Urgências
Saúde

Garcia de Orta. Urgência pediátrica volta a fechar

867
O hospital encerrou a urgência pediátrica durante duas noites por falta de médicos e vai voltar a fazê-lo este fim de semana. Serviços fecham esta sexta-feira, às 20h30, e só reabrem segunda às 8h30.
Saúde

Explicador. O que se passa no Garcia de Orta? /premium

A urgência pediátrica do Garcia de Orta fechou duas vezes em três dias. O que se passa neste hospital? Quais as consequências para as crianças? Pode voltar a acontecer? Há outras urgências em risco?
Urgências

Garcia de Orta. Urgência pediátrica já reabriu

263
Depois de mais uma noite encerrada, urgência pediátrica do Garcia de Orta já reabriu. Presidente do CA diz que o problema está resolvido mas só até sexta-feira: "Não há pediatras em Portugal".
Urgências

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerrada

10906
LA urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai encerrar entre as 20:00 e as 08:00 de domingo, por falta de médicos para cumprir a escala noturna.
Saúde

Porque é que faltam anestesistas no SNS? /premium

103
Encerram maternidades e paralisam blocos operatórios quando não estão. Os casos são cada vez mais frequentes. O problema estará na saída para os privados, mas há poucos incentivos para ficar no SNS.
Urgências

Sem alternativa, urgências batem centros de saúde 

Só entre janeiro e junho deste ano houve quase 1,1 milhões de episódios de urgência nos hospitais do SNS. Doentes consideram que hospital tem "melhores condições para efetuar tratamento".
Urgências

Garcia de Orta. Escala de cirurgia sem cirurgiões /premium

1343
Nenhum cirurgião geral estava escalado na urgência de Cirurgia Geral esta sexta-feira. Internistas das urgências demitiram-se por causa disso. Escala de setembro estará sempre incompleta.
Urgências

Afluência às urgências aumentou em 2018

De acordo com dados do Portal do SNS, entre 2017 e 2018 registaram-se mais 47 mil idas às urgências que no ano anterior. Ministério da Saúde continua sem alcançar a redução de 3,5%
Hospitais

Maternidades não vão encerrar, garante ARS

Presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo confirma ao Observador que serviços não vão ser encerrados. Hospitais vão ainda receber especialistas durante o verão.
Ministério da Saúde

Maternidades. Ministra chamada ao parlamento

A audição de Marta Temido foi aprovada esta quarta-feira por unanimidade pela comissão parlamentar de Saúde. Bastonário da Ordem dos Médicos também vai ser ouvido.
Pediatria

Hospital da Luz limita urgência de pediatria

O acesso dos clientes ao Atendimento Urgente de Pediatria "será limitado temporariamente" devido a obras de expansão do hospital. Condicionamento vai durar de 1 de julho a 15 de setembro.
Urgências

Urgências de grávidas: CDS-PP pede solução rápida

Para a deputada do CDS-PP, Ana Rita Bessa, a solução de encerramento rotativo das urgências de obstetrícia “é inaceitável” e exorta o Governo a dar uma resposta rápida definitiva a este problema.
Hospitais

Grávidas com menos urgências durante o verão

1986
Quatro hospitais da grande Lisboa não têm pessoal suficiente para estarem abertos todo o verão. Solução rotativa em estudo. Grávidas não irão de ambulância de unidade para outra, garante ARS.
Urgências

Ginecologia/Obstetrícia de Beja fecha pela 5.ª vez

348
A urgência de Ginecologia/Obstetrícia do hospital de Beja vai fechar pela quinta vez este ano, entre as 18h desta sexta e as 8h de sábado. Não existe um segundo médico especialista disponível.
Ministério da Saúde

Falta de especialidade médica em urgência

Perito da OMS entende que a criação de uma especialidade de medicina de urgência iria "melhorar a qualidade do serviço prestado" mas que também é necessário descentralizar os serviços de urgência.
Hospitais

Urgências em 2018: 40% de pulseiras verdes e azuis

Os 40% de pulseiras verdes ou azuis representam a percentagem de doentes "pouco" ou "nada" urgentes. O que significa que os utentes podiam ser vistos noutros serviços de saúde.
Urgências

Quedas são a maior causa de mulheres nas urgências

Em 2018, três em cada quatro mulheres assistidas nas urgências hospitalares tiveram como causa uma queda, revelam os dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.
Hospitais

Leiria. Chefes de Urgência demitem-se

600
Os chefes de equipa da Urgência de Medicina Interna do Hospital de Santo André apresentaram a demissão em janeiro, "alegando a inexistência de condições essenciais ao desempenho das funções".
Urgências

Quase 40% das idas às urgências não se justificam

300
Cerca de 2,2 milhões de casos de atendimentos em urgência nos hospitais públicos em 2018 foram considerados pouco ou nada urgentes, segundo dados do portal da Transparência do SNS.
Pediatria

Garcia de Orta nega fecho de pediatria à noite

Apesar de estar ser uma situação que está longe de ser a ideal para Marta Temido, a ministra afirma que os turnos da noite na urgência pediátrica estão a ser assegurados por um pediatra.
Pediatria

Garcia de Orta. Urgência pediátrica em risco 

471
O serviço tem falta de médicos e funciona "em cima da linha vermelha", denuncia a Ordem dos Médicos. A administração diz que dos 38 pediatras, 9 saíram para o privado, mas que vai reforçar a equipa.
Hospitais

Deco recolhe opinião sobre hospitais

Com 1.723 entrevistas válidas, a Deco recolheu informação sobre 42 hospitais de todo o país, incluindo ilhas, cinco dos quais privados. Os portugueses desejam "esperas mais curtas e menos ruído".
Estados Unidos da América

Balas levaram 75 mil menores às urgências nos EUA

Cerca de 75 mil jovens com menos de 18 anos recorreram às urgências hospitalares por ferimentos causados por armas de fogo entre 2006 e 2014, segundo um estudo divulgado na revista Jama Pediatrics.
Hospital Amadora-Sintra

Amadora-Sintra nem tem metade dos anestesistas

O Sindicato Independente dos Médicos acusa o Hospital Amadora-Sintra de estar a funcionar com menos de metade dos médicos anestesiologistas necessários. Apenas dois médicos por dia nas urgências.
Hospitais

Urgências. Um quinto dos médicos acima dos 55 anos

Quase 20% dos médicos que fazem urgências já ultrapassaram os 55 anos, idade que lhes permite pedir dispensa. Mas mantêm-se a fazer turnos por solidariedade e para dar resposta às necessidades.
Vila Nova de Gaia

Dez doentes internados estão em macas no hospital

Apesar de, segundo a Ordem dos Enfermeiros, existirem "camas livres" estima-se que cerca de dez doentes estejam internados em macas no Serviço de Urgência do Hospital de Vila Nova de Gaia.
Hospitais

Évora. Médicos alertam para "ruptura" da Urgência

Os pediatras do Hospital do Espírito Santo de Évora alertaram esta segunda-feira para o risco de ruptura da Urgência Pediátrica da unidade, devido à falta de médicos especialistas.
Saúde

Governo realça menor espera nas urgências

140
O secretário de Estado Adjunto da Saúde afirmou que a espera nas urgências no pico da gripe foi este ano mais reduzida, um resultado que o bastonário dos médicos atribui aos profissionais.
Serviço Nacional de Saúde

SNS: as listas de espera e as clientelas sindicais

1584
Porque é que as listas de espera nas consultas e nas urgências estão um caos? Porque para satisfazer as clientelas sindicais passou a haver menos dinheiro para atender melhor os doentes.
Macau

Macau. Casos de gripe aumentam no início do ano

Na última semana, 181 adultos em mil atendidos nas urgências hospitalares tinham gripe contra 49 (em mil) na primeira semana do ano e 33 casos nos últimos sete dias de 2017.
Urgências

Internos responsáveis por equipas de urgências

Os administradores hospitalares dizem desconhecer casos de "equipas em que só os médicos internos é que estão responsáveis por uma equipa de urgência", como afirmou o bastonário da Ordem dos Médicos.
Urgências

Secretária de Estado rejeita caos nas urgências

200
Rosa Zorrinho garante, contudo, não desvalorizar algumas "situações que não são agradáveis", como a existência de "doentes em macas que já deviam estar n internamento".
Urgências

Enfermeiros denunciam caos nas urgências de Faro

409
Enfermeiros da Urgência do Hospital de Faro denunciam a incapacidade de resposta do serviço. Em risco, dizem, está a segurança dos utentes e profissionais. Há cada vez mais doentes internados em macas
Hospitais

Bastonário duvida de dados de tempos de espera

128
O bastonário da Ordem dos Médicos duvida dos dados divulgados sobre os tempos de espera nas urgências hospitalares. Miguel Guimarães pediu dados oficiais ao ministério da Saúde.
Urgências

Gripe. Hospitais já abriram mais de 700 camas

Os hospitais do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo já abriram 80% das camas extra previstas nos planos de contingência para fazer face ao aumento da afluência resultante da epidemia de gripe.
Hospitais

Hospitais. Maior pressão mas serviço responde bem

A Direção-Geral de Saúde assume que os hospitais estão sob maior pressão e que algumas cirurgias foram canceladas. Ainda assim, garante que os serviços estão a responder bem.
Hospitais

Hospitais de Coimbra com a procura normal da época

Os serviços de urgência dos hospitais que integram o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) têm tido a procura "esperada para esta época" do ano, disse hoje o presidente da instituição.
Urgências

Urgências. Pico devido a infeções respiratórias

As urgências tiveram um pico nesta quarta-feira. As infeções respiratórias são a principal causa de afluência aos hospitais, devido ao grande número de população idosa, que é mais frágil no inverno.
Saúde

VIH. Estado vai poupar 3 mil euros por doente

A descida dos preços dos tratamentos de doentes com VIH/sida ou hepatite C permitem poupar três mil euros por paciente. O Governo quer aumentar as primeiras consultas e reduzir o número de urgências.
Pediatria

D. Estefânia. Urgência pediátrica preocupa médicos

112
Os assistentes hospitalares do Hospital D. Estefânia, em Lisboa, estão preocupados com o estado do serviço de urgência pediátrica e receiam que comprometa a segurança de utentes e profissionais.
Hospitais

Urgências. Doentes impedidos de ter acompanhantes

113
Bloco de Esquerda vai questionar Governo sobre alegadas violações da lei em pelo menos dois centros hospitalares do centro e norte do país: Coimbra e Tâmega e Sousa.
Doenças

Saúde 24 encaminha pessoas com sintomas de sarampo

LOnze das 29 pessoas com sintomas de sarampo que desde segunda-feira ligaram para a Linha Saúde 24 foram encaminhadas para as urgências hospitalares, não se tendo confirmado a doença.
Urgências

Serviço de chamadas 'eCall' vai funcionar no 112

Os centros operacionais do 112 vão estar preparados para receber, a partir de novembro, chamadas do sistema 'eCall', dispositivo instados em veículos que ativa automaticamente uma chamada em acidente.
Urgências

Norte. Utentes ensinados a ir ao centro de saúde

131
Utentes, com pulseira verde ou azul, que cheguem às urgências dos hospitais de Santo António do Porto, Barcelos e Matosinhos vão ser "educados" para que passem a ir ao centro de saúde.
Gripe

Governo garante que pico da gripe já passou

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, afirmou que as estatísticas revelam um recuo no pico da gripe sem se ter instalado o caos nas urgências, ao contrário do que alguns anteviam.
Centros de Saúde

OCDE defende abertura de centros de saúde à noite

Para tentar evitar idas desnecessárias à urgência, a OCDE aconselha os países a abrirem os centros de saúde até mais tarde, num relatório onde aponta ainda soluções para reduzir o desperdício.
Urgências

Há outra vez enchentes nas urgências. Porquê?

481
Quando há frio e chuva, aparecem as enchentes nas urgências. Mas porque não vão os portugueses ao centro de saúde quando se sentem mal? E como se resolve este problema?
Urgências

Hospitais sobrelotados desviam pedidos do INEM

Esta medida, prevista desde novembro, pode ser ativada em casos de sobrelotação nas urgências. Os doentes são reencaminhados pelo próprio Centro de Orientação de Doentes Urgentes.
Urgências

2,3 milhões de portugueses recorreram à Saúde 24

Mais de 2,3 milhões de portugueses recorreram à linha Saúde 24 em quase 10 anos de funcionamento. São encaminhadas para as urgências 20% das pessoas que recorrem a esse serviço telefónico.
Urgências

Apelo para que lares não levem idosos às urgências

O presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), apelou para que os lares não enviem diretamente os utentes para as urgências sem antes consultarem o médico afeto às instituições.
Saúde

Leiria. Ordem denuncia dificuldades nas urgências

474
A Ordem dos Médicos denunciou as dificuldades que médicos e utentes enfrentam no hospital de Leiria e considerou um "crime" o excesso de trabalho a que os profissionais de saúde estão a ser sujeitos.
Urgências

Não sei quem sofre mais aqui

12417
Nestes corredores de São José tudo é muito mais urgente e os cheiros colam-se à pele. De novo sinto admiração por quem sobrevive neste espaço medieval. Falo dos doentes, mas também dos médicos, claro.
Ordem dos Médicos

Urgências. Ordem quer fim de turnos de 24 horas

A Ordem dos Médicos defende o fim definitivo dos turnos de urgências de 24 horas para evitar a exaustão que já levou profissionais a adormecer em serviço.
Urgências

Doentes da Saúde 24 com prioridade nas urgências

Os doentes encaminhados para os hospitais pelos centros de saúde ou pela Linha Saúde 24, a partir de hoje, passam a ter prioridade, dentro do mesmo grau de gravidade.
Serviço Nacional de Saúde

Deco deteta tempos de espera acima do recomendado

Mais de metade das 350 pessoas que recorreram ao simulador online da associação Deco esperaram demais para serem atendidas nas urgências hospitalares.
País

Deco. Tempos de espera excessivos nas urgências

Mais de metade das 350 pessoas que recorreram ao simulador "online" da associação Deco esperaram demais para serem atendidas nas urgências hospitalares.
Taxas Moderadoras

Ministro mexe nas consultas e exames nas urgências

1646
O ministro da Saúde diz que o Governo vai criar "taxas moderadoras educativas". Quem for ao médico de família primeiro, não paga a consulta nem os exames nas urgências hospitalares.
País

Médicos. Ministério quer progressões mais rápidas

O ministro da Saúde anunciou, esta quarta-feira, que está a ser estudado um modelo de progressão mais rápida na carreira para alguns médicos que aceitem ir trabalhar para zonas mais carenciadas.
Saúde

45% dos aneurismas rotos ocorrem ao fim de semana

185
Quase metade dos doentes com rutura de aneurisma dá entrada nos hospitais ao fim de semana. Só agora, depois de um jovem ter morrido, Lisboa voltou a ter equipas especializadas ao sábado e domingo.
Serviço Nacional de Saúde

Governo pede aos utentes para evitarem urgências

114
O secretário de Estado da Saúde afirmou quinta-feira que alguns hospitais estão "a atingir os máximos da sua capacidade de resposta" e apelou à população para evitar o congestionamento das urgências.
Hospital de São José

Grupo de trabalho vai repensar urgências

O Ministério da Saúde criou um grupo de trabalho "destinado a avaliar os constrangimentos existentes", que vai procurar "soluções para as disfunções identificadas" nas urgências da Grande Lisboa.
País

Inquérito a idoso que ficou em coma

Homem de 74 anos terá sido recusado pelo S. José e foi transferido de Faro para Coimbra. Ficou em coma na sequência de um Acidente Vascular Cerebral.
Serviço Nacional de Saúde

Inquéritos às mortes nas urgências arquivados

Os inquéritos realizados depois dos vários casos de mortes registadas nas urgências hospitalares, no último inverno, foram todos arquivados. A Inspeção Geral não atribuiu culpas aos profissionais.
País

MP arquivou inquérito à morte de doente no S. José

O Ministério Público (MP) não encontrou "indícios da prática de crime" na morte do doente de 80 anos na urgência do Hospital de São José, em dezembro de 2014. O problema é que havia muitos doentes.
Saúde

Troika afastou os portugueses das urgências

Em 2013 houve menos 354.825 atendimentos nas urgências dos hospitais públicos do que em 2010. Já no privado, mesmo com mais oferta, o ritmo do aumento da procura abrandou.
Urgências

Enfermeiros já podem pedir exames nas urgências

243
A partir desta sexta-feira os enfermeiros que estão na triagem nos serviços de urgência já podem pedir exames. Hospitais vão ter de garantir supervisão de doentes urgentes à espera há mais de 1 hora.
Centros de Saúde

Só 3 doentes por dia no horário prolongado

Os 63 centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo que alargaram os horários atenderam, nas últimas oito semanas, mais de 9000 doentes com sintomas gripais, à noite ou ao fim de semana.
Hospitais

Enfermeiros vão poder pedir exames nas urgências

409
A fim de reduzir os tempos de espera em algumas urgências hospitalares, os enfermeiros vão poder pedir exames. Medida terá um período experimental de um ano.
País

Médicos voltam atrás com pedido de demissão

Nas últimas semanas o Hospital recebeu mais 100 doentes do que aqueles que a sua capacidade normal comporta. Administração garante reforço da equipa e aumento do número de camas.
País

Chefes de urgência demitiram-se em bloco

156
Demitiram-se em bloco os sete chefes da equipa do serviço de urgência do hospital Garcia de Orta, em Almada, por falta de condições de trabalho e falta de capacidade do serviço.
Urgências

Ministro da Saúde: 700 mortes não é "assustador"

233
O ministro Paulo Macedo não considera assustador terem morrido 700 pessoas nas urgências nos primeiros 20 dias do ano e voltou a dizer que falta de médicos não está relacionada com dinheiro.
Serviço Nacional de Saúde

BE quer serviços de urgência básica nos hospitais

O BE afirmou hoje que os problemas nas urgências resultam "do desinvestimento no SNS e propõe a criação de um serviço básico associadas às urgências polivalentes para "desbloquear" o atendimento.
Urgências

Ministério Público investiga três mortes nas urgências

As mortes ocorridas nas urgências dos hospitais de S. José, Peniche e Santa Maria da Feira estão a ser investigadas pelo Ministério Público, avançou à Lusa fonte da Procuradoria-geral da República.
Centros de Saúde

Costa quer suspender taxas moderadoras

290
O líder do PS propõe que, durante o período agudo de gripe, os centros de saúde não cobrem a taxa moderadora. Atualmente, a taxa é de cinco euros e mais de metade da população está isenta.
Gripe

Envio de doentes para privados será excecional

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, veio esclarecer esta quarta-feira que o envio de doentes para unidades privadas será sempre em última instância e só depois de esgotada a capacidade no SNS.
Hospitais

Garcia de Orta investiga morte na urgência

Um sexagenário morreu no passado domingo no serviço de urgência do Hospital Garcia de Orta, em Almada. Hospital está a investigar circunstâncias da morte.
Paulo Macedo

Urgências sem capacidade para tanto frio e idosos

O ministro da Saúde, em entrevista à RTP, afirmou que houve preparação para esta época mas ninguém esperava tanto frio nestes dias, nem doentes tão debilitados a chegarem a urgências sem capacidade.
Serviço Nacional de Saúde

Governo vai remodelar urgências de cinco hospitais

290
O ministro da Saúde anunciou a remodelação de cinco urgências hospitalares e contratação de mais profissionais de saúde. Partidos da oposição responsabilizaram-no pelos caos em algumas urgências.
Urgências

Ministério reconhece falta de médicos e de camas

Horas de espera acima do recomendado em algumas urgências geram sucessão de críticas entre os agentes do setor. Ministério da Saúde frisa que são situações pontuais, embora admitindo falhas.
Urgências

Mais um hospital esgotado. Desta vez o de Coimbra

Uma "afluência anómala" de doentes congestionou hoje durante horas o serviço de urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Hospital Amadora-Sintra

Tolerância de ponto ajudou ao caos nas urgências

Centros de saúde a meio gás na semana passada contribuíram para uma maior corrida às urgências do Hospital Amadora-Sintra, que levou a tempos de espera superiores a 20 horas.
Hospital Amadora-Sintra

Médicos de baixa motivaram caos nas urgências

112
Tempo de espera nas urgências do Hospital Amadora-Sintra ultrapassou as 20 horas no Natal. Médicos que faltaram ao serviço foram a origem do caos. Hospital já prometeu contratar mais profissionais.
Saúde

Amadora-Sintra sem chefes de serviço na urgência

Os 16 chefes e subchefes do serviço de urgência do Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca apresentaram a demissão na terça-feira porque a administração os obrigou a estar mais horas nas urgências.
Aveiro

Hospital recua. Cadáveres já não vão à Urgência

Hospital de Aveiro já não deixa cadáveres nas urgências. Procedimento foi alterado depois de denúncia da Ordem dos Médicos.
Saúde

DECO denuncia pouca resposta dos centros de saúde

Associação de defesa dos consumidores fez inquérito onde se conclui que aumentou o número de doentes que vai ao hospital por não conseguir ser atendido nos centros de saúde.
País

Ordem dos Médicos fala em imposição "absurda"

A Ordem dos Médicos defendeu que a imposição legal "absurda" de os hospitais recorrerem a empresas quando precisam de médicos extras faz com que haja falta de pessoal nas Urgências.
Saúde

Urgência de Santarém é de "qualidade duvidosa"

Presidente do Hospital de Santarém, João Josué, reconheceu que há "problemas graves" na Urgência Geral do hospital.
A página está a demorar muito tempo.