Olá

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

IPO

Ciência

IPO Porto elabora vacina para tratamento do cancro

O estudo dos padrões de glicosilação foi o "ponto de partida" do trabalho que, posteriormente, tentou identificar que proteínas estavam associadas a estes açúcares e entender a sua função biológica.
Sociedade

Acreditar abre casa ampliada em Lisboa

Ministra da Juventude assegura que Governo está disponível para apoiar a associação Acreditar. Baseiro Lopes esteve na inauguração da casa que passou de 12 para 32 quartos.
IPO

IPO do Porto promove cimeira internacional 

A primeira edição do IPO Porto Summit conta com quase 1.000 inscritos e vai decorrer na Escola Portuguesa de Oncologia com cerca de 90 sessões temáticas.
IPO

IPO do Porto cria Conselho Consultivo do Doente

O anúncio foi feito por Júlio Oliveira na cerimónia dos 50 anos da instituição. Presidente executivo sublinha que “é necessário e importante que em Portugal se promova literacia para a saúde".
Medicina

IPO do Porto aposta na medicina de precisão

Investigação clínica e medicina de precisão são "apostas críticas" na atração de investimento, na diferenciação de cuidados e retenção de profissionais, do Instituto Português de Oncologia do Porto.
Cancro

IPO Porto inaugura espaço para apoio psicossocial 

O novo espaço pretende humanizar os cuidados e prestar apoio integral — emocional, social e espiritual e no luto — a pessoas com doenças avançadas e os seus familiares.
Cancro

Pais temem saída de profissionais de saúde

"Dificuldade notória" de recrutamento de profissionais de saúde preocupa pais. E apenas no IPO Lisboa há consultas de sobrevivência para crianças que terminaram o tratamento há mais de 5 anos.
IPO

Lisboa quer Governo a construir novo edifício IPO 

Assembleia Municipal de Lisboa quer que Ministérios da Saúde e das Finanças garantam o financiamento do montante necessário para a construção do novo edifício do IPO de Lisboa, prometido há 30 anos.
IPO

Novo edifício do IPO ainda no papel após 30 anos

No 100.º aniversário do IPO de Lisboa, novo edifício, captação de recursos humanos, requalificação das instalações e custo dos medicamentos e da inovação terapêutica, continuam a ser desafios.
IPO

IPO Lisboa: farmácia reforçada e a funcionar

Presidente do IPO Lisboa garante que a farmácia foi reforçada e está a conseguir dar resposta às solicitações. Escusas de responsabilidade são demasiado genéricas para tirar conclusões.
Fact Check

Mamografias têm taxa de falsos positivos de 60%?

Com o número de cancros de mama a aumentar, regressa a desinformação. A precisão das mamografias não é total, mas a percentagem de falsos positivos é baixa, e está longe de ultrapassar os 50%.
Ordem dos Farmacêuticos

Bastonário pede mais farmacêuticos no IPO

22 farmacêuticos do IPO de Lisboa apresentaram escusa de responsabilidades depois da demissão da diretora do serviço. Falta de recursos humanos e de condições técnicas levantam "sérias preocupações".
Pediatria

Profissionais do IPO de Lisboa apresentam escusa

Profissionais alegam falta de condições de segurança na prestação de cuidados. Há apenas dois enfermeiros no período noturno e os mais experientes têm saído do IPO por falta de progressão na carreira.
Serviço Nacional de Saúde

Lisboa: demitiu-se diretora da farmácia do IPO

Presidente do Conselho de Administração, que aceitou pedido, disse discordar de alguns "desabafos" apresentados pela responsável pelos serviços farmacêuticos e garante investimento.
IPO

António Zambujo e D.A.M.A. na gala do IPO do Porto

António Zambujo e D.A.M.A vão participar na gala do IPO Porto. Receita reverte na totalidade para investigação na área oncológica. Tiago Nacarato, Rita Rocha, Tatanka e Daniel Guedes também vão atuar.
IPO

Campanha. Entrega de pilhas vai apoiar o IPO

Os equipamentos elétricos e pilhas que forem entregues nos mais de nove mil pontos de recolha da Electrão irão "transformar-se" em apoio ao IPO. No ano passado, o instituto terá reunido 37 mil euros.
Cancro

IPO tratou 50 doentes com terapêutica inovadora

Os doentes oncológicos podem recorrer a uma terapêutica que faz a própria manipulação genética das células da própria pessoa. Com esta terapia podem ser tratados tumores como leucemias e linfomas.
IPO

IPO do Porto apela à doação de sangue

"A terapêutica transfusional é uma terapêutica fundamental para o doente oncológico" e os os stocks de sangue são sempre limitados porque também possuem prazo de validade.
Noticiário

10h. MAI: Não estão garantidos os 72 meios aéreos

O Ministro da Administração Interna afirma que não estão garantidos os meios aéreos previstos no combate a incêndios para este verão em Portugal. Ainda, o Dia Mundial do Dador de Sangue.
Cancro

Crianças com cancro recebem tratamento inovador

Terapia inovadora que vai ajudar doentes com cancro no sangue recorre ao próprio sistema imunitário do doente através de células modificadas. O primeiro tratamento em crianças ocorreu em dezembro.
IPO

IPO de Coimbra reconhecido a nível internacional

Pela terceira vez, o IPO de Coimbra obteve a acreditação pela Organisation of European Cancer Institutes. A instituição considera que o reconhecimento a nível internacional vem reforçar a confiança.
IPO

IPO Porto apela à doação de sangue e de plaquetas

Apesar da baixa de doações de sangue de 15,4% entre 2021 e 2022, o IPO do Porto afirma que nunca esteve em causa qualquer tratamento. Esta segunda-feira assinala-se o Dia Nacional do Dador de Sangue.
IPO

IPO acusado de pagar menos pelas horas-extra 

SIM acusou o IPO do Porto de pagar as horas-extras com "valores muito inferiores" ao previsto nas tabelas salariais da carreira médica e de recusar o direito ao descanso compensatório.
Noticiário

10h. UE propõe pacote de sanções à Rússia e Irão

Presidente da Comissão Europeia diz que pacote de sanções ao Irão inclui proibições comerciais e controlo de exportações de drones. Governo cria grupo de trabalho para análise de saúde nas prisões.
Noticiário

9h. Braço de ferro na educação não vai terminar

Sindicatos e ministro da Educação reúnem hoje. Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública surpreendido com inquérito da Segurança Social.
IPO

Mais de 59 mil primeiras consultas no IPO em 2022 

O crescimento na área da consulta e da cirurgia no IPO de Lisboa permitiu, no ano passado, realizar 59.384 primeiras consultas, mais 13,04% face a 2019, antes da pandemia.
IPO

IPO de Lisboa: 175 mil euros por dia em fármacos

Eva Falcão, Presidente do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, disse que a despesa com medicamentos continua a ter "um peso bastante grande" e que o crescimento "tem que ser mais controlado".
Cancro

IPO do Porto investe 2 milhões em equipamentos

Com este investimento, o IPO do Porto pretende preparar radiofármacos inovadores nas suas instalações com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta a tratamentos personalizados para os doentes.
IPO

IPO Porto: doentes esperam 6 meses por cirurgia

O IPO do Porto negou a acusação, afirmando que "apenas 10,5% dos doentes" se encontram "fora do tempo máximo de resposta garantido recomendado". O SIM afirma serem mais de um terço dos doentes.
IPO

IPO Lisboa a "meio gás" com greve dos enfermeiros

IPO a "meio gás" por greve de enfermeiros. Manifestantes afetaram o hospital de dia de pediatria e o hospital de dia geral. Dirigente sindical fala em exigência de condições de trabalho.
Noticiário

8h. Balanço do sismo já aponta para 560 mortos

As autoridades turcas acabam de confirmar que o número de mortes no país subiu para 284. Para além disso há mais de 2000 feridos. Ainda, enfermeiros do IPO de Lisboa estão hoje em greve.
IPO

IPO recebe donativo e investe 350 mil euros

Instituto Português de Oncologia vai adquirir equipamento no valor de 350 mil euros, recebidos de um donativo. Novos recursos servirão para os serviços de pneumologia e farmacêutico.
Cancro

Cancro. IPO Porto renova ligação com consórcio

IPO do Porto renova acreditação de projeto com Instituto de Investigação da Universidade do Porto. Consórcio das duas instituições mantém-se no topo dos cuidados e da investigação em cancro.
Enfermeiros

IPO. Enfermeiros com 40 horas sem progressão

IPO de Lisboa diz que enfermeiros com contratos de 40 horas semanais não são abrangidos por nova lei da contagem de pontos. Profissionais aguardam parecer de Administração do Sistema de Saúde.
IPO

IPO Lisboa. Tratamentos adiados serão reagendados

O adiamento de tratamentos por causa da greve "serão reagendados para data próxima". O IPO Lisboa afirma que "todos os dias há tratamentos oncológicos que são remarcados por razões clínicas".
IPO

IPO. Novo piso de investigação "em menos de 1 ano"

Projeto faz parte dos objetivos do "Porto Comprehensive Cancer Center", um consórcio que junta o IPO do Porto e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, com uma dotação de 17 milhões de euros.
IPO

IPO Lisboa contratou 75 novos enfermeiros

Apesar do saldo positivo da nova contratação, o enfermeiro-diretor do IPO Lisboa diz que "o reforço que prevejo, na totalidade, andará na casa dos 150, considerando aquilo que são as necessidades".
Cancro

Cancro. Suprimir emoções indica menos suporte

Pessoas com risco de cancro hereditário que mais suprimem as emoções têm um "maior sofrimento psicológico". Coordenadora lembra que pessoas com risco de cancro hereditário "não são doentes".
Saúde

IPO: dadores de medula óssea recuperam a 100%

Estudo pioneiro em Portugal será apresentado no sábado. Diretora do Serviço de Terapia Celular do IPO garante que "a dávida é segura".
Cancro

Acreditar: oncologia pediátrica sem estratégia

"Há uma repercussão grande quanto à sobrevivência", afirma a associação Acreditar. O Parlamento Europeu já alertou os 27 Estados-membros a colocar a oncologia pediátrica nos planos nacionais.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada