Conhecida por uma abordagem artística que mescla universos como a pintura, poesia, performance e instalação, a obra da pintora e poetisa Maria Mergulhão é um constante manifesto contemporâneo que incita a reflexão, um exercício ativista e provocador, alicerçado por uma narrativa pessoal, emocional e intimista, que se reflete através de um traço que tem tanto de simples como de honesto.

Biografia

Mostrar Esconder

Natural de Lisboa, Maria Mergulhão nasceu em 1993. Em 2010, com 17 anos, rumou a Londres para estudar Fine Arte, na faculdade de Goldsmiths e na University for Creative Arts. Vivendo sempre no meio artístico, a artista regressou a Portugal em 2016, onde, desde então, reside na zona de Cascais e trabalha no seu estúdio cor-de-rosa na capital portuguesa. Desde 2018, tem-se afirmado no panorama artístico nacional com exposições regulares como, por exemplo, I Drove By You, Hello My _______, e Up Next: It’s Your Life!.

E são esses mesmos os predicados que estão na base de Messages in a Bottle, uma exposição que terá lugar no Museu Municipal de Faro e que junta uma coleção de quadros que têm como ponto de partida clichés da música pop, nomeadamente fragmentos líricos que ficam no ouvido e definiram uma geração ou época.

Através destas obras, Maria Mergulhão, confessa admiradora do trabalho do austríaco Gustav Klimt, mestre do movimento simbolista, presta particular atenção a frases que ajudam a definir certos aspetos da condição feminina e que contribuem para a integração e emancipação da sexualidade da mulher no quotidiano. Paralelamente, a artista questiona o papel do plágio no mundo da arte, estendendo essa reflexão à criação de histórias, mitos e lendas.

Para tal, e como apanágio do seu percurso artístico, o veículo de comunicação escolhido são quadros generosos em dimensão e cujo colorido associa técnicas de cariz urbano como o graffiti em contraste com a figuração, linhas abstratas e a linguagem escrita. O resultado são telas grandes, de cores gritantes, que revelam jogos de palavras ou frases emotivas, e de carácter intimista, que pretendem transmitir mensagens fortes.

A exposição é inaugurada a 5 de dezembro e pode ser vista, e sentida, até 23 de fevereiro de 2020.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR