Hortoterapia by Hortas Ecológicas

Miosótis, Rua Latino Coelho, 89, Lisboa; Sábado, das 14h30 às 18h30

Para que gosta de semear ideias verdes: hortoterapia, agrofitness ou natureza não são um bicho de sete cabeças por aqui, são conceitos que já floresceram e que prometem continuar a fazer escola. O Horta Bio em Casa de novembro, uma iniciativa Hortas Ecológicas,  instala-se este sábado no centro de Lisboa, na loja de produtos bio Miosótis. A troco de 25 euros, a casa oferece composto, plantas, sementes, material didático e apoio posterior. Tudo para se lançar sem medos na horticultura e quem sabe começar a cultivar os seus próprios alimentos em casa. Dos procedimentos de rega aos microverdes, das estruturas e utensílios à plantação e manutenção de culturas, sem esquecer a fertilização e compostagem, inscreva-se neste workshop. Preço: 25 euros.

Plantar malaguetas é sempre uma opção © Facebook Miosótis

Natal Minimalista e sem Desperdício

Organii Lx Factory, Rua Rodrigues Faria, Lisboa; sábado, das 10h30 às 13h

Para quem dispensa o excesso de embrulhos, fitas e outros despojos da quadra: Joana Guerra Tadeu é a Minimalista de serviço, que naturalmente pretende levar estes preceitos a um território sobrepovoado de práticas que podem tornar o Natal mais feliz, mas o ambiente nem por isso. Aqui, o objetivo é fazer escolhas mais éticas e conscientes sem descurar a festa, a alegria e a diversão. Como decorar de forma responsável, como oferecer presentes com menos pegada ecológica e como evitar o desperdício alimentar? As respostas surgem em forma de técnicas e dicas dadas pela Minimalista em pessoa. Inscrições: joana@aminimalista.pt. Valor: 30€ por pessoa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

© Instagram.com/joanaguerratadeu

Cozinhas do Mundo: Tailândia

Academia Time Out, Mercado da Ribeira, Lisboa; sábado, às 20h

Para quem não ainda não recebeu um convite para jantar no sábado: há um rol de ingredientes frescos, várias especiarias e uma cozinha a postos, tudo para embarcar numa viagem pelos sabores e aromas da cozinha tailandesa. Os planos para o próximo sábado à noite podem muito bem passar (ou começar) pela Academia Time Out, onde a aula vai ser dedicada aos preceitos gastronómicos deste país asiático. O moo ping e o pad thai são as iguarias sugeridas, no final pode degustá-las por sua conta e risco e ainda acompanhar com uma bebida, está tudo incluído. A inscrição pode ser feita online, custa 35 euros.

© Time Out Market

Workshop de Cerâmica

Nü Cowork Criativo, Rua das Doze Casas 72, Porto; Sábado, das 10h30 às 13h30

Para quem gosta de pôr as mãos na massa: no Porto, existe um espaço de co-work dedicado, em exclusivo, à cerâmica. Sob a orientação de Manu Souza, as portas do Nü Cowork Criativo abrem-se aos menos versados nesta técnica. Durante três horas, este workshops para principiantes introduz os alunos a diferentes técnicas de modelagem manual e à pintura, com todo o material incluído e uma bebida quente para aquecer os mais gélidos. Para levar a obra de arte para casa vai ser preciso esperar quatro dias. Aceitam-se inscrições. O preço é de 25 euros por pessoa.

© Facebook.com/nu.coworkingcriativo

Stock Off em Serralves

Rua D. João Castro 210, Porto; de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado e domingo, das 10h às 20h, até 1 de dezembro

Para quem não perde uma liquidação: a loja e a livraria de Serralves também perdem a cabeça e alinham nuns saldos de vez em quando. Durante a próxima semana, centenas de produtos de coleções anteriores vão estar à venda com preços reduzidos. A seleção inclui peças de autor, objetos de design de marcas portuguesas e internacionais, acessórios, material de escritório, gadgets, livros e obras gráficas. Entusiasmado? Acontece até dia 1 de dezembro.

BRAAP, o novo café do Porto

Rua do Ouro, 428, Porto; de terça a sábado, das 9h às 17h30, e domingo, das 10h às 15h

Para quem não pensa até beber o primeiro café do dia: há um novo café com vista para o Douro. A especialidade é mesmo o café, torrado do outro lado do rio e servido numa mesa de madeira corrida, que, com sorte, até pode ser partilhada com desconhecidos. Para forrar o estômago também não faltam opções. A base é o pão de fermentação natural, mas como o Instagram continua a pedir cor, a alternativa são as smoothie bowls de pitaia.

© Facebook.com/braapcoffee

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne, todas as semanas, as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.