Dark Mode 94,7 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Hong Kong

Hong Kong

ONU alarmada com prisões em Hong Kong 

Centenas de pessoas foram presas na ex-colónia britânica desde quarta-feira. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos afirma estar "alarmado" com a aplicação das medidas.
Atualidade

Hong Kong vive com assombro o dia "um" da nova lei

133
Manifestações estavam proibidas, mas Hong Kong saiu à rua para protestar contra nova lei que proíbe secessão e subversão. Polícia disparou jatos de água e pimenta e 370 pessoas foram detidas.
Hong Kong

Hong Kong. 370 detidos em 1º dia de lei polémica /premium

289
China impôs uma lei de segurança nacional em Hong Kong para controlar movimentos independentistas. No primeiro dia, 370 pessoas foram detidas, 10 por terem bandeiras ou cartazes pró-independência.
Hong Kong

Londres: lei de segurança viola acordo

Governo disse que as autoridades britânicas analisaram o conteúdo da nova lei e consideram que desrespeita o acordo que abriu caminho para a transferência da ex-colónia britânica para o domínio chinês
Hong Kong

Hong Kong. Polícia dispersa manifestantes com jato

Um camião, equipado com um canhão de água, disparou vários jatos que foram misturados com uma solução de pimenta irritante, atingindo repetidamente manifestantes e jornalistas.
Pequim

Hong Kong defende lei aprovada por Pequim

Este texto constitui "o evento mais importante nas relações entre o governo central e Hong Kong desde a transferência", sustentou Carrie Lam, classificando o momento como "um ponto de viragem".
Reino Unido

Boris avalia resposta à nova lei de Hong Kong

Boris Johnson disse que Londres iria "escrutinar com muito cuidado" o conteúdo da lei "para perceber se entra em conflito com a declaração conjunta entre o Reino Unido e a China".
Hong Kong

Hong Kong. UE critica lei de segurança

A UE diz que "esta lei ameaça seriamente comprometer o alto grau de autonomia de Hong Kong e ter efeitos negativos na independência do sistema judicial e no Estado de direito".
China

ONU denuncia atos de repressão por parte da China

125
Cinquenta especialistas independentes da ONU denunciaram a repressão às liberdades fundamentais na China, pedindo uma sessão especial do Conselho de Direitos Humanos.
Hong Kong

Milhares nas ruas no aniversário dos protestos

Numa altura em que se cumpre um ano sobre a primeira grande manifestação de protesto contra um projeto de lei de extradição, milhares saíram às ruas em Hong Kong para marcar a data.
Hong Kong

Lei do hino chinês entra em vigor em Hong Kong

A lei é utilizada contra "aqueles que deliberadamente insultam" o hino da República Popular da China, que se arriscam a uma pena de prisão até três anos, com multas até 50 mil dólares (5.756 euros).
Hong Kong

Hong-Kong. Lei da segurança preocupa Portugal

A nova lei da segurança nacional que Pequim quer impor a Hong Kong preocupa as autoridades portuguesas, por ameaçar a semi-autonomia do território.
Hong Kong

Polícia de Hong Kong dispersa manifestantes

Centenas de pessoas juntaram-se ao final da tarde no centro da cidade, no dia em que se cumpre um ano sobre a primeira grande manifestação de protesto contra um projeto de lei de extradição.
Hong Kong

Hong Kong: todos devem aprender lição de protestos

No dia em que faz um ano que cerca de um milhão de pessoas saiu à rua para protestar contra emendas à lei da extradição no território, Carrie Lam diz que Hong Kong não pode suportar esse tipo de caos.
Hong Kong

Hong Kong injeta 3.110 milhões na Cathay Pacific

Esta é a primeira vez que o governo de Hong Kong injeta dinheiro numa empresa privada, na tentativa de manter a cidade como um centro de transporte aéreo na região.
Hong Kong

Último governador aponta para poder de PC Chinês

O último governador britânico de Hong Kong apontou que a Frente Unida, do Partido Comunista Chinês, foi "mais hábil a escolher os líderes chineses locais em Macau do que em Hong Kong".
Hong Kong

Hong Kong celebra um ano de protestos

Hong Kong está há um ano debaixo de fogo pela luta pró-democrática. Covid-19 afroxou a luta, mas regressou após a detenção de ativistas. Futuro "matará movimentos", mas não por enquanto.
Hong Kong

Vigília por Tiananmen termina em confrontos

A vigília para recordar o massacre de Tiananmen, em 1989, que reuniu milhares de pessoas nas ruas de Hong Kong terminou com confrontos entre ativistas e a polícia, que deteve vários manifestantes.
Hong Kong

Aniversário de Tiananmen marcado por repressão  

Em Hong Kong, autoridades justificaram o cancelamento, pela primeira vez, da vigília anual à luz de velas no Parque Vitória, com a necessidade de distanciamento social, devido ao surto da Covid-19,
Hong Kong

Deputados em Hong Kong interrompem debate

No dia de aniversário de Tiananmen e em plena discussão sobre o diploma do hino chinês, a sessão parlamentar em Hong Kong foi interrompida por protestos de deputados pró-democracia.
China

China pede a Londres que cesse interferência

A China aconselha "o lado britânico a desistir da mentalidade da Guerra Fria, do estado de espírito colonialista" e a reconhecer e respeitar o facto de Hong Kong ter sido "devolvido à China".
Hong Kong

Hong Kong. Procura por vistos gold dispara

Os pedidos de informação de residentes de Hong Kong sobre vistos gold dispararam após o anúncio de que Pequim iria impor a lei da segurança nacional naquele território, revelou uma empresa portuguesa.
Hong Kong

Hong Kong. Reino Unido promete passaportes 

Caso a China não reconsidere a lei da segurança imposta a Hong Kong, o primeiro-ministro propõe atribuir o passaporte britânico a milhões de habitantes, com possibilidade de aceder à cidadania.
Hong Kong

EUA acusam China de "amordaçar" residentes

Mike Pompeo afirmou que a China está a "amordaçar o povo de Hong Kong" ao proibir a vigília anual no território em memória da repressão em Tiananmen, alegando que cancelamento foi devido à Covid-19.
Macau

Macau vai adotar lei de segurança de Hong Kong

O ativista Jason Chao acredita que Macau vai adotar voluntariamente a mesma lei de segurança nacional que a China vai impor em Hong Kong, uma vez que aprovou em 2009 o artigo que tem causado polémica.
Hong Kong

Proibida vigília sobre massacre de Tiananmen

Em causa está a vigília em memória do massacre de Tiananmen, agendada para quarta-feira, que foi cancelada pela polícia, considerando que esta violaria as medidas de prevenção da Covid-19.
Estados Unidos da América

EUA. Suspensas entradas de "risco" de chineses

156
Os Estados Unidos vão suspender a entrada de cidadãos da China que sejam considerados como "potenciais riscos" para a segurança do país.
União Europeia

Santos Silva. Autonomia de Hong-Kong em perigo

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que a decisão da Assembleia do Povo de aprovar uma nova lei de segurança para Hong-Kong "põe em risco o princípio 'um país, dois sistemas'".
Hong Kong

China acusa EUA de "capturar" Conselho da ONU

A China acusou Washington de "capturar o Conselho de Segurança das Nações Unidas". Em causa está o pedido de uma reunião sobre a lei de segurança nacional de Hong Kong que foi aprovada.
Hong Kong

Hong Kong. Lei "viola obrigações internacionais"

397
EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália alinharam-se numa declaração, em que acusam a China de violar obrigações internacionais com a nova lei para Hong Kong. "Restringe as liberdades do povo", afirmam.
Hong Kong

Hong Kong. Sanções à China não são solução

148
A União Europeia considera que sanções à China não são a forma de resolver os problemas com Pequim, garantindo que essa opção não está sobre a mesa e mostrando "profunda preocupação" dos 27.
Hong Kong

ONU discute lei de Pequim para Hong Kong

Os Estados Unidos e o Reino Unido exigiram uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a lei da segurança nacional hoje aprovada por Pequim para Hong Kong.
Hong Kong

Londres oferece mais direitos de residência

O governo britânico prometeu oferecer a centenas de milhares de residentes de Hong Kong maiores direitos de residência no Reino Unido se a China não recuar na nova lei de segurança.
Hong Kong

Macau diz que Pequim lançou "bomba atómica"

577
Dois advogados de Macau defendem que a lei da segurança nacional aprovada por Pequim é uma "bomba atómica" e prova o desespero do Partido Comunista Chinês.
Hong Kong

Nova lei só visa uma "minoria de criminosos"

Chefe do governo de Hong Kong aplaudiu a aprovação da lei, salientando que só visa uma minoria de criminosos e “não vai afetar os direitos e liberdades legítimos usufruídos pelos residentes”.
Japão

Tóquio pede sistema "livre e aberto" em Hong Kong

O governo do Japão afirma "estar seriamente preocupado" com a decisão do poder legislativo de Pequim e pediu que Hong Kong se mantenha sob o princípio de "Um País dois Sistemas".
China

China aprova lei de segurança de Hong Kong

A lei proíbe "qualquer ato de traição, separação, rebelião contra o governo Popular Central, roubo de segredos de Estado" ou "atividades em Hong Kong por parte de organizações políticas estrangeiras".
Coronavírus

China recusa discutir Hong Kong em reunião da ONU

341
China recusou o pedido dos Estados Unidos, que querem uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU para discutir a lei de segurança que Pequim pretende impor a Hong Kong.
Hong Kong

Hong Kong. Deputados pró-democracia expulsos

O presidente do Conselho Legislativo suspendeu a sessão poucos minutos depois do início, e expulsou três deputados pró-democracia do parlamento de Hong Kong
Hong Kong

Polícia de Hong Kong detém manifestantes 

Os manifestantes bloquearam algumas ruas, "com a intenção de paralisar o trânsito". Dois adolescentes foram detidos na posse de bombas incendiárias de fabrico caseiro, noticiou a imprensa local.
Hong Kong

Hong Kong. EUA com medidas "muito interessantes"

Trump promete medidas "muito interessantes" até ao final da semana para responder ao controverso diploma da China que pretende contornar a autonomia de região administrativa especial de Hong Kong.
Hong Kong

Hong Kong. EUA ameaçam impor sanções à China

Vários senadores norte-americanos querem aprova sanções contra responsáveis chineses, na esperança de que a controversa lei de segurança nacional em Hong Kong não avance.
Hong Kong

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes, afirmando que decisão ajudará a restaurar a ordem social.
Taiwan

Taiwan garante assistência necessária a Hong Kong

397
Face às novas leis de segurança nacional que Pequim quer impor, o governo de Taiwan mostrou total solidariedade a Hong Kong, dizendo que a proposta é uma séria ameaça à liberdade do povo.
Hong Kong

Polícia em Hong Kong dispara gás lacrimogéneo

334
A polícia de Hong Kong usou gás lacrimogéneo para dispersar centenas de manifestantes que contestavam o plano de Pequim de impor uma lei de "segurança nacional" à cidade.
Estados Unidos da América

Hong Kong. EUA condenam lei da segurança nacional

Os Estados Unidos pedem à China que reconsidere a sua proposta "desastrosa", que "honre seus compromissos internacionais e respeite o alto grau de autonomia de Hong Kong.
Hong Kong

Hong Kong vai cooperar com Pequim em nova lei

Hong Kong vai cooperar com Pequim na aprovação da nova lei de segurança nacional. Governo será responsável por completar legislação local do Artigo 23 da Lei Básica. Ativistas pedem protestos.
Coronavírus

A "pandemia esquecida" de 1968 que matou um milhão

9992
Pouco se tem falado na Gripe de Hong Kong, que matou um milhão de pessoas e teve uma segunda vaga mais letal do que a primeira. Foi considerada como "mais uma gripe" e "rapidamente esquecida".
Hong Kong

Novos confrontos no parlamento de Hong Kong

A eleição do presidente da Comissão da Câmara, órgão que revê propostas de lei, ficou marcada por protestos da oposição, com vários deputados pró-democracia a serem retirados à força do parlamento.
Coronavírus

Hong Kong. Gelataria cria sabor a gás lacrimogéneo

Mais de 16 mil latas de gás lacrimogéneo, muitas em distritos densamente povoados, foram disparadas durante os protestos para recordar os confrontos nos meses de protestos pró-democracia em 2019.
Hong Kong

Hong Kong quer reforma educativa de manifestações

A chefe do Executivo de Hong Kong defende que o ensino da cultura geral contribuiu para alimentar o movimento pró-democracia, garantindo que irá rever o sistema educativo.
Hong Kong

Hong Kong. 200 pessoas detidas em manifestações

Mais de 200 pessoas foram detidas em Hong Kong durante protestos contra o governo na noite de domingo. Manifestantes exigem reformas democráticas na região e investigações sobre brutalidade policial.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia dispersa manif pró-democracia

Polícia de choque de Hong Kong perseguiu manifestantes pró-democracia em vários centros comerciais. Ativistas exigem renúncia da chefe do governo local.
Hong Kong

Apreensão recorde de barbatanas de tubarão 

As autoridades de Hong Kong apreenderam um carregamento recorde de 26 toneladas de barbatanas de tubarão, proveniente do Equador e avaliado em um milhão de euros. Rotulagens estavam em espanhol.
Hong Kong

China não vai "ficar sentada" a ver protestos 

O gabinete do governo chinês encarregue dos assuntos de Hong Kong alertou que Pequim não vai ficar "sentada a olhar" se os protestos violentos forem retomados.
Coronavírus

Consulado de Portugal em Macau nega repatriamento

Segundo o Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, não está em curso qualquer operação geral de portugueses, "nem tão pouco está a ser criado um corredor humanitário" entre Macau e Hong Kong.
Coronavírus

Macau negoceia com Honk Kong saída de estrangeiros

Os pedidos foram efetuados pelos respetivos consulados. Atualmente estão em causa cinco portugueses, dois italianos e três indonésios. Alguns dos estrangeiros vão sair em meados de maio.
Hong Kong

Economia de Hong Kong regista um recuo recorde 

Hong Kong registou uma contração de 8,9% do PIB no primeiro trimestre, um valor recorde. Este foi o terceiro trimestre consecutivo de contração da economia da região.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia dispersa manifestantes

Apesar de estarem proibidas as reuniões com mais de 4 pessoas, foram várias as manifestações pró-democracia este 1º de maio em Hong Kong. Num shopping, a polícia usou gás pimenta para as dispersar.
Coronavírus

Ásia. As lições para os restaurantes portugueses

2370
As regras dos restaurantes na Ásia podem servir de guia para os portugueses: clientes fazem fila na rua, medem a temperatura, preenchem formulários e tiram a máscara só para comer. E só há grupos de 4
Hong Kong

Hong Kong. Detenções de ativistas "preocupantes"

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, considerou no sábado "profundamente preocupantes" as detenções de líderes do movimento pró-democracia em Hong Kong.
Hong Kong

Hong Kong. Pelo menos 14 ativistas detidos em 2019

A polícia de Hong Kong deteve pelo menos 14 ativistas do movimento pró-democrático acusados pela organização de protestos não autorizados em 2019, avança a imprensa local deste sábado.
Hong Kong

Hong Kong. Pequim quer legislação de segurança

O diretor do gabinete de ligação de Pequim em Hong Kong defende que manter a segurança nacional significa manter os interesses fundamentais de Hong Kong, que deve introduzir legislação rapidamente.
Coronavírus

Asiáticos preparam novas medidas para surto

112
Hong Kong, Singapura e Taiwan preparam medidas extra para combater nova vaga de coronavírus nestes países devido a casos que chegam da Europa, da América e do Médio Oriente.
Macau

Morreu o comendador Oliveira Sales

O comendador António Oliveira Sales, que morreu na sexta-feira, era um nome máximo da “diáspora macaense” e “uma figura de destaque da comunidade portuguesa de Hong Kong”.
Coronavírus

Novo vírus. Macau e Hong Kong com economia afetada

A agência de notação financeira Fitchs Ratings alertou que o agravamento da epidemia do coronavírus chinês de Wuhan pode expor as economias de Macau e de Hong Kong, já com perspetivas negativas.
Hong Kong

Polícia usa gás lacrimogéneo em manifestação

Gás lacrimogéneo foi usado este domingo contra manifestantes que protestavam num parque público. Manifestantes exigiam uma reforma eleitoral e um boicote ao Partido Comunista da China.
Hong Kong

Número de turistas em Hong Kong cai 

O número de pessoas a visitar Hong Kong em 2019 diminuiu 14% quando equiparado ao ano de 2018. A causa é apontada para os protestos antigovernamentais a ocorrer desde junho.
Hong Kong

Hong Kong pode manter autonomia até depois de 2047

Carrie Lam, líder de Hong Kong, considera que é possível que a região mantenha a sua autonomia até depois de 2047, data em que acaba o período de promessa de autonomia económica e institucional.
Hong Kong

Hong Kong nega entrada a Human Rights Watch

Kenneth Roth planeava lançar esta semana em Hong Kong o relatório anual da organização. O documento destaca "a intensificação do ataque do Governo chinês ao sistema internacional de direitos humanos".
Hong Kong

Preço médio de casas novas em Hong Kong cai 25%

A agitação social e política vivida o ano passado em Hong Kong fez cair o preço médio das casas novas. O território autónomo é conhecido por ter o mercado imobiliário mais caro do mundo.
Hong Kong

Hong Kong. Protestos entre os desafios para 2020

A violência, a economia e a saúde são os desafios apontados pela chefe do Governo de Hong Kong para 2020, quando as manifestações contra o governo entraram no oitavo mês.
Hong Kong

Dezenas de detidos em protesto em Hong Kong

Milhares de pessoas de Hong Kong voltaram às ruas para protestar contra os comerciantes da China continental perto da fronteira, uma ação que terminou com dezenas de detidos pela polícia.
Hong Kong

Hong Kong. 400 detidos em confrontos no Ano Novo

De acordo com a organização da marcha, a cargo da Frente Civil dos Direitos Humanos, mais de um milhão de pessoas participaram na primeira marcha pró-democrática de 2020 em Hong Kong.
Hong Kong

Brexit e protestos em Hong Kong fizeram 2019 /premium

A saída do Reino Unido da União Europeia foi o acontecimento de 2019 que vai marcar o nosso futuro. Hong Kong, como herança britânica na Ásia, é a melhor resposta do Ocidente à China.
Hong Kong

Hong Kong: confrontos cancelam marcha de Ano Novo

A marcha de Ano Novo em Hong Kong, na qual participavam dezenas de milhares de pessoas, foi cancelada a pedido da polícia depois de alguns manifestantes terem vandalizado uma sucursal do banco HSBC.
Hong Kong

Milhares de manifestantes protestam em Hong Kong

Denominados "Que se lixe a Véspera" e "Fazer compras consigo", os eventos estão a decorrer em zonas como o bairro de Lan Kwai Fong, conhecido pelas festividades da época, e em centros comerciais.
Hong Kong

Quinze detenções em novos confrontos em Hong Kong

Polícias à paisana usando cassetetes prenderam 14 pessoas à tarde, entre as quais uma adolescente de 14 anos, que se manifestavam no interior do centro comercial no bairro de Sheung Shui.
Hong Kong

A ilha dos irredutíveis democratas /premium

Há uma probabilidade grande de que a China venha a disputar o poder internacional com os Estados Unidos. Devemos aos manifestantes de Hong Kong terem-nos mostrado que as potências não são todas iguais
Conversas à Quinta de 26 dezembro 2019
Conversas à Quinta

2019: o ano de Greta, de Boris e do impeachment

2019 foi o ano de Greta Thunberg e do activismo climático, mas também o ano do impeachment de Trump e da subida da tensão com a China, dos heróis de Hong Kong e da vitória esmagadora de Boris Johnson.
Hong Kong

Manifestantes detidos nos “protestos de Natal”

Vários manifestantes foram detidos pela polícia nos "protestos de Natal" em Hong Kong, mas não se sabe o número total. É o terceiro dia consecutivo de protestos em centros comerciais.
Macau

Macau. Embaixador não quer foco em Hong Kong

O embaixador de Portugal na China defendeu que se o aniversário da transferência da administração de Macau for usado para falar de Hong Kong, "então nem sequer vale a pena".
Macau

Abriu a ligação de Macau ao aeroporto de Hong Kong

Já está operacional o autocarro que liga Macau ao aeroporto de Hong Kong. Os bilhetes custam 21 euros, existem 38 ligações diárias de ida e volta e está disponível o serviço de check-in.
Hong Kong

Detido residente de Hong Kong que ia para Macau

As autoridades de segurança da província chinesa de Guangdong confirmaram a detenção de um residente de Hong Kong que seguia para Macau. O chefe executivo de Hong Kong considera ação totalmente legal.
Macau

Macau vai continuar imune a protestos em Hong Kong

O analista da consultora Economist Intelligence Unit (EIU) prevê que os protestos em Hong Kong não vão influenciar Macau. Nick Marro diz que "a dinâmica política nos territórios é muito diferente".
Hong Kong

Hong Kong: professores detidos sob investigação

O Executivo de Hong Kong vai investigar o caso dos professores detidos durante protestos. "A minha primeira prioridade agora é restaurar a lei e a ordem em Hong Kong", diz Lam, líder da região.
Hong Kong

Hong Kong: mais de seis mil detenções em meio ano 

Há seis meses que Hong Kong é palco de manifestações. Durante este período, a polícia fez mais de 6 mil detenções e disparou milhares de granadas de gás lacrimogéneo na região administrativa chinesa.
Hong Kong

Manifestações em Hong Kong dão força a Taiwan

106
Santana Carlos, embaixador de Portugal na República Popular da China entre 2002 e 2006, considera que as manifestações em Hong Kong estão a dar força a Taiwan e que a China enfrenta um problema real.
Hong Kong

Hong Kong: novo protesto junta 800.000 pessoas

Este é o valor mais elevado desde o início dos protestos, em junho deste ano. A polícia de Hong Kong, cujas estimativas são por norma mais baixas, ainda não publicou qualquer número.
Hong Kong

Hong Kong. Nova manifestação no domingo

Ativistas pró-democracia pretendem tomar no domingo as ruas de Hong Kong para uma grande manifestação. "Esta é a última oportunidade" de as autoridades responderem a reivindicações.
Oficina da Liberdade

E se o Liberalismo estiver a renascer na Ásia?

540
Hong Kong é o maior contra-ataque deste século aos ideais socialistas, expondo como a ilusão não durou muito tempo: a longo prazo, o socialismo nada é senão a fórmula perfeita para a tirania e miséria
Hong Kong

Hong Kong: resolução dos EUA terá impacto negativo

A líder de Hong Kong afirmou esta terça-feira que a resolução de apoio aos direitos humanos e à democracia "prejudicará a confiança e criará um ambiente instável" para empresas norte-americanas.
Hong Kong

Hong Kong. Primeiro défice orçamental desde 2003

O défice para o ano fiscal 2019-2020 foi atribuído a uma queda na receita tributária, uma desaceleração na venda de imóveis e às ajudas anunciadas pelo Executivo local para tentar acalmar a população.
China

Hong Kong. China impõe sanções aos EUA

O governo chinês diz que vai impor sanções a várias organizações não-governamentais norte-americanas e impedir a Marinha dos EUA de visitar Hong Kong. Decisão foi anunciada esta segunda-feira.
Hong Kong

Hong Kong: protestos, detenções e gás lacrimogéneo

Foi um "regresso em força" das manifestações, diz o The New York Times. Acabou-se o intervalo na violência, diz a Agência Reuters. Milhares voltaram este domingo às ruas de Hong Kong.
Hong Kong

Hong Kong. Termina bloqueio na universidade

O bloqueio ao campus universitário em Hong Kong terminou. A Polícia cercou durante 12 dias os manifestantes instalados na Universidade Politécnica. Foram detidas 1377 pessoas.
China

Hong Kong. China convoca embaixador dos EUA

O vice-ministro chinês dos Negócios Estrangeiros considerou a Lei dos Direitos Humanos e Democracia em Hong Kong um ato "totalmente hegemónico", e pediu aos EUA que não implementem a normativa.
China

Hong Kong. China ameaça retaliar contra EUA

A China ameaçou retaliar a decisão de Donald Trump de assinar a proposta de lei que apoia os direitos humanos e a democracia em Hong Kong, acusando-o de "se intrometer" nos seus assuntos internos.
Papa Francisco

Papa: Ação nas crises da América Latina foi débil

"Há Governos débeis, muito débeis, que não conseguiram manter a ordem e paz e é por isso que esta situação foi criada", considerou o Papa Francisco, referindo-se às crises sociais na América Latina.
Hong Kong

Hong Kong. Uma pessoa barricada em universidade 

Resta apenas uma pessoa barricada na universidade onde se refugiaram os manifestantes em Hong Kong. O governo da região admite ilibar os menores e prosseguir com acusações aos adultos.
Hong Kong

Hong Kong: Lam recusa exigências de manifestantes

Carrie Lam diz que "vai refletir seriamente" sobre o resultado das eleições de domingo que deram uma vitória esmagadora aos partidos pró-democracia mas descarta reivindicações dos manifestantes.
Hong Kong

Hong Kong. Imprensa oficial ignora resultados

A imprensa controlada pelo regime chinês, que no fim de semana apelou aos cidadãos que dissessem "não à violência" votando nos candidatos pró-Pequim, absteve-se de publicar os resultados das eleições.
Hong Kong

Hong Kong. Pró-democratas com vitória esmagadora

Decorreram este domingo em Hong Kong as eleições distritais, as únicas totalmente democráticas na ex-colónia britânica, que resultaram em 90% dos assentos atribuídos às forças pró-democráticas.
Hong Kong

Ministro: Hong Kong "é parte da China"

O ministro chinês afirmou que Hong Kong "é parte da China", independentemente do resultado das eleições locais de domingo, que deram vitória aos candidatos pró-democracia.
Hong Kong

Candidatos pró-democracia à frente em Hong Kong

Resultados parciais das eleições locais dão vantagem a partidos pró-democracia. Eleições estão a ser encaradas como um barómetro do apoio popular às manifestações que têm abalado a região.
Hong Kong

Hong Kong já vota nas eleições distritais

Os eleitores em Hong Kong começaram já a votar para eleger 452 representantes nos 18 conselhos distritais da cidade, num escrutínio transformado em barómetro do apoio público aos protestos.
Hong Kong

China critica apoio dos EUA aos protestos

O Congresso dos EUA aprovaram uma resolução que apoia a democracia e os direitos humanos em Hong Kong e ameaça agora levantar regalias da ex-colónia britânica. Pequim não gostou nada.
China

Torturado ex-funcionário de consulado em Hong Kong

Ex-funcionário do consulado britânico em Hong Kong denuncia em entrevista à BBC ter sido torturado na China. Agressões, privação do sono e confissões forçadas for alguns dos métodos praticados.
Hong Kong

EUA apoia projeto lei pela democracia em Hong Kong

Os senadores norte-americanos, além de alinharem pela democracia, também aprovaram uma medida para proibir a venda de gás lacrimogéneo, balas de borracha e outros equipamentos à polícia de Hong Kong.
Hong Kong

Hong Kong. ONU apela a "diálogo inclusivo"

"Instamos o governo a redobrar os seus esforços para conciliar todos os setores da sociedade (...) num diálogo inclusivo para procurar uma solução pacífica para o descontentamento", pediu o porta-voz.
Hong Kong

Hong Kong. China condena lei anti-máscara

O Parlamento Chinês afirmou que a decisão do Supremo Tribunal de Hong Kong, que decretou anticonstitucional a proibição de máscaras em protestos, só pode ser tomada pelo Supremo chinês.
Hong Kong

Manifestantes escondidos devem render-se, diz Lam

O governo de Hong Kong avisa que esta é a única solução pacífica para resolver o caos que se vive no Politécnico de Hong Kong onde 100 manifestantes estão ainda barricados.
Hong Kong

Novo chefe da Polícia em Hong Kong tomou posse

Tomou esta segunda-feira posse o novo chefe da polícia de Hong Kong que manifestou querer fazer frente às "notícias falsas" que mancham a imagem do organismo. O novo chefe foi indicado por Carrie Lam.
Hong Kong

Hong Kong. Crise afeta turismo em Macau e Shenzhen

Muitos turistas pretendem visitar os três destinos durante a mesma viagem, e o facto de um deles estar a viver momentos de grande instabilidade prejudica os outros dois.
Atualidade

Hong Kong. Novos confrontos fazem 65 feridos

Esta madrugada, a polícia de em Hong Hong invadiu a Universidade Politécnica, que foi tomada pelos manifestantes há uma semana, e deteve várias pessoas. Pelo menos 500 pessoas continuam retidas.
Hong Kong

UE: Qualquer violência é inaceitável em Hong Kong

"Qualquer violência é, obviamente, inaceitável e qualquer ação adotada pelas autoridades deve continuar a ser apropriada", defendeu uma porta-voz da diplomacia europeia, Maja Kocijancic.
Hong Kong

400 pessoas detidas na Universidade de Hong Kong

Desde as 22h de domingo, foram detidas mais de 400 pessoas só na universidade. Os confrontos no campus e nas ruas resultou em 116 pessoas assistidas no hospital. EUA estão preocupados com situação.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia invade universidade 

107
Depois de cercar o campus universitário e de ter feito o aviso de que responderia a força letal com força letal, a polícia antimotim de Hong Kong entrou no campus com gás lacrimogéneo e jatos de água.
Hong Kong

Exército chinês saiu para limpar Hong Kong

É raro os militares chineses saírem da caserna, desta vez foram destacados em Hong Kong para ajudar a limpar as ruas das barricadas e destroços deixados pelos manifestantes pró-democracia.
Hong Kong

Alunos guardam a "universidade dos revoltosos"

Universidade de Hong Kong que foi palco de batalhas entre polícia e estudantes é agora uma espécie de comuna, guardada por catapultas e 'controlos fronteiriços'. Alunos gerem cantinas ou transportes.
Hong Kong

Hong Kong. Estudantes de Macau podem regressar

A decisão foi tomada depois de "o governo de Macau ter ativado de imediato o mecanismo de emergência", na sequência do regresso a Macau de "muitos estudantes" do território.
Hong Kong

Hong Kong arrisca princípio um país, dois sistemas

São declarações do Presidente da China, Xi Jinping, que condena as atividades ilegais e violentas praticadas nos protestos contra a administração de Carrie Lam.
Hong Kong

Hong Kong. Portugal apoia estudantes portugueses

O cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong estima que “existam cerca de 20.000 indivíduos em Hong Kong com passaporte português, dos quais entre 500 e 1.000 serão portugueses expatriados”.
Hong Kong

Hong Kong. Confrontos fecham escolas e parlamento

Durante a manhã (madrugada em Lisboa) os manifestantes construíram barreiras improvisadas e colocaram tijolos nas estradas um pouco por toda a cidade e também em algumas universidades.
Hong Kong

O dia em que os confrontos voltaram a Hong Kong

Incêndios, detenções, transportes interrompidos e aulas suspensas. Esta terça-feira, os manifestantes voltaram às ruas de Hong Kong. Veja as imagens.
Hong Kong

Hong Kong. 128 feridos e 260 detidos em confrontos

Após a greve violenta de segunda-feira que deixou 128 feridos e mais de 260 detidos, foram registados novos confrontos entre a polícia de choque e manifestantes esta terça-feira.
Hong Kong

Violência leva a mais violência, avisa Carrie Lam

"A violência não resolve problemas e apenas leva a mais violência", disse Carrie Lam. Um polícia alvejou uma pessoa e outra foi regada com um líquido inflamável nos protestos desta segunda-feira.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia confirma disparo sobre jovem

Um jovem foi alvejado por um agente da polícia de Hong Kong esta segunda-feira durante uma manifestação. As autoridades têm apelado aos manifestantes para manterem a calma e a racionalidade.
Mundo

China defende as suas políticas para Hong Kong

Os ministros da Defesa da China e Estados Unidos tiveram uma conversa telefónica onde abordaram os temas do Mar do Sul da China, Hong Kong, Xinjiang e os centros de doutrinação política.
Hong Kong

Presidente chinês apoia executivo de Hong Kong

O presidente chinês Xi Jinping manifestou apoio a Carrie Lam depois de uma reunião com a chefe do executivo de Hong Kong e desfez os rumores de que Pequim estaria a considerar a sua substituição.
Hong Kong

Hong Kong. Rixa entre manifestantes fez 6 feridos

Uma violenta discussão em Hong Kong fez este domingo seis feridos, incluindo um ativista pró-democracia que ficou sem uma orelha, no âmbito de uma manifestação pró-democracia.
Hong Kong

Imprensa de Hong Kong condena ataque a Xinhua

Delegação da agência de informação estatal chinesa Xinhua foi vandalizada por alguns manifestantes. Órgãos de comunicação social defendem que ninguém deve interferir no trabalho da imprensa.
Hong Kong

Hong Kong sem veículos de combustíveis fósseis 

Hong Kong pretende eliminar gradualmente todos os veículos comerciais e públicos de combustíveis fósseis nos próximos 10 a 20 anos e substituí-los por modelos elétricos.
Hong Kong

Ativista impedido de concorrer às eleições

O ativista Joshua Wong, figura proeminente do movimento pró-democracia em Hong Kong, foi o único candidato excluído das eleições para o conselho distrital, a 24 de novembro.
Hong Kong

Novos confrontos nas ruas de Hong Kong

O protesto decorreu na zona comercial e turística de Tsim Sha Tsui sob o lema 'Luta contra a brutalidade policial: estamos com os civis, os jornalistas, e a comunidade muçulmana".
Mobilidade urbana

Quer comprar um lugar para estacionar por 1 milhão

Há zonas, nas grandes cidades, onde é muito difícil encontrar um lugar para estacionar à porta do escritório ou de casa. Mas, daí a comprar um lugar de estacionamento por 1 milhão, vai um longo passo.
Hong Kong

Hong Kong quer impedir assédio online a polícias

A medida vai estar em vigor até ao dia 9 de novembro e impede a divulgação de qualquer informação sobre os polícias, incluído os seus nomes, endereços, fotografias e contas do Facebook.
Hong Kong

“Solidariedade entre Hong Kong e Catalunha”

Centenas concentraram-se esta quinta-feira em Hong Kong para manifestar solidariedade e apoio, segundo destacaram os próprios manifestantes, à “luta” pela "liberdade" dos “semelhantes catalães”.
Hong Kong

Hong Kong. China nega pensar substituir Carrie Lam

O Governo chinês desmentiu a informação avançada pelo Financial Times de que Pequim está a considerar substituir a chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam, face aos protestos no território.
Hong Kong

Hong Kong. China pode substituir chefe do governo

Governo chinês estará a equacionar o afastamento de Carrie Lam, de acordo com o Financial Times. Medida não será imediata, para não ser vista como uma cedência aos manifestantes.
Macau

Macau espera pelos benefícios da mega-ponte

Macau teme que com a crise os protestos em Hong Kong, a oportunidade já tenha passado. A prioridade vai para o transporte de mercadorias, mas até agora é o transporte de passageiros que beneficia.
Hong Kong

Hong Kong pede desculpas por pulverizar mesquita

Carrie Lam e o chefe de polícia pediram desculpas a líderes muçulmanos, depois de a polícia ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água durante protesto no domingo.
Hong Kong

Hong Kong. Confrontos em protesto não autorizado

Autoridades tinham proibido a manifestação, organizada numa área densamente povoada e conhecida pelas suas lojas de luxo e hotéis. A polícia respondeu com gás lacrimogéneo e tanques de água.
Hong Kong

HK. Discurso de líder na Assembleia interrompido

Carrie Lam ia fazer o discurso anual no Parlamento de Hong Kong, mas foi interrompida duas vezes por protestos de vários deputados. Líder da região acabou por sair e passar a mensagem via vídeo.
Hong Kong

Hong Kong: EUA apoiam manifestantes

Os três projetos de lei foram aprovados pela Câmara dos Representantes dos EUA, na terça-feira, para demonstrar apoio aos manifestantes em Hong Kong, e terão ainda de ser aprovados pelo Senado.
Hong Kong

Hong Kong. Milhares de manifestantes voltam à rua

Milhares de manifestantes voltaram esta segunda-feira ao centro de Hong Kong para apelar aos Estados Unidos que votem um texto que permitiria sancionar os dirigentes chineses.
Hong Kong

Hong Kong. Trabalhadores de turismo sem emprego

Presidente da Câmara de Turismo da China alerta para os “90% dos trabalhadores do turismo perderam empregos ou rendimentos” em Hong Kong devido à violência que se regista desde 9 de junho.
Hong Kong

2047: A data limite da liberdade

Falar de Hong Kong hoje é falar em democracia. Na presente luta pela manutenção dos direitos e liberdades cantonesas, surge uma data ignorada: 2047.
Hong Kong

Hong Kong. Protestos continuam com menos adesão

Os protestos em Hong Kong, na China, continuam a decorrer, mas agora com uma menor adesão face às manifestações não autorizadas, que foram realizadas nas últimas semanas.
Hong Kong

Hong Kong. Quase um terço dos detidos é menor

Dos 2.379 detidos, desde junho, 750 tinham menos de 18 anos e 104 tinham menos de 16 anos. Uma estudante da Universidade da China fez uma denúncia por suposto abuso sexual quando foi detida.
Apple

Apple remove aplicação após críticas da China

A aplicação HKmap.live mostrava as posições policiais e poderá ter sido o instrumento usado para os manifestantes fazerem uma emboscada à polícia.
Hong Kong

Exército chinês pode intervir se situação piorar

Carrie Lam admitiu que militares chineses podem vir a intervir em Hong Kong se a violência dos protestos piorar. O governo Chinês espera que ex-colónia britânica resolva o problema por conta própria.
Hong Kong

Protesto mantém-se nas ruas de Hong Kong

Hong Kong vive há quatro meses a pior crise política desde a transferência de soberania do Reino Unido para a China, em 1997, com manifestações quase diárias para denunciar a falta de liberdade.
Hong Kong

ONU preocupada violência em Hong Kong

A Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos manifestou preocupação com o elevado nível de violência das últimas manifestações em Hong Kong e frisou polícia tem de respeitar a lei.
Hong Kong

Líder de Hong Kong: população está assustada

A chefe do Governo de Hong Kong condenou a violência cometida por grupos de manifestantes, que vandalizaram estabelecimentos comerciais e estações de metro, garantindo que a população está assustada.
Hong Kong

Hong Kong. Manifestações contra lei anti-máscaras

Protestos acontecem contra a aprovação de uma lei de emergência que proíbe, a partir de sábado, o uso de máscaras com as quais os manifestantes escondem a sua identidade.
Hong Kong

Hong Kong. Governo proíbe máscaras em protestos

A "lei anti-máscara" foi anunciada esta sexta-feira pela chefe do governo, Carrie Lam, e prevê penas de até um ano de prisão e multas que podem ascender a quase três mil euros.
Hong Kong

Hong Kong. Jovem baleado acusado criminalmente

Polícia disparou quando o adolescente, Tsang Chi-kin, o atingiu com um objeto de metal. Jovem foi operado e está estável. Será indiciado por duas acusações de agressão a agentes da autoridade.
Atualidade

Hong Kong. Como um jovem de 18 anos foi baleado

Foi a vítima mais grave dos protestos desta terça-feira em Hong Kong. Um estudante de 18 anos foi alvejado por um agente. Vimos ao detalhe as imagens pouco claras do momento do incidente.
Atualidade

Hong Kong quis estragar a festa da China

As imagens mostram Hong Kong virada do avesso. Protestos pró-democracia marcaram o 70º aniversário da República Chinesa. Um jovem foi baleado pela polícia e há mais de 50 feridos.
Hong Kong

Fotos. Violência em Hong Kong, parada em Pequim

356
Em Hong Kong as ruas são campo de batalha, onde a polícia dispara balas reais contra manifestantes com guarda-chuvas. Em Pequim, a parada militar mostrou novas armas potentes. Veja as imagens.
Hong Kong

Hong Kong. Dezenas de feridos e jovem baleado - como aconteceu

110
Em dia de aniversário da República da China, protestos intensificam-se em Hong Kong. Já há mais de 60 feridos. Jovem de 18 anos baleado pela polícia está em estado grave. Há ainda mais de 180 detidos.
A página está a demorar muito tempo.