores Hospitalares, Xavier Barreto, que revela que o pico da gripe ainda não foi atingido.
Noticiário

22h. Mortalidade. "Espera pode ter influência"  

A mortalidade em Portugal tem vindo a aumentar de forma acentuada nos últimos dias. Vasco Ricoca Peixoto diz que a demora que se faz sentir nas urgências do país é um indicador a ter em conta.
Hospitais

Hospitais privados com esperas de 2 a 4 horas

O tempo médio de espera nas urgências dos hospitais privados variam entre mais de duas horas no Hospital da Luz e quatro horas no Hospital CUF Descobertas.
Noticiário

13h. SNS. Autarca de Penafiel pede reunião urgente

Uma reunião pedida devido às dificuldades de resposta do Hospital Padre Américo Continua, que continua a ter uma grande afluência. Ainda, greve dos trabalhadores da IP cancela 383 ligações da CP.
Urgências

Urgência no Beatriz Ângelo rondava as 12 horas

No hospital Beatriz Ângelo 52 pessoas estavam em lista de espera e o tempo de espera para doentes urgentes ultrapassava as 12 horas. Já 11 horas e 22 minutos era o tempo de espera no Santa Maria.
Resposta Pronta

Hospitais. "Não é surpresa que não haja camas"

É uma consequência do baixo investimento do SNS. O alerta é de Hugo Cadavez, do Sindicato Independente dos Médicos, que avisa que o Hospital de Penafiel não tem dimensão para a população que serve.
Resposta Pronta

Saúde. "As próximas duas semanas vão ser difíceis"

Os hospitais não conseguem responder nos picos de maior afluência. Gustavo Tato Borges avisa que é preciso uma reestruturação e lembra que o Hospital de Penafiel não consegue servir as necessidades.
Noticiário

7h. Homem internado num corredor há 2 semanas

A denúncia foi feita ao Observador pela neta do utente, que sofreu um AVC no passado dia 21 de dezembro. Ainda neste jornal, Bombeiros passam a cobrar aos hospitais pelo uso de macas.
Penafiel

Idoso sofreu um AVC e está num corredor há 11 dias

Idoso deu entrada no hospital com um quadro de AVC e ainda não foi colocado num quarto. Médica de Penafiel descreve "cenário de guerra", com 90 doentes na urgência a aguardar vaga de internamento.
Ordem dos Médicos

Carlos Cortes não se conforma com estado do SNS

"Não me conformo que todos os anos os responsáveis políticos, como o próprio ministro da Saúde ou o diretor executivo do SNS, encarem esta situação como normal". Bastonário pede mais preparação.
Serviço Nacional de Saúde

SNS está a fazer "esforço muito grande"

Ministro da Saúde voltou a apelar às pessoas para se dirigirem à urgência só quando estiverem "gravemente doentes" e contactem previamente a Linha Saúde 24.
Noticiário

13h. Pizarro pede que se "evitem precipitações"

O ministro da Saúde foi confrontado com o caso: pede que se "evitem precipitações" e sublinha "há um recurso indevido às urgências". Ainda, PSD acusa Pedro Nuno de "brincar aos correios e aos aviões".
Urgências

Hospital: idosa que morreu estava “em fim de vida"

O hospital Padre Américo referiu que encontrava-se “em fim de vida”, a idosa que morreu na urgência. “Tratava-se de uma doente sem critérios clínicos para qualquer manobra invasiva de reanimação”.
Urgências

"Situação caótica” pode ter causado morte de idosa

“Situação caótica” na urgência do hospital Padre Américo, em Penafiel, pode ter contribuído para a morte de uma idosa com pulseira laranja que esperava para ser observada pela equipa clínica.
Urgências

Espera para doentes urgentes supera as 15 horas

No hospital Fernando-Fonseca (Amadora-Sintra), o tempo médio de espera para doentes urgentes era de 15 horas e 46 minutos. No hospital de Santa Maria, o tempo de espera era de oito horas e 30 minutos.
Direto ao Assunto

Gripe A. "É preciso dar uma resposta alternativa"

Xavier Barreto acredita que para combater surto de Gripe A "é preciso pensar numa resposta que não sejam os hospitais". Afirma ainda que melhor hipótese para janeiro seria "reorganizar as urgências".
Hospitais

CHBM: urgência de obstetrícia "depauperada"

Existem dias na escala de urgência de janeiro de 2024 em que a equipa médica de ginecologia e obstetrícia "é constituída apenas por um especialista acompanhado de internos", relata o SIM.
Hospitais

Hospital de Penafiel com dezenas nas urgências

Com doentes internados em macas de ambulâncias, urgência do Hospital Padre Américo tinha, esta terça-feira de manhã, 25 ambulâncias retidas, afirma comandante Alexandre Pinto, da corporação de Baião.
Noticiário

12h. Japão. Cinco mortes no choque entre aviões

Dos 6 passageiros da aeronave da Guarda Costeira, apenas 1 sobreviveu, já no Airbus as 379 pessoas conseguiram evacuar o avião. E o balanço da greve da IP aponta supressão de mais de 60% dos comboios.
Urgências

Urgências com tempos de espera de mais de 16 horas

Situação mais grave regista-se no Hospital dos Covões, em Coimbra, com mais de 16 horas de espera. Amadora-Sintra continua com mais de 15 horas e zona de Lisboa é a que, no geral, tem pior situação.
Serviço Nacional de Saúde

Ginecologia e obstetrícia: 43 urgências até março

Durante o primeiro trimestre do ano, 28 dos 43 serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia vão estar “em funcionamento ininterrupto”. Três encontram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Noticiário

7h. Direção do SNS apresenta plano para urgências

Até março vão estar a funcionar 43 serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia, 28 de forma ininterrupta. Ainda neste jornal, sobe para 30 o número de mortos no sismo do Japão.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos