455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Feminismo

Feminismo

Veritas Numquam Perit

Reduzir toda a história do feminismo num acto de vitimização mesquinho é o que tende a caracterizar a 3ª vaga feminista (ou 1ª vaga femista, se preferirem), que de feminismo tem muito pouco.
Igualdade de Género

Mãe de Costa distinguida por feministas espanholas

As portuguesas Lídia Jorge, Maria Antónia Palla e Teresa Salgueiro receberam, em Madrid, os Prémios do Clube das 25, que destacam seis mulheres pelo contributo para a igualdade de género.
Feminismo

Portuguesas distinguidas por organização espanhola

As portuguesas Lídia Jorge, Maria Antónia Palla e Teresa Salgueiro foram destacadas pela associação espanhola feminista Clube das 25 e vão receber prémios numa cerimónia em Espanha na quinta-feira.
Política

Assertividade prejudica mulheres, diz ex-ministra

Estava disponível para continuar no Governo mas quem decide é Costa e aceita exclusão "sem ressentimento". Ao Público, Alexandra Leitão diz também: "assertividade" é mais prejudicial às mulheres.
Fórmula 1

Hamilton vai mudar de nome em homenagem à mãe

Assumir o apelido de solteira da mãe é uma homenagem à própria. “Não entendo por completo a ideia de, quando as pessoas se casam, a mulher tem de perder o seu nome", explicou o atleta.
Habitação e Urbanismo

Espanha. Na "nova casa feminista" não há suites

No País Basco e em Valencia está a avançar legislação que obriga a construir casas tendo em mente as desigualdades de género. Cozinhas devem ser em "open space" ou ter contacto visual com a sala.
Feminismo

Sim, mulheres também declaram guerra

Não é a masculinidade que é tóxica. O que é tóxico, mortalmente tóxico, é a falta de masculinidade e o feminismo.
O Lado Bom da Vida

"'Luísa" é um hino de empoderamento feminino"

Aline Frazão lança novo álbum em março. Uma forma de "incentivo, homenagem e força para as mulheres" que explora o ritmo ao som da música angolana. Para já, deu-nos uma amostra do 1º sigle "Luísa".
Cassete 60

Não queimaram soutiens e foram agredidas

Foi o primeiro protesto feminista em Portugal e já lá vão 47 anos. Mas a verdade é que o parque Eduardo VII acabou por ficar cheio de homens, que tentaram reprimir o direito das mulheres. 
Direitos das Mulheres

Aurora Teixeira de Castro, a primeira notária

No centenário da nomeação de Aurora Teixeira de Castro recorda-se a sua determinação na defesa dos direitos das mulheres na sociedade portuguesa.
Feminismo

Mulheres reclusas ignoradas por feministas

Estudo publicado pela Women Beyond Walls mostra que mulheres encarceradas são alvo de preconceito e ignoradas por movimentos feministas a nível global.
FC Porto

"Para chegarem a si, terão de nos matar a todos"

Líder da claque portista falou na assembleia-geral do clube para garantir que Super Dragões irão defender Pinto da Costa, sob suspeita na operação Cartão Vermelho. Madureira fala em "ataque ao clube".
Espanha

Ativistas protestam em evocação de Franco

As ativistas irromperam este domingo em tronco nu num evento em Madrid de evocação da morte do antigo ditador espanhol, gritando slogans antifascistas. As mulheres foram identificadas mas não detidas.
Austrália

"Sexista": 2 colégios decidem não encenar "Grease"

Dois colégios privados (e internos) na Austrália preparavam-se para apresentar uma versão de "Grease" interpretada por estudantes. Foi cancelada por queixas de alunas que não se reviram no musical.
Prémios e Galardões

Cientista recebe prémio de liderança feminina

A distinção foi para Elvira Fortunato em reconhecimento do seu "trabalho pioneiro" na área da eletrónica de papel. Para a cientista, o prémio "é também uma forma de promover a igualdade de género".
França

Produtora do "Miss França" processada por sexismo

As candidatas têm de ser solteiras e não podem ter filhos, entre outras regras que invocam "valores éticos da beleza". Associação feminista leva caso a juízo, organização fala em "ascensor social."
Aborto

Latino-americanas pedem aborto legal

Na Colômbia, Chile, Brasil, Equador, Paraguai, Venezuela, República Dominicana, Guatemala, Bolívia e Peru, o aborto é ilegal, exceto em caso de violação, deformação fetal ou risco para a vida da mãe.
Prémios Emmy

Kate Winslet pede apoio entre mulheres

Kate Winslet venceu o Emmy de Melhor Atriz, numa noite em que a série em que participa, "Mare of Easttown", venceu vários prémios referentes à categoria de minissérie.
Feminismo

Leonor Beleza 'honoris causa' destaca feminismo

Num discurso de mais de meia hora, Leonor Beleza deixou os últimos minutos para referir uma causa que, disse, a acompanhou ao longo da vida: a igualdade entre homens e mulheres.
Direitos das Mulheres

Libertem-nos deste feminismo

Se as mulheres precisam de alguma coisa (e isso é uma outra questão), não é certamente de uma narrativa que assenta num discurso de ódio para com o seu semelhante e que as vitimiza e infantiliza.
Igualdade de Género

Mulheres continuam em minoria na ficção televisiva

Segundo um relatório do Observatório Europeu do Audiovisual, as mulheres continuam em minoria na ficção televisiva europeia, sendo que não chegam a ser sequer 10% entre os cineastas e os compositores.
Mulheres não são chatas, Mulheres estão exaustas

“É permitido ser mãe", mas é preciso disfarçar

Nathália Dill, brasileira e atriz de teatro, cinema e novelas, diz que a maternidade pode ser vista como um contrariedade no mundo do espetáculo. "É preciso que você pareça não ter filhos."
Mulheres não são chatas, Mulheres estão exaustas

"Em Itália é difícil ser negra e cá brasileira"

Carol Cândido é tradutora, criadora de conteúdos e influenciadora. Já viveu em Itália, Irlanda e está em Portugal há 3 anos. Fala do estereótipo da hipersexualização da mulher brasileira e negra. 
Mulheres não são chatas, Mulheres estão exaustas

"Mulher só regressa aos 80 como velhinha fofa”

Cláudia Raia, atriz, é a convidada de Ruth Manus para uma conversa sobre o papel da mulher na sociedade. Cláudia Raia fala da forma como as mulheres são "esquecidas" depois dos 50 pelos media.
Lifestyle

"Cuidado com homens feministas e barulhentos"

Em entrevista, Pauline Harmange reitera a mensagem do título que escolheu para o seu bestseller, "Detesto os Homens". A autora francesa quer "destruir o patriarcado e todos os sistemas de opressão".
Mulheres não são chatas, Mulheres estão exaustas

Eu gostaria de fazer mais, mas não é possível."

Raquel Seabra, administradora da Sogrape e mãe de 3 crianças: "A culpa aparece todos os dias quando olho para as unhas compridas dos meus filhos. Eu gostaria de fazer mais, mas não é possível."
Mulheres não são chatas, Mulheres estão exaustas

"A música vem desconstruindo o seu machismo"

Sarah Oliveira é apresentadora de TV e rádio no Brasil. É voz ativa na defesa dos direitos da mulher. Nesta conversa, a comunicadora explica como as mulheres estão a conquistar o seu lugar na música.
Mulheres não são chatas, Mulheres estão exaustas

"É preciso mais literatura feminina"

Segunda parte de uma conversa descontraída com a escritora Helena Magalhães. Autoras e leitoras, Helena e Ruth Manus falam de literatura. Um episódio que pede papel e caneta para registar dicas.
Mulheres não são chatas, Mulheres estão exaustas

"Se somos ambiciosas somos más e arrogantes"

1ª parte de duas, da conversa com Helena Magalhães, escritora e empreendedora. A fundadora do sucesso Book Gang, explica como reagiu às adversidades e se tornou uma “self made woman”.
Mulheres não são chatas, Mulheres estão exaustas

As mulheres não são "um conjunto de tarefas"

Catarina Raminhos é guionista e um sucesso no Instagram. Mãe de 3 filhas, irrita-se quando vê a mulher ser reduzida a um conjunto de tarefas e não como um ser individual.
Igualdade de Género

Cimeira para promover direitos das mulheres

O objetivo é que o debate sobre a igualdade de género e o empoderamento das mulheres marque a agenda global, como aconteceu com a conferência da ONU em Pequim, em 1995.
Mulheres não são chatas, Mulheres estão exaustas

"Somos as piores inimigas de nós mesmas"

Iara Rodrigues é nutricionista e um rosto conhecido da televisão. Divulgadora e defensora de uma alimentação saudável, Iara fala sobre a "ditadura da magreza" e a pressão estética sobre as mulheres.
Mulheres não são chatas, Mulheres estão exaustas

“Tá namorando? Quando se casa? E os bebés?”

Julia Rabello (Porta dos Fundos) vai provar que as mulheres não são chatas, mas sim alvo de chatos. A atriz e comediante recusa cumprir a expectável e sufocante "coreografia para ser mulher."
Mulheres não são chatas, Mulheres estão exaustas

Ruth Manus estreia programa na Rádio Observador

Ruth Manus convida mulheres notáveis para falar sobre a vida, amores e desamores, filhos e trabalho. Conversas descontraídas com estreia marcada para 19 de junho às 14h10 na Rádio Observador.
Cinema

Assédio? "Depois de Alien nenhum homem se atreveu"

Atriz desempenhou o papel de tenente Ripley no filme realizado por Ridley Scott. Sigourney Weaver elogia o movimento MeToo e congratula-se por haver cada vez mais mulheres no cinema.
Livros

Gloria Steinem vence Prémio Princesa das Astúrias

A jornalista e escritora norte-americana Gloria Steinem foi distinguida em Oviedo, Espanha, com o Prémio Princesa das Astúrias para a Comunicação e Humanidades 2021.
Feminismo

Deus disse, Adão falou…. mas alguém ouviu Eva?

Para entrar num diálogo fecundo temos de estar mais disponíveis a começar um processo do que a solucionar um problema. E encarar o feminismo como uma ocasião para aprofundar o mistério da nossa fé.
Dia da Mulher

Dia da Mulher assinalado com protestos 

Associações feministas vão estar "online" no canal Greve Feminista e em outras conferências promovidas pelo Governo e pelas universidades. Também marcarão presença em vários locais em Lisboa e Porto.
Greve

Greve Feminista Internacional no dia 8 de março 

Movimento entende que a crise pandémica tem um impacto mais expressivo na vida das mulheres e quer lutar contra a violência, discriminação e desigualdade.
Igualdade de Género

Cargos de topo em Portugal reservados aos homens

De acordo com o estudo, "as mulheres continuam sub-representadas nos papéis de liderança". 85% dos membros de órgãos de administração e fiscalização são homens. Remuneração masculina é 20% superior.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.