A empresa sueca Spotify anunciou que em 2020 vai deixar de ter anúncios publicitários políticos na sua plataforma de streaming de música e podcasts. O Spotify funciona em dois moldes: tem serviço de subscrição pago e um serviço gratuito. Ao contrário do primeiro, o segundo impõe aos ouvintes anúncios publicitários.

Em outubro, a empresa Twitter Inc, que detém a rede social Twitter, tinha já anunciado que iria deixar de permitir publicidade política no seu canal.

Ao todo, o Spotify tem perto de 141 milhões de utilizadores no seu serviço gratuito, o único que permite publicidade, refere a agência Reuters. O fim da publicidade política vai estender-se aos podcasts exclusivos do Spotify, anunciou ainda a empresa sueca.

Estas movimentações no sentido da restrição e proibição da promoção publicitária política tem acontecido devido a uma pressão crescente sobre Facebook, Twitter e Whatsapp, devido à propagação de fake news e de informação tendenciosa e parcial nestas redes sociais, que influenciam os eleitores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR