790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Assembleia Da República

PSD

Costa? "Temos a tradição de apoiar portugueses"

O deputado do PSD diz que caso o PPE assegure a presidência da Comissão e do Parlamento e os socialistas fiquem com o lugar do Conselho Europeu, então esse lugar deve ser entregue a António Costa.
Fora do Baralho

Marcelo “patético” e o “diácono remédios” da roupa

Presidente da República passou das marcas quando falou de Montenegro, Costa e as ex-colónias. E sacrificou o filho para salvar a pele. Também há calções demasiado curtos e discursos do 25 de abril
Assembleia Da República

Antigos deputados propõe mudar lei eleitoral

O documento intitulado "Declaração para a qualidade da democracia", da Associação de Ex-Deputados à Assembleia da República sugere mudanças na lei eleitoral, na segurança interna e na justiça.
Parlamento

Europeias. AR prepara-se para ficar a meio gás 

Nos 15 dias de campanha para as europeias, a Assembleia da República vai ceder o palco à campanha eleitoral, mas mantêm-se em funcionamento, sobretudo nas comissões.
O sofá do parlamento

"Bugalho vai trazer energia nova para a AD"

O presidente da comissão de Assuntos Europeus e deputado do PSD, Telmo Faria, defende a escolha de Sebastião Bugalho para cabeça de lista e aposta numa candidatura "com novo dinamismo". 
E o vencedor é...

25 de Abril? Ventura fez da AR um comício

A aula de história de Marcelo e a marca positiva de Aguiar Branco que se mostra como o “presidente de todos”. André Ventura continua a gritar e Pedro Nuno ainda não percebeu que a campanha já acabou.
Noticiário

18h. Aguiar-Branco pede moderação

Durante o discurso na sessão solene dos 50 anos do 25 de Abril, Presidente da Assembleia da República pede uma boa governação através de soluções e não de "discursos inflamados."
Presidência da República

O discurso de Marcelo nas entrelinhas

Presidente recordou o caminho que o país percorreu desde o estertor do Estado Novo até hoje. Reconheceu frustrações, mas tentou contextualizá-las. E deixou um aviso: a democracia tem de ser defendida.
Política

Aliança PS e Chega impõe primeira derrota ao PSD

Pedro Nuno Santos e André Ventura cruzaram votos e fizeram aprovar uma série de propostas que mudam drasticamente a estratégia do Governo para o IRS. Medidas vão ser votadas agora na especialidade.
Política

Jogo de nervos na AR. Descida do IRS em suspenso

Ninguém sabe exatamente o que vai acontecer quando for votada a redução do IRS proposta pelo Governo. Há um consenso generalizado para seja discutida na especialidade, mas todos desconfiam de todos.
Fora do Baralho

Sebastião Bugalho? Pelo mediatismo vale tudo

A AD entrou na porta giratória da política e comentário e de lá saiu Sebastião Bugalho. A escolha comprova a falência dos partidos? Marta Temido e a oportunidade de "higienizar a imagem" na Europa.
Noticiário

20h. Augusto Santos Silva critica MP e PGR

Antigo Presidente da Assembleia da República considera que há uma cultura de preconceito em relação à classe política e diz que Lucília Gago está a deixar o MP como uma casa "sem rei nem roque".
Fora do Baralho

O (des)culpado Costa, Marcelo patrioteiro e Passos

Operação Influencer quase a chegar ao absurdo? Benefício da dúvida para a acusação? Presidente mais valia estar calado e respeitar separação de poderes. E ainda cartas para Passos Coelho e Livre.
PS

"Montenegro destruiu estado de graça em 15 dias"

O ex-secretário de Estado do PS critica Montenegro por ter se manter em silêncio sobre um retificativo e diz que polémica do IRS obriga a oposição a aguardar por todas as propostas: "é ver para crer".
Assembleia Da República

Gladiadores na Assembleia da República

Numa legislatura em que ninguém acredita que dure, continua a campanha eleitoral. Mas todos fazem? Sabem o que estão a fazer?
Novo Governo

Governo: alívio no IRS será superior a 300 milhões

Perante a ausência de Miranda Sarmento, Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, defendeu honra do Governo e sugeriu que alívio fiscal no IRS será superior ao valor inicialmente avançado.
Emissão Especial

O debate de urgência sobre o IRS na íntegra

O PS mantém que a descida do IRS apresentada por Luís Montenegro é um embuste mas o ministro Pedro Duarte acusa o PS de estar a fazer "tática politica" com esta questão. 
O sofá do parlamento

Retificativo? "Silêncio começa a ser ensurdecedor"

O ex-secretário de Estado João Paulo Correia, entende que o Governo "deve dar resposta" à disponibilidade de Pedro Nuno Santos para aprovar um retificativo e critica o silêncio de Montenegro. 
Assembleia Da República

Parlamento debate alívio fiscal a pedido do PS

Após polémica em torno da redução do IRS, a Assembleia da República debaterá o alívio fiscal após pedido urgente do PS. O ministro dos Assuntos Parlamentares que intervirá em nome do Governo.
Noticiário

4h. AR debate hoje alívio fiscal anunciado pela AD

A iniciativa foi do PS que pediu um debate de urgência sobre o assunto. E ainda, António Guterres reafirma que é "urgente uma redução da escalada das hostilidades" no Médio Oriente.
Assembleia Da República

Pedro Pinto reeleito líder parlamentar do Chega

Líder parlamentar do Chega, questionado sobre o facto de Bruno Nunes ter deixado de ser vice-presidente da bancada, remeteu para uma decisão de Ventura e justificou que vai presidir a uma comissão.
Assembleia Da República

Ana Abrunhosa preside à comissão da Saúde

A repartição das comissões vai ter o PSD, com seis, PS com cinco e o Chega com três. Os dois socialistas, Ana Abrunhosa e Brilhante Dias, são nova aposta nas comissões de Saúde e Trabalho.
Sociedade

Gebalis não revela concorrentes de Aguiar-Branco

Administrador da empresa municipal que assinou contrato foi adjunto do atual presidente da AR. Gebalis diz que proposta que fica a 100 euros do limite legal era a mais competitiva.
Fora do Baralho

Vida extra de Montenegro, Passos e donas de casa

Governo passa no 1º teste, mas tem exercício difícil para convencer PS ou Chega e fazer contas bater certo. Copas e espadas para Passos Coelho e uma colher de paus para um estatuto só para domésticas.
Noticiário

7h. Incêndio num prédio em Lisboa faz 18 feridos

O incêndio começou no terceiro andar de um edifício em Campo de Ourique, pelas 2 da manhã. Ainda neste jornal, continuamos com as reações ao programa do Governo.
Assembleia Da República

AR: PSD lidera 6 comissões, PS 5 e Chega preside 3

O PSD tem as comissões de Assuntos Constitucionais, Europeus, Agricultura, Ambiente e Energia, Economia e Transparência e ao PS Negócios Estrangeiros, Orçamento e Finanças, Saúde, Trabalho e Cultura.
Novo Governo

Fact Check ao debate do Programa do Governo

Observador está a fazer a verificação das afirmações que primeiro-ministro e oposição têm feito no debate do Programa do Governo: da utilização de fundos europeus aos seguros de saúde e à pobreza.
Emissão Especial

PNS: "Cenário macroeconómico do PSD eclipsou-se"

O secretário-geral do PS é o primeiro a intervir no debate. Pedro Nuno Santos acusa PSD de ter “mudado de posição” sobre votações de orçamentos e diz que cenário macroeconómico do PSD "eclipsou-se".
Emissão Especial

"PSD não vai pôr em causa estabilidade política"

No discurso de abertura do debate, Montenegro diz que não rejeitar o Programa do Governo significa “permitir ação governativa” e afirma que "não será o PSD a pôr em causa a estabilidade política”.
Assembleia Da República

"Governo não oferece garantias de estabilidade"

O mais experiente deputado do PCP reconhece que a duração da legislatura é uma incógnita e avisa o PS que "viabilizar um Orçamento do Estado do PSD seria insólito", tendo em conta que são oposição.
Semáforo Político

É tudo muito bonito, mas e a ponte?

Programa de Governo. Entre "raminhos de oliveira" para a oposição, ainda ficou a faltar o resto. Um cenário onde o dom da oratória já não basta. A ponte já foi apresentada - e a construção?
Fact Check

Aguiar-Branco extinguiu hospitais militares?

O recém-eleito presidente da Assembleia da República é visado em dezenas de publicações nas redes sociais em que é acusado de ser o mentor da "destruição do sistema de saúde militar".
O sofá do parlamento

"Dificilmente se compreende que PS viabilize OE"

O deputado do PCP, António Filipe, "compreende" a pressa do PS com a valorização das carreiras da função pública e avisa que "seria insólito um partido da oposição" aprovar um Orçamento do PSD.
Noticiário

8h. Biden deixa duras críticas a Netanyahu

O presidente norte-americano critica a abordagem de Netanyahu na Faixa de Gaza e incentiva um cessar-fogo. Ainda, Alexandra Leitão vai a votos para ser líder da bancada parlamentar do PS.
Noticiário

6h. Programa é entregue esta quarta-feira na AR 

O programa é entregue a Aguiar Branco pelas onze e quarenta e cinco da manhã. O programa é apresentado e discutido na Assembleia da República entre quinta e sexta-feira.
Parlamento

PS avisa Governo que deve dar prioridade à AR

O Governo propôs saltar o debate preparatório do Conselho Europeu, por ser informal, mas Marcos Perestrello, do PS, avisou que Montenegro "não pode esquecer as obrigações parlamentares".
Política

Pontapé de saída

Chegada toda esta nova mole à Assembleia da República, e mal o árbitro deu o pontapé de saída, foi vê-los danadinhos em busca de provas de vida.
Noticiário

9h. Ação do PS na AR agradou aos portugueses

Portugueses consideram que o PS esteve bem na solução que desbloqueou impasse na eleição do presidente da AR, diz sondagem da Aximage. Ainda, sete barras marítimas fechadas devido ao mau tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora