Dark Mode 93,7 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Assembleia Da República

Parlamento

Participação "online" na AR é contra as regras

O gabinete do presidente da AR informou a deputada Joacine Katar Moreira que "não podia abrir uma exceção" sem violar as regras para permitir a sua participação "online" no plenário.
Agricultura

AR quer apoio para agricultores 

O parlamento aprovou cinco projetos que recomendam ao Governo medidas de apoio para os produtores afetados por uma tempestade de granizo que ocorreu no final de maio e afetou o Norte e Centro do país.
Coronavírus

Joacine entra em quarentena voluntária

A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira contactou com uma pessoa infetada pela Covid-19, ficando em quarentena voluntária. Assembleia da República impossibilitou a sua participação "online".
Parlamento

PS e PSD dançam o tango para o fim dos quinzenais /premium

286
PSD e PS estão de acordo que há vantagens em acabar com debates com o primeiro-ministro de 15 em 15 dias. PS propõe debates mensais com duas rondas. Modelo de debate pode acabar já em setembro deste ano
Parlamento

Distanciamento nos transportes "sem solução" /premium

Bloco de Esquerda antecipava um debate com soluções concretas em resposta à Covid-19 nos transportes e habitação. De novo, só o reforço de um comboio, por hora, na linha de Sintra, em Setembro
Fact Check

Joacine defendeu um professor de cada raça?

As declarações que pedem um professor de cada raça nas escolas nunca foram feitas pela deputada não inscrita, que já desmentiu publicamente a ideia. Publicação é falsa.
Assembleia Da República

Eleição de representantes do TC a 10 de julho 

O Parlamento vai tentar a 10 de julho eleger representantes de vários órgãos externos, incluindo para o Conselho Económico e Social (CES) e para o Tribunal Constitucional (TC).
PAN

Depois das saídas, PAN exonera 3 funcionários 

1439
PAN exonerou assessores e chefe de gabinete. Eram próximos de Cristina Rodrigues (e chegaram a estar a recibos verdes). Partido justifica com critérios de "competências técnicas e confiança política".
Assembleia Da República

AR: deputadas não inscritas com tempos atribuídos

O quadro de tempos e votações da Assembleia da República já distingue as duas deputadas não inscritas, Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.
PAN

Deputada do PAN desvincula-se do partido /premium

9217
Cristina Rodrigues, deputada do PAN, desvincula-se do partido, mas permanece na Assembleia da República como deputada não inscrita. Critica direção e queixa-se de "silenciamento"
PAN

PAN. A zanga sobre os falsos recibos verdes /premium

2504
Falsos recibos verdes, assessores parlamentares pagos pela câmara de Lisboa, dúvidas sobre as contas. A discussão dura entre André Silva e Francisco Guerreiro onde chegou a temer-se a implosão do PAN.
TAP

Presidente executivo da TAP no Parlamento

A audição está marcada para esta terça-feira de manhã e tem por base os dois pedidos dos partidos, que querem conhecer mais detalhes sobre os planos e o futuro da TAP.
Assembleia Da República

Parlamento vota orçamento suplementar da AR

O parlamento vota na sexta-feira o primeiro Orçamento Suplementar da Assembleia da República, que prevê uma atualização de 115,8 para 133,5 milhões de euros, embora sem previsão de aumento de gastos.
Eutanásia

"Projetos sobre Eutanásia violam Constituição"

1528
Uma declaração pública assinada por 15 professores catedráticos de Direito Público expõe os motivos pelos quais consideram que os projetos de lei sobre a eutanásia são contra a Constituição.
Sem-abrigo

Sem-abrigo criticam Costa, Marcelo e Medina

1053
A concentração que decorreu de forma pacífica juntou pelo menos três dezenas de sem-abrigo e pessoas desfavorecidas. "A rua não é uma escolha - Queremos casas" era uma das palavras de ordem.
Lisboa

Joacine questiona Governo sobre despejo em Arroios

3304
Joacine Katar Moreira questionou o governo sobre a situação do edifício em Arroios utilizado ilegalmente como centro de apoio a pessoas carenciadas, alegando que foi alvo de um "despejo ilegal".
Joacine Katar Moreira

Joacine. Faz falta um "partido mais igualitário"

220
A deputada não inscrita, defendeu que "faz falta" um partido mais igualitário em Portugal, que reflita não só a paridade de género como étnico racial.
Racismo

Joacine defende um "basta sonante" à violência

644
A deputada Joacine Katar Moreira defende que episódios de violência semelhantes ao de George Floyd, nos EUA, exigem o reforço do combate ao "racismo e neofascismo".
Coronavírus

AR aprova resolução sobre estado de emergência

O Parlamento concluiu que a "suspensão de direitos e liberdades fundamentais" foi "executada em respeito pelo princípio da proporcionalidade", mas PCP, PEV, Chega, IL e Joacine votaram contra.
Assembleia Da República

100 trabalhadores concentrados junto à AR

Os trabalhadores que asseguram serviços essenciais querem que o Governo reconheça as condições de insalubridade, penosidade e risco a que estão sujeitos e lhes atribua o respetivo subsídio.
Judaísmo

Em memória de um sefardita português

123
Acusaram-se Canadá e EUA de estarem “preocupados” com os passaportes dos sefarditas portugueses: 16750 desde 2015, 0,3% do número de naturalizados europeus. É possível acreditar nessa “preocupação”?
Governo

Olhos postos no amanhã com uma perninha no passado /premium

Em breve, muito em breve haverá medidas para a economia e apoios sociais. É já amanhã, o que permitiu a Costa ir ao Parlamento com pequenos anúncios. Já o PSD apareceu a preparar-se para o futuro.
Emissão Especial

IL quer Costa Silva na AR com "urgência"

152
“Nas crises se vê o melhor e pior das pessoas e das sociedades”, diz Cotrim Figueiredo. "Com crises há sempre quem veja que o discurso populista dá votinhos, olhe, é o caso de André Ventura", diz PM.
Emissão Especial

"Autarcas do PS falam em problemas com os ciganos"

439
"Eu não passo a concordar consigo quando discordo dos meus autarcas", responde PM. Sobre Costa Silva, deputado do Chega quer saber porque é que não há soluções dentro do "maior governo da história".
Emissão Especial

PAN pede "contrapartidas ambientais" à TAP

André Silva diz que a "TAP é o maior poluidor nacional".  António Costa reitera que vai apoiar a TAP porque é importante do ponto de vista estratégico.
Emissão Especial

"Vai trabalhar para governo pago por tailandeses"

Telmo Correia, do CDS quis saber se governo “não tinha já um ministro do Planeamento?" Costa provoca: "se tivesse sido ministro mais tempo, saberia que é importante contar com especialistas".
Emissão Especial

App de rastreio estará disponível "brevemente"

Telmo Correia, do CDS, quis saber "o que é que aconteceu à tal aplicação". Sobre a situação em Lisboa, António Costa diz que não se trata de "descontrolo nem é uma situação generalizada".
Emissão Especial

"Layoff não é corte, é proteção de emprego"

Jerónimo de Sousa quer "salário a 100% dos que estiveram na linha da frente”. Primeiro-ministro reitera que “a austeridade seria a pior forma de responder a esta crise”.
Emissão Especial

BE quer "medidas de emergência"

Catarina Martins, do BE, pergunta se governo tem alguma "medida robusta". António Costa diz que resposta vai ser dada "amanhã".
Emissão Especial

"OE assegura perda de receita da Seg. Social"

Catarina Martins pede que "esta crise não desestabilize proteção futura de quem hoje trabalha". Primeiro-ministro esclarece que "amanhã vamos definir o futuro do lay-off simplificado".
Emissão Especial

"Cansado do nível de estado, voltou à mesquinhez"

Deputado do PSD acusa Costa de andar em "terrenos movediços", lembrando episódio em que criticou "ajuda ao governo por consultores externos". "Não convidei ninguém para assessorar negócios", responde.
Emissão Especial

"70 no governo e encomenda trabalho a privado?"

402
Apesar de ser "trabalho de folgo" PSD quer saber porque é que o governo teve que recorrer a "privado" para fazer plano económico. "É importante ouvir para além da bolha", responde Costa.
Emissão Especial

Ideias do PSD? "Já imprimi, mas ainda não li"

Adão Silva, do PSD diz que o partido "teve um comportamento impecável durante os últimos meses". António Costa diz que "alguma ideia do PSD" para a deve ser "convergente" com o PS.
Emissão Especial

"Transformar alojamento local em arrendamento "

Primeiro-ministro dá conta da apoiar "autonomia jovem". “Vamoos criar medidas específicas para combater o desemprego juvenil, em particular para os jovens qualificados”.
Emissão Especial

"Nem tudo foi perfeito, mas esforço foi notório"

Carlos Pereira, do PS, diz que Portugal estava "melhor preparado para a crise sanitária do que há quatro anos". "Dedicação e competência dos profissionais de saúde" foi essencial para o combate.
Emissão Especial

"Cultura pediu informações à Casa da Música"

PEV quer saber se o governo "tem conhecimento de alguma diligência" para apurar o que aconteceu com trabalhadores "dispensados". "Casa da Música é uma instituição privada", responde António Costa.
Emissão Especial

TAP "Alterar encargos leva a alteração de poderes"

Verdes querem "controlo público da TAP". Primeiro-ministro diz que "governo tem trabalhado com o conselho de administração com o objetivo de assegurar a viabilidade da empresa".
Coronavírus

Verdes abrem debate quinzenal 

O debate quinzenal com o primeiro-ministro vai ser aberto pelos Verdes e irá centrar-se nas medidas de combate à Covid-19 e no relançamento da economia, cujo plano será aprovado na quinta-feira.
António Costa

No princípio era o Parlamento

104
Esvaziar o Parlamento é coartar a representação da maioria dos eleitores falhando o dever de lhes dar voz audível e, ironicamente, é dar espaço ao populismo que cresce por se afirmar contra o sistema.
Comboios

Joacine apela à retoma do comboio Lisboa-Madrid

A deputada não inscrita, Joacine Katar Moreira, questionou o governo sobre a retoma da ligação ferroviária Lisboa-Madrid, criticando a "decisão unilateral" da transportadora espanhola RENFE.
Joacine Katar Moreira

"É voltar a investimentos em combustíveis fósseis"

Joacine Katar Moreira considerou que o primeiro-ministro está a "voltar aos 'tempos áureos'" dos "grandes investimentos" em combustíveis fósseis, devido à escolha de António Costa e Silva.
Coronavírus

AR. Máscara recomendada até quando se discursa

244
A DGS recomendou ao parlamento que o uso de máscara se mantenha mesmo "no ato de tomada da palavra". Ferro Rodrigues já transmitiu a informação aos partidos.
Farmácias

Farmácias congratulam-se com decisão da AR 

A Assembleia da República registou, na quarta-feira, a unanimidade dos partidos quanto à necessidade de apoiar o setor farmacêutico.
Coronavírus

OE suplementar debatido em 19 de junho

A conferência de líderes fixou igualmente a data do debate do Estado da Nação - última grande discussão parlamentar da sessão legislativa - para 22 de julho.
Assembleia Da República

A lei contra os judeus

463
Espanha nunca pode ser citada como exemplo e inspiração em matéria de judeus sefarditas. A vez anterior em que seguimos o exemplo castelhano foi quando os expulsámos aos milhares.
Assembleia Da República

The Grand Inquisitor

I refuse to admit that there is racism ingrained in the intentions of any member of my Parliament. Which doesn't mean innocence. Nor that racism won’t hitch a ride on the back of ill-managed intentions
Joacine Katar Moreira

Joacine: Livre foi um "sufoco enorme"

561
"O partido, para mim, foi um sufoco enorme. Era eu a desejar andar para a frente, e eles a puxarem-me para trás", diz Joacine Katar Moreira sobre a experiência enquanto deputada do Livre
Judaísmo

O Grande Inquiridor

152
Recuso-me a admitir que haja racismo nas intenções de qualquer deputado do meu Parlamento. O que não significa inocência. Nem significa que o racismo não vá à boleia de intenções desgovernadas.
Assembleia Da República

Voto-fantasma. Ex-deputada do PSD acusada pelo MP

121
MP decidiu arquivar as suspeitas contra o ex-secretário-geral do PSD por não conseguir provar que pediu a Mercês Borges que votasse por ele. Mas ex-deputada é acusada de crime até 5 anos de prisão.
Debate Quinzenal

"Faena" de Costa. Desvia, espeta na banca e um olé /premium

126
Foi o debate em que a pandemia menos contou desde que existe e acabou centrado na banca. A polémica Novo Banco e Mário Centeno continua quente e Costa não quer segurar a batata.
Emissão Especial

IL sobre relação com China: "vai fechar os olhos?"

322
“Na segunda-feira, deputados do Parlamento de Hong Kong foram expulsos, o Governo português vai repudiar?", pergunta Cotrim Figueiredo. Costa responde com "relações seculares com a China".
Emissão Especial

Ventura: "Há máscaras sem certificado nas prisões"

447
Líder do Chega critica Costa pelo "lançamento da candidatura de Marcelo. Fica-lhe muito mal tirar palco a Rui Rio". Sobre Centeno, insiste: "Vai ou não para o Banco de Portugal?"
Emissão Especial

PEV: "Se nasce torto tarde ou nunca se endireita"

Numa altura em que há famílias sem “dinheiro para comprar pão”, o PEV questiona injeção no Novo Banco. "Quando é que se fecha a torneira?", pergunta José Luís Ferreira.
Emissão Especial

PCP: "Medidas de apoio estão cheias de alçapões"

Jerónimo de Sousa fala em "corrida de obstáculos para ultrapassar o balcão da Segurança Social para se chegar à conclusão de que "as linhas vão ser suspensas”. “Não se esqueça dos que perderam tudo".
Emissão Especial

"Auditoria é Novo Banco fazer ámen a si próprio"

Coordenadora do Bloco pergunta ao primeiro-ministro: "Como é que instituições estão a ser financiadas pelo Orçamento e tiveram perdas de apenas 5% e agora cortam salários em 100% aos precários?”
Emissão Especial

Rio: "Justiça não teve capacidade no Novo Banco"

Líder do PSD fala em "maior crime de colarinho branco em Portugal" no processo do Novo Banco e questiona António Costa se sabe a quem estão a ser vendidos os créditos e imóveis do banco.
Emissão Especial

PS: "Centeno é ótimo e Costa é excelente"

303
Hortense Martins, da bancada do PS afirma que "estamos a vencer este desafio". António Costa diz que "na hora da verdade, quando o SNS foi mesmo sujeito ao maior desafio, esteve à altura".
Emissão Especial

PAN: "Isto é gozar com os contribuintes"

105
André Silva, do PAN, fala dos aumentos de salários do Novo Banco: "o dinheiro público não pode servir para pagar a gestores". Primeiro Ministro diz que "até 2021 não há distribuição de dividendos".
Emissão Especial

PAN sobre Centeno: "Não consegue ser independente"

André Silva considera que "Mário Centeno tem sido considerado unanimemente um bom ministro das finanças, mas aparenta estar de saída". "A escolha do governador será feita dentro da lei", garante Costa
Debate Quinzenal

PAN abre debate quinzenal

PS e PEV vão apostar nos temas da economia e da recuperação e o PCP quer confrontar Costa com os problemas dos trabalhadores. BE incidirá sobre as áreas da cultura, saúde e também sobre o Novo Banco.
Assembleia Da República

A viela anti-judaica nos truques parlamentares

710
Constança Urbano de Sousa, primeira subscritora da proposta do PS, é Presidente do grupo de trabalho onde tudo isto foi montado, contra a ética da Constituição, do Regimento e da lealdade democrática.
Banca

Banca: Family and Friends terá novos episódios?

416
Cada vez que entra um cêntimo na Banca saiu, de uma forma ou de outra, do bolso dos depositantes, dos contribuintes, daqueles a quem não reconhecem o direito a saber o que aconteceu ao seu dinheiro.
Joacine Katar Moreira

Joacine pede ao Governo campanha antirracista 

4473
A deputada recomenda a criação de uma campanha nacional "de grande fôlego" veiculada pelos media e divulgada nas escolas, forças de segurança e instituições públicas.
Projeto de Lei

Racismo ou iliteracia histórica: o PS e os judeus

571
As inquietações reveladas nesta proposta deixam cair a máscara do arrependimento histórico, tomam a árvore pela floresta, mostram que os companheiros de viagem do racismo nem sempre são os mais óbvios
Coronavírus

AR. Plenários entre Sala das Sessões e gabinetes

Os plenários da Assembleia da República irão funcionar em breve com todos os 230 deputados, parte na Sala das Sessões e os restantes nos seus gabinetes. Modelo "foi consensual" entre grupos.
Coronavírus

Plenário poderá ser dividido em duas salas

A conferência de líderes debate na quarta-feira o regresso à quase normalidade parlamentar, depois das restrições devido à Covid-19, que poderá passar pela distribuição dos deputados por várias salas.
Debate Quinzenal

Baile de bola e a TAP é nossa. O debate com Costa /premium

149
Mais dinheiro na TAP será sinónimo de mais controlo do Estado, não houve atrasos no pagamento do layoff e 1º de maio correu bem. Um debate com a participação especial de Ricardo Quaresma.
Emissão Especial

Costa: "Portugal não pode prescindir da TAP"

303
Iniciativa Liberal questionou o PM sobre a afirmação de que Portugal terá sempre um companhia aérea . Costa reafirma que "não podemos prescindir de uma companhia que voe com as cores nacionais".
Coronavírus

Fotos. O primeiro debate quinzenal com máscaras 

266
Esta quinta-feira foi tarde de debate quinzenal com o primeiro-ministro. Foi o primeiro depois de Ferro Rodrigues tornar obrigatório o uso de máscaras no Parlamento. Veja as imagens.
Emissão Especial

PAN."Governo disponível a revisitar teletrabalho?"

Inês Sousa Real pede ao Governo que esclareça se teletrabalho veio para ficar. Primeiro-ministro admite que experiência pode ser alargada depois da pandemia.
Emissão Especial

PM: "Alunos devem ir a todas as aulas presenciais"

Primeiro-ministro esclarece que vão ser lecionadas presencialmente todas as disciplinas com exame, e reforça que os alunos devem ir às aulas de todas as disciplinas presenciais.
Emissão Especial

PAN questiona PM sobre custo das máscaras

Inês Sousa Real questionou o primeiro-ministro sobre o que está o Governo a fazer para garantir a distribuição de máscaras a preços acessíveis. António Costa assegura que valores cobrados têm baixado.
Emissão Especial

Costa para CDU: "Portaram-se bem no 1º de Maio"

959
Jerónimo de Sousa assegura que o 1º de Maio foi "bom exemplo". O líder do PCP insistiu em perguntar se o Governo vai "proibir os despedimentos" e Costa reponde com reforço da ACT.
Emissão Especial

Rio: Capitalização TAP "Qual o modelo do Governo?"

O presidente do PSD pediu ao primeiro ministro que esclarecesse se a transportadora tem um plano de negócios, o líder do PSD quer saber de que forma será feita a injeção de capital na empresa.
Emissão Especial

Rui Rio: "TAP é uma empresa tecnicamente falida"

182
O líder do PSD criticou a centralização das operações da TAP em Lisboa e pediu um esclarecimento sobre o pagamento de salários acima de 1900 euros em contexto de lay off.
Emissão Especial

BE: "Ideias racistas vão para o caixote do lixo"

8405
Líder do Bloco de Esquerda considera que o Chega "tem opiniões repugnantes" e  André Ventura tem "a cobardia" de querer calar quem a ele se opõe. 
Emissão Especial

Costa:"Vão criticar termos comprado ventiladores?"

706
António Costa ataca os que criticam burocracia, que "são os mesmos" que criticam ajustes diretos. "Também vão criticar termos comprado ventiladores que não foram usados?"
Emissão Especial

Telmo Correia: " O Governo não é dono do Estado"

216
Telmo Correia, líder da bancada parlamentar do CDS, questiona o primeiro-ministro sobre o regime de lay-off, uma vez que há empresas que ainda não receberam os apoios extraordinários desse mecanismo.
Coronavírus

Deputados sem máscara? Só com distância e limpeza /premium

335
Gotículas expelidas ao falar por um deputado infetado podem contaminar outro, se a distância não for mantida. Mesa da Assembleia está mais protegida — exceto se o ar condicionado soprar nessa direção.
Coronavírus

AR: máscara não obrigatória para "uso da palavra"

178
A utilização de máscara de proteção individual no "uso da palavra" no plenário ou em comissões da Assembleia da República não será obrigatória, segundo ficou decidido na conferência de líderes.
Coronavírus

Fotos. 1º dia com máscaras no Parlamento

196
Inicialmente Ferro Rodrigues recusou o uso da máscara no 25 de Abril. Determinou esta segunda-feira o uso obrigatório desse equipamento de proteção individual na AR. Veja a fotogaleria.
Coronavírus

Ferro determina máscara obrigatória no Parlamento

17591
"Então nós íamos mascarados?" Foi assim que Ferro Rodrigues recusou o uso da máscara no 25 de Abril. Agora determina o uso obrigatório desse equipamento de proteção individual na AR.
Coronavírus

Partidos acham "prematuro" desconfinar já

O estado de emergência vai acabar, o que não significa relaxar o recolhimento. O teletrabalho é para manter e nos transportes é preciso usar máscara. Mas nem todos os partidos ficaram convencidos.
Coronavírus

Deputados não cumpriram distanciamento social?

Publicações sugerem que os deputados não cumpriram as regras de distanciamento social na cerimónia do 25 de Abril, no Parlamento, recorrendo a imagens que não correspondem à realidade. É falso.
Partidos e Movimentos

Os planos da AR para o regresso depois do EE

Deputados divididos em várias salas para garantir distanciamento social, comissões por videoconferência e o "exemplo" que tem de ser dado aos portugueses. Como planeia a AR ir regressando ao normal?
25 de Abril

Marcelo nunca teve dúvidas. Seria "absurdo cívico"

691
Tentou não entrar na polémica, porque há "crises" para resolver. Mas Marcelo pôs-se de um lado da barricada: seria "absurdo cívico" não marcar 25 de abril. Mais à frente celebrará mortos da Covid-19.
25 de Abril

25 de Abril assim, não obrigado

101
Este ano também me entristece o silenciamento da deputada Joacine Katar Moreira, a quem – com o voto contra da Iniciativa Liberal e do Chega – foi vedado o direito de intervir na sessão comemorativa.
25 de Abril

A igualdade não se festeja com segregação

435
O meu humilde contributo para esta data é uma sugestão de ementa. Um Porco à Orwell seria o prato indicado para celebrar o 25 de Abril no parlamento já que isto não é assinalar a democracia.
25 de Abril

Fascismo(s) nunca mais!

148
Este é o 25 de Abril que Ferro Rodrigues celebra solenemente. Um 25 de Abril em que os mecanismos e instrumentos regimentais permitem o confinamento dos princípios constitucionais.
25 de Abril

O miminho de Ferro Rodrigues /premium

190
Podem atribuir-se as intervenções em catadupa de Ferro Rodrigues, cada uma mais grotesca do que a anterior, e o delírio do personagem, ao seu natural e abundantemente provado sectarismo. Mas não chega
Debate Quinzenal

Um calendário, um bombom e um 'não' à austeridade

Foi o último debate quinzenal antes do desconfinamento. Costa revela que restrições vão ser levantadas de 15 em 15 dias e alerta: podemos ter de recuar. Austeridade, nem pensar. PSD recebeu bombom.
Assembleia Da República

O Papa, Abril e os Porcos…

2503
Quando cantarem a Grândola lembrem ao povo, que nesta vila-morena que é Portugal, ainda é o poder quem mais ordena. É em pequenos acontecimentos como este que vemos como vivemos o “Triunfo dos Porcos”
25 de Abril

Grândola, Vila em Quarentena /premium

315
Ferro Rodrigues ordena que se homenageie desta forma a luta dos que sonharam com uma sociedade em que a liberdade de expressão reinasse, por isso calem-se e é já.
25 de Abril

Ferro tem de sair /premium

1417
É verdadeiramente imperdoável a inconsciência de Ferro Rodrigues ao convidar os três ex-Presidentes da República para a cerimónia, estando todos numa idade considerada de risco perante a pandemia.
Debate Quinzenal

Costa prescinde de abrir o debate quinzenal

Estava previsto que António Costa fizesse o discurso inicial do debate, mas o primeiro-ministro "entende que devem ser os partidos a colocarem ao Governo as suas questões", começando pelo PCP.
25 de Abril

É ou não é o povo quem mais ordena? /premium

1869
O povo, que foi obrigado a prescindir de quase tudo e não se queixa de quase nada quer apenas três coisas: coerência, consistência e consequência.
25 de Abril

25 de Abril Sempre, os fascistas são cada vez mais /premium

1368
João Soares só não é o fascista mais fascista deste episódio fascista porque há o Coronel Vasco Lourenço, que resolveu sugerir que a AR exagerou no número de convidados, no mais vil ataque do fascismo
25 de Abril

E os outros? /premium

575
O que interessa é o que faz disto uma questão grave: a quebra do compromisso exigido ao país pelo Presidente por parte da segunda mais alta figura do Estado. Tem um nome: batota. Mas não tem perdão.
Assembleia Da República

Democracia é liberdade e pluralidade

2499
Comparar o 25 de abril à Páscoa ou a outras festas religiosas é revelar um total desconhecimento da essência da religiosidade. O Parlamento não é uma Igreja e a Democracia não é uma religião.
25 de Abril

O que celebram os 130?

513
Esta cerimónia, que desafia a razão e a realidade, quebra o consenso nacional de um País unido numa mesma causa, discrimina entre político e cidadão comum, anacroniza a Revolução ancorando-a em 1974.
Assembleia Da República

Cravos, champagne e nós a morrer

5382
O exemplo vem de cima: “Faz o que eu digo e faz o que eu faço" deveria ser o lema de um líder. Mas infelizmente a segunda figura do Estado não só falha o exemplo, como incita ao desrespeito pela lei.
Assembleia Da República

25 de Abril. Costa aponta "exemplo" da Igreja

1743
PM destaca que Parlamento tem mantido um "funcionamento normal", com "condicionamentos", fala de "excesso de nervosismo" e sugere que se olhe para o exemplo da Igreja.
Coronavírus

25 de Abril. DGS reúne-se com serviços da AR

594
Os serviços da Assembleia da República vão reunir-se com o gabinete da ministra da Saúde e representantes da Direção-Geral da Saúde para informar as autoridades sobre as presenças na celebração.
Assembleia Da República

Os valores de Abril na gaveta do Sr. Ferro

1573
A 25 de Abril de 404 a.C. a democrática Atenas sucumbiu à autocrática Esparta no termo da Guerra do Peloponeso. Em 2020 o Sr. Ferro celebrou este acontecimento, enfiando os valores de Abril na gaveta.
Coronavírus

Honrar os nossos egrégios avós

Se o confinamento dos mais idosos continuar indefinidamente arriscamo-nos a perder uma parte significativa da nossa identidade cultural, cívica, social e moral, fundada no que nos une profundamente.
25 de Abril

25 de Abril de 2020: Requiem pelo 25/Abril de 1974

3806
Regressemos à quinta-feira de 1974 e voltemos a pôr os pontos nos is e os cravos nos canos das espingardas: não é o 25 de Abril que dá sentido à liberdade: é a liberdade que dá sentido ao 25 de Abril.
Coronavírus

CGTP fala em "campanha" contra o 25 de abril

1684
A intersindical diz "não aceitar" que se tente impedir as comemorações do 25 de abril "sob falsos pretextos". Serviços da Assembleia da República reúnem segunda-feira com a DGS.
Coronavírus

25 de abril "tem de ser e vai ser" celebrado na AR

30412
Ferro Rodrigues diz que proposta para 25 de abril no Parlamento "será cumprida". Líder do CDS não vai. Carlos Carreiras fala em "ofensa" aos portugueses. Ana Catarina Mendes vê motivação ideológica.
Coronavírus

Relatório. Governo prefere aconselhamento e adesão

Relatório diz que Governo considera preferível "o aconselhamento em vez da punição, a adesão em vez de repressão", apelando para o "sentido de cidadania e de responsabilidade dos cidadãos".
Coronavírus

25 de Abril. PSD quer AR mas com menos deputados

290
Partido social-democrata defende a realização da tradicional sessão solene do 25 de Abril na Assembleia da República, mas com muito menos deputados e convidados.
Coronavírus

Prisões. Diretor faz apelo sobre reclusas e filhos

254
Rómulo Mateus diz estar disponível para acompanhar os reclusos que possam ser libertados por causa da pandemia, mas lembrou que o programa de vigilância português "está muito no seu limite".
Coronavírus

AR. Propostas dos partidos adiadas uma semana

Partidos dão entrada a cerca de 80 iniciativas, mas discussão será apenas na próxima semana. Alteração surge para que discussão de quinta-feira possa ser centrada no estado de emergência.
Coronavírus

A política que o coronavírus pôs na gaveta

173
Atividade parlamentar já agendada entre meados de março e início de abril foi adiada sine die. Houve uma CPI suspensa em 7 minutos. Olivais intensivos e cobradores do fraque não vão ser já limitados.
Partido Chega

Joacine. André Ventura alvo de processo crime

15202
O líder do Chega fez uma publicação no Facebook onde considerava que a deputada devia ser "devolvida ao seu país de origem". Depois de várias queixas, o Ministério Público abriu um inquérito.
Coronavírus

Cheiro a desinfetante e oposição só dentro do PSD

Em tempos diferentes, o problema dos deputados já não são as presenças-fantasma, mas aparecerem. No quinzenal com o primeiro-ministro, Rio só fez oposição à própria bancada. AR em serviços médios
Coronavírus

Parlamento aprova um plenário por semana

101
Conferência de líderes apoiou proposta de Ferro para reduzir os trabalhos a uma sessão plenária por semana. Votações vão funcionar com metade dos deputados.
Coronavírus

AR mantém formações para dezenas de funcionários

Há novas medidas restritivas, mas Parlamento realizou na mesma formação para funcionários, com dezenas de pessoas numa sala. AR desdramatiza: é uma "formação interna" sem "pessoas de fora".
Telecomunicações

CDS-PP pede conferência sobre 5G no Parlamento

O CDS-PP vai propor à Comissão Parlamentar de Economia e Inovação a realização de uma conferência sobre o 5G e "os desafios de Portugal no futuro digital".
António Costa

António Costa diz que legislatura é para continuar

António Costa afirmou que Portugal "tem mostrado uma grande maturidade política" em momentos críticos e que "é seguramente a vontade de todos os portugueses que esta legislatura prossiga".
Debate Quinzenal

A emergência do vírus e a aterragem no Montijo

Debate quinzenal foi centrado no coronavírus com Costa a anunciar as medidas de combate e a não enfrentar muita turbulência (neste assunto). Garantiu não deixar cair o Montijo e prometeu diálogo.
Debate Quinzenal

Costa sobre caso Ana Leal: "É men-ti-ra!" - como aconteceu

340
Com o tema do Covid-19 a marcar o debate quinzenal, a discussão passou pelas PPP, incompatibilidades no Governo, governador do Banco de Portugal, e o novo aeroporto no Montijo.
Banco de Portugal

"É sempre bom espetar uns alfinetes" no governador

Carlos Costa, no parlamento, "contesta veementemente" qualquer falha do Banco de Portugal no EuroBic. Nem nesse, nem noutros. Mas é o "karma" de um governador que enfrentou um "surto" de processos.
Assembleia Da República

PSP detém ativistas na Assembleia da República

4682
Os oito ativistas tinham rosas vermelhas nas mãos, correntes presas com cadeados ao pescoço e entoaram canções alusivas ao protesto promovido pela organização DXE (Direct Action international).
PS

PS: AR bloqueou funcionamento de instituições

827
Ana Catarina Mendes criticou o "chumbo" dos nomes sugeridos pelo partido para juízes do Tribuna Constitucional, para o Conselho Económico e Social e para vogais do Conselho Superior de Magistratura.
Trabalho

Aprovadas resoluções para impedir abusos laborais

789
Bloco de Esquerda e PCP fizeram recomendações para que o Governo “trave os atropelos laborais” no setor da vigilância e limpeza, com recurso a normas anti-abuso e fiscalizações continuadas.
Assembleia Da República

Regulamentação para lei sobre animais de circo

510
Foram aprovados dois projetos, apresentados pelo PAN e BE, de resolução que visam a regulamentação urgente da legislação que prevê o reforço da proteção dos animais em circos.
Crimes Sexuais

Crimes sexuais. AR reforça proteção de menores

600
Projeto de lei do PS que visa reforçar a proteção dos menores contra a exploração ou abuso sexual foi aprovada por unanimidade. Partidos defenderam ainda a necessidade de melhorias na especialidade.
Partido Chega

Projeto do Chega não será debatido em plenário

5066
Ferro Rodrigues decidiu que o projeto do Chega que inclui a castração química para agressores sexuais "não preenche os requisitos para a subida a Plenário" e será retirado da agenda para sexta-feira.
Tribunal Constitucional

TC: PSD "não está confortável" com Vitalino Canas

952
A hipótese de Vitalino Canas ser chumbado no Parlamento para juíz do Constitucional ganha força. Depois do BE ter assumido voto contra, PSD diz não estar "confortável" com nome proposto pelo PS.
Eutanásia

Custo, seguros, medicação. 10 dúvidas na eutanásia /premium

308
Quanto irá custar ao SNS a morte medicamente assistida? Pode ser praticada por qualquer médico? Como é o medicamento? E o que muda nos seguros de vida e de saúde? As respostas dos especialistas.
Eutanásia

Eutanásia vai ser aprovada. "Sim" garante votos

2328
Bancada do PS vai contribuir com quase cem deputados para a aprovação da eutanásia e só deverá precisar dos votos do BE para a maioria. Desta vez, nem votos cruzados impedem aprovação.
Debate Quinzenal

Anti-racismo 6 - Eutanásia 1. Os golos do debate

Dos dois grandes temas da semana, houve um que acabou por unir os partidos à esquerda: caso Marega e a condenação do racismo. Direita não falou do assunto. Eutanásia apareceu de raspão.
Eutanásia

Conselho de Ética. As 9 razões para o chumbo

2534
Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida deu pareceres desfavoráveis aos projetos de lei do Bloco de Esquerda, PS, PAN e Verdes sobre a despenalização da morte medicamente assistida.
Debate Quinzenal

Violência. Costa aponta a dirigentes desportivos  - como aconteceu

3357
Caso Marega referido por quase todas as bancadas no debate quinzenal. António Costa responsabilizou os dirigentes desportivos: "Se andamos a acender paixão, arriscamos atear fogos difíceis de atear"
Assembleia Da República

Primeiro debate quinzenal arranca esta terça-feira

O debate surge após Rui Rio dizer que "António Costa manda no PCP e, de certa forma, no próprio CDS" depois de os comunistas terem rejeitado as contrapartidas propostas pelo PSD sobre descida do IVA.
Racismo

Joacine: mais de 50 queixas contra André Ventura

7725
A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial recebeu cerca de 58 queixas de uma publicação no Facebook na qual André Ventura sugeria devolver Joacine ao seu país de origem.
Política

A direita quebrou a 'geringonça'. E depois? /premium

É Rio, ironicamente, que detém o cronómetro deste tempo político: a direita precisará dele para governar e com o governo sob pressão da esquerda descontente, Costa, o aclamado maestro, perdeu a batuta
PAN

PAN quer mais responsabilidade para deputados

O partido defende que o parecer deve ser aprovado pelos deputados por maioria qualificada, e sublinha que o Governo tem de respeitar a orientação do mesmo para dar "poder de oposição" ao parlamento.
Portagens

Parlamento discute abolição de portagens na A28

O Bloco de Esquerda pediu a "abolição imediata da cobrança de taxas de portagem em toda a extensão da A28", considerando que se trata de uma situação de injustiça concreta para o Alto Minho
Parlamento

Parlamento: novas regras para discutir votos

Conjunto de novas regras inclui a transferência de iniciativas do plenário para comissão especializada como forma de combater "a crescente banalização de discussão de votos em plenário".
Assembleia Da República

Cidadãos pedem registo de interesses dos deputados

801
Um grupo de cidadãos pediu ao presidente da Assembleia da República a publicação no site do parlamento do registo de interesses de deputados, incluindo a declaração de rendimentos e património.
Manifestações

Protesto. Ex-combatentes não desistem do Estatuto

660
Algumas dezenas de ex-combatentes da guerra colonial exigiram a criação do Estatuto do Antigo Combatente. Concentrações deverão manter-se até que o estatuto seja aprovado, garantem.
Assembleia Da República

E não se pode devolvê-los? /premium

Sei que para grandes electrodomésticos a garantia é de 2 anos. A questão com estes dois monos, Joacine e André, é que quando os mandámos vir eram já bem visíveis os defeitos nas suas ideias políticas.
Partido LIVRE

Joacine entregou carta de desvinculação ao Livre

1379
Joacine Katar Moreira deixou de fazer parte do Livre. A deputada que perdeu a confiança política do partido quebrou definitivamente qualquer ligação com o Livre apresentando a carta de desvinculação.
Joacine Katar Moreira

“Nasci assim, cresci assim, vou ser sempre assim" /premium

380
É pena que alguém acredite que nasceu para estar no Parlamento porque uma crença destas, enraizada no pensamento e na ação, limita a liberdade, reduz a margem de manobra e não augura nada de bom.
Política

Joacine é recebida pelo presidente da AR 

Numa manifestação antirracista no sábado em Lisboa, a deputada garantiu que não vai sair do parlamento e que vai "continuar a trabalhar com a confiança de uns e sem confiança de outros".
Assembleia Da República

O país da carneirada

448
Estejamos atentos aos jogos de palavras, aos raciocínios viciados, aos juízos impostos por um qualquer consenso que destrói a nossa liberdade de pensar.
Assembleia Da República

Ferro: declarações de Ventura merecem "condenação"

4316
O presidente da Assembleia da República considerou que as "declarações xenófobas" do deputado do Chega sobre Joacine Katar Moreira devem ser condenadas. "O ódio não pode ser uma arma política", disse.
Partido LIVRE

Livre convoca Joacine para reunião. Deputada nega

530
Fonte do partido afirma que Joacine foi convocada para a reunião sobre retirada de confiança num "email" enviado esta quarta-feira. Assessor nega que deputada tenha recebido convocatória
Partido LIVRE

Joacine quer direitos para deputados não inscritos

366
A deputado única do Livre defendeu o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. Joacine defende que votos que sobem diretamente a plenário devem contar com todos.
Inundações

Prejuízos das cheias entre 9 e 10 milhões de euros

Os valores foram divulgados esta terça-feira na audição conjunta com a Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República, em Lisboa, no âmbito da apreciação do Orçamento do Estado para 2020.
Médicos

Médicos entregam petição na AR sobre violência 

121
A petição “Não à violência contra profissionais de saúde”, que conta já com 7600 assinaturas, apela para a criminalização das agressões por parte de utentes, pedindo medidas de proteção especiais.
Partido LIVRE

Repensar as Primárias é preciso

Este método das Primárias de selecção dos candidatos "fulaniza" excessivamente o candidato e personaliza a função de representação parlamentar distorcendo a natureza da representação política.
Aliança

Santana leva Assembleia a tribunal por subvenção

477
Aliança diz que o partido tem direito a 180 mil euros de subvenção por ter obtido mais de 50 mil votos nas europeias. Assembleia discorda. Aliança seguiu para tribunal.
Assembleia Da República

A escolha dos inimigos /premium

Raymond Aron disse algo que sempre me ficou na cabeça: em política não se escolhem os amigos, escolhem-se os inimigos. Ficou-me na cabeça porque, ao longo da vida, só encontrei razões para a confirmar
CDS-PP

CDS quer Centeno e Costa a explicar divergência

CDS quer divergência entre o primeiro-ministro e o presidente do Eurogrupo — que também é ministro das Finanças no Governo de Costa — explicada na Assembleia da República. PS ignorou pedido do CDS.
Professores

Professores levam contagem de novo ao Parlamento

Os professores continuam a exigir que sejam contabilizados na íntegra os nove anos, quatro meses e dois dias de carreira congelada e trouxeram a contagem de volta às portas da Assembleia da República.
Assembleia Da República

Um parlamento sem vergonha /premium

189
Graças ao Presidente da Assembleia da República, André Ventura acrescentou aos justos epítetos de demagogo e populista o inopinado epíteto de defensor da liberdade de expressão.
Assembleia Da República

Deputados únicos fora da conferência de líderes

6537
Votação impede estatuto de observador na conferência de líderes aos pequenos partidos, que serão ouvidos pelo presidente da AR "quando o entenda útil". Têm direito a cinco declações políticas/ano.
Assembleia Da República

A transPANrência do Opus Dei

453
Ao ser uma Prelatura, o Opus Dei pertence à estrutura hierárquica da Igreja. Não é nem associativo, nem secreto. É a forma concreta de alguns fiéis pertencerem à Igreja Católica e praticarem a sua fé.
A página está a demorar muito tempo.