270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Hong Kong

Hong Kong

Hong Kong. Carrie Lam insta media à não revolta

Numa conferência de imprensa em que respondia a uma questão sobre as buscas efetuadas pela polícia à sede do jornal Apple Daily, Carrie Lam apelou à calma dos meios de comunicação em Hong Kong.
Coronavírus

União Europeia dá luz verde a turistas dos EUA

Estados Unidos da América, Macedónia do Norte, Sérvia, Albânia, Líbano e Taiwan já podem entrar na União Europeia. A restrições a Macau e Hong Kong vão ser levantadas gradualmente.
Hong Kong

Detidos responsáveis de jornal de Hong Kong

Os cinco responsáveis, incluindo quatro homens e uma mulher, foram detidos por conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para pôr em perigo a segurança nacional.
Hong Kong

Hong Kong. Detido diretor do jornal Apple Daily

"A proteção da liberdade de imprensa em Hong Kong 'está por um fio'", refere um texto do jornal pró democracia Apple Daily, cujas instalações foram alvo de buscas por mais de 200 agentes de Hong Kong.
Hong Kong

Hong Kong. Detida líder do pró-democracia

Quatro pessoas, alegadamente polícias à paisana, detiveram uma líder do movimento pró-democracia de Hong Kong pelo facto de a advogada querer realizar uma vigília proibida pela autoridades.
China

Magnata condenado a mais 14 meses de prisão

O fundador do jornal Apple Daily já tinha sido condenado em 16 de abril a 14 meses de prisão, pelo envolvimento em mais duas manifestações em 2019. Ao todo, deverá cumprir 20 meses de prisão.
Coronavírus

Hong Kong poderá deitar fora milhões de vacinas 

A campanha de vacinação está longe do sucesso esperado, devido à desconfiança do governo local. Milhões de doses da Pfizer-BioNTech poderão ser desperdiçadas.
Hong Kong

Hong Kong. Ativista Wong condenado a mais 10 meses

Além de Wong, três outros ativistas, eleitos como conselheiros distritais no escrutínio de novembro de 2019, vão cumprir penas entre quatro e seis meses de prisão, com as mesmas acusações.
Coronavírus

Covid-19. Macau cauteloso nas ligações a Hong Kong

O chefe do executivo de Macau diz que só quando Hong Kong registar pelo menos 14 dias seguidos sem casos é que se poderá discutir um possível corredor de viagem entre os dois territórios.
Coronavírus

Hong Kong e Macau negoceiam corredor de viagem

Macau e Hong Kong continuam com fortes restrições fronteiriças, limitando as entradas e com obrigatoriedade de quarentenas, que podem ir de 14 a 28 dias, em locais designados pelas autoridades.
Coronavírus

Tiananmen. Hong Kong anuncia proibição de vigília 

Realização da vigília de 4 de junho, data em que se assinalam os protestos em Tiananmen, em 1989, não será permitida em Victoria Park, "tendo em conta a última situação do coronavírus".
Hong Kong

Jornalista condenada por investigar ataque

Bao Choy foi condenada por prestar falsas declarações para aceder a base de dados de matrículas de carros. Jornalista investigava papel na polícia num ataque a manifestantes pró-democracia em 2019.
Hong Kong

Históricos pró-democracia com penas de prisão

Quatro dos nove destacados ativistas têm pena suspensa, como é o caso do "pai da democracia" Martin Lee, de 82 anos. Já o conhecido milionário dos media foi condenado a 14 meses de prisão efetiva.
Hong Kong

China acusada de destruir democracia em Hong Kong

"O Governo Central deitou as mãos ao regime eleitoral de Hong Kong e 'aperfeiçoou-o', com o pretexto de garantir que 'Hong Kong seja governado por patriotas'", afirmou deputado macaense.
Hong Kong

Hong Kong. Jimmy Lai e ex-deputados condenados

Sete membros do movimento pró-democracia em Hong Kong incluindo ex-deputados e o magnata dos media Jimmy Lai foram condenados por, em 2019, participarem em protestos contra a opressão política.
Óscares

Óscares não vão ser transmitidos em Hong Kong

O canal de televisão TVB assegurou ser uma decisão "puramente comercial", mas que coincide com a censura promovida pelo governo chinês contra a curta-metragem "Do Not Split".
Leilões

Quadro de Basquiat vendido por 30,3 milhões 

470
É considerada obra-prima e enfatiza desigualdades na sociedade e a falta de representação dos negros no mundo da arte. Foi vendida a preço recorde em leilão asiático.
Coronavírus

Macau e Hong Kong suspendem vacina da Pfizer

Foram detetados defeitos na embalagem de um lote da vacina desenvolvida pela BioNTech em parceria com a Pfizer. As autoridades de Macau e de Hong Kong decidiram suspender vacina.
Macau

Candidatos de Macau não podem apoiar Hong Kong 

Todos os candidatos que "disserem algo que está a contrariar a lei têm a possibilidade de serem desclassificados". Tong Hio Fong avisou os deputados macaenses que a lei requer o respeito pela China.
Macau

Executivo de Macau quer governação por patriotas

As declarações acontecem depois de na quinta-feira o órgão máximo legislativo da China ter aprovado uma proposta de reforma eleitoral em Hong Kong, para reforçar a presença de Pequim na cidade.
China

Hong Kong. "Um país dois sistemas" a ser destruído

Borrell frisa que a "deterioração alarmante da situação política em Hong Kong" foi causada pela Lei de Segurança Nacional e que a mudança do sistema eleitoral vai reprimir ainda mais os seus cidadãos.
China

China muda lei de Hong Kong para barrar oposição 

424
China vai proceder a uma reforma do sistema eleitoral de Hong Kong para aumentar a presença de deputados eleitos próximos do governo central e impossibilitar a formação de governos democráticos.
China

China: bastidores da Assembleia Nacional Popular

Jornalistas e deputados obrigados a fazer teste PCR e a usar máscara, ao contrário do governo. Os discursos eram aplaudidos em uníssono, num congresso composto apenas por pessoas leais ao regime.
Hong Kong

Hong Kong fora da lista das economias mais livres

Distinção era um orgulho para a região, que foi ultrapassada por Singapura. É "quase impossível distinguir a cidade de outros grandes centros comerciais chineses", diz a Heritage.
Coronavírus

Vacinação arranca em Hong Kong e Coreia do Sul 

A Coreia do Sul prevê vacinar 70% da população nos próximos sete meses, enquanto Hong Kong espera inocular todos os adultos até final do ano. É um arranque tardio.
China

Hong Kong: até quando “um país, dois sistemas”?

A região está de luto e em luta, não só pelas vidas perdidas pela pandemia, mas também pelo sentimento de frustração e impotência perante a perda de direitos e liberdades.
Hong Kong

Hong Kong nega libertação de empresário dos media 

Hong Kong manteve, sob forte pressão da China, a prisão de um dos mais destacados críticos da nova lei de segurança nacional. Segundo este diploma legal, Jimmy Lai poderá enfrentar prisão perpétua.
Hong Kong

Hong Kong. Advogados "alvos de repressão política"

A revogação das licenças de dois advogados que defenderam 12 ativistas pró-democracia de Hong Kong é um ato de "repressão política", defendeu a campanha #save12hkyouths.
China

China retira carteira a advogado ativista

Advogado chinês ficou sem a carteira profissional por representar um ativista pró-democracia de Hong Kong. Com a nova lei de segurança nacional, a China tem apertado o controlo à oposição em Hong Kong
Hong Kong

Mais de 50 opositores detidos em Hong Kong

É a maior operação contra os críticos do executivo de Carrie Lam desde a imposição da lei de segurança nacional: dezenas de ativistas e figuras da oposição detidas sob a acusação de subversão.
Hong Kong

12 manifestantes acusados, um é luso-chinês

Os 12 jovens são acusados de "travessia ilegal" das águas da China. A campanha #save12hkyouths revelou que só a família de um dos detidos tinha sido informada da acusação formal.
Hong Kong

EUA sancionam 14 altos responsáveis chineses

Com as novas sanções, os vice-presidentes da comissão parlamentar permanente da China e membros das suas famílias não poderão mais entrar nos Estados Unidos.
Hong Kong

Ativistas de Hong Kong condenados a prisão

Os três ativistas pró-democracia deram-se como culpados de organizar e participar no protesto junto à sede da Polícia de Hong Kong, em junho de 2019.
União Europeia

UE. Brasil e Hong Kong no top 10 de vistos

Em 2019, Portugal, no 9º lugar do nº de aprovações, aprovou 93 mil autorizações. China teve 2.175 aprovados em Portugal. Já quase metade dos vistos aprovados para o Brasil (48.796) foram em Portugal.
Hong Kong

Hong Kong. Atirar ovos vale 21 meses de prisão

Um homem de 31 anos vai passar 21 meses na cadeia por ter atirado ovos contra uma esquadra da polícia e alegadamente ter insultado a polícia durante os protestos de junho do ano passado.
Hong Kong

Deputados pró-democracia de Hong Kong renunciam em

As renúncias dão-se depois de quatro legisladores terem sido desqualificados por apoiarem a independência de Hong Kong, sendo considerados uma ameaça à segurança nacional.
Mundo

Aliança “Chá com Leite” na Ásia pela democracia

Ativistas de Hong Kong, Taiwan e Tailândia juntam-se em movimento de protesto asiático. Em comum têm uma bebida — o chá com leite — e a luta pela democracia.
Doenças

Surto de fungo potencialmente letal em Hong Kong

1545
Detetou-se um surto de Candida auris, que apresenta uma taxa de letalidade entre 30 a 60%, em Hong Kong. As autoridades estão a tentar que o fungo não se transmita à comunidade.
Moda

Três designers de moda portuguesas em Hong Kong

As coleções das designers de moda Katty Xiomara, Susana Bettencourt e Alexandra Oliveira vão ser mostradas em Hong Kong, sendo a prova de que existe um "nicho na Ásia para as marcas portuguesas".
Taiwan

Marcha em Taiwan pela libertação de manifestantes

Os participantes da marcha em Taipé estavam vestidos de preto e a usar máscaras faciais, enquanto gritavam "Glória a Hong Kong". Os 12 manifestantes estão detidos há quase dois meses em Shenzhen.
China

Jovem luso-chinês detido há 2 meses na China

O universitário é um dos 12 detidos por travessia ilegal de águas continentais, a maioria ligados aos protestos anti-governamentais do ano passado em Hong Kong. Está detido há dois meses.
Coronavírus

Cathay Pacific corta 8.500 postos de trabalho

Destes 8.500 funcionários da Cathay Pacific, cerca de 5.300 serão despedidos nas próximas semanas. O grupo anunciou ainda o fecho da Cathay Dragon, que realizava voos regionais.
Hong Kong

Rejeitadas resoluções críticas a Hong Kong e China

2166
A resolução da IL propunha que a Assembleia da República recomendasse ao Governo que "suspenda imediatamente" o acordo com Hong Kong, da China, relativo à entrega de infratores em fuga.
Hong Kong

Hong-Kong. Crítico do regime chinês alvo de buscas

A polícia de Hong Kong procedeu a novas buscas nos escritórios do magnata dos media, Jimmy Lai. O ativista pró-democracia e crítico do regime chinês está preso desde agosto.
China

Ativistas questionam sobre grupo preso na China

Ativistas pró-democracia, entre os quais Joshua Wong, e familiares dos 12 detidos na China manifestaram-se. Querem mais informação sobre as detenções.
Hong Kong

Famíla de luso-chinês não contactou consulado

Tsz Lun Kok está detido em Shenzhen desde agosto, acusado de travessia ilegal. A família ainda não tentou contactar o consulado português em Hong Kong.
Hong Kong

Hong Kong. 60 detidos no Dia da China

A polícia deteve 60 pessoas sob suspeita de reunião não autorizada em Hong Kong, no Dia da China. Prevendo a possibilidade de protestos, as autoridades já tinham reforçado a segurança.
Hong Kong

Hong Kong. Prevenção de protestos no dia da China

Cerca de 6 mil forças policiais chinesas foram mobilizadas para impedir protestos nas ruas de Pequim no dia da China, uma oportunidade que os ativistas poderiam usar para se manifestarem.
Hong Kong

Joshua Wong libertado após horas detido

Wong foi libertado após ter sido detido por "reunião ilegal" esta manhã. Depois da sua libertação, apelou à intervenção no caso do grupo preso na China que inclui um estudante com passaporte portguês.
Partido LIVRE

Hong Kong. Livre quer parar acordo de extradição

O Livre defendeu que Portugal deve suspender o acordo de extradição com Hong Kong, como já fizeram o Canadá, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia, para proteger os cidadãos portugueses.
Hong Kong

Joshua Wong: Portugal tem direito a visitar jovem 

O ativista Joshua Wong disse à agência Lusa que as autoridades portuguesas têm o direito de visitar o jovem estudante de Hong Kong com nacionalidade chinesa e portuguesa detido na China.
Hong Kong

Lei da segurança nacional causa preocupações à UE

A lei de segurança nacional de Hong Kong criminaliza atos subversivos e terroristas, bem como o conluio com forças estrangeiras para intervir nos assuntos da cidade.
China

China diz que 12 detidos são 'separatistas'

O governo chinês considerou no domingo que os 12 jovens detidos em agosto, entre uns quais há um jovem com passaporte português, são "separatistas" de Hong Kong.
China

China. Famílias de ativistas presos pedem ajuda

116
Familiares do grupo preso na China há 20 dias pediram que lhes seja permitido enviar medicamentos ou simplesmente falar com os detidos, instando as autoridades a permitir o seu o regresso.
Hong Kong

Advogados de ativistas presos pressionados

Os advogados dos 12 ativistas detidos por travessia ilegal, incluindo um jovem com passaporte português, estão a ser pressionados pelo governo chinês a afastarem-se do caso.
Hong Kong

Hong Kong recusa intervir em caso de grupo detido

A chefe do executivo de Hong Kong disse que os 12 detidos do território na China, que incluem um jovem com passaporte português, têm de responder às acusações no continente.
China

Petição pede libertação de grupo detido na China

Uma petição com mais de 90 mil subscritores está a pedir ao Governo norte-americano uma posição sobre a detenção na China de um grupo pró-democracia, que inclui um estudante com passaporte português.
Noticiário

18h. 300 pessoas detidas em Hong Kong

Os protestos regressaram porque o governo anunciou que as eleições legislativas iam ser adiadas para daqui a um ano. Polícia condena manifestações.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia detém quase 300 manifestantes

No final de julho, a chefe do executivo de Hong Kong anunciou que as eleições legislativas, inicialmente agendadas para domingo, seriam adiadas por um ano devido ao "risco extremo para a saúde".
Hong Kong

Dezenas de detidos em Hong Kong em protestos

A polícia de Hong Kong deteve cerca de 90 pessoas na sequência dos protestos contra a lei de segurança aprovada pela China para o território e contra o adiamento das eleições legislativas.
Hong Kong

Três ativistas detidos em protesto em Hong Kong

136
A polícia de Hong Kong deteve três ativistas pró-democracia num protesto contra a lei de segurança aprovada pela China e o adiamento das eleições para o parlamento devido à pandemia de covid-19.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

China. Portugal está a acompanhar estudante detido

Estudante de 19 anos, apoiante da pró-democracia com dupla nacionalidade portuguesa e chinesa, foi detido em Shenzhen, na China, por alegada travessia ilegal. Está há 12 dias sem falar com a família.
Hong Kong

Jovem detido na China sem contactar a família

O estudante de Hong Kong com passaporte português detido na China em agosto está há 12 dias sem poder contactar a família ou falar com um advogado, disse o seu mandatário na antiga colónia britânica.
Hong Kong

Ativistas incentivam boicote a "Mulan"

A polémica surgiu o ano passado quando a Liu Yifei, a atriz principal de "Mulan" afirmou apoiar a polícia de Hong Kong, acusada de uso excessivo de violência. A controvérsia ressurgiu perto da estreia
Hong Kong

Detido na China depende de "decisão política"

Estudante com passaporte português faz parte de grupo de 12 pessoas acusadas de entrarem ilegalmente em território chinês, segundo a polícia de Hong Kong. Estão todos detidos na China continental.
Hong Kong

Polícia desconhece detenção de estudante português

A polícia de Hong Kong diz aguardar informações sobre a detenção de um grupo de 12 pessoas, entre as quais se encontrava um estudante de 19 anos com passaporte português.
Hong Kong

Homem de Hong Kong com passaporte português detido

Um residente de Hong Kong, detentor de passaporte português, foi detido em Shenzhen "por travessia ilegal da fronteira". Dirigia-se a Taiwan.
Coronavírus

Hong Kong. Meio milhão de incritos para testes 

As autoridades de Hong Kong informaram que quase meio milhão de pessoas registaram-se para um programa gratuito de testes ao coronavírus, que deverá começar na terça-feira.
Coronavírus

Hong Kong alivia medidas de distanciamento social

Hong Kong irá aliviar algumas medidas de distanciamento social no final desta semana, permitindo que os cabeleireiros e cinemas reabram, na sequência da diminuição das infeções de Covid-19.
Resposta Pronta

"Vêm aí mais reinfeções e não é motivo de alarme"

Confirmado primeiro caso de reinfeção por Covid-19. O virologista João Gonçalves não ficou "surpreendido" e admite: "É um caso em 24 milhões de infeções. Estamos longe do alarme." 
Coronavírus

Covid-19. Confirmado primeiro caso de reinfeção 

336
Universidade de Hong-Kong confirma primeiro caso de reinfeção. Homem de 33 anos teve sintomas ligeiros na primeira infeção e quatro meses depois está infetado, mas não tem sintomas.
Hong Kong

Hong-Kong. Trump elogia coragem de Jimmy Lai

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou na quarta-feira o magnata dos media de Hong Kong Jimmy Lai, detido na semana passada por algumas horas, como um "homem corajoso".
Hong Kong

Hong Kong. Manuais escolares censurados

As escolas secundárias de Hong Kong vão começar o próximo ano letivo com manuais escolares revistos em que foram alterados ou eliminados temas democráticos.
Donald Trump

Trump: Hong Kong no inferno com controlo da China

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu que Hong Kong "irá para o inferno" enquanto centro financeiro internacional se ficar sob controlo da China.
Hong Kong

Dono de jornal de Hong-Kong libertado

Magnata da imprensa e uma das principais figuras do movimento pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi libertado sob caução. Dono do jornal Apple Daily recebeu apoio após detenção.
Hong Kong

Jimmy Lai. Pompeo diz ter preocupação com detenção

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, manifestou "profunda preocupação" pela detenção em Hong Kong do magnata da imprensa Jimmy Lai, uma das caras do movimento pró-democracia na região.
Hong Kong

Polícia de Hong Kong deteve Agnes Chow

Uma das principais figuras do movimento pró-democracia em Hong Kong, Agnes Chow, foi presa, juntamente com outras nove pessoas, no âmbito da nova lei da segurança.
China

China saúda detenção de Jimmy Lai

A China saudou a detenção do magnata Jimmy Lai, acusando-o de "agitador" a soldo das potências das potências estrangeiras que procuram desestabilizar a segurança nacional.
Hong Kong

Hong Kong. Jimmy Lai detido por conluio e fraude

Jimmy Lai é o proprietário de duas publicações pró-democracia e frequentemente críticas de Pequim. Foi detido ao abrigo da nova lei de segurança nacional. Jornais estão a ser alvo de buscas.
Hong Kong

EUA sancionam dirigentes de Hong Kong

Washington anunciou sanções contra 11 dirigentes de Hong Kong, incluindo a chefe do executivo, Carrie Lam, acusados de restringir a autonomia do território e a "liberdade de expressão e reunião".
Hong Kong

Hong Kong. Ativistas acusados de vigília proibida 

25 ativistas pró-democracia foram indiciados por terem participado na vigília anual em Hong Kong contra a repressão na Praça de Tiananmen, que tinha sido proibida devido à pandemia.
Hong Kong

Deputados britânicos pedem sanções para Carrie Lam

Um relatório disse que trabalhadores de primeiros socorros, médicos e enfermeiras foram sujeitos a ameaças, agressões e detenções durante os meses de confrontos entre polícia e manifestantes.
Hong Kong

Hong Kong. França suspende acordo de extradição

"À luz dos últimos desenvolvimentos, a França não procederá à ratificação do acordo de extradição entre a França e a Região Administrativa Especial de Hong Kong", declarou a porta-voz do MNE francês.
China

Televisão estatal chinesa mantém boicote à NBA

A CCTV suspendeu a transmissão de jogos da NBA em outubro passado, após o diretor-geral dos Houston Rockets, Daryl Morey, ter manifestado apoio ao movimento pró-democracia em Hong Kong.
Investimento

Macau. 1.500 pedidos de residência para Portugal

O Consulado-geral de Portugal em Macau e Hong Kong registou cerca de 1.500 pedidos de pessoas que querem residir no país, anunciou o cônsul Paulo Cunha-Alves.
Hong Kong

Hong Kong: pró-democracia fora das eleições

Partidos de Hong Kong realizaram primárias para nomearem os seus candidatos para as eleições parlamentares, apesar dos avisos das autoridades de que corriam o risco de violar a nova lei de segurança.
Resposta Pronta

Hong Kong. "Não há gente na rua à noite"

175
"Quase todas as lojas estão fechadas, a máscara é obrigatória e restaurantes só funcionam em regime de take-away", refere Sandro Bernardo que teve um amigo a "fazer quarentena com pulseira eletrónica"
Crime Informático

Vaticano e a diocese de Hong Kong alvo de ataques 

O Vaticano e a diocese de Hong Kong têm sido alvo de supostos ataques de piratas informáticos antes das negociações sobre as relações entre a Santa Sé e a China.
Coronavírus

Macau lidera desenvolvimento de vacina 

Zhang Kang lidera uma equipa de investigação conjunta com instituições da China continental e de Hong Kong, que conseguiu induzir uma potente resposta funcional de anticorpos em animais.
Hong Kong

China condena medidas retaliatórias da UE

A China condenou as medidas adotadas pela União Europeia (UE) em resposta à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim ao território semi-autónomo de Hong Kong.
China

China suspende tratados de extradição 

A China suspendeu os tratados de extradição entre Hong Kong e o Canadá, Austrália e Reino Unido. Países já tinham suspendido unilateralmente os tratados, para protestar contra nova legislação.
Reino Unido

Reino Unido. Suspensa extradição para Hong Kong?

O Reino Unido admitiu suspender o acordo de extradição com Hong Kong, na sequência da aprovação das novas leis de segurança impostas pela China no território semi-autónomo.
China

"Os líderes têm de dizer que não vergam à China" /premium

655
Joshua Wong, líder estudantil em Hong Kong, exige ao resto do mundo "pressão" contra o "pesadelo" da China. Ao Observador, conta como se tornou num dos mais importantes opositores a Xi Jinping.
China

Deputados recusam lei da segurança em Macau

Dois deputados do campo pró-democracia da Assembleia Legislativa de Macau defenderam que a lei da segurança nacional imposta por Pequim em Hong Kong não deve ser replicada no território.
Hong Kong

China promete "resposta firme" a decisão de Trump

161
“Pedimos aos EUA que corrijam os seus erros", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, um dia depois de Trump anunciar que Hong Kong será tratado da mesma forma que a China continental.
Coronavírus

Hong Kong. Terceira vaga com 52 casos num dia

253
Hong Kong tinha a pandemia de Covid-19 aparentemente controlada desde meados de abril, mas o relaxamento das medidas trouxe um aumento do número de casos a partir do início de julho.
Hong Kong

Meio milhão votou para candidatos pró-democracia

Mais de meio milhão de habitantes de Hong Kong, na China, participaram nas primárias organizadas pelos partidos pró-democracia para nomear candidatos às eleições parlamentares de setembro.
Atualidade

Hong Kong voltou à rua. Como o cerco se apertou

O caos nas ruas regressou a Hong Kong. Num ano, dois projetos de lei levaram a manifestações e confrontos. O desafio à China resultou num apertar do cerco à região. Como se chegou aqui?
China

O fim de uma era em Hong Kong

Ao definir Hong Kong como um caso de segurança nacional para a China, o Partido Comunista Chinês mostra que não olhará a meios para defender aqueles que entende serem os seus interesses fundamentais.
Hong Kong

Austrália suspende tratado com Hong Kong

Austrália suspendeu tratado de extradição e prorrogou os vistos para os residentes de Hong Kong naquele país, na sequência da lei da segurança nacional imposta por Pequim.
Hong Kong

Putin apoia esforço da China para manter segurança

O Presidente russo, Vladimir Putin, defendeu os esforços do homólogo chinês para "preservar a segurança nacional em Hong Kong". Xi parabenizou Putin pelas alterações à Constituição russa.
Hong Kong

Hong Kong "pode vir a ser o novo Tibete"

Com a aplicação da nova lei de segurança nacional imposta por Pequim, o chefe do governo tibetano no exílio acredita que Hong Kong está em vias de conhecer o mesmo destino que o Tibete.
China

China inaugura gabinete para a segurança nacional

O Gabinete de Salvaguarda da Segurança Nacional vai "supervisionar, guiar, coordenar e apoiar" o Executivo de Hong Kong, enquanto "faz propostas sobre estratégias e políticas a seguir".
Coronavírus

Hong Kong fecha algumas escolas após novos casos

Depois de várias semanas a registar apenas casos importados de outros países, Hong Kong poderá ter novamente transmissão comunitária do coronavírus. Medidas podem ser apertadas, admite governo.
Hong Kong

Hong Kong. Pompeo condena retirada de livros 

O secretário de Estado norte-americano denunciou o "ato orwelliano" de censura da China, depois de o governo de Hong Kong ter ordenado que as escolas removessem livros.
Hong Kong

Polícia de Hong Kong pode fazer buscas sem mandado

Os poderes da Polícia de Hong Kong foram significativamente alargados, ao abrigo da lei de segurança nacional imposta por Pequim, passando a incluir a possibilidade de fazer buscas sem mandado.
Hong Kong

Jornalistas advertidos pela cobertura de Hong Kong

Jornalistas estrangeiros que trabalham em Hong Kong podem ser expulsos caso "cruzem a linha" ao promover "apelos pela independência de Hong Kong.
Hong Kong

Redes sociais suspendem serviço em Hong Kong

104
Residentes de Hong Kong vão deixar de poder usar o Facebook, Twitter, Google, Twitter e TikTok no âmbito da lei de segurança nacional imposta pelo regime. Aguarda-se declarações da Microsoft e Apple.
Hong Kong

Hong Kong. Lam aplicará vigorosamente lei polémica

A chefe do executivo de Hong Kong avisou os ativistas "radicais" das graves consequências da nova lei de segurança imposta por Pequim, que o seu governo vai implementar "vigorosamente".
Facebook

Redes sociais protegem privacidade de utilizadores

Facebook e WhatsApp vão suspender as respostas aos pedidos governamentais de dados de utilizadores de Hong Kong. Em causa, está uma lei de segurança nacional imposta pelo regime comunista.
Hong Kong

Hong Kong ordena retirada de livros que violem lei

O Governo de Hong Kong ordenou aos diretores das escolas e professores que retirem o material pedagógico que possa violar a lei de segurança nacional, imposta na semana passada por Pequim.
Hong Kong

Hong Kong. Ativista pede solidariedade aos países

O ativista pró-democracia Joshua Wong pediu ao mundo que "seja solidário com Hong Kong", depois de Pequim ter imposto uma lei da segurança nacional que faz temer o fim das liberdades no território.
Hong Kong

ONU alarmada com prisões em Hong Kong 

Centenas de pessoas foram presas na ex-colónia britânica desde quarta-feira. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos afirma estar "alarmado" com a aplicação das medidas.
Atualidade

Hong Kong vive com assombro o dia "um" da nova lei

133
Manifestações estavam proibidas, mas Hong Kong saiu à rua para protestar contra nova lei que proíbe secessão e subversão. Polícia disparou jatos de água e pimenta e 370 pessoas foram detidas.
Hong Kong

Hong Kong. 370 detidos em 1º dia de lei polémica /premium

289
China impôs uma lei de segurança nacional em Hong Kong para controlar movimentos independentistas. No primeiro dia, 370 pessoas foram detidas, 10 por terem bandeiras ou cartazes pró-independência.
Hong Kong

Londres: lei de segurança viola acordo

Governo disse que as autoridades britânicas analisaram o conteúdo da nova lei e consideram que desrespeita o acordo que abriu caminho para a transferência da ex-colónia britânica para o domínio chinês
Hong Kong

Hong Kong. Polícia dispersa manifestantes com jato

Um camião, equipado com um canhão de água, disparou vários jatos que foram misturados com uma solução de pimenta irritante, atingindo repetidamente manifestantes e jornalistas.
Pequim

Hong Kong defende lei aprovada por Pequim

Este texto constitui "o evento mais importante nas relações entre o governo central e Hong Kong desde a transferência", sustentou Carrie Lam, classificando o momento como "um ponto de viragem".
Reino Unido

Boris avalia resposta à nova lei de Hong Kong

Boris Johnson disse que Londres iria "escrutinar com muito cuidado" o conteúdo da lei "para perceber se entra em conflito com a declaração conjunta entre o Reino Unido e a China".
Hong Kong

Hong Kong. UE critica lei de segurança

A UE diz que "esta lei ameaça seriamente comprometer o alto grau de autonomia de Hong Kong e ter efeitos negativos na independência do sistema judicial e no Estado de direito".
China

ONU denuncia atos de repressão por parte da China

125
Cinquenta especialistas independentes da ONU denunciaram a repressão às liberdades fundamentais na China, pedindo uma sessão especial do Conselho de Direitos Humanos.
Hong Kong

Milhares nas ruas no aniversário dos protestos

Numa altura em que se cumpre um ano sobre a primeira grande manifestação de protesto contra um projeto de lei de extradição, milhares saíram às ruas em Hong Kong para marcar a data.
Hong Kong

Lei do hino chinês entra em vigor em Hong Kong

A lei é utilizada contra "aqueles que deliberadamente insultam" o hino da República Popular da China, que se arriscam a uma pena de prisão até três anos, com multas até 50 mil dólares (5.756 euros).
Hong Kong

Hong-Kong. Lei da segurança preocupa Portugal

A nova lei da segurança nacional que Pequim quer impor a Hong Kong preocupa as autoridades portuguesas, por ameaçar a semi-autonomia do território.
Hong Kong

Polícia de Hong Kong dispersa manifestantes

Centenas de pessoas juntaram-se ao final da tarde no centro da cidade, no dia em que se cumpre um ano sobre a primeira grande manifestação de protesto contra um projeto de lei de extradição.
Hong Kong

Hong Kong: todos devem aprender lição de protestos

No dia em que faz um ano que cerca de um milhão de pessoas saiu à rua para protestar contra emendas à lei da extradição no território, Carrie Lam diz que Hong Kong não pode suportar esse tipo de caos.
Hong Kong

Hong Kong injeta 3.110 milhões na Cathay Pacific

Esta é a primeira vez que o governo de Hong Kong injeta dinheiro numa empresa privada, na tentativa de manter a cidade como um centro de transporte aéreo na região.
Hong Kong

Último governador aponta para poder de PC Chinês

O último governador britânico de Hong Kong apontou que a Frente Unida, do Partido Comunista Chinês, foi "mais hábil a escolher os líderes chineses locais em Macau do que em Hong Kong".
Hong Kong

Hong Kong celebra um ano de protestos

Hong Kong está há um ano debaixo de fogo pela luta pró-democrática. Covid-19 afroxou a luta, mas regressou após a detenção de ativistas. Futuro "matará movimentos", mas não por enquanto.
Hong Kong

Vigília por Tiananmen termina em confrontos

A vigília para recordar o massacre de Tiananmen, em 1989, que reuniu milhares de pessoas nas ruas de Hong Kong terminou com confrontos entre ativistas e a polícia, que deteve vários manifestantes.
Hong Kong

Aniversário de Tiananmen marcado por repressão  

Em Hong Kong, autoridades justificaram o cancelamento, pela primeira vez, da vigília anual à luz de velas no Parque Vitória, com a necessidade de distanciamento social, devido ao surto da Covid-19,
Hong Kong

Deputados em Hong Kong interrompem debate

No dia de aniversário de Tiananmen e em plena discussão sobre o diploma do hino chinês, a sessão parlamentar em Hong Kong foi interrompida por protestos de deputados pró-democracia.
China

China pede a Londres que cesse interferência

A China aconselha "o lado britânico a desistir da mentalidade da Guerra Fria, do estado de espírito colonialista" e a reconhecer e respeitar o facto de Hong Kong ter sido "devolvido à China".
Hong Kong

Hong Kong. Procura por vistos gold dispara

Os pedidos de informação de residentes de Hong Kong sobre vistos gold dispararam após o anúncio de que Pequim iria impor a lei da segurança nacional naquele território, revelou uma empresa portuguesa.
Hong Kong

Hong Kong. Reino Unido promete passaportes 

Caso a China não reconsidere a lei da segurança imposta a Hong Kong, o primeiro-ministro propõe atribuir o passaporte britânico a milhões de habitantes, com possibilidade de aceder à cidadania.
Hong Kong

EUA acusam China de "amordaçar" residentes

Mike Pompeo afirmou que a China está a "amordaçar o povo de Hong Kong" ao proibir a vigília anual no território em memória da repressão em Tiananmen, alegando que cancelamento foi devido à Covid-19.
Macau

Macau vai adotar lei de segurança de Hong Kong

O ativista Jason Chao acredita que Macau vai adotar voluntariamente a mesma lei de segurança nacional que a China vai impor em Hong Kong, uma vez que aprovou em 2009 o artigo que tem causado polémica.
Hong Kong

Proibida vigília sobre massacre de Tiananmen

Em causa está a vigília em memória do massacre de Tiananmen, agendada para quarta-feira, que foi cancelada pela polícia, considerando que esta violaria as medidas de prevenção da Covid-19.
Estados Unidos da América

EUA. Suspensas entradas de "risco" de chineses

156
Os Estados Unidos vão suspender a entrada de cidadãos da China que sejam considerados como "potenciais riscos" para a segurança do país.
União Europeia

Santos Silva. Autonomia de Hong-Kong em perigo

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que a decisão da Assembleia do Povo de aprovar uma nova lei de segurança para Hong-Kong "põe em risco o princípio 'um país, dois sistemas'".
Hong Kong

China acusa EUA de "capturar" Conselho da ONU

A China acusou Washington de "capturar o Conselho de Segurança das Nações Unidas". Em causa está o pedido de uma reunião sobre a lei de segurança nacional de Hong Kong que foi aprovada.
Hong Kong

Hong Kong. Lei "viola obrigações internacionais"

397
EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália alinharam-se numa declaração, em que acusam a China de violar obrigações internacionais com a nova lei para Hong Kong. "Restringe as liberdades do povo", afirmam.
Hong Kong

Hong Kong. Sanções à China não são solução

148
A União Europeia considera que sanções à China não são a forma de resolver os problemas com Pequim, garantindo que essa opção não está sobre a mesa e mostrando "profunda preocupação" dos 27.
Hong Kong

ONU discute lei de Pequim para Hong Kong

Os Estados Unidos e o Reino Unido exigiram uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a lei da segurança nacional hoje aprovada por Pequim para Hong Kong.
Hong Kong

Londres oferece mais direitos de residência

O governo britânico prometeu oferecer a centenas de milhares de residentes de Hong Kong maiores direitos de residência no Reino Unido se a China não recuar na nova lei de segurança.
Hong Kong

Macau diz que Pequim lançou "bomba atómica"

577
Dois advogados de Macau defendem que a lei da segurança nacional aprovada por Pequim é uma "bomba atómica" e prova o desespero do Partido Comunista Chinês.
Hong Kong

Nova lei só visa uma "minoria de criminosos"

Chefe do governo de Hong Kong aplaudiu a aprovação da lei, salientando que só visa uma minoria de criminosos e “não vai afetar os direitos e liberdades legítimos usufruídos pelos residentes”.
Japão

Tóquio pede sistema "livre e aberto" em Hong Kong

O governo do Japão afirma "estar seriamente preocupado" com a decisão do poder legislativo de Pequim e pediu que Hong Kong se mantenha sob o princípio de "Um País dois Sistemas".
China

China aprova lei de segurança de Hong Kong

A lei proíbe "qualquer ato de traição, separação, rebelião contra o governo Popular Central, roubo de segredos de Estado" ou "atividades em Hong Kong por parte de organizações políticas estrangeiras".
Coronavírus

China recusa discutir Hong Kong em reunião da ONU

341
China recusou o pedido dos Estados Unidos, que querem uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU para discutir a lei de segurança que Pequim pretende impor a Hong Kong.
Hong Kong

Hong Kong. Deputados pró-democracia expulsos

O presidente do Conselho Legislativo suspendeu a sessão poucos minutos depois do início, e expulsou três deputados pró-democracia do parlamento de Hong Kong
Hong Kong

Polícia de Hong Kong detém manifestantes 

Os manifestantes bloquearam algumas ruas, "com a intenção de paralisar o trânsito". Dois adolescentes foram detidos na posse de bombas incendiárias de fabrico caseiro, noticiou a imprensa local.
Hong Kong

Hong Kong. EUA com medidas "muito interessantes"

Trump promete medidas "muito interessantes" até ao final da semana para responder ao controverso diploma da China que pretende contornar a autonomia de região administrativa especial de Hong Kong.
Hong Kong

Hong Kong. EUA ameaçam impor sanções à China

Vários senadores norte-americanos querem aprova sanções contra responsáveis chineses, na esperança de que a controversa lei de segurança nacional em Hong Kong não avance.
Hong Kong

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes, afirmando que decisão ajudará a restaurar a ordem social.
Taiwan

Taiwan garante assistência necessária a Hong Kong

397
Face às novas leis de segurança nacional que Pequim quer impor, o governo de Taiwan mostrou total solidariedade a Hong Kong, dizendo que a proposta é uma séria ameaça à liberdade do povo.
Hong Kong

Polícia em Hong Kong dispara gás lacrimogéneo

334
A polícia de Hong Kong usou gás lacrimogéneo para dispersar centenas de manifestantes que contestavam o plano de Pequim de impor uma lei de "segurança nacional" à cidade.
Estados Unidos da América

Hong Kong. EUA condenam lei da segurança nacional

Os Estados Unidos pedem à China que reconsidere a sua proposta "desastrosa", que "honre seus compromissos internacionais e respeite o alto grau de autonomia de Hong Kong.
Hong Kong

Hong Kong vai cooperar com Pequim em nova lei

Hong Kong vai cooperar com Pequim na aprovação da nova lei de segurança nacional. Governo será responsável por completar legislação local do Artigo 23 da Lei Básica. Ativistas pedem protestos.
Coronavírus

A "pandemia esquecida" de 1968 que matou um milhão

9992
Pouco se tem falado na Gripe de Hong Kong, que matou um milhão de pessoas e teve uma segunda vaga mais letal do que a primeira. Foi considerada como "mais uma gripe" e "rapidamente esquecida".
A página está a demorar muito tempo.