771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Assembleia Da República

Noticiário

11h. Chega pode aceder a cargos parlamentares

António Pinto Pereira, deputado do Chega, espera que a vontade dos eleitores seja respeitada. Ainda neste jornal, Itália defende que a Europa deve definir uma estratégia unificada contra a Rússia.
Fora do Baralho

Temos a esquerda que a extrema-direita gosta?

Partidos à esquerda têm de escolher se querem combater direita ou extrema-direita. Se impedirem AD de governar, são eles e não Montenegro que destroem linhas vermelhas para próximas eleições?
Comentário

"PCP vai sempre resistir a uma frente de esquerda"

Mariana Lima Cunha analisa a estratégia dos partidos da esquerda no pós-eleições. Objetivo é fazer AD escolher entre o Chega e medidas de PS, BE, CDU, Livre e PAN. Ainda, a posição dos comunistas.
Noticiário

14h. Primeira reunião da AR ainda em Março

Os dias 25 e 26 de março são as possíveis datas apontadas após a conferência de líderes. Isto se não existirem reclamações do apuramento dos votos no estrangeiro e se a CNE não esgotar os prazos.
Legislativas 2024

Chega pode impor inquéritos parlamentares

No domingo, o Chega elegeu 48 deputados. Agora, pode impor a constituição de comissões parlamentares de inquérito ou requerer a fiscalização da constitucionalidade de leis.
Noticiário

15h. PCP reúne-se para analisar resultados

A CDU viu o grupo parlamentar reduzido de 6 para 4 deputados, o pior resultado de sempre em eleições legislativas. Ainda neste jornal, Medina não está preocupado com "estabilidade" depois de ontem.
Partido LIVRE

Livre quadruplica representação, mas adia sonho

A noite foi de festa no Teatro Thalia com a eleição de um grupo parlamentar de quatro deputados. O Livre "não larga a mão de ninguém" e Rui Tavares garante que a extrema-direita "não passará".
Legislativas 2024

Novos deputados deverão tomar posse até abril

Primeiro plenário da XVI legislatura poderá realizar-se apenas na primeira semana de abril. Futuro governo não tem prazo legal para tomar posse, mas processo tem levado em média cerca de um mês.
Assembleia Da República

Mais de 60% não confiam na Assembleia da República

Segundo estudo da Pordata, 8 em cada 10 inquiridos em Portugal tendem a não confiar nos partidos políticos 73% dos cidadãos consideram que o sistema permite pouco influência das pessoas na política.
Política

Como cultivar uma planta delicada

A regulamentação do lobbying é um indicador genérico de desenvolvimento, um sinal de maturidade democrática, que contribuirá para processos mais transparentes, eficazes e participativos.
Fora do Baralho

Tiros no pé da AD e maus fígados entre BE e Livre

Não há "estados de alma" em campanhas. O que o CDS da AD afirma agora sobre o aborto quer dizer que a PAF andou a mentir sobre a IVG? E ainda a credibilidade de Passos, Livre/direita e Costa árbitro.
Conflito Israelo-palestiniano

Santos Siva condena "incidente" que matou civis

Augusto Santos Silva mencionou a urgência de um cessar-fogo, considerando que "são já muitos milhares as vítimas civis dos ataques do Hamas e de Israel, desde que começou este conflito".
Fora do Baralho

PSD matou o tabu, mas Passos trouxe o "sim é sim"?

Ex-primeiro-ministro apareceu ao 2º dia de campanha da AD, em Faro. Ao falar de imigração, abriu a porta ao Chega? Ainda os "elogios mornos" a Montenegro. E a abrir, cartas para o debate das rádios.
Fora do Baralho

PNS tirado a papel químico e a anedota de Mortágua

Taticismo do PS resvala para a "palhaçada"? A bagunça da viabilização de governos, o caso da avó da coordenadora do BE, Costa a fazer campanha pela AD e as boçalidades que Ana Abrunhosa não quis ouvir
PAN

Programa do PAN. As causas de sempre e a corrupção

Partido quer que todos os portugueses andem de transportes públicos de forma gratuita até 2028. Propõe também aumentar o período de nojo e implementar formação anti-corrupção nas escolas.
Fora do Baralho

Justiça-choque: meia-razão de Rio e culpa de Costa

Costa queimou oportunidade única de 8 anos para reforma na Justiça. As dimensões do choque do caso judicial da Madeira. Marcelo e o silêncio de ouro. O "erro" de Pedro Nuno e os debates pós-debate.
Partido Chega

Bruno Nunes: "Esta é uma AD da Wish"

O deputado do Chega recusa uma mudança de discurso e avisa o PSD que "o Chega só dita as regras [sobre acordos] quando tiver maioria à direita" e que até lá a responsabilidade é de Montenegro.
Deputados

Marcelo promulga alteração a Estatuto de Deputados

Alteração diz respeito ao aumento da lista de trabalhos parlamentares com direito à correspondente ajuda de custo para os deputados que residam fora dos concelhos listados.
O sofá do parlamento

"Só um louco faria frente a Ventura no Chega"

O deputado Bruno Nunes deixou de ser cabeça-de-lista em Setúbal para ser candidato por Lisboa mas afasta a ideia de uma despromoção e quer Ventura líder do Chega "mais 15 ou 20 anos".
PS

"PR deve ser coerente para não se fragilizar"

O ex-presidente do PS Madeira defende que Marcelo Rebelo de Sousa só deve tomar uma posição depois de 24 de março mas que "deve ser coerente" para "não fragilizar a posição de Presidente".
O sofá do parlamento

"O maior partido da Madeira ficou decapitado"

O ex-presidente do PS Madeira, Carlos Pereira, defende que Marcelo Rebelo de Sousa só deve tomar posição a partir de 24 de março e fala num "terramoto politico" que "decapitou" o PSD Madeira. 
Assembleia Da República

Ser deputável

Tivemos grandes tribunos, da direita à esquerda, mas essas referências desapareceram e emergiu uma vaga de jovens dos aparelhos, que pagam cotas e almoços, mal preparada, sem curriculum e sem mundo.
Cidadania

PR envia Lei da Nacionalidade para Constitucional

Marcelo solicitou a fiscalização preventiva da constitucionalidade da alteração à Lei da Nacionalidade e diz que a mesma pode atentar ao direito à vida dos reféns israelitas em Gaza.
PSD

"Muita gente diz-me que a hora de Rio era agora"

O secretário geral da liderança de Rui Rio rejeita um movimento "concertado" de rioístas para o Chega. José Silvano diz que as decisões "são de cada um" mas também deixa reparos à gestão de Montenegro
Forças de Segurança

15 mil polícias "unidos" cantaram hino três vezes

Depois de marcha ordeira e quase sem palavras de ordem, os polícias cantaram o hino. Foi a primeira vez que o sindicato que representa oficiais da PSP está presente numa manifestação de policias.
O sofá do parlamento

Rioístas no Chega? "Não existe nada concertado"

O antigo secretário-geral de Rio, José Silvano, garante que qualquer ida de deputados do PSD para o Chega "é uma decisão de cada um" e garante que "não há um movimento concertado".
Direitos Humanos

Uma bebedeira de extremismo e de loucura

Não pode ser. É uma ameaça demasiado grave, porta aberta à violação dos direitos humanos. Esta lei não pode consumar-se. Importa trabalhar pela declaração da inconstitucionalidade. Importa revogá-la.
PSD

Deputado Rui Cristina deixa PSD

O parlamentar Rui Cristina deixa o PSD e passa a deputado não inscrito, alegando que liderança do partido está preocupada com "ajustes de contas internos", e elogia contestação a Pinto Luz no Algarve.
PSD

"PSD não empurra líderes para fora do partido"

O antigo diretor de campanha de Moreira da Silva e apoiante de Rio não estranha continuar nas listas e lembra que ser excluído aconteceu "até a Luís Montenegro ou a Hugo Soares".
O sofá do parlamento

"Há excluídos que podiam ter dado muito ao PSD"

O deputado do PSD diz não estar surpreendido por continuar nas listas mas acrescenta e considera que, tanto Rui Rio como Montenegro, "fizeram um esforço para unir o partido".
Semáforo Político

PSD e contas de mercearia para ter apoio do Chega

Amarelo para listas e propostas da AD. Montenegro "não fez perseguições internas". Aguiar-Branco é bom nome para a presidência da Assembleia da República? "Não há de ser mau, já temos o Santos Silva".
PS

Santos Silva disponível para continuar na AR

O ainda presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, está disponível para continuar na Assembleia da República mas aguarda por várias vontades: "A do PS e dos eleitores".
Noticiário

18h. Aguiar-Branco apontado para liderar a AR

Pode ser indicado por Luís Montenegro como candidato à sucessão de Augusto Santos Silva...em caso de uma maioria de direita. Já o atual presidente do Parlamento está à espera que o PS se decida.
Política

Aguiar-Branco apontado à presidência da AR

Antigo ministro da Defesa pode ser indicado por Luís Montenegro como candidato à sucessão de Santos Silva. Em caso de maioria de direita, voto do Chega pode ser determinante para vencer a votação.
Assembleia Da República

A “AD” transformada em “Adiar Decisão”

Novo Aeroporto de Lisboa, Linha de Alta Velocidade. Investimentos estruturantes de que o País necessita, que tem discutido durante décadas e o que a nova AD tem para propor é adiar a decisão.
Forças de Segurança

Polícias deixam 8 caixões em frente à AR

Ação de protesto de protesto foi promovida pelo Sindicato Nacional da Polícia. Caixões simbolizam os anos de Governo socialista e os agentes mortos em serviço.
Noticiário

13h. O que muda com a dissolução da AR?

A constitucionalista Raquel Brízida Castro explica os serviços mínimos no parlamento. E ainda, os ministros do Ambiente e da Agricultura foram recebidos em Odemira com protestos.
Resposta Pronta

"A Comissão Permanente pode convocar plenário"

Raquel Brízida Castro, constitucionalista, garante que o plenário só pode acontecer em caso de "estrita necessidade". Explica que a dissolução da AR não tem efeito no mandato dos deputados.
Corrupção

Combate à corrupção em Portugal é "insatisfatório"

Portugal fez "progressos limitados" no cumprimento das recomendações do Grupo de Estados contra a Corrupção, no que diz respeito aos deputados, juízes e procuradores.
Resposta Pronta

Freguesias. "O processo está por resolver"

Falta um grupo de trabalho ágil. A análise de Jorge Veloso, presidente da Associação Nacional de Freguesias, que critica a demora e pede que o processo fique resolvido até ao final de 2024.
Noticiário

10h. Chega. Medidas são "insanas", dizem PSD e IL

PSD e Iniciativa Liberal dizem que propostas do partido de André Ventura são "insanas" e "irresponsáveis". Ainda, a dissolução da Assembleia da República deixa em lista de espera vários diplomas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos