O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sete distritos em alerta amarelo devido à previsão de chuva, tendo emitido o mesmo nível de alerta para mais nove distritos a partir das 00:00 horas desta segunda-feira.

O aviso amarelo de previsão de chuva, por vezes forte, para hoje abrange os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga.

Este alerta, o menos grave, vigora para todos estes distritos até às 18:00 de hoje. O IPMA emitiu ainda alerta para quatro zonas da Madeira (costa sul, Costa norte, Porto Santo e regiões montanhosas) que vigora até às 14:00 deste domingo.

Para este período, e é esperada chuva “por vezes forte”, sendo que nos distritos do continente espera-se que, além de forte, a chuva seja também persistente.

A partir das 00:00 horas de segunda-feira entram em alerta amarelo os distritos de Évora, Portalegre, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja Castelo Branco e Coimbra – sendo este último o único que é visado nos dois avisos.

Este alerta vigora a partir da meia noite e até as 06:00, prevendo-se aguaceiros ou chuva “que poderá ser persistente e por vezes forte”.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo significa “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR