Hong Kong

Hong Kong

Hong-Kong. Polícia dispersa manifestantes com gás

A polícia anti-distúrbios de Hong Kong disparou canhões de água e lançou gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes na zona onde se encontra a sede do Governo em Hong Kong.
Hong Kong

Confrontos entre manifestantes contra e pró-Pequim

Defensores de reformas democráticas em Hong Kong e apoiantes do governo central chinês entraram em confronto num centro comercial do território semi-autónomo no 15.º fim de semana de protestos.
Hong Kong

Hong Kong. Ativistas em manifestação noturna

Milhares de ativistas reuniram-se nos cumes de duas das colinas de Hong Kong, formando longas cadeias de luz, aproveitando as festividades tradicionais da cidade para reforçar a sua causa.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia proíbe manifestação de domingo

Polícia de Hong Kong proibiu a manifestação convocada para domingo pela Frente Cívica de Direitos Humanos (FCDH), que tem liderado os grandes protestos pró-democracia na antiga colónia britânica.
Relações Internacionais

China contra encontro de manifestantes e Alemanha

Governo chinês declarou ao embaixador alemão em Pequim o descontentamento por o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ter reunido com um ativista pró-democracia de Hong Kong.
Bolsa

Bolsa de Hong Kong quer comprar bolsa de Londres

“Aproximar a Bolsa de Hong Kong e a de Londres vai redefinir os mercados de capitais globais nas próximas décadas”, disse o CEO da Bolsa de Hong Kong, Charles Li.
Hong Kong

Hong Kong critica interferência dos EUA

A líder do Governo de Hong Kong diz que EUA estão a ter atitude "extremamente inapropriada" e que qualquer ingerência ameaça os interesses económicos que ambos partilham.
Venezuela

Venezuela condena manifestações em Hong Kong

Venezuela classificou protestos como "acontecimentos abertamente promovidos por interesses estrangeiros, com o objetivo de lesar a ordem interna, a segurança pública e a integridade territorial".
Hong Kong

Novos confrontos em Hong-Kong

Uma manifestação pró-democracia que começou pacificamente perto do consulado dos Estados Unidos em Hong Kong evoluiu para protestos junto à estação do metro central, que foi encerrada.
Hong Kong

Empresárias vão à ONU apoiar a China

A empresária Pansy Ho, filha de Santley Ho, e a filha do fundador do grupo de restauração Maxim James Tak Wu, vão à ONU dizer que os "manifestantes radicais" não representam os cidadãos de Hong Kong.
Hong Kong

Merkel pede proteção dos residentes de Hong Kong

"Os direitos e liberdades acordados na Lei Básica de Hong Kong devem ser salvaguardados", defendeu a chanceler alemã durante uma conferência de imprensa com o primeiro-ministro chinês.
Hong Kong

Fitch desce "rating" de Hong Kong após protestos

Segundo a agência de notação financeira, os protestos "prejudicaram de forma duradoura a perceção internacional da qualidade e eficácia do sistema de governação e do Estado de Direito de Hong Kong".
Relações Internacionais

Trudeau condena detenções e China critica Canadá

Um ex-diplomata e um empresário, ambos canadianos, foram presos na China, numa aparente retaliação pela detenção no Canadá da diretora financeira do grupo Huawei, Meng Wanzhou.
Hong Kong

Hong Kong. Aeroporto pede que poupem passageiros

O aeroporto pediu aos manifestantes que poupem os milhares de passageiros nas manifestações previstas para o fim de semana, lembrando que há uma ordem judicial que proíbe protestos na zona envolvente.
Angela Merkel

Merkel com encontros importantes na China

A chanceler alemã inicia uma visita de Estado à China. As preocupações pelos direitos humanos e os interesses económicos da Alemanha são dois pontos que Merkel terá atenção nesta deslocação.
China

O silêncio português sobre Hong Kong /premium

Portugal, um país onde a ecologia é praticamente unânime do ponto de vista político, assinou este ano um memorando que coloca em causa o maior compromisso ambiental do século. Não se ouviu uma palavra
Hong Kong

China persegue apoiantes de Hong Kong em Fátima

350
Cerca de 200 líderes políticos e religiosos estiveram reunidos em Fátima. Elementos da embaixada chinesa terão tentado condicionar a presença de três participantes críticos do regime de Pequim.
Hong Kong

Quem é Carrie Lam, que desta vez teve de recuar?

Católica devota, está no poder há vários anos a corresponder aos desígnios de Pequim em Hong Kong. Há anos que enfrenta a fúria das ruas, mas desta vez acabou por capitular.
Tráfico de Droga

Macau e Hong Kong apreendem 5 milhões em drogas

Uma operação das autoridades de Macau e Hong Kong resultou na detenção de 19 pessoas e na apreensão de drogas com um valor estimado de mercado de cinco milhões de euros.
Hong Kong

Hong Kong. Governo cancela lei da extradição

540
A chefe do governo de Hong Kong cedeu a uma das principais exigências do movimento pró-democracia, que há várias semanas sai à rua para protestar contra o projeto de lei.
Hong Kong

Hong Kong. Ativistas pedem apoio a Angela Merkel

A chanceler alemã desloca-se a Pequim esta semana, e numa carta aberta, os ativistas pró-democracia pedem o apoio a alguém que "viveu em primeira mão os terrores de um governo ditatorial".
Hong Kong

Tibete apoia protestos pró-democracia em Hong Kong

Os tibetanos dizem que vão apoiar os manifestantes que "se expressam através de meios e de fins pacíficos". Thubten Wangchen, membro do parlamento, diz que há o risco de a situação se agravar.
Hong Kong

Hong Kong. Petição quer relatório enviado à ONU

Movimento quer que relatório seja alvo de uma atualização, no qual conste já a situação que se vive em Hong Kong há três meses, marcados por mais de um milhar de detenções e violentos confrontos.
Hong Kong

Hong Kong. Macau nega censura política 

O secretário para a Segurança, Wong Sio Chak, defendeu que a atuação da polícia "não é censura política", garantindo que se mantém salvaguardado o direito à manifestação e liberdade de expressão.
Hong Kong

Hong Kong. Carrie Lam: "Nunca ofereci a demissão"

Carrie Lam, líder do governo de Hong Kong, esclarece gravação áudio que veio a público em que afirmava renunciar ao cargo, caso tivesse escolha.
Hong Kong

Hong Kong. Protestos continuam com apelo a greve

Os protestos continuam com um apelo à greve geral e boicote às aulas nas universidades. No domingo, milhares de manifestantes tentaram bloquear o acesso ao aeroporto. Vários voos foram cancelados.
Hong Kong

Hong Kong. Protestos com barricadas no aeroporto

Milhares de manifestantes pró-democracia bloquearam estradas que levam ao aeroporto de Hong Kong. Os confrontos têm escalado desde sábado.
Hong Kong

Polícia de Hong Kong detém 40 pessoas em protestos

Pelo menos 40 pessoas foram detidas em Hong Kong na sequência de protestos não autorizados e 31 pessoas ficaram feridas, cinco em estado grave, dizem as autoridades.
Hong Kong

Polícia de Hong Kong lançou gás lacrimogéneo

A polícia de Hong Kong lançou gás lacrimogéneo e canhões de água sobre os manifestantes que protestaram à frente da sede do Governo no território. Manifestantes já dispersaram.
Hong Kong

Moisés, o manifestante dos "cinco mandamentos"

À frente do protesto 'religioso' em Hong Kong, há um manifestante que se destaca entre os demais. Intitula-se Moisés e exibe num cartaz os "cinco mandamentos" do movimento pró-democracia.
Hong Kong

Trump: Guerra comercial protege Hong Kong

O Presidente norte-americano diz que o impasse comercial está a forçar Pequim a adotar uma linha mais moderada com Hong Kong, que vive há quase três meses um clima de constestação social.
Hong Kong

Milhares desafiam proibição em novo protesto

Milhares de manifestantes desfilam nas ruas de Hong Kong, num claro desafio à proibição de um protesto decretado pelas autoridades.
Hong Kong

Hong Kong. Líderes ativistas foram libertados

Os ativistas políticos Joshua Wong e Agnes Chow foram libertados e prometeram continuar a luta pela democracia em Hong Kong, depois de serem detidos e acusados de incitamento a protesto.
Hong Kong

UE. Hong Kong está "extremamente preocupante"

A chefe da diplomacia europeia afirmou que a situação em Hong Kong "é extremamente preocupante" para a UE, e apelou às autoridades que respeitem a liberdade de expressão e as manifestações pacíficas.
China

Pequim rejeitou cedências propostas por Carrie Lam

Relatório revela que líder executiva de Hong Kong sugeriu retirar lei da extradição para acalmar protestos, mas China continental recusou proposta. E pediu a Lam mais "iniciativa".
China

China aperta a malha em Hong Kong

Manifestação de sábado foi cancelada, mas aeroporto prepara-se para cancelar voos à mesma. Ativistas pró-democracia foram detidos e entretanto libertados. Na fronteira, há novos exercícios militares.
Hong Kong

Hong Kong. Líder pró-democracia atacado com tacos

Jimmy Sham foi atacado num restaurante por dois homens com o rosto tapado e armados com tacos de basebol. Outro colaborador do movimento tentou evitar a agressão e acabou ferido.
China

Exército chinês muda tropas em Macau e Hong Kong

Exército de Libertação Popular chinês realizou em Macau e em Hong Kong a rotação das suas tropas, aumentando receio de uma intervenção na ex-colónia britânica para travar os protestos pró-democracia.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia proíbe protesto

Protesto foi marcado pela Frente Cívica de Direitos Humanos e polícia informou que a proibição se deve a razões de segurança. Quem desobedecer pode ter pena de até 5 anos de prisão.
Educação

Ásia. Aprovado fundo para atrair licenciados

Fundo é um compromisso da cidade para fortalecer a integração e cooperação entre Shenzhen e Hong Kong. Licenciados com idades entre os 18 e os 45 anos também poderão solicitar subsídios.
Relações Internacionais

Hong Kong. China descontente com declaração do G7

Declaração emitida após cimeira "reafirma a existência e importância da Declaração Conjunta Sino-Britânica de 1984" e pede que "seja evitada a violência". China diz que Hong Kong é "assunto interno".
Hong Kong

A noite mais dura de protestos em Hong Kong

"Cercados, sob ataque e enfrentando perigo de vida, seis polícias retiraram as suas pistolas" para "proteger a própria segurança e de outros polícias", diz comunicado da força policial.
Hong Kong

29 detidos em protesto violento em Hong Kong

Depois de 10 dias de relativa paz na ex-colónia britânica, a tensão voltou às ruas. Um dos detidos por reunião ilegal é Ventus Lau, um dos organizadores da marcha que foi autorizada pela polícia.
Hong Kong

Hong Kong. Movimento forma cordão humano

Milhares de manifestantes formaram um cordão humano que serpenteou através de Hong Kong, exatamente 30 anos depois de países bálticos terem organizado fila de pessoas para recuperar independência.
Hong Kong

China diz que Canadá tem "segundas intenções"

Canadá proibiu funcionários consulares de irem à China continental depois de funcionário do consulado britânico ter sido detido. China reage: quem se comportar "honestamente" não tem nada a temer.
Hong Kong

Hong Kong. Contabilistas manifestam-se esta sexta

Contabilistas vão marchar às 12h30 locais no centro da cidade, num desfile autorizado pela polícia. O cordão humano está marcado para as 20h00 junto das três principais linhas de metro de Hong Kong.
Hong Kong

Manifestantes barricam-se em estação de metro

Centenas de manifestantes barricaram-se ao princípio da noite contra a polícia antimotim numa estação de metro de Hong Kong.
Hong Kong

Hong Kong. Manifestantes tatuam protestos

Uns fazem apenas porque gostam dos desenhos, outros porque há um significado mais forte naquelas imagens. Além dos cartazes, os protestos pró-democracia em Hong Kong começam a chegar às tatuagens.
Hong Kong

China deteve funcionário que estava desaparecido

China diz que o jovem está detido na fronteira com Hong Kong por ter violado uma lei chinesa de segurança pública. Funcionário desaparecera depois de mandar sms à namorada: "Reza por mim".
Twitter

Twitter bane propaganda do Estado Chinês

O Twitter diz que não aceitará mais "propaganda de órgãos de imprensa controlados pelo Estado" garantindo que os conteúdos "violam os princípios fundamentais" da rede social.
Hong Kong

Funcionário desaparece após pedir: "Reza por mim"

405
Simon Cheng Man-kit devia ter regressado, depois de uma ida à China, há 12 dias. À namorada mandou mensagem a pedir: "Reza por mim". Desde então ninguém sabe dele.
Hong Kong

Exército em Hong Kong? É incerto, diz ativista

"Quando a polícia não se mistura com a multidão, não há confrontos", diz o cofundador do partido pró-democrata Demosisto. Wong diz ainda que não se pode esperar "racionalidade" de Xi Jinping.
Detenções

Hong Kong. Polícia de Macau nega detenções

A PSP confirmou o reforço policial na zona "para manter a ordem" e que "levou sete indivíduos suspeitos para o Comissariado". No entanto, todos "saíram após investigação".
Hong Kong

Hong Kong cria plataforma de diálogo após protesto

Carrie Lam disse que tanto ela como os membros do Executivo que lidera estão "comprometidos em ouvir o que as pessoas têm a dizer".
China

Twitter. China usou contas falsas contra Hong Kong

Twitter e Facebook descobriram e desativaram uma rede organizada pelo governo chinês para espalhar desinformação nas redes sociais contra os manifestantes em Hong Kong.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia de Macau identifica jovens

As forças de segurança, que há dias tinham proibido um protesto em Macau, estão a identificar sobretudo jovens, em especial com t-shirts pretas, a cor usada pelos manifestantes de Hong Kong.
Hong Kong

Protesto juntou mais de 1,7 milhões em Hong Kong

Mais de 1,7 milhões de pessoas manifestaram-se hoje, em Hong Kong, informou o movimento pró-democracia que tem liderado os grandes protestos contra a lei da extradição.
Hong Kong

Milhares de manifestantes à frente do parlamento

Alguns milhares de manifestantes protestam à frente da sede do parlamento de Hong Kong, após uma marcha que estava proibida pelas autoridades, gritando palavras de ordem.
Hong Kong

Centenas de milhares protestam na rua em Hong Kong

As ruas no centro de Hong Kong voltaram a ser invadidas por centenas de milhares de manifestantes, com a polícia a aconselhar a população a zelar pela sua segurança.
Hong Kong

HK. Objetivo dos protestos é sufrágio universal

A porta-voz do movimento que lidera os protestos pró-democracia em Hong Kong disse que o derradeiro objetivo dos manifestantes é garantir o sufrágio universal na Região Administrativa Especial.
Hong Kong

Milhares preparam novo protesto em Hong Kong

Milhares de pessoas estão a juntar-se no parque Vitória para mais uma manifestação convocada pelo movimento pró-democracia que tem liderado os protestos que abalam o território há nove semanas.
Hong Kong

Hong Kong. Professores protestam em solidariedade

Milhares de professores vestidos de preto, a assinatura do movimento pró-democracia, estão a participar em Hong Kong numa marcha pacífica em solidariedade aos jovens manifestantes.
Hong Kong

Como se fez a escalada de 68 andares pela paz

O "homem-aranha" francês quis apelar à paz e ao diálogo entre Hong Kong e a China. Escalou o Cheung Kong Center e afixou uma faixa com um aperto de mão desenhado nas cores das duas bandeiras.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)