Portugal irá receber uma nova fábrica de automóveis todo-o-terreno 4×4, produzidos com motor BMW, num investimento de cerca de 300 milhões de euros e a criar possivelmente 600 novos postos de emprego no Parque Industrial de Estarreja, avançou nesta sexta-feira o Jornal de Notícias.

O grupo inglês Ineos, que maioritariamente é de âmbito químico, criou em Portugal a empresa Amazing Wheels como parte dos seus investimentos na área automóvel, e pretende disponibilizar um veículo inspirado no icónico Land Rover Defender a partir de 2021, além de possivelmente outros modelos em colaboração com a responsável pelo Defender, a Jaguar.

O Governo quer fazer o anúncio do investimento antes do período das eleições legislativas, que acontecem em 6 de outubro. Diamantino Sabina, presidente da Câmara de Estarreja, confirmou o empreendimento, mas não deu maiores detalhes. “[A fábrica] poderá mudar o cenário económico de Estarreja, pois este tipo de indústria normalmente arrasta outras empresas que vão criar novos postos de trabalho indiretos”, disse Sabina ao JN.

A fábrica será localizada no Polo E do parque industrial, que possui 21 hectares de extensão, além de ser classificada como “plataforma intermodal”, podendo acolher uma linha férrea que se ligaria à Linha Norte e, portanto, chegaria facilmente aos portos de distribuição de Aveiro e Leixões.

O gerente da Amazing Wheels é Dirk Heilmann, já CEO da divisão automóvel da Ineos. Jim Ratcliffe, chairman e dono da Ineos, é o responsável pelo sonho de criar um carro inspirado no Defender, e, numa ida ao pub “The Grenadier”, tomou a decisão de pô-lo em prática, nomeando assim de “Projekt Grenadier” àquilo que chega a Portugal, sem esconder a influência alemã, presente nas escolhas do “k” — na palavra “projekt” — e de Heilmann como CEO, ele mesmo um alemão.

A fábrica poderá vir a produzir 25 mil unidades do veículo por ano em Portugal e País de Gales.