Filmes de guerra, policiais, dramas, históricos, adaptações de clássicos da literatura e de “best-sellers”, animações, biografias, continuações e as inevitáveis superproduções com super-heróis, compõem esta seleção de uma vintena de títulos que vamos ver ao longo do ano que agora começa.

“A Ilha dos Silvos”

De Corneliu Poromboiu

O realizador romeno circula entre as Canárias e Budapeste neste filme policial onde uma ancestral linguagem assobiada naquelas ilhas tem um papel fundamental no enredo. (Estreia dia 9 de Janeiro)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os Melhores Anos da Nossa Vida”

De Claude Lelouch

As personagens de “Um Homem e uma Mulher” voltam a ser visitadas por Claude Lelouch, e a encontrar-se, mais de 50 anos após a estreia do filme original. (Estreia dia 16 de Janeiro)

“1917”

De Sam Mendes

Dois soldados ingleses são enviados numa missão quase impossível, nas trincheiras da I Guerra Mundial, neste filme em que Sam Mendes transmite a impressão de ter sido rodado num único plano. Acaba de ganhar os Globos de Ouro de Melhor Filme Dramático e Realizador. (Estreia dia 23 de Janeiro)

“O Filme do Bruno Aleixo”

De João Moreira e Pedro Santo

Bruno Aleixo, o cão mais estranho da televisão, salta para o cinema nesta fita em que enfrenta dificuldades para escrever a sua autobiografia e recorre aos amigos. (Estreia dia 23 de Janeiro)

“Mulherzinhas”

De Greta Gerwig

Saoirse Ronan interpreta Jo March, a jovem heroína do clássico da literatura juvenil de Louisa May Alcott, nesta nova versão realizada por Greta Gerwig. Também com Emma Watson, Florence Pugh e Laura Dern. (Estreia dia 30 de Janeiro)

“J’Accuse — O Oficial e o Espião”

De Roman Polanski

Roman Polanski recria o Caso Dreyfus, que abalou a França em finais do século XIX, neste filme com Louis Garrel, Jean Dujardin, Mathieu Amalric e Emmanuelle Seigner. (Estreia dia 30 de Janeiro)

“O Apelo Selvagem”

De Chris Sanders

O livro de Jack London sobre Buck, um cão doméstico que vai parar ao Yukon durante a grande corrida ao ouro da última década do século XIX, tem aqui mais uma versão cinematográfica. Com Harrison Ford. (Estreia dia 20 de Fevereiro)

“Seberg”

De Benedict Andrews

A história da atriz americana Jean Seberg (Kristen Stewart), a intérprete de “O Acossado”, e dos problemas que teve com o FBI nos anos 60, por causa do seu envolvimento com um ativista radical negro. (Estreia dia 27 de Fevereiro)

“Family Romance, LLC”

De Werner Herzog

O realizador alemão foi rodar ao Japão esta fita sobre um homem que tem uma empresa de substituição de pessoas e é contratado para personificar o pai há muito ausente de uma adolescente. (Estreia dia 5 de Março)

“Mulan”

De Niki Caro

O novo filme de ação real da Disney baseado numa longa-metragem de animação, tem Liu Yifei no papel de Mulan, a rapariga que se disfarça de guerreiro para tomar o lugar do pai doente no exército do imperador da China. (Estreia dia 26 de Março)

“007 — Sem Tempo Para Morrer”

De Cary Joji Fukunaga

James Bond (Daniel Craig) retirou-se do serviço ativo, mas regressa para ajudar o seu amigo Felix Leiter a capturar Safin (Rami Malek), um misterioso vilão armado com uma nova e perigosa tecnologia. (Estreia dia 8 de Abril)

“Soeurs d’Armes”

De Caroline Fourest

Um filme de guerra sobre mulheres combatentes. Zara é uma jovem yazidi que foi escrava sexual dos jihadistas. Após ser libertada, junta-se a uma brigada de mulheres que luta com a resistência curda. (Estreia dia 23 de Abril)

“Viúva Negra”

De Cate Shortland

No novo filme do Universo Marvel, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) está sozinha e em fuga após desobedecer aos Acordos de Sokovia. Também com Florence Pugh e Robert Downey Jr. (Estreia dia 30 de Abril)

“L’Adieu à la Nuit”

De André Téchiné

Catherine Deneuve é a principal intérprete deste drama de André Téchiné, no papel de uma mulher que recebe a visita do neto, que criou depois da morte da mãe, e descobre que ele tem planos de vida perigosos. (Estreia dia 14 de Maio)

“A Mulher à Janela”

De Joe Wright

Policial sobre uma mulher que sofre de agorafobia, vive sozinha em Nova Iorque e, ao espiar os vizinhos, testemunha um crime. Com Jennifer Jason Leigh, Amy Adams, Gary Oldman e Julianne Moore. (Estreia dia 14 de Maio) 

“Soul”

De Pete Docter

Jamie Foxx e Tina Fey dão as suas vozes aos dois principais protagonistas destas nova longa-metragem animada da Pixar: um professor de música apaixonado por jazz e a alma desencarnada de uma criança. (Estreia dia 18 de Junho)

“Caça-Fantasmas: O Legado”

De Jason Reitman

Uma mãe solteira e os seus dois filhos chegam a uma cidadezinha do interior dos EUA e descobrem a sua ligação aos Caça-Fantasmas originais, bem como o legado secreto que o seu avô lhes deixou. (Estreia dia 9 de Julho)

“O Homem Que Matou Don Quixote”

De Terry Gilliam

O filme “maldito” de Terry Gilliam, em parte rodado em Portugal, tem Adam Driver num cineasta que se envolve numa aventura fantástica com um sapateiro (Jonathan Pryce) que diz ser Don Quixote. (Estreia dia 9 de Julho)

“Top Gun: Maverick”

De Joseph Kosinski

Após mais de 30 anos como aviador da Marinha, Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), continua a voar nos limites como piloto de testes. E vai enfrentar fantasmas do passado e participar numa missão muito arriscada. (Estreia dia 16 de Julho)

“Respect”

De Liesl Tommy

A vida de Aretha Franklin, desde os tempos de criança quando cantava no coro da igreja do pai, até atingir a fama e o reconhecimento nos EUA e fora de portas. Com Jennifer Hudson, Forest Whitaker, Marlon Wayans e Mary J. Blige. (Estreia dia 20 de Agosto)