O elenco original e os criadores da série “Friends” estão em negociações com o futuro serviço de streaming da HBO, o HBO Max, avançam as publicações The Hollywood Reporter e Variety.

As conversações para que se voltem a juntar — num formato ainda não definido — estão a decorrer e envolvem os atores protagonistas da série de comédia que estreou há 25 anos. Falamos de Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer, mas também dos criadores David Crane e Marta Kauffman.

Ainda longe de se chegar a um acordo, todas as partes envolvidas nas negociações terão de coordenar diferentes agendas, sendo que a ideia original corre sempre o risco de cair por terra. A Variety escreve que, o mais provável, é tratar-se de um episódio em que atores e criadores da série partilham memórias dos tempos áureos de “Friends”. A HBO Max e Warner Bros. Television, que produziu o programa, recusaram prestar declarações.

As notícias de uma eventual reunião especial surgem na sequência do sucesso que a série alcançou na Netflix — “Friends” vai oficialmente deixar o serviço de streaming no final do ano para ser emitida da HBO Max, quando a plataforma for lançada em maio do próximo ano. Fontes consultadas pela The Hollywood Reporter dão conta que a HBO Max pagou 85 milhões de dólares (77 milhões de euros) por ano, durante cinco anos, para obter os direitos da série — já a Netflix pagou entre 80 milhões e 100 milhões de euros para manter o programa durante o ano de 2019 na lista de propostas disponíveis.

Em outubro deste ano, Jennifer Aniston negou a existência de um”reboot” da série, mas em conversa com a apresentadora Ellen DeGeneres fez o seguinte comentário: “Adoraríamos que houvesse alguma coisa, mas não sabemos que coisa é essa, pelo que estamos só a experimentar. Estamos a trabalhar em alguma coisa”.

Também em outubro, Aniston aderiu ao Instagram e em cerca de cinco horas angariou um milhão de seguidores muito por causa da primeira fotografia que escolheu partilhar: um retrato no qual surge acompanhada do restante elenco de “Friends”.

A 22 de setembro de 1994, uma quinta-feira, o primeiro episódio da série televisiva era emitido na NBC. Há 25 anos, Rachel (Jennifer Aniston), Ross (David Schwimmer), Monica (Courteney Cox), Chandler (Matthew Perry), Phoebe (Lisa Kudrow) e Joey (Matt LeBlanc) chegavam ao pequeno ecrã de muitos televisores para serem companhia da legião de fãs que, entretanto, foi criada. Num primeiro momento, a audiência teria a oportunidade de ver Rachel Green a entrar no Central Perk, o mítico café, num vestido de noiva. Era o início daquele que viria a ser um dos programas que ainda hoje move milhões — de dólares e de pessoas.