814kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Urgências

Noticiário

16h. AMA. Governo tem de pagar indemnização

João Dias e Elsa Castro foram afastados com a justificação de ser necessário dar uma nova orientação à AMA. Ainda, os administradores hospitalares pedem a divulgação pública de urgências encerradas.
Urgências

Divulgação pública de urgências encerradas exigida

As informações que indicavam as urgências encerradas deixaram de estar disponíveis 'online', mas, na quarta-feira, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou que voltariam a ser publicadas.
Noticiário

7h. Urgências. Dados ainda não estão disponíveis

Governo promete a partir de hoje voltar a divulgar no site do SNS as urgências que estão fechadas. Ainda neste jornal, depois das Europeias o PS pode estar mais próximo de viabilizar o Orçamento.
Serviço Nacional de Saúde

SNS 24. Grávidas precisam de "apoio complexo"

Ana Paula Martins destacou a diferença entre a antiga gerência das urgências de obstetrícia e atual, em comissão parlamentar. "Não andam à procura, a bater de porta em porta", realçou a ministra.
Noticiário

16h. Biden está satisfeito com resgate dos reféns

O presidente dos Estados Unidos reagiu com satisfação ao resgate das quatro pessoas de um campo de refugiados pelo exército israelita. Ainda neste jornal, a reunião dos Morangos com Açúcar.
Urgências

Médicos das urgências criticam plano do Governo

Sociedade que representa os médicos internistas (que são a base das urgências) aponta "erros" ao Plano de Emergência do governo e recusa "chantagem" da tutela com criação da especialidade de Urgência.
Noticiário

9h. AIMA. Sindicato elogia novo plano

O presidente afirma que as novas medidas são adequadas e que “é este o caminho”. Ainda neste jornal, as negociações das forças de segurança com o Governo e a atual situação do SNS.
Aveiro

Urgências de Ginecologia e Obstetrícia encerradas

Entre as 08h30 de domingo e as 08h30 de segunda-feira, a Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e o bloco de partos de Aveiro estão encerrados. Utentes devem contactar a linha SNS 24 Grávida ou o INEM.
Urgências

Lisboa e Porto com acordos para centros clínicos

Ministra da Saúde diz que novos centros clínicos de atendimento, que vão ajudar a retirar doentes não urgentes dos hospitais, serão anunciados em breve e vão resultar de protocolos com duas entidades.
Urgências

Urgências. Médicos em Luta prometem "verão quente"

Movimento Médicos em Luta recolhe assinaturas para carta a enviar ao Ministério da Saúde a alertar para os problemas e admite um "verão quente", com falta de profissionais para preencher urgências.
Serviço Nacional de Saúde

Plano de Emergência com incentivos para médicos

Conjunto de peritos já tem o plano fechado. Segundo o Observador apurou, estão previstos incentivos para fixar médicos de família e obstetras. Especialidade de Medicina de Urgência vai mesmo avançar.
Noticiário

11h. Defesa. Governo pede auditoria desde 2015

Depois de terem sido detetadas irregularidades, o Governo vai analisar o cumprimento da lei relativamente aos licenciamentos para as atividades de comércio e indústria de bens e tecnologias militares.
Saúde

SNS. Médicos temem "tempestade perfeita" no verão

Carência crónica e crescente de médicos no verão, somada à entrega de escusas a mais trabalho extra, vai criar muitas dificuldades neste verão, dizem os médicos, que criticam falta de planeamento.
Urgências

Urgências pediátricas de Viseu encerradas à noite

As urgências pediátricas da Unidade Local de Saúde de Viseu vão estar fechadas durante a noite, a partir de 1 de junho, para permitir as férias dos profissionais de saúde que asseguram os turnos.
Noticiário

13h. Vieira e Rui Costa suspeitos de desvio fundos

Há 4 suspeitos dos crimes de recebimento indevido de vantagem e fraude fiscal qualificada. E ainda, no Hospital de Leiria os serviços de urgência vão estar condicionados durante o fim-de-semana.
Noticiário

9h. Putin e Xi Jinping destacam cooperação

Num encontro que decorreu esta manhã, Vladimir Putin destacou a cooperação bilateral entre a China e a Rússia. Já Xi Jinping afirma que os dois países "vão preservar a Justiça no mundo".
Resposta Pronta

Saúde. "É preciso medidas imediatas para o verão"

O médico pede "medidas de fundo" para responder aos problemas nas urgências durante o verão e as férias dos médicos. Diogo Ayres-de-Campos defende ainda que se mantenha a direção executiva do SNS.
Almada

Urgências noturnas só para grávidas referenciadas

A urgência permanecerá também encerrada aos fins de semana, como já era hábito, à exceção do terceiro fim de semana de maio em que estará a funcionar em pleno.
Santa Maria da Feira

Idoso desaparece durante atendimento nas urgências

O hospital diz não ter recebido qualquer informação da família de que o homem de 82 anos tinha "alguma incapacidade que o impedisse de ficar sozinho". Ainda decorrem as buscas.
Urgências

DE-SNS quer alargar urgências pediátricas 

A experiência de urgência referenciada realizada no primeiro trimestre teve um "impacto positivo nos utentes", declara a Direção Executiva. O objetivo é retirar das urgências os casos não urgentes.
Serviço Nacional de Saúde

Maternidades: 28 urgências ficam sempre abertas 

Em abril, no Norte todas as 13 urgências estarão a funcionar e no Centro estarão sete, uma com dias de pausa. Em Lisboa, três estão abertas, duas com atendimento referenciado e sete com dias de pausa.
Saúde da Mulher

Encaminhadas para os privados 32 grávidas

No total, dos 4.140 partos, menos de 1,5% foram encaminhados para unidades convencionadas com o SNS sempre que esteve preenchida a capacidade instalada na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Noticiário

10h. Urgências Beatriz Ângelo sem constrangimentos

Durante a noite, o Hospital não esteve a receber grávidas que chegassem de ambulância. E ainda, a Associação Lisbonense de Proprietários critica o governo de António Costa.
Hospitais

Viseu. Urgência pediátrica continua condicionada

Condicionamentos continuam em abril porque há "apenas 15 especialistas de Pediatria para assegurar a escala" da urgência na sequência de rescisões e baixas médicas".
Noticiário

17h. Urgência. Obstetrícia em Lisboa congestionada

Beatriz Ângelo, em Loures, está encerrado. Também o Hospital de Cascais está fechado a receber grávidas em trabalho de parto. "Faltam médicos", diz Maria João Tiago, do Sindicato Independente.
Médicos

ULS Alto Minho aberta a diálogo com médicos

Os médicos das SUB de Monção e Ponte de Lima pretendem recusar horas extras a partir de segunda-feira. Esta declaração levou a que a ULS Alto Minho viesse afirmar que está aberta para diálogo.
Hospitais

Urgência obstétrica do Barreiro encerrada até 5ª 

Este é o segundo encerramento extraordinário da Urgência Obstétrica Ginecológica/Bloco de Partos naquele hospital durante o mês de março, depois de o mesmo ter acontecido também em fevereiro.
Urgências

Obra nas urgências de Abrantes vai avançar

Orçada em 3,6 milhões de euros, as obras nas urgências de Abrantes devem estar concluídas "até ao final do terceiro trimestre de 2025" e começam depois de o ULS Médio Tejo assinar a consignação.
Urgências

Hospitais com dificuldade em captar médicos

Fim da atividade em enfermaria e exigência do trabalho na urgência estão a afastar os médicos do novo modelo de Centros de Responsabilidade Integrados. Indicadores de desempenho também criticados.
Serviço Nacional de Saúde

Urgências do Hospital de Évora com limitações

Perante o aumento significativo de doentes graves, até às 08h00 de quarta, a urgência "apenas receberá novas admissões de doentes encaminhados pelo CODU/INEM, outros médicos ou SNS 24".
Serviço Nacional de Saúde

Ordem: excluir pulseiras das baixas é inaceitável

Ordem dos Médicos refere que a exceção acaba por sobrepor a triagem, realizada por profissionais não médicos, à decisão clínica dos médicos, tratando-se por isso de uma "desvalorização inaceitável".
Serviço Nacional de Saúde

Viseu. Urgência pediátrica com perturbações

Urgência vai funcionar normalmente de segunda a quinta. Nos restantes dias, encerra entre as 20h00 e as 09h00 do dia seguinte, estando no entanto garantido o atendimento de situações emergentes.
Hospitais

Barreiro: urgência obstétrica encerrada até quarta

Urgência obstétrica e ginecológica/bloco de partos do Hospital do Barreiro vai manter-se encerrada até quarta-feira. Urgência encerrou no dia 19 de fevereiro e deveria reabrir esta segunda-feira.
Urgências

Menos médicos de família, mais falsas urgências

Peso das falsas urgências ronda já os 40% e tem vindo a aumentar desde 2015. Governo prepara-se para limitar o acesso dos doentes não urgentes às urgências hospitalares mas a medida divide os médicos.
Médicos

Portaria de equipas para urgências é "vazia"

FNAM defende que portaria é "vazia" em medidas "que melhorem o trabalho nos serviços de urgência" e na prestação de cuidados aos doentes e acusa Ministério de atribuição "perversa" de incentivos.
Noticiário

8h. Madeira. Alberto João Jardim defende eleições

Alberto João Jardim pede eleições antecipadas na Madeira. Ainda neste jornal, projeto piloto prevê aumentos salariais de 60 por cento para equipas de saúde dedicadas em exclusivo às urgências.
Hospitais

IGAS investiga caso de idosa que ficou em cadeirão

Idosa de 87 anos, que sofre de Alzheimer, passou três dias num cadeirão na urgência do Hospital Beatriz Ângelo. Família diz que não teve cuidados de higiene e alimentação adequados. Hospital nega.
Serviço Nacional de Saúde

Doentes na urgência da Póvoa são referenciados

81,6% dos doentes atendidos na urgência foram referenciados por outras entidades de saúde. Projeto "Ligue antes, salve vidas" quer retirar doentes menos graves da urgência.
Saúde

Baixas nas urgências e privado a 1 de março

Governo decidiu estender o tipo de emissores para garantir “uma resposta mais adequada às condições de saúde dos cidadãos, desburocratizando procedimentos".
Urgências

Bombeiros esperam resolução de problemas até março

Bombeiros adiaram novamente a cobrança de taxas aos hospitais pela acumulação de macas nas urgências, sob "compromisso" da direção executiva do SNS de que problemas estarão resolvidos em março.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos