O centro de contato do Serviço Nacional de Saúde SNS 24 recebe diariamente uma média de 3.078 chamadas, totalizando mais de 2,2 milhões em dois anos de atividade, assinalados esta quarta-feira.

A 24 de julho de 2017, a linha de Saúde 24 deu lugar ao SNS 24 e desde então registou 3,5 milhões de contactos por telefone, e-mail e ‘chat’, segundos dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que coordena o serviço.

Até à passada segunda-feira, o serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento contabilizou 2.249.019 chamadas, registando-se uma média diária de 3.078 chamadas, 168 contactos por chat e cerca de 4.500 emails já tratados.

No serviço informativo e administrativo já foram tratados mais de 280 mil e-mails, recebidas 216.812 chamadas e feitas 9.102 marcações de consulta de Medicina Geral e Familiar, referem os dados divulgados pelos SPMS em comunicado.

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Fazendo um balanço dos dois anos de atividade do centro de contato (808 24 24 24), os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde afirmam que é “muito positivo”, realçando “o empenho dos profissionais, cuja dedicação nos 365 dias por ano/24hdia, merece uma nota de grande reconhecimento”.

“Nestes dois anos, muito trabalho tem sido desenvolvido. Os serviços administrativos e informativos vieram reforçar o acesso a informação de saúde (conteúdos clínicos e não clínicos), prestando mais e melhores serviços e juntando-se aos já existentes serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento clínico (prestados por enfermeiros)”, sublinham no comunicado.

Informações referentes à dádiva de sangue e doação de órgãos e questões sobre saúde oral representam os serviços informativos mais recentes, disponíveis desde 2018.

Segundo os SPMS, a “comunicação tem sido fundamental” para se chegar a mais pessoas, nomeadamente através de campanhas de divulgação e “mensagens criativas”. Foi neste contexto que o projeto “Proximidade Sénior”, para maiores de 75 anos, passou a integrar o SNS 24, em dezembro último.

O ‘site’ do SNS 24 assume também “uma dimensão cada vez maior junto da sociedade”, tendo como fator de inovação a ferramenta “Avaliar Sintomas”, com mais de 41.200 páginas visualizadas. “O ‘site’ já conquistou perto de meio milhão de utilizadores, dos quais mais de 66% acedem por dispositivos móveis”, salientam.