Harry e Meghan Markle, os duques britânicos de Sussex, vão viajar para o continente africano a bordo de um voo comercial, está a avançar a CNN. A notícia surge depois de o casal real ter sido criticado por ter viajado num jato privado para casa do cantor britânico Elton John, no sul de França. A viagem, que passará por Angola, Malawi e Botswana, começará a 23 de setembro e terminará a 02 de outubro, anunciou o Palácio de Buckingham. É a primeira visita oficial dos duques de Sussex para fora do Reino Unido desde que se casaram.

https://www.instagram.com/p/B2EhDShllG6/?utm_source=ig_embed

Meghan Markle e o marido Harry, que participam regularmente em campanhas de consciencialização para o problema das alterações climáticas, têm sido alvo de críticas por terem usado o jato privado de Elton John para se encontrarem com o músico em Nice. Estima-se que a aviação seja responsável por mais de 2% das emissões de gases poluentes para a atmosfera — e os jatos privados são o maior responsável, já que emitem mais gases com efeitos de estufa por tripulante do que os aviões comerciais.

Elton John saiu em defesa do casal, garantindo que Meghan e Harry tinham viajado a convite do músico e que a taxa ambiental havia sido paga por ele. “Para manter um nível elevado da muito necessária proteção, demos-lhes um voo num jato privado. O voo deles foi neutro em termos de emissões de carbono, dando o contributo apropriado para a Carbon Footprint”, garantiu o cantor numa publicação nas redes sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Elton John sai em defesa de Harry e Meghan depois de polémica por usarem jatos privados

À época, nem os duques de Sussex, nem o Palácio de Buckingham quiseram comentar o caso. Mas agora, uma “fonte da família real” garantiu à CNN que o casal Harry e Meghan se estava a preparar para viajar com o bebé Archie num voo comercial. Sem confirmar esta informação, a página de Instagram dos duques de Sussex adianta apenas os planos do casal em África: “Em apenas duas semanas, Suas Altezas Reais embarcarão nesta viagem oficial com foco na comunidade, liderança popular, direitos das mulheres e raparigas, saúde mental, HIV/sida e meio ambiente”, pode ler-se no comunicado.

A publicação fala ainda da satisfação que Harry terá demonstrado em seguir os passos da mãe, a princesa Diana, nos projetos humanitários em África. “O duque está especialmente orgulhoso de continuar o legado deixado pela mãe com o seu trabalho em Angola, já que se vai juntar ao Halo Trust novamente, num esforço para livrar o mundo inteiro das minas terrestres”, diz a imagem no Instagram.